Cultura

Lançamento do livro de Albertino Bragança na UCCLA

“Ao Cair da Noite” é o título do romance de Albertino Bragança que será apresentado no dia 28 de julho, pelas 17h30, nas instalações da UCCLA.

A apresentação contará com as intervenções de João Viegas d’ Abreu, assessor Parlamentar da Assembleia da República, Sheila Khan, investigadora da Universidade do Minho, e Inocência Mata, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Haverá um apontamento musical pelo cantor santomense Filipe Santo.

Biografia:

Albertino Homem dos Santos Sequeira Bragança nasceu em São Tomé e Príncipe, em 9 de março de 1944, tendo ali realizado os ensinos primário e secundário até 1963 e frequentado a Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências) entre 1964 e 1969.

Regressado ao país após a independência, a par dos diversos cargos diretivos a nível da educação, dedicou-se a intensa atividade cultural, tendo publicado, em 1985, a novela Rosa do Riboque e Outros Contos. Neste mesmo ano organiza, com a reputada poetisa Alda do Espírito Santo e a plêiade de jovens dedicados às artes e letras de S. Tomé e Príncipe, a União Nacional de Escritores e Artistas de S. Tomé e Príncipe (UNEAS), de que é Secretário-Geral. Presença ativa em eventos de carácter cultural, no país e no estrangeiro, foi o representante santomense às discussões atinentes ao Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa e teve intervenção preponderante nos preparativos inerentes à criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que é, desde 2006, Embaixador de Boa Vontade.

Exerceu, a partir de 1991, importantes funções partidárias, governativas e parlamentares.

Obras publicadas:

• Rosa do Riboque e Outros Contos – Novela, S. Tomé, 1985, Edições Gravana Nova, obra reeditada em 1997 pela Editorial Caminho, Lisboa, Portugal;

• Um Clarão Sobre a Baía – Romance, S. Tomé, 2005, edição do autor;

• Aurélia de Vento – Romance, S. Tomé, 2011, Edição do autor.

•Preconceito e Outros Contos – Edições Colibri, Lisboa, 2014.

Morada:

Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa

Autocarros e Elétrico (Rua da Junqueira): 15E, 18E, 714, 727, 728, 729 e 751

Comboio: Estação de Belém

Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Com os melhores cumprimentos,

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top