Cultura

Bienal de música são-tomense prossegue até Setembro

CONMÚSICAS_BIENAL DE MÚSICA SANTOMENSE, foi apresentado ao público no dia 20 de julho, numa cerimónia que decorreu no centro cultural português na capital São Tomé.

Trata-se de um projecto criado para reconfigurar a cena musical em São Tomé e Príncipe. Segundo uma nota de imprensa da organização, o “ConMúsicaS” (Concursos Nacionais de Música Santomense) foi lançado em 2008, consagrando os irmãos António e Fradique, hoje CALEMA, como vencedores absolutos.

«Em 2020 o ConMúsicaS foi recuperado e redesenhado sob a forma de bienal e neste formato almeja posicionar-se como pólo referencial de reconfiguração da cena musical em S. Tomé e Príncipe, promovendo o empoderamento e patrimonialização das expressões de música popular, o resgate e a valorização da identidade musical crioula, a dinamização de uma indústria musical local e a modernização da produção musical santomense», refere o comunicado de imprensa.

A organização do ConMúsicas, explica que a edição inaugural da Bienal, ConMúsicaS’22, decorre de Maio a Setembro deste ano e evoca o Samba-Socopé como um dos estilos musicais mais emblemáticos e
representativos da crioulidade musical das ilhas.

Veja o programa –

Carlos Almeida CA ´mucuço director geral do projecto, destacou que «o programa da presente edição contempla um conjunto de actividades estruturantes com o qual se espera que os espaços público e privado do país se convertam num imenso palco de reflexão e acção em prol da música santomense, envolvendo fazedores musicais, agentes culturais, instiuições, cidadão comum e autoridades governamentais».

ConMúsicaS’22 conta com o alto patrocínio institucional do Governo de S. Tomé e Príncipe
e é co-financiada pelo DIVERSIDADE – Instrumento de financiamento para a diversidade
cultural, cidadania e identidade, no âmbito do PROCULTURA – ação financiada pela União
Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P. Este Instrumento é gerido em parceria
com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia. O
ConMúsicaS’22 é, também, co-financiado pelo Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe.

ConMúsicas’22 pode ser seguido em https://www.facebook.com/Conmusicas

Fonte : ConMúsicas

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top