Cultura

Hadji, uma voz de origem santomense que procura se afirmar no panorama musical internacional

Chama-se Hadjilson Marley Nascimento de Aguiar. 25 anos de idade, o jovem músico que começou a brilhar na Inglaterra no ano 2019, nasceu da união do sangue santomense. Celmira Nascimento é a mãe, e o pai Engrácio Aguiar tem apelido de uma das famílias santomenses ligada a arte da música.

Quis o destino que o casal santomense gerasse e trouxesse Hadjilson Marley ao mundo em Angola. Quatro meses após o seu nascimento, o destino conduziu os pais para Portugal. Desde os 16 anos de idade do Hadjilson, que a Inglaterra passou a ser a residência fixa da família santomense.

Em 2019 lançou a primeira música. “Ela tem um Don”. O título da música acabou por revelar o dom artístico do jovem. Baptizado com o nome artístico Hadji, já publicou 15 músicas, principalmente no Youtube.

Diz que participou no festival da praia na Costa da Caparica em Portugal, e em vários outros espetáculos musicais em Lisboa. «Estive também em Luxemburgo, na Guiné-Bissau, e em vários eventos cá no Reino Unido», referiu na conversa com o Téla Nón,

Conheceu a terra natal dos pais, São Tomé e Príncipe, de onde emana a sua veia artística e ficou encantado.  Prometeu regressar, para beber a água pura da nascente, para tomar banho no fundo Melêtê(banho de cachoeira), para lavar-se com as folhas da terra dos pais, e transmitir através da música os valores identitários da sua origem.

Abel Veiga 

1 Comment

1 Comment

  1. santomé cu plinxipe

    18 de Novembro de 2024 at 8:20

    vai para obra trabalhar….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top