Desporto

Jogos Liga CST Escolas

 

Comunicado de Imprensa

 

  • Abertura dos jogos Liga CST Escolas
  • Participação de todas escolas ao nível nacional
  • Modalidades: andebol e futsal

 

São Tome 31 de Maio de 2014

 

O Ministério da Educação, Cultura e Formação, o Ministério da Juventude e Desporto e a CST, Companhia Santomense de Telecomunicações, relançaram este sábado, 31-05-2014, no Centro de Estágio de São Tomé, depois de vários anos de interregno, o desporto interescolar.

 

cstCerca de 620 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, oriundos de todas as escolas secundárias do país participaram na cerimónia de abertura, tendo depois sido desencadeada uma muito bem organizada operação logística para distribuir alunos, treinadores, delegados, árbitros, água e lanche entre as diferentes escolas onde se realizaram os jogos.

 

Nesta primeira edição, foram contemplados o andebol e o futsal, sendo objetivo da comissão organizadora incluir o atletismo, o basquetebol e o voleibol nas próximas edições.

 

Os jogos decorrerão até 14 de Junho e inserem-se na Liga CST Escolas, como fruto de um protocolo assinado entre as 3 instituições a 23-05-2014, no Pavilhão D. Alda Espirito Santo, no Liceu Nacional.

 

Nesta Liga, participam 17 escolas, sendo que:

  • 3 são da Ilha do Príncipe: Inhame, Nova Estrela e Santo António e;
  • 14 são da Ilha de São Tomé: Angolares, Agua Izé, Bom Bom, Colónia Açoriana, Desejada, Guadalupe, IDF, Liceu Nacional, Maria Manuela Margarido, Neves, Patrice Lumumba, Porta Alegre, Santana e Trindade.

 

A Liga CST Escolas será uma oportunidade para promover, entre os mais novos, os valores do desporto que são o espírito de equipa, o fair-play, o são desenvolvimento da mente e do corpo e a vitória como recompensa do esforço. A CST tem vindo a diferenciar-se ao nível da responsabilidade social, através de um conjunto de ações que se destacam pela proximidade estabelecida com alunos, professores, atletas, artistas e amantes da música, nas áreas da educação, cultura e desporto.

 

2 Comments

2 Comments

  1. santola

    3 de Junho de 2014 at 23:49

    Muito bom esse entretenimento os jovens, crianças e adolescente precisam animar e divertir, quem sabe nesse meio descobrimos um talentoso santomense. Força.

  2. Carlos Santos

    6 de Junho de 2014 at 10:00

    Os jogos Liga CST/Escolas, no seu acto de abertura estava presente o Sr. Ministro da Educação Cultura e Formação e o Ministro da Juventude e Desporto, como representante do Governo Santomense.
    Entretanto, a que estava acordado é que os jogos deveria ser efectuado com o financiamento do Governo e a CST. Mas sabe quanto é que o Governo participou para realização dos jogos? Zero dobras.
    Isto foi o apoio do nosso lindo Governo.
    Contudo, esses mesmo representante do Governo deu cara para falar dos jogos, de forma a assumir o protagonismo politico e arrogar que o Governo tem feito muito para realização dos mesmo.
    Temos é que deixar de falar barato e passar a fazer coisa concreta.
    O Governo nem teve a amabilidade de destacar a Policia Nacional e a Cruz Vermelha para os jogos, que por sua vez recusou estar presente por falta de subsidio para os mesmo.
    Nem dar um retoque nos campos que estão sendo realizado os jogos não fizeram…
    Por conseguinte, é desta forma que quer ajudar o desporto.
    Entretanto se fosse para canalizar fundo para seu subsidio de viagem e para sua concubinas hahaha, haveria e muito.
    É mentira quando eles falam que o Governo tem feito muito para para estes jogos CST/Escolas.
    Tudo tem sido feito pela CST e dada mais. de resto é mentira da parte do Governo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top