A aventura da segunda maior competição nacional [Taça de São Tomé e Príncipe -Série São Tomé], começou no fim-de-semana com os jogos dos 16 avos de final da competição, onde o detentor do troféu, UDRA de Angolares, arranca a defesa em casa, diante da Trindade.
Ao contrário de outras paragens, onde os clubes da Principal Liga entraram em cena apenas na fase mais avançada da prova, em São Tomé e Príncipe, em função do número reduzido de equipas, todas os clubes partem em pé de igualdade, disputando todas as eliminatórias, com excepção dos emblemas da Região Autónoma do Príncipe, RAP, que aparecem apenas para a disputa da Grande Final, depois de participarem na eliminatória doméstica.
Regressando às emoções da primeira eliminatória da prova rainha, no sábado, a UDRA de Angolares e Trindade, protagonizam o jogo grande da ronda, repetindo o duelo da última jornada do campeonato, com os Angolares a superarem o adversário, por 0-2.
Para além deste desafio, teremos mais três, envolvendo emblemas do principal escalão, Inter de Bombom vs Folha Fede, Sporting de São Tomé vs Aliança Nacional, e Caixão Grande vs Seis de Setembro.
Sem grande destaque, mas com o “trombone” a tocar, será a recepção do Riboque ao conjunto do extremo norte, Diogo Vaz, uma vez que ainda não venceu para o campeonato, onde em três jogos, o melhor que conseguiu foi o empate caseiro na ronda inaugural ante o Aliança Nacional [0-0], situação que tem indignado a claque da “cidade-alta”.
Os jogos dos 16 avos:
Sábado:12.05.2018
UDRA de Angolares vs Trindade
Sporting de Praia Cruz vs Amadora
Neves vs Ôque-del-rei
Riboque vs Diogo Vaz
Agrosport de Monte Café vs Benfica de Porto Alegre
Ototo vs Varzim de Ribeira Afonso
Cruz Vermelha de Almeirim vs Andorinha
Inter de Bombom vs Dinâmicos de Folha Fede
Domingo:13.05.2018
Desportivo de Guadalupe vs JUBA de Diogo Simão
Correia vs UDESCAI
Ribeira vs Boavista
Palmar vs Marítimo Miciolo
Kê Morabeza vs Desportivo de Conde
Bairros Unidos de Caixão Grande vs Seis de Setembro
Santana vs Santa Margarida
Sporting de ST vs Aliança Nacional
Henrie Martins