A Federação Santomense do Atletismo (FSA) em parceria com a Fundação Filhos de São Tomé e Príncipe (FF-STP) e a UNICEF realizou este domingo em Monte Café, no distrito de Mé-Zóchi, várias provas do atletismo com as crianças e jovens da comunidade. As provas que despertaram o interesse da comunidade decorreram nas imediações do campo de futebol local e algumas trilhas da comunidade, desenhada para este propósito.
O evento acontece no seguimento de várias provas a serem realizadas, por organizações acima frisadas, em diferentes comunidades do país.
Para além do principal objetivo, que é de incentivar os jovens à prática do atletismo, a prova visa de igual modo, descentralizar as atividades da federação, numa altura, em que a organização tem em marcha o plano para a massificação da modalidade em diversas comunidades rurais do país.
Para esta edição, a semelhança da primeira, realizou-se provas de 60, 1.500 e 3.000 m, em ambos os sexos, com a participação de 60 crianças e jovens, com idade compreendida entre os 11 e os 18 anos.
A próxima paragem, segundo a Eurídice Semedo, Presidente da Federação, será no extremo norte.
Martins dos Santos