Foi o principal slogan de Carlos Vila Nova durante a campanha para as eleições presidenciais de 2021. Foi também a frase com a qual fechou o seu discurso de tomada de posse.
O Presidente que diz garantir a defesa dos interesses de São Tomé e Príncipe e do povo da República viu cumprida uma das suas principais promessas dos últimos meses do ano 2024. A anulação da taxa de desenvolvimento aeroportuário.
«Abre portas, abre janelas e quando disse que ia lutar pela anulação tive que o fazerem em nome da defesa dos interesses do país. E fico bastante satisfeito pelo facto de termos retirado esta carga extra a todos os viajantes, e também não utilizar esta receita para um fim a que ela não estava destinada», afirmou o Presidente da República na quinta-feira, antes de viajar para a Guiné Equatorial.

Actualmente com uma expressão destemida, o Presidente da República Carlos Vila Nova, voltou a receber cumprimentos de despedida de todos os outros órgãos de soberania, no aeroporto internacional. Um procedimento protocolar que tinha sido quebrado nos últimos 2 anos.
A melhoria do relacionamento institucional, sobretudo com o governo da ADI liderado por Américo Ramos, está a projectar Carlos Vila Nova como o mais alto magistrado da nação, o Chefe de Estado.
Abel Veiga
Jorge Semeado
7 de Fevereiro de 2025 at 21:53
Luxo na miséria! Não foi para isso que o PT foi golpeado. Este orgulho de ter uma plateia de Governantes e Dirigentes a concentrar no aeroporto para despedir ou receber um PR é um gesto arcaico e reflete orgulho e desperdício de recursos humanos (Dirigentes por exemplo) e materiais (combustível por exemplo) bem como do precioso tempo que os Governantes e Dirigentes deveriam usar nos seus gabinetes ou no terreno para refletirem sobre as resoluções de graves problemas que os seus setores de jurisdição enfrentam. Assim, paralelamente, quando um Director de uma empresa viajar, todos trabalhadores da sua empresa deveriam ir ao aeroporto o despedir e o receber. Se assim não for, onde estará a justiça para todos?
Nós últimos dois anos, o PR não teve esta pompa. O que mudou na sua vida? Cumpriu com zelo o seu papel sem desperdício. Isto é orgulho e desperdício. O exemplo de poupança deve vir do mais alto Magistrado da Nação. Além da fome e da miséria, o orgulho próprio é um dos males que bloqueiam o desenvolvimento dos países do terceiro mundo. Se este protocolo é adoptado por vários países, STP tem autonomia de pensar, decidir e fazer diferente para evitar desperdício.
Aninhas Martins
8 de Fevereiro de 2025 at 13:21
Jorge Semeado, ou seja Afonso da Graça Varela, ou ainda António Verde e mais outras tantas e numerosas falsas identidades do usted desgraçado Varela o curtinho maquiavélico e os seus 40 ADI-PT-criminosos, você tinha estado com o seu anus de maricas bem fechadinho sem dar um peido enquanto era a sua turma de ditador& corrupto que estava na direção a fazer e a desfazer. O seu mestre Patrice Trovoada e máfia andavam a viajar todos os dias fazendo negociatas ilícitas para os seus interesses pessoais, comprometendo STP, você não deu nem um piu, agora vem abrir todos os seus buracos de panoleiro para gritar ESCÂNDALO.
Afonso da Graça Varela, lembre-se que os seus amigos e camaradas que estudaram consigo em França ( Vichy, Clermont Ferrand, Toulouse e Paris),conhecem e sabem muito bem o seu percurso, ainda naquele tempo que você era o incondicional e fervente militante da JOTA-MLSTP,fiel ao chefe suprêmo Manuel Pinto da Costa, que você defendia contra o assassino Miguel Trovoada, que 2° você naquela época, ele merecia ser executado. E caso fosse realizado a sua vontade, mini-Varela, você seria hoje o braço direito, o sócio do filho do mesmo Patrice Trovoada ? Você chegou a lhe dizer algum dia o quanto você detestava o pai dele Miguel Trovoada e a campanha para a eliminação dele cujo você era o protagonista n° 1 junto do estudantes ?
Há muita sombra neste meio político sujo, hipôcrita, falso, traidor, criminoso e mentiros etc.
Tudo que æqui vai dito é a pura verdade e vão saindo cada vez mai,vamos deixar tudinho escrito, para que se saiba amanhã quem é quem, quem fez o quê na nossa sociedade são-tomense…há muito amalgame sobre bué de individuos ditos ” individualidades”, é de uma importância capital de denunciar tudo…e proponho a todos vocês de o fazerem sobre o que sabem que conhecem sobre estes/as vigaristas que nos governaram e ainda continuam a nos governar.
Hoje falámos bastante do ex1• ministro Patrice Trovoada que foi e até agora está confirmado que é o PIOR de todos, mas antes dele houve também desgraçados no PODER e alguns falecidos, mas a maioria desses vagabundos estão bem vivos e a gozarem das suas corrupções, tranquilamente sem serem incomodados, porque organizaram o sistema judiciário á maneiras de não serem tormentados uma vez fora do poder.
Ainda sobre o Afonso da Graça Varela, confirmámos que ele é muito perigoso, é um criminoso disfarçado no pequeno homenzinho ao serviço do Patrice Trovoada ora que ele é tão ruim, corrupto, autoritário que o seu comparsa.
Bem haja !