Diversos

Melo Xavier não desiste de lutar pela Rosema

Ouando se pensava que o Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, teria encerrado a disputa judicial em torno da cervejeira Rosema, o empresário angolano Melo Xavier, não pára de lutar para recupera-la. Esta quarta – feira numa passagem por São Tomé antes de seguir viagem para Cabo Verde, o empresário angolano distribuiu um comunicado à toda imprensa, anunciando que vai levar o caso para o Tribunal Internacional.

Para ler o comunicado do Grupo Privado Liderado por Melo Xavier clique : comunicado- 2

    25 comentários

25 comentários

  1. luisó

    28 de Dezembro de 2011 as 21:12

    Eu já tinha na cabeça um sentimento de que o caso ROSEMA não tinha passado de uma jogada, mas ao ler o comunicado do xavier agora o sentimento passou a certeza.
    Não sei como tudo isto é possível acontecer num País tão pequeno e com tão pouca gente e ainda por cima, a ser verdade o que tem vindo a lume no téla, os novos donos não pagam os impostos ao Estado e que eu saiba esta fábrica é a “mina de ouro” das finanças de STP. Alguma coisa aqui bate mal e o Estado além de não fazer justiça, diga-se tribunais, ainda por cima não consegue arrecadar os seus impostos resultado das vendas de cerveja que a fábrica já recebeu. Inacreditável…
    Será que aqui há mais peixe graúdo metido e por isso tantas coisas acontecem?
    Agora fazendo um comentário ao Malapé e depois de abrir o sitio que ele indica fico completamente pasmado ao ler que deputados querem que a AN amnistie quem burlou, enganou, desviou ou seja o pessoal do colarinho branco e que possam ir para casa cantando e rindo porque estão perdoados!!! Mas que raio de deputados temos?
    Será que são aqueles que também têm estes “pequenos problemas” com a justiça e que toda agente sabe?
    Mas afinal o povo elege-os e paga-lhes, fazem das suas e depois com esse estatuto querem limpar-se?
    Mas para que é que fui votar? para isto?
    Mas em quem é que eu posso confiar?
    Isto está entregue à bicharada….

    • opiniao realistica em geral!!!

      29 de Dezembro de 2011 as 19:40

      sabia meditacao , e nao tenhas dúvidas , amigo!!! só coragem aqui nessa terra.

    • sunpepe

      13 de Janeiro de 2012 as 17:58

      LUISÓ
      perguntaste para kem foste votar? acho k ja é un pouco tarde n reparaste que aki os deputados so fasen suas vontades e nao a do povo? ja agora te digo que a histria do famoso adelino izidro esta ligado a caso melo chavier e a tal cervejaria rosena a parte de pagar os imposto cabe a finaças cobrarem eles devem ter la os seus mecanismos de pagamentos forçosos que se nao utilisarao seguro que nao kerem nao acredito muito nessa parte pk propio governo deve estado digo isso pk seu k cuase todas esas empresas que instalao en sao tome paralem da parte da concesao adnnistratiova o governo tb faz os seus bisnes para ter a sua cota obscura e tb contribui com fuga ao fisco e depois engana povo analfabeto. mas pronto voltando a histria da cervejaria como ia disendo o adlino izidro foi advogado da parte angolana que ganhou o processo de penhora dos bems que o juiz augerio amado vas fez a venda fraudulenta para os irmaos monteiros mas por e simplesmente mao teve acesso ao registo de sentença pk o Varela que era advogado do dos irmaos monteiros por ser familia por afinidade do silvestre leite presidente do supremo tribunal de justiça, fiserao uma mafia e pasarao a perna ao famoso adelino izidro e ficarao com todo dinheiro do pagamento por parte dele oque resultou o odio todo que levou conque adelino esta preso hoje. digo isso com a maior da certesa porque so kem é parvo que acha que sr. adelino esta preso por acontecimento do monte macaco. nao tem nada a ver com aquilo porque se fosse assim o guarda que deu tiro que é autor material estaria preso tambem. porque nao sei se voces sabem, o autor materiar tem maior sesponsabilidade ou seja a maior culpa que moral, porque e ele kem esecuta.. assim k nao me venham dizer que adelino izidro esta preso por acontecimento de monte macaco nada disso so cre nisso mesmo a população de baixo nivel e analfabetos que é o povo santomense e voces os que vivem na diaspora que nao entendem que isso É LUTA DE TUBAROES que sao os maiores responsaveis pela miseria em que o pais se encontra. assim k minha gente saotme nao muda, a justica nao funciona porque a corrupção começa mesmo no TRIBUNAL E MINISTEIO PUBLICO e mesmo ahi onde esta o foco da coisa pala pelo nome k tem, DISFARRRRRRRRCA. fiquem de olhos meus carros fiquem de olhos bem abertos nesses dois lugares e depois outros sectores. VASEI

  2. HLN

    28 de Dezembro de 2011 as 23:23

    É o que os deputados pensam, bons representantes santomenses têm, Esse país está condenada a sua sorte. esse comentário faz alusão a noticia lida pelo email deixado cá pelo Malapé_Témá.

    Leiam por favor Povo de STP.

  3. Paracetamol 500mg

    29 de Dezembro de 2011 as 1:16

    Só mesmo em São Tomé para acontecer tal coisa. Esqueceram de pedir o bacelar Gouveia e ao Jorge Miranda pareceres? lol

    Mas se isto aconteceu realmente, é uma pouca vergonha, é sinal de que quando há interesses económicos por trás, passa-se por cima de tudo e de todos.

    É bom que condenem mesmo stp na instanciá internacional, para aprenderem.

  4. OLHO

    29 de Dezembro de 2011 as 13:05

    DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE SE CONDENE STP, pela forma como os larapios do usurparam de tudo mesmo antes dos tribunais decidirem ja o juiz Augerio Amado Vaz, ja tirava a sua parte. E depois foi so continuar porque ele descobriu junto com os seus amigos do MLSTP que aquilo era um autentico paraíso fiscal.

    Por outro lado em relação ao link acima , citado pelo Malapetema… so quero acrescentar que os autores da proposta de lei, são o senhor José Viegas, do MLSTP, o senhor Alcino Pinto do MLSTP, e o senhor Arlindo…, todos grandes corruptos da nossa praça e com carteira assinada, não estão diretamente ligados nos caso GGA e STP Trading, mas todos sabemos que os implicados n cririam essa proposta.

    Gostaria de sugerir a esse senhores , que deveria se criar uma proposta de lei em que os ladrões de colarinhos branco, ( deputados) envolvidos em gestão danosa e atos de corrupção fossem julgados 30 dias depois sem a necessidade de se levantar a imunidade parlamentar. Uma segunda proposta de lei , seria a de eleição direta dos deputados, ou seja eu teria q votar no deputado tal, tal como voto na presidenciais, assim n deixaria de votar no partido q amo e infelizmente congrega alguns larapios.( nem todo mundo ali são má mina)… Outra proposta de lei, seria em relação a setor privado santomense. Os empresarios santomenses que por sinal são esses mesmo larapios empregam e desempregam pessoas, qd bem entenderem e se quer dão uma indenização aos desempregados, não existe uma lei que protege os trabalhadores desse setor… Esses dias ainda tive um amigo por sinal formado que aceitou trabalhar sobre essas condições e dois anos depois simplesmente lhe disseram que a crise mundial afetou a empresa e que ele estava desempregado tal como todos os outros, sem garantias nenhuma.

    Um absurdo parece ser coisas da era medieval.
    Oxalá, Deus não permita que esse senhores voltem nas próximas eleições.

    • OLHO

      29 de Dezembro de 2011 as 13:18

      perdoem por alguns erros, mas no calor se querer expressar o odio que emana da alma depois de ler essas infindáveis atrocidades , não restam margens para concentração….

    • Paracetamol 500mg

      29 de Dezembro de 2011 as 15:42

      Quanto a eleição directa dos deputados, não concordo consigo. Stp tem uma historia, um sistema jurídico, ao meu ver bom, mas que peca pela falta de actualização dessas mesmas leis.
      Deve-se é prender as pessoas, isso sim, o tribunal deve funcionar e não andar como se fosse um caranguejo.

      • OLHO

        29 de Dezembro de 2011 as 19:30

        O sistema juridico santomense é péssimo meu caro amigo , so acoberta corruptos e ladrões, existem muitas fraudes por ai, concursos publicos fraudulentos e muito mais falcatruas. Em relação a eleição direta, essa seria uma maneira de se calhar evitar que se eleja quem tem problemas declarados com a justiça, ou que no minimo ao eleger alguém soubéssemos em quem estamos votando. Muitas x o partido como um todo congrega uma minoria bandida, e que são a testa do partido, mas existem mais pessoas no partido, e que no entanto podem ser eleitas. Ai saberiamos o que o povo pensa desses senhores na verdade. A UNICA HISTORIA QUE NÓS TEMOS MEU CARO COMPATRIOTA É A DE IMPUNIDADE , DE ROUBALHEIRA, DURANTE 36 ANOS, MAIS NADA…CHEGARÁ O MOMENTO EM QUE O POVO COMO UM TODO se conscientizará disso e nessa altura esses senhores terão que fugir da gente.

        From Brazil

        • OLHO= Pedro Cassandra= Emilio Freitas= Afonso Pereira

          29 de Dezembro de 2011 as 19:37

          Desejo a todo o povo de STP, um 2012 com atitudes novas, mais ousadia, mais integridade, mais…. e sobretudo com mais honra… só assim o ano será diferente, nós é que devemos mudar, e não o ano… mudemos o ano

  5. pinta cabra

    29 de Dezembro de 2011 as 14:43

    não queres roubar cabras e pintar como eu fazia a minha alma vai voltar todos que me bateram a té a morte vão pagar bém esperem para ver

  6. Torres

    29 de Dezembro de 2011 as 16:20

    Esta gente devia ir toda para cadeia. Este pais devia fechar as portas.Ninguem pode entender uma decisao desta. Com tantas coisas para deputados entreterem, como contar estorias, bater palmas, conversar sobre os seus actos corruptos, etc., inventam agora, uma lei para proteger amigos de partidos que estao na cadeia ou em vias de ir para cadeia? Isto parace mentira! Que pais, meu Deus? Estes deputados todos deveriam estar na cadeia. Nenhum outro pais do mundo faz uma coisa desta. Como querem desenvolvimento assim? Deus proteja o povo.

  7. xecabi

    29 de Dezembro de 2011 as 17:43

    Boa tarde

    Acho muito estranho este Sr. vir com este comunicado só depois dos impostos terem sido pagos não acham?
    Agora que a Rosema pagou os valores pedidos dos impostos este Sr. vem querer o que não lhe pertence se os outros são corruptos o que este Sr. é
    Tenho pena é do povo.

    E alguns que aqui falam também já lhe chamaram de corrupto e agora estão em defesa deste individuo se ele acha que a empresa lhe pertence porque não pagou os impostos desde 2003 até 2009 que engraçado este senhor.

    • Voz da razão

      3 de Janeiro de 2012 as 8:32

      Sr Xecabi
      A Rosema não paga impostos com normalidade desde que mudou de proprietário. Os actuais Gestores da Rosema são autênticos prevaricadores.

    • Eduardo

      7 de Janeiro de 2012 as 16:30

      Xecabi
      Esta mall informado. Durante anos o pais pagou a funcao publica com os impostos que a Rosama pagava mensalmente.

  8. Fijaltao

    29 de Dezembro de 2011 as 18:14

    Aos meus amigos, compatriotas e africanos:Não é de admirr tudo que acontece neste país! Sabe porquê? Primeiro, antes da independência, todos os politicos santomenses e os seus dirigente eram pobres! A mistura desta pobreza material a pobreza espiritual levou-os a todos a desonestidade, falta de transparência e corrupção, valores esses que estão na origem dos novos ricos santomenses! Por outro lado, não vos admire tanto a nossa sociedade por ser pequena ou não, porque em Portugal passam-se coisas idênticas ou piores!
    Só uma pergunta: Será que a fábrica Rosema está a funcionar?

  9. realista

    29 de Dezembro de 2011 as 22:04

    rediculo,absurdo ,inadimissivel,lamentavel
    triste,vergonhoso,enganadores,fingidores ……so em s.tome e principe mesmo esta assembleia de oportunistas e bagiladores de coracao ruim nao tem amor a patria este e o momento para ADI trabalhar pra fazer o povo sofredor que votou em vces acreditarem em vos levantar todos os processos de desvio de fundo e por ao baile pra dar conhecimento quem e quem na realidade onde ja se viu uma m…..a dessa credo voces politicos arrumado em deputados.

  10. sonhahor

    30 de Dezembro de 2011 as 2:12

    Ainda bem que eu não votei nestes marmanjos. País esta de uma forma, só com Cristo

  11. Justino Manuel Abreu dos Ramos.

    30 de Dezembro de 2011 as 11:03

    Dirigente Santomense,espero que esteja mais atento e saber o que fazem, porque já o tempo de abrir os olhos.O senhor Melo Xavier diz que vai lutar pela a nossa única rosema que tem nos dados cerveja que as nossas populações tên bebido, mesmo porcamento porque as águas aue estão ~sendo utilizado é imprópria.Ora veja o senhor Melo Xavier que quando veio á S.Tomé no passado, trouxe muitas ideias que não serviu para nada só papo.No princípio quando entrou ao nosso País, tinha dito que iria reabilitar as estradas de cidade capital até ao portalegre e as suas empresas.Isso nunca aconteceu até a presente data, só passou a vida andar no elocopiro para cima e para baixo, conseguiu de fazer uma grande evacuação de coco para Angola a custa de exploração ao nosso trabalhadores das empresas.Também tinha dito que iria reabilitar antigo estaleiro que era do Senhor Germano Castela, nunca aconteceu,antigo hotel mira-mar, enfim nada fez para S.Tomé. A empreza Rozema ficou lá a explorar durante esse tempo todo, não reabilitou a empreza só utilizou o que lá está. Cada vez as nossas emprezas está e cair.Houve uma luta de cão e gatos e o cão foi afasto e ainda tem curagem de dizer que vai lutar até conseguir,isso poderá acontecer se o nosso dirigente estiver com os olhos fechados e deixar esses ladrões voltar a entrar.Talvéz se juntar a esses corrupto que existe no nosso Páis sem vergonha que deveria estar preso ao sabor de um pão e copo de água durante o dia, poderá conseguir.Espero que outros dirigente copeia esses presidentes de Camara de Mé-zoche e de Cantagalo para uma boa iniciativa que eles têem. Também espero que todos santomense em geral abra os olhos saíba o que fazem ao momento da escolha dos derigente.No princípio o senhor Primeiro Ministro quando entrou no poder começou a fazer algumas cousas boas para que evitasse as grandes corrupçõs, quer nos tribunais quer nos sectores público como Alfândega e outros sectores.Talvés começou a meter na cabeça as coisas que as populações andou a dizer e teve medo, parou. Espero que não tenhas medo e continuar com a sua coragem para o bem estar do nosso País.Santomense só tem uma guerra que é as palavras, quer dizer os buatas para destabilizar as pessoas. Também quero que o senhor Primeiro Ministro e os seus elenco procurasse de sanar essa situação que te~em existido nas nossas repartições que quando as pessoas vai tratar de alguns documentos, é ameaçado de pagar o dinheiro depois que os documentos é feito.Pergunto esses funcionários não tem vencimento espero que isso terá que acabar mais rápido,porque também carece as nossas populações e dá má imagem ao nosso Páis porque transborda para fora, porque não só santomense como estrangueiro.Espero que essa crítica sirva de alerta ao dirigente para saber o vão fazer no ano de 2ol2. Espero que todos os santomense tenha um ano feliz sem doença Paz alegria força para trabalhar e que nosso pais possa desenvolver melhor para bem do nossos filhos e netos. Até já.

  12. Quem é a verdade?

    30 de Dezembro de 2011 as 11:10

    Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. ( ISAIAS 24:5 )
    Mas esta terra será posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras. (MIQUEIAS 7:13)

  13. Carlos Pereira da Silva

    30 de Dezembro de 2011 as 14:43

    Meus Caros,
    É preciso não acreditar em tudo o que diz o Pósser eo Mello. As razões são simples. Pósser é um tipo sem moral. Foi Primeiro Ministro e várias vezes Ministro e embaixador do nosso país, mas agrediu o Procurador Geral da República em pleno exercício das suas funções e robou muito dinheiro do MLSTP. Por estes dois factos foi condenado pelo Tribunal e suspenso do seu partido. Quanto ao Mello, depois de vacas gordas, foi condenado em vários processos em Angola.
    Segundo um dos Juízes do Supremo que só agora conheceu esse famoso processo, o Mello foi condenado na sua própria terra na Primeira Instância,na segunda instãncia, no Supremo Tribunal de Angola e meteu um recurso de revisão e foi igualmente condenado.
    Então, pergunta-se porquê que ele não mete processo contra o seu próprio país e é contra são Tomé e Príncipe que ele vai meter processo?
    Mas outra coisa, porquê é que o Pósser não mete o país no Tribunal contra as casas pré-fabricadas que ele eo irmão dele defunto compraram e emndividaram o país e estamos a pagar até hoje? Aliás o indivíduoi que disse São Tomé e Príncipe devia ser condenado, eu apoio ele, o país pode ser condenado como já está. Então não estamos mesmo a pagar as dívidas de celestino Costa com as casas pre´fabricadas, com a CST que ele vendeu para Portugal Telecom, com a bomba de gasolina que Pósser vendeu com Jardim para Sonangol. Onde é que Pósser arranjou essa bomba, onde é que ele herdou essa bomba? Mas foi ele quem vendeu com jardim p+ara Sonangol. Não foi ele quem vendeu balneário de PM para Didinha. Estamos já condenados e não temos saída.
    mello Xavier não comprou Naútico, mas veja como está. Pósser é que defende todos corruptos e bandidos como Adelino Isidro e brancos e Libaneses e Ali de finicia.
    Pósser está a defender Mello por causa dinmheiro de campanha que ele comeu de Angola e ele não pode deixar homem.CPS

    • Emilio Freitas

      30 de Dezembro de 2011 as 15:54

      Mano querido, a questão q se coloca, é que o que tu defendes n é a legalidade da ação mas a conduta de quem defende Mello Xavier, isso pouco interessa, A UNICA COISA QUE ESTÁ EM QUESTÃO AI É a inoperancia TRIBUNAIS, pois se os tribunais não funcionam todas as ações que vc inumera que o Posser da Costa cometeu continuarão acontecendo permanentemente , então procure, antes de comentar fazer um juizo daquilo que vais comentar. Tipo o que esta em causa, porque esta errado, aonde esta errado.

      Mas foi bom falares tudo isso de Posser a gente fica sabendo quem são esses senhores.
      Os caras vendem ate banheiro Publico

  14. xecabi

    9 de Janeiro de 2012 as 16:14

    O vosso país não desenvolve porque tem tantos desocupados que não querem fazer nada nem deixamos os que fazem fazer.

    Se sabem falar tanto porque fazem tão pouco se calhar a mudança tem que começar por voz.

    Se são tão instruídos porque não fazem mais pelo vosso pais o governo só poderá fazer alguma coisa se as pessoas também fizerem e lutarem por essas mesmas mudanças não te importes com o que os outros fazem mas sim com o que cada um faz e contribui para essa mudança que tanto apelam mas se calhar nada fazem.

    Quantos que aqui se manifestam e que quando sai a rua não estende a mão a que se calhar poderia dar claro dentro das suas possibilidades mas querendo ajudar o próximo consegues se sempre as vezes nem que seja uma palavra de consolo de esperança mas não só sabem olhar a vida de quem da trabalho a muito e que faz para que essas pessoas tenham dinheiro para comer e dar a seus filhos não apontes o dedo porque todos temos defeitos e virtudes e não se pode agradar a todos porque se todos gostassem de amarelo era muito complicado.

    Se queres vencer o teu inimigo da lhe força mas para que ele se torne melhor não o difames que ai o tornas pior como diz o ditado” já que tenho a fama terei o proveito”

    A mudança começa em ti que falas mal do próximo pois serás igual a ele é só teres oportunidade.

    Uma frase para todos que aqui passam:
    ”TU SERÁS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS!”

  15. sunpepe

    13 de Janeiro de 2012 as 17:36

    pois é meus irmao santomenses é mesmo assim esta de fora a mandar tanta boca parece ser muito bom mas se voces soubessem a verdade que esta por detras de todo isso talves calariam un pouco.. a estoria de cervejaria rosema nao é de hoje pois como ja tinha dito alguem o melo xavier sin teve problemas em angola mas a parte santomense é que nos importa ok voces nao sabem é que por causa de un desses procesos k estava a correr en angola tinha uma medida cautelar de penhora os bens. a tal penhora era para acautelar os bens a espera da decisao do processo principal que corria em angola. e o que fez o juiz corrupto da causa? pois `sinplesmente penhorou e vendeu todos os bes aos irmaos monteiros que sao os famosos donos da cervejaria rosema. sabem oke ele fez com o dinheiro da tal venda fraudulenta pois bem foi de ferias ao DUBAI com a namorada mais bandida da praça pubçica. o processo correu os seus ternos cuando saiu a decisao do processo principal. o juiz e os irmao monteiros forao obrigados a repor tudo ou seja advogado de defesa da parte angolana ganhou o caso e voces saben kem era? pois é o FAMOSO ADELINO IZIDRO. continuando a historia ja agora vos digo o Afonso varela era o advogado do juiz augerio amado vaz. sabem oque aconteceu depois? pois o advogado que perdeu a causa é familia por afinidade do silvestre leite presidente do supremo tribunal de justica de S.Tome´. passou dia e noite com o mesmo fizerao uma mafia e por e simplesmente nao derao titulo da sentença ao adelino izidro que passou dia e noite acordado a estudar pra ganhar a tal causa ou seja nao derao titulo nem os bilhoes que ganharia por seu trabalho. e ainda por cima como se nao bastasse terem roubado adelino izidro, o gege andou a falar mal dele pra todo nundo e a gosar do mesmo na sua cara ou seja ! comi o teu dinheiro fui ao dubai com minha namora e voce ahi comendo “MERDA” disculpa spressao foi aqui o notivo do soco apanhado pelo gege . foi mal mas mereceu seja la ele juis ou nao. agora vou vos dizer pk k justiça en sao tome nao funciona sabem pk? pk a corrupção começa mesmo apartir do TRUBUNAL E MINISTERIO PUBLICO AKI E ONDE VIDA O FOCO DA CORRUPÇÃO SO K PELO NOME K TEM VOCES DESCUNFIAM DE TODOS OS LADOS,TODOS MESMO MENOS LA. MAS E COMO O FAMOSO DITO ” O MELHOR LUGAR PRA SE ESCONDER DO INEMIGO E NA SUA PROPIA CASA. BEM HAJA A TODOS OS SANTOMESES DENTRO E FORA DE S.TOME É PRINCIPE. ESSA TERRA JA NAO TEM CURRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  16. mello

    16 de Janeiro de 2012 as 18:22

    Essa fabrica actualmente é um perigo para saude publica.
    Deve ser encerada o mais rapido.
    E altura de se esvasiar um pouco o poder da Assembleia, e criar um cenado qualquer, ou uma camara qualquer, conformo quiserem apelidar.
    Eu não sou de acordo que se dê tamto poder ao presidente, mas tambem não concordo que essa Assembleia continue a ter tanto poder.
    Temos tambem que aprovar um novo estatuto para os membros da Assembleia e os deputados, (devem ter no minimo o grau de Licenciatura),
    Exemplo: Eu estudei e formei, mas continuo em baixo dum parvo que durante as campanhas andou a fazer barulho e hoje é deputado.
    Não Concordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo