Destaques

São Tomé e Príncipe fixa pela primeira vez o salário mínimo nacional

Um milhão e cem mil dobras (1.100.000,00Dbs), cerca de 44 euros e 90 cêntimos é o valor estipulado, pelo governo são-tomense para o salário mínimo nacional. A medida inédita, por ser implementada pela primeira vez na história do país entra em vigor em janeiro de 2016.

A iniciativa aprovada em sede de concertação social vai ficar para a história dos trabalhadores são-tomenses. O ministro do trabalho e assuntos sociais Carlos Gomes, foi quem tornou público as categorias e as subcategorias que deverão reger o salário dos trabalhadores das ilhas, já a partir do próximo ano.

«Em consenso com os parceiros sociais foi fixado pela primeira vez no país, o salário mínimo nacional para os sectores públicos e privados, nos termos abaixo indicados:

ponto 1 para o sector público é fixado em 1.100.000,00 Dbs;

ponto 2 para o sector privado a) micro-empresas ou empresas familiares de sector domésticos 800.000,00 Dbs;

b) pequenas empresas 1.000.000,00 Dbs;

c) médias empresas 1.300.000,00 Dbs;

d) grandes empresas 1.600.000,00Dbs, afirmou o ministro.»

Ainda de acordo com Carlos Gomes, esta grelha de salários deverá ser revista todos os anos, tendo sempre em conta a evolução da economia do arquipélago.

FONTE : JORNAL REPÓRTER STP DE Brany Cunha Lisboa

24 Comments

24 Comments

  1. Ralph

    1 de Outubro de 2015 at 5:29

    Esta é uma boa iniciativa, mas o que se importa agora será o cumprimento da lei. Precisará haver medidas que punem quem não a cumpram. Para além de reduzir o nível de exploração de trabalhadores, um salário mínimo deveria colocar mais dinheiro nos bolsos de trabalhadores vulgares, levando a mais gastos na economia e, esperançosamente, uma melhoria em crescimento económico.

  2. Dr.Joauim Costa

    1 de Outubro de 2015 at 7:51

    Bom dia a todos os irmãos santomenses. Eu gostaria de saber se este Ministro e outros poderiam eles viver pelo menos um mês dias com 1100000 dobras? Eu acredito que a situação económica e financeira do pais esta muito mal, mas quem é culpado por isso? Mau gerenciamento e falta de conhecimentos e má fé nosso que leva o nosso povo hoje a sofrimento grande. Eu não posso imaginar como em São Tomé mesmo com este salário vive o nosso povo hoje?
    Deus esta a ver tudo isso e iremos pagar pelos nosso mal.

    • Marta Costa

      1 de Outubro de 2015 at 10:47

      Concordo plenamente com tigo Dr. Joaquim Costa, falaste muito bem, mas foste muito longe a pergunta adequada seria: será que esses Ministros e políticos dessa terra podem viver pelo menos uma semana com 1100000 de dobras??? Fogo dá dó, é mesmo muito triste a forma como esses políticos tratam os santomenses, esse povo passa fome, miséria, crianças dá pena de ver, esse salário não dá nem para uma familia pensar em comprar uma lata de leite Nido para ajudar no bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Esse salário é mais uma forma de escravizarem esse povo em bons modos, eles mesmos roubam o dinheiro do povo, criam suas empresas, e exploram os funcionários que trabalham e ainda criam esse salário nacional, o povo ficou mendigo, e aceita qualquer proposta aí atoa por causa da fome. Enfim mas Deus tem mesmo olhos para ver tudo isso que está se passar nesse país.

  3. Maguita

    1 de Outubro de 2015 at 8:31

    Pensando aqui, o que eu posso fazer com 44,9 euros por mês de salário mínimo!
    O curioso, é que uma elite em STP aufere de um Salário mensal de mais de 100X do mínimo estipulado!
    Dubai chegou!

    • Santola

      1 de Outubro de 2015 at 10:42

      Aqui em Portugal só recebes 178 euros da ajuda social a cada pessoa e ainda reclamas, as coisas tem seu tempo amigo, STP ainda está em fazes de desenvolvimento. bem haja nosso povo.

  4. Ana Angelica

    1 de Outubro de 2015 at 11:27

    Pensado bem, já que estão atrás dos portugueses copiando quase tudo em euro porque não salário mínimo 500euros ou mais, já que tudo que é negócios de compra e venda na terra de dobras falam em euros. Porque saímos da miséria entramos na mesma miséria, então pq não, talvez ficaríamos igual aos portuga. Vocês deveriam ter vergonha em pagar esta miséria, a qual gastam mais do que isto um dia na discoteca, coitado deste povo que tanto sofrem e não são capazes de fazer nada porque são enganados com coisas mesquinhas. Mais um dia agua do mar vai engolir vocês todos e acabar com esta pouca vergonha pq os santos já estão todos chateados convosco neste belo país que vocês dirigente estão a destratar.

  5. Djoy

    1 de Outubro de 2015 at 11:42

    Coitados tantos números que é uma miséria.

  6. STP

    1 de Outubro de 2015 at 12:06

    Salário de Dubai é tão alto que tanto a TVS como a Rádio nacional já colocou o ministro de tutela Carlos Gomes a falar sobre o assunto 1500 vezes. tenham vergonha na cara, o ADI prometeu tanta coisa na campanha e agora vem com essa história para boi dormir de salário mínimo. O que são 44 euros mensais? O senhor Carlos Gomes consegue viver com 44 euros por mês? ou está atirar pimenta para os olhos dos pobres coitados que votaram em vós? Haja paciência para tanta hipocrisia.

  7. Original

    1 de Outubro de 2015 at 16:46

    Isto é tretas.
    Há mais que 10 anos que o Sindicato vem lutando para estabelecer este patamar e maioria de sectores da vida nacional já vêm praticando este salário segundo as suas consciências mesmo sem lei.
    Hoje,este valor vale menos que 300.000,00 tendo em conta as desvalozações ao longo deste período.Salário mínimo Nacional através de lei não vai trazer nenhum benefício aos mais lesados porque 1.000.000,00 de dobras para quem trabalha 30 dias é um salário mísero à semelhança dos quadros formados.Quem desfruta as maravilhas desta terra são os corruptos,ladrões,malabaristas, trocatintas,camaleões;esta franja não paga impostos porque não têm rendimentos declarados e nós que trabalhamos é que estamos sujeitos a morrer como burros,desgraçados,e a pagar impostos até último cêntimo,Deus tem poder.

  8. Branco Estrangeiro

    2 de Outubro de 2015 at 22:15

    Fico chocado com estes salarios.Sei que sou criticado por muitos mas tenho oito empregados em S.Tomé,mas o salario minimo que pago é de 3.600.000.00,a seguir tenho funcionarios a 5.000.000.00 e tenho dois 6.000.000.00.Mais tem pequeno almoço com um pão com ovo um yogurt e um sumo e ao almoço tem um bom prato de comida com bebida.Tenho os mehores empregados do mundo e tanto na minha chegada ou partida vão todos ao aeroporto despedirem-se ou esperarem por mim.
    Temos que ser justos e o sol quando nasce é para todos.temos que pensar que todos tem direito a ter uma vida digna

    • preto nacional

      5 de Outubro de 2015 at 0:53

      Podias arranjar emprego para mim

      Só tem pequeno almoço ? Não tem almoço e jantar ?

  9. minimo

    4 de Outubro de 2015 at 12:36

    Parabeéns pela inicitaiva, independentemente dos criterios e variaveis considerados.
    O proximo passo deve ser a reforma salarial.

    Ai teremos o povo mais motivado e a trabalhar mais.

    • Emiliano

      20 de Outubro de 2015 at 16:40

      Caro senhor minimo quero lhe eslarecer que a primeira vez que se instalou o salário minimo nacional foi em 1977, naquela altura o salário minimo foi em Dbs. 2.670.000,00 o que correspondia a usd 102.69 e por exemplo um quilo de arroz na altura custva 4 dobras, o quilo de peixe 8 dobras, um litro de gasolina 11 dobras, un funcionário que vivesse em Bom-Bom para ir ao trabalho pagava 5 dobras de transporte ida e volta e no mês seguinte quando chegava o salário normalmente encontrava na conta ainda um saldo entre 100 à 300 dobras.(Poupança)
      Hoje o salario minimo na função publica é de Dbs. 1.100.000a,00 que correspnde Usd 49,77 e compra um kilo de arroz por Dbs 20.000,00,Um kilo de peixe por dbs.60.000,00, etc.etc. em suma a vida regrediu de uma forma incrivel.

  10. NOVA-DITADURA-ADI

    5 de Outubro de 2015 at 10:48

    Esta é mais uma palhaçada do Governo, apoiada infelizmente, pelo sindicato q deveria defender efetivamente os trabalhadores! O Governo de ARROZ-13CONTO e DUBAI deveria ter a vergonha ao decidir ir a comunicação social anunciar esta miséria de salario, quando muitos privados já pagam o dobro disto! Com esse anuncio desajustado tanto no tempo como no conteúdo , os trabalhadores correm o risco d ver o seu salario diminuído pelos privados! Só sindicato de BANANAS apoia esse tipo de coisas( dinheiro q nem dá para 3 dias)|

  11. Alda Cruz

    5 de Outubro de 2015 at 13:47

    Quando não se conhece a guerra, valorizar a paz, é difícil…Espero k saibam o que estão a fazer,pk isso não tem nexo.

  12. ipontes

    5 de Outubro de 2015 at 15:24

    Malta relaxa ficam calmo, estamos em crise, eu gostaria de saber de todos que estão a criticar se conseguem fazer melhor que isso, porque criticar é fácil mais fazer melhor é o mais difícil, todos políticos quando estão de fora falam e fazem muita promessa mais no fim é o que se vê , meus amigo um país que não tem grande recurso vive mais a estender as mãos como vai conseguir dar um salário mínimo mais alto se para eles está difícil comprar os carrões e viagens para família e concubinas, eu ca penso que a independência total foi um erro gravíssimo para nosso país ser independente é uma coisas e saber gerir é outra coisas, os africanos não são bons gestores, só sabem arranjar bué de mulheres e mais nada, trabalham muito pouco e falar mal dos outros isso é que é a vida dos santomeses….. fiquem bem

  13. mario semedo

    6 de Outubro de 2015 at 0:12

    a nossa terra da tudo e só trabalhar ninguém passa fome esqueçam os políticos esses desde 25 de Abril que foram escolhidos pela raça branca para controlar o povo dantes era os feitores e capatazes hoje são eles estão na zanzala e não se apercebem só falta o tronco.

  14. Jorge Andrade

    14 de Outubro de 2015 at 14:42

    Na minha empresa tenho 5 funcionarios. Os salarios sao pagos em euros, 500 Euros limpos é o minimo que cada um aufere. A empresa e bastante lucrativa e por isso dou -me ao Luxo pagar bem e sao todos muito felizes. Entretanto entendo bem a dificuldade do estado Santomense que nao pode, de momento, pagar melhor. Entretanto ter um salario minimo nacional definido ja e um bom comeco para voos mais altos futuro. Acredito que doravante estao criadas condicoes para o melhoramento progressivo da grelha salarial nacional ano apos ano. Parabens ao governo pela iniciativa e voto de muitos sucessos. Que o povo pequeno agradece.

    • Luis Fernandes

      1 de Fevereiro de 2016 at 14:55

      Boa tarde Sr. Jorge Andrade, ontem vi uma reportagem sobre São Tomé e fiquei maravilhado com a sua envolvência, daí a minha busca em contactar pessoas que vivem e tem negócios aí. Gostaria de saber se este paraíso oferece condições para quem queira trabalhar ou mesmo montar um negócio tradicional, não para enriquecer mas que seja sustentável. Obrigado pela a atenção.

      Abraço
      Luis Fernandes

  15. JOSECORREIA

    26 de Fevereiro de 2016 at 20:05

    A soluçao é voltar de novo à naçao portuguesa

    • José Rebelo

      1 de Dezembro de 2022 at 21:47

      Olá José você ė de São Tomé ?

  16. wagner braga

    10 de Outubro de 2016 at 22:56

    Prezados,boa tarde
    Estive lendo toda a conversa dos amigos santomenses,é impossivel viver com esse salário por uma semana, ainda mais se está pessoa tem que sustentar toda uma família e seja o único provedor da casa,estive observando são Tomé para conhecer futuramente parece ser um lindo pais com enorme potencial mais não da para saber muito sobre o pais porque o material aqui e muito pouco para sabe.
    os políticos de são tome pelo visto estão caminhando em direção contraria ao povo, igual aqui no Brasil que só querem tirar vantagem,mais o povo e quem tem a força e precisam descobri isso porque se só reclamarem e não fizer nada a tendência e piorar
    Um abraço a todo povo de São Tomé e Principe do irmão brasileiro que vos fala

  17. João fernandes

    31 de Dezembro de 2017 at 4:42

    Esse dinheiro n chegar para uma família viver, mas sim pra sobreviver, esse salário poderiam ser aplicados para toda as pessoas no país, uma vergonha como que vcs querem que a pobreza acaba se vcs melhoram o custo de vida das pessoas, o povo de São Tomé e Príncipe da no duro trabalham que nem um condenado para sustentar vcs que n fazem nada para STP, governo colocou um salário como se isso vai resolver o problema do povo.

  18. José Rebelo

    1 de Dezembro de 2022 at 21:45

    Olá pessoal preciso informações de São Tomé e Príncipe quem me quer ajudar preciso de informações obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top