Economia

Shell assinou acordo para perfurar bloco de petróleo em STP

A petrolífera anglo-holandesa, SHELL assinou acordo com a companhia Valaris Drilling, a mais poderosa do mundo em termos de perfuração de blocos de petróleo em alta profundidade, para realizar furos no bloco 6 da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe.

Segundo o acordo os trabalhos de perfuração do bloco 6 no mar territorial de São Tomé e Príncipe deverão acontecer no último trimestre do ano 2021, ou seja, entre os meses de Setembro e Dezembro.

Para além do bloco 6 em São Tomé e Príncipe, o acordo assinado com a Valaris Drilling, vai permitir a SHELL perfurar dois blocos de petróleo na Namíbia, designados como PEL 39.

Segundo a empresa Valaris Drilling, os furos serão realizados com a plataforma de perfuração DS-10, durante aproximadamente dois meses.

Note-se que as acções da companhia SHELL na zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe, começaram após a aquisição em Setembro do ano 2020 dos direitos de participação sobre os blocos 6,10,11 e 13 que eram detidos pela empresa norte americana Kosmos Energy.

Para além dos 4 blocos de petróleo no mar territorial de São Tomé e Príncipe a companhia SHELL, adquiriu direitos de participação sobre blocos de petróleo no Suriname, na Namíbia e na África do Sul.

Acções desenvolvidas pela empresa SHELL para alargar a sua intervenção no continente africano.

Abel Veiga

    9 comentários

9 comentários

  1. Mario Semedo

    23 de Agosto de 2021 as 15:58

    Espero que tudo corra bem e que o povo tenha trabalho e que nao danifiquem a Ilha protejer sempre ELA acima de tudo

  2. Matabala

    23 de Agosto de 2021 as 15:59

    Tanto fura que vai abrir buraco até China..kkkk.
    Estamos fartos de brincadeira de petróleo que em 20 anos só serviu para engordar bochecha a alguns com os bónus de assinatura. Deixa disso, em campanha tudo aparece..mais um pouco e volta porto de águas profundas, ampliação do aeroporto, zona franca e mais outras mentiras para enganar povo!!!Vão plantar banana e matabala

  3. Clemilson+brasileiro

    23 de Agosto de 2021 as 19:47

    Enquanto isso a população não ganha nada com isso

  4. Nuno Menezes

    24 de Agosto de 2021 as 7:53

    E agora?
    Sera que ‘e dessa que vai sair o desenvolvimento para o Santo ( Saint Thomas and Prince) ?

  5. Zé de Neves

    24 de Agosto de 2021 as 8:16

    O mistério das dezenas de acordos de perfuração sem perfuração absolutamente nenhuma….
    Assim vamos nós para lado nenhum

  6. Engrácio de Oliveira

    24 de Agosto de 2021 as 9:20

    Enquanto o petróleo não brota, os senhores Olegário Tiny, Ito Gomes, Kapala entre outros já encheram os seus bolsos com o dinheiro de petróleo. Inclusive, já estão aposentados a ganhar massa de petróleo. Andaram na Nigéria, e transformaram em grandes camaleões, associaram aos nigerianos corruptos que andam na Zona Conjunta, e todos os anos recebem centenas de milhares de dólares para compra de mobílias, dezenas de milhares de dólares para renda, viagens de formação forjada e fantoche para Londres e Estados Unidos, onde levam as sacas recheadas de dólares, e fazem boas férias a custa do dinheiro de povo, e o povo terá que pagar os 40% do orçamento da zona conjunta. O Senhor Olegário, Tiny, Ito e Kapala, transformaram em multimilionário santomense a custas do dinheiro de petróleo da zona conjunta, que ainda não existe, mas que o povo terá que pagar no futuro.
    Mesmo assim a barriga não os enche. O Tiny teve que lutar para entrar de novo na Agencia do Petróleo, o Ito Gomes anda com a barriga grande, até parece uma tartaruga, e como bom camarada e militante do MLSTP, ainda a abocanhar de tudo o que existe num ou noutro sector.
    Assim vai o nosso STP

  7. Nada+haver

    24 de Agosto de 2021 as 12:17

    Seria melhor tela para de informa o povo sobre assunto de petróleo e porto das aguas profundas de STP porque já estamos farto, o povo não esta a sentir nada em relação a isso toda hora mesma historia agua vai agua vem mesmo nada.

  8. Guiducha

    24 de Agosto de 2021 as 21:35

    Por causa deste AFFAIRE do PETRÓLEO que o economista Jorge dos Santos, assassinado durante o governo do Patrice TROVOADA… esperámos aqui este foragido em STP, para nos explicar do COMO, do PORQUÊ? Decidiram eliminar de forma VIOLENTA & ATROZ o JPS.Eís umas das razões porque o PT fugiu de STP…de qualquer jeito,ele não escapará á justiça,seja como fôr ela terá lugar. CERTAMENTE,onde,como e quando,só Deus sabe.

  9. Tony

    30 de Agosto de 2021 as 14:08

    Alem de governantes fracassados, todos desde a independencia, não têm nenhuma imaginação ! É sempre o mesmo, Petroleo; Porto Aguas Profundas, Zona Franca, aeroporto etc.

    Tentem :
    Vias rodoviarias
    Hospital novo
    Tratamento de lixos
    Escolas
    Preservar as praias
    Reextruturação do que resta das roças

    Têm muitos assuntos importantes para divergir, deixem-se de tretas !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo