Política

Relatório de Inquérito solicitado pelo auto-governo da magistratura judicial confirma que a Cervejeira Rosema deve ser devolvida ao Grupo Melo Xavier

O Conselho Superior da Magistratura Judicial, já tem em mãos o relatório de inquérito que legitima a decisão tomada pelo Juiz do Tribunal de Lembá, Augério Amado Vaz, em devolver a cervejeira Rosema ao grupo Ridux de Melo Xavier.

A situação é grave. Afinal de contas a decisão tomada pelo Juiz Augério Amado Vaz em Abril último de devolução da fábrica de cervejas Rosema, ao grupo Ridux do empresário angolano Melo Xavier, é correcta e de direito. A conclusão chegada após 2 meses de inquérito ao Tribunal de Lembá, ordenado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, está plasmada no relatório que o Téla Nón teve acesso.

Para além de confirmar a decisão do Tribunal de Lembá em devolver a fábrica ao grupo Ridux, o relatório de 42 páginas, põe em causa a informação prestada pelo Procurador-Geral da República Roberto Raposo ao Ministro da Justiça, Elísio Texeira,  « onde afirma que nos termos da decisão do Supremo Tribunal de Justiça da República Democrática e São Tomé e Príncipe, de 26 de Abil de 2012, este processo está transitado em julgado, por outras palavras encerrado, informação essa que fora remetida por ofício número 0162/BEM-R.A/STP/2012 da Embaixada de Angola em São Tomé e Príncipe, ao sócio maioritário da cervejeira Rosema SARL o senhor Mário Melo Xavier ………lamentamos a inverdade dessa informação que pode aumentar a desconfiança que se tem dos Tribunais e mina o relacionamento diplomático existente entre os dois Estados», refere o relatório desmentindo assim a informação avançada pelo Procurador Geral da República, em resposta a uma solicitação da embaixada de Angola em São Tomé, dando conta que o caso estava encerrado.

O relatório mostra que o caso nunca esteve encerrado, e mais ainda, detalha todos os procedimentos legais e de direito desencadeados pelo Tribunal de Lembá, através do Juiz Augério Amado Vaz, no sentido da devolução da cervejeira ao seu legítimo proprietário.

Note-se que em Abril último, o Juiz Augério Amado Vaz, ordenou a devolução da fábrica de cervejas Rosema ao grupo Melo Xavier com  o argumento de que o grupo JAR que em 2009 passou a administrar a fábrica, não pagou o valor de adjudicação da cervejeira num total de 6 milhões e 900 mil dólares, nem tão pouco a sisa. «Não restava ao Tribunal, outra alternativa a não ser decidir como decidiu, ordenando a devolução da fábrica ao grupo Ridux de Melo Xavier, porque até agora não se efectivou de concreto a adjudicação» DECLARAÇÃO DO JUIZ DO TRIBUNAL DE LEMBÁ EM ABRIL PASSADO.

Porque o Supremo Tribunal de Justiça veio dizer que o caso já tinha sido encerrado, o juiz explicou em Abril que «o processo executivo número 2/ 2009 do Tribunal Regional de Lembá, nunca subiu ao Supremo Tribunal de Justiça».

O Conselho Superior da Magistratura Judicial já tem em mãos o relatório do inquérito por si solicitado. Um caso que está a provocar suspense a nível nacional, uma vez que o auto governo da magistratura judicial deverá agir no sentido do conteúdo do relatório, ser respeitado e executado, e desta forma salvar a imagem da justiça sã-tomense.

O leitor deve ler na íntegra o relatório de inquérito de 42 páginas, que comprova tudo. Pode Clicar – Relatório do Inquérito

Abel veiga

    79 comentários

79 comentários

  1. dPires

    20 de Julho de 2012 as 11:29

    Afinal, quem tinha razão?

  2. zé semba

    20 de Julho de 2012 as 11:50

    A historia me absolverá dizia o Juiz Augerio Amado Vaz….

    • Iza Amado Vaz

      21 de Julho de 2012 as 11:20

      Gégé pode ser “COMEDOR D’ÁGUA”.Grógo dele não falta.Mas “BURRO” ele é.

  3. sebedo

    20 de Julho de 2012 as 12:07

    essa pergunta é muito interessante…

    eu sempre disse que era um complo entre presidente do tribunal (Silvestre Leite), procurador geral (Roberto Raposo), EX Juis da causa (Augerio Amado Vaz), e o actual ministro secretario do governo (Afonso Varela) e os irmãos monteiros… contra o advogado da causa Posser da Costa e o seu instrutor Adelino Izidro.
    LEMBRA?

    por fim a verdade veio a tona..
    DEUS NAO DORME…

    • gadhafi

      20 de Julho de 2012 as 16:38

      Que verdade? este teu comentario e um perigo. Posser da costa tal como Adelino Isidro sao pessoas violentas de provas dadas.Agora esses bandidos conseguiram comprar o Abel Veigas, e estao a montar uma armadilha contra o ilustre procurador. Voces nao vao conseguir, porque o Homem e honesto e tambem treinou camai, e cinturao negro.Viva PGR

      • Ze Fofoqueiro

        21 de Julho de 2012 as 12:37

        O único defensor do PGR neste fórum eu o próprio PGR, ou peço perdão o gadhafi. Não sei o que esperavam de uma pessoa que acaba o curso, tem 4 anos de experiencia de trabalho na construção civil em Portugal, faz uma pós graduação, vem cá para a terra, frequenta o tribunal durante 3 meses e é nomeado PGR.

        • Deus é Poderoso.

          24 de Julho de 2012 as 19:41

          Não é verdade o PGR foi formado no Brasil no Brasil e veio concluir a seu Doutoramento em Portugal pelo seu esforço e muita coragem
          no esforço em querer ser alguém na vida o Jurista Roberto Raposo é o Símbolo do exemplo da vida de um imigrante,lutou ,trabalho, fez a sua economia e cumpriu o objectivo preconizado ,temos que valorizar pessoas com grande espírito de sacrifício que ele teve , e está a lutar pelo interece da legalidade, temos que mudar o comportamento de criticar o que não sabemos.Viva PGR.

  4. Joscon

    20 de Julho de 2012 as 12:14

    A verdade é nua e crua,

    Tendo em conta o despacho proferido pelo Juiz do Tribunal de Lembá, Sr. Augério Amado Vaz, sobre o caso da Cervejeira Rosema, em que devolve os bens ao Grupo Melo Xavier, o juiz neste caso concreto, demonstrou carácter, dignidade e brio profissional. Tenho que aplaudir a decisão deste Juiz e ao mesmo tempo, envio-o os maiores votos de compreensão. Saber esperar é uma virtude, pois esta é diferença entre um homem tino e um homem louco. A justiça pode levar o tempo que quiser em reconhecer os seus erros, mas um dia ela acabará por chegar.

    Espero que este caso sirva de exemplo para os demais magistrados São-tomense, e demonstra cabalmente que, nesta imundice em que se encontra o tribunal São-tomense, há quem queira fazer um trabalho digno e responsável. Há limites para a indecência.

    O Supremo Tribunal de Justiça São-tomense, liderado pelo Sr. Juiz Silvestre Leite, teve neste caso concreto, uma atitude improcedente, invulgar e arbitrária ao revogar a sentença proferida pelo Sr. Juiz, Augério Amado Vaz sobre o caso, aliás, inédito nos países civilizados. Destratou de forma grosseira e despudorada o juiz, Sr. Augério Amado Vaz, sem o mínimo de consideração e urbanidade.

    Tendo em conta o relatório/inquérito solicitado, confirma-se o veredicto proferido pelo Sr. Juiz Augério Amado Vaz. Face ao exposto, espero que o Supremo Tribunal de Justiça São-tomense, liderado pelo Sr. Juiz Silvestre Leite e o Sr. Roberto Raposo, tirem ambos, as devidas ilações e as devidas consequências e reponham o bom nome das pessoas que foram vilipendiadas neste caso. Aliás, o inquérito mostra-se cabalmente, de que o Sr. Juiz Augério Amado Vaz foi injustamente prejudicado da sua função, enquanto juiz e, entretanto ficou inibido de exercer a sua função. Como a culpa não pode morrer solteira, espero que a magistratura São-tomense e outros órgãos competentes tomem as devidas consequências de modo que a justiça funcione sem prejuízo para aqueles que a ela recorrem.

    • gadhafi

      20 de Julho de 2012 as 16:30

      O Sr. Joscon e um camalhao que so sabe falar mal do dignissimo Procurador Roberto Raposo.O Augerio e um bandido e pronto final.Portanto, nao se faca de advogado do diabo a nao ser que seja o senhor o proprio diabo.Ora esta! todos conhecemos bem o sr Augerio como sendo um dos ajudantes do Bin Laden.
      Agora diz-me porque o Abel veiga nao publica, agora, a condenacao do Adelino Isidro, outro da vossa quadrilha, referente ao caso de difamacao e calunia contra o dignissimo Procurador?

      • DIASPORANO.CV

        22 de Julho de 2012 as 18:43

        Caro compatriota!
        Será que, com este raciocínio/ discurso, estará a contribuir para alguma coisa? Não se esqueça que está, independentemente da aprecição que faz/ fazem deste jornal, a servir-se de um meio de cmunicação social de uma amplitude universal que , no mínimo, as opiniões devem ser coerentes.E de coerente nada vejo na sua intervenção o que equivale dizer ” intervir por intervir, mais vale calar”
        Voltando ao assunto,na diáspora, também tenho acompanhado os assuntos publicados por este jornal e, este caso em especial.
        Como santomente , porque supomho que ali vive e labuta ,não acha que esta decisão vem , mais uma vez questinionar – afinal, que dicisores judiciais temos? se assim é, não é prova concludente de que os santomenses não devem contar com os decisores jududiais que no mínimo deviam reconhecer o esforço do povo que contribui para os privilégios que os magistrados chamam para si?
        Se você é um contribuinte, pense nisso; Se você é um cidadão neutro, tira a sua ilação com um simples exercício: “o que espero daqueles senhores”.

  5. OP Angola/STP

    20 de Julho de 2012 as 12:40

    Saudações

    Caro dPires, caso você não tenha entendido o exposto, releia.

    Meus parabéns Augério Amado Vaz.

    Que papelão Sr.º Roberto Raposo, nunca tive duvidas da sua incompetência, aliais somente lá estas devido aos famosos padrinhos que infelizmente não sobeste honrar a colher de chá que te deram (lamentável).

    Ao Supremo TJ e PGR, por obsequio, torna se pertinente à renovação do quadro de efetivos visto que maior parte dos rostos atuais não inspira credibilidade.

  6. AB

    20 de Julho de 2012 as 13:21

    Isto é uma fuba com bixo!

  7. kua-li-tassondu

    20 de Julho de 2012 as 13:43

    No caso do PRG nao e incopetencia mais sim estava a lamber os dedos isso sim! em relacao au STJ fico feliz sobre a dicisao,nao so por a justica ter feita mas tambem pra limpar a nossa imaguem ( santomenses)
    parabens au SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTICA,au Amado vaz e todos nos.

  8. conóbia cumé izé

    20 de Julho de 2012 as 13:46

    MEU DEUS;QUE TRISTEZA. STJ, AGIU COMO SE OLOCAUSTE SE TRATASSE. DR. SILVESTRE LEITE, PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, DEVE DEMITIR-SE IMEDIATAMENTE.CAÇÔ TÉMA,CÁ MÔLÊ CÚ ÔLHÁ COTÁDÚ !PACIÊNCIA TEM LIMITES !!!…FUI

  9. CIDADÃO

    20 de Julho de 2012 as 14:25

    Estes são os pressupostos mais do que suficientes para que os senhores Silvestre Leite e Roberto Raposo e os outros magistrados que com eles agiram, abandonem definitivamente o exercicio da Magistratura neste País, pela incompetencia que demonstraram… Penso que a nossa Justiça sairá mais a ganhar sem esses elementos…

  10. Ferreira

    20 de Julho de 2012 as 15:08

    Eu ja tive farto de ver este juiz a chorar ai neste jornal,afinal o homen tinha rasao.Agora me diz,Quem vai tirar esses dois tubaroes dai,sao pau mandados;So vergonha atras da vergonha fui.

  11. Alima Blúcu

    20 de Julho de 2012 as 15:13

    O Presidente do Supremo Tribunal e o Procurador Geral da República já se demitiram dos seus cargos? Seria uma boa oportunidade para mostrarem algum caracter!

    Viva o Juiz Dr. Augério Amado Vaz!

  12. "E O BURRO SOU EU"

    20 de Julho de 2012 as 15:15

    SE HOUVESSE BOM SENSO E O SENTIDO OPOSTO DO RIDICULO,
    ESTES SÃO OS PRESSUPOSTOS, MAIS DO QUE SUFICIENTES PARA QUE:
    OS SENHORES SILVESTRE LEITE E ROBERTO RAPOSO E OS OUTROS MAGISTRADOS QUE COM ELES AGIRAM, ABANDONEM DEFINITIVAMENTE O EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA NESTE PAÍS, PELA INCOMPETÊNCIA QUE DEMONSTRARAM…
    PENSO QUE A NOSSA JUSTIÇA SAIRÁ MAIS A GANHAR SEM ESSES LADRÕES…

  13. bbvasantander

    20 de Julho de 2012 as 15:37

    Parabéns Augerio Amado Vaz. Vergonha e derrota uma vez mais para o governo que de uma forma indirecta esteve envolvido no processo através de sempre os mesmos Patrice Trovoada e Afonso Varela.
    Afonso Varela que nesse processo fez trabalho de dois bicos chegando mesmo a trair o seu amigo Manuel Sãozinha. Afonso Varela pode vir apanhar outra derrota como resultado do homem que quer ganhar nos lados, relativamente as instalações de pesca em Neves. Neste processo Afonso Varela é advogado da dita proprietária e ao mesmo tempo age como membro do governo. Que vergonha! Seja mais sério Afonso Varela.

  14. Povo STP

    20 de Julho de 2012 as 16:01

    Ao invés da montanha parir um rato, passou a parir, vários ratinhos altamente destruidores!!!!!!!!!!!!!! Deus pai, até quando um STP livre das ratazanas parideiras!?

  15. Quá ê dá ê dá

    20 de Julho de 2012 as 16:31

    Enoja-me bastante ter sido aluno do meretíssimo Silvestre Leite, enoja-me mais ainda dizer que fui colega do, igual modo magistrado, Roberto Raposo, afinal de contas existe ou não imparcialidade no Justiça santomense? A justiça é ou não cega? Acudam-me por favor.

    • VIOGO

      20 de Julho de 2012 as 18:00

      Enjoa-te como se ele formou-se em Cuba onde não há Direito Constitucional, pelo menos como há em democracia (se é que lá tem essa disciplina)e é prof. desse ramo de direito. Só STP e UCAI. Também isso só é reconhecido em S.Tomé. Se calhar, não no Príncipe!

    • VIOGO

      20 de Julho de 2012 as 18:02

      Mais uma atoarda do PGR o Raposo que é raposa! E os dignatários do país andam a meter cabeça na areia. Pudera! Quem são eles?…

  16. Rosema

    20 de Julho de 2012 as 16:36

    o ministro da justiça deve ser demitido!
    É um incompetente.
    fui

    • galinha

      20 de Julho de 2012 as 16:47

      E O Abel Veigas devia ir pra onde? esse gajo e um perigo pra sociedade.

      • blagubua

        20 de Julho de 2012 as 17:52

        Sr.PGR, mesmo com tudo isso senhor ta fazer olho rijo, demita se ja. Fui

    • S.Fernandes

      22 de Julho de 2012 as 10:41

      ISSO concordo com sigo este Ministro deveria pedir dimisão do cargo porque la n esta a fazer nada, cada vez a mais violencia no pais e criminalidade esta a aumentar, as policais não tenhem qualquer meio de serviço ….olha nem computador a PIC tem para trabalhar imagina que ministro temos….se observamos o gajo esta cada vez mais gordo e barigudo…

  17. maria chora muito

    20 de Julho de 2012 as 16:57

    São todos uma cambarda de incompetentes e oportunistas. O Leite, Raposo e o Augerio Amado Vaz estão todos do mesmo lado da canoa. DEVEM SER TODOS DEMITIDOS. Esse Fortunato Pires,caduco, o homem que “mais trabalhou” em STP é por isso que ele tem uma reforma doirada ( 50 milhões mensais, dois carros de Estado a porta) foi o homem que Pinto da Costa nomeou para integrar o conselho Superior da Magistratura e não faz nada. Anda a passear no seu bruto carro pela Cidade Capital. Ele mais o seu amigo Aragão são uma cabarda de parasitas do Estado. Vão todos para casa.

  18. povo pequeno

    20 de Julho de 2012 as 17:07

    Caro Patrice, maior defensor do povo pequeno, manda Gege Amado Vaz, Leite, Alice, Raposo, Silva , Frederico, Pires, Nicolau, Garrido, ministro da justila, o tal paquetinho e outros irem trabalhar lote. São incompetentes e não têm credibilidade. Aproveita para entregar a Fabrica de Cerveja ao Melo Xavier. O Nino Monteiro vai tirar vinho da palma com nós povo pequeno em Ribeira Peixe. FUI

    • António Medeiros

      21 de Julho de 2012 as 9:36

      O PT é o maior cumplice de tudo de mal que passa neste país. Ele está metido em toda pouca vergonha e trapalhice de S.Tomé. Como pode ele ser defensor do povo pequeno? Ele nem quer saber nem quer ouvir do povo pequeno. Ainda ontem ele recebeu NiNo Monteiro na vila Maria cerca das 20 horas. Nino Monteiro entrou na luxuosa Vila Maria num carro que lhe foi emprestado pela famosa Chinha cão. Aonde está a seriedade? O que é que Nino e o Pt iam conversar aquela noite? Tratar da vida do povo pequeno?

  19. cola d aua

    20 de Julho de 2012 as 17:33

    Que vergonha, a justica tarda mas nao falha. Parabens, dr. Augerio amado vaz.

  20. blagubua

    20 de Julho de 2012 as 19:01

    nunca pensei que jeje fosse mais sérios que todos aqueles que se passavam por sério, afinal o homem parece maluco, mas, é mais inteligente que eles todos, enquanto bebe os outros é que ficam bebados. viva JB

  21. Joscon

    20 de Julho de 2012 as 19:26

    Meu caro Gadhafi, agradeço a amabilidade da sua crítica, mas de igual modo, espero sinceramente que a cegueira e a surdez não te deixe num estado de letargia e, espero que acordes o mais rapidamente possível para a realidade e, que de uma vez por todas, desça a terra com os pés bem assente no chão. Simplesmente, não faço crítica aos Srs. Silvestre Leite e Roberto Raposo, com ligeireza, não tenho alguma animosidade pessoal, as pessoas citadas. Critico os citados, pelo modo como têm desempenhado os cargos, cargos de grande relevo institucional.

    Estas figuras que acabei por citar, não respeitam as leis vigentes de um estado de direito, pois muitas vezes subverteram a ordem constitucional, actuaram muitas vezes com incompetência, com imparcialidade e com alguma arrogância. Se o leitor Gadhafi não percebeu isso, então procure na internet, num dos sites de maior divulgação de vídeos online, a entrevista do Sr. Primeiro-ministro Patrice Trovoada aquando da sua passagem à Portugal.

    Para dar maior enfâse as minhas críticas, aconselho-o a interpretar com clareza e objectividade, as acções desencadeadas pelo actual Presidente da República, Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa sobre a presidência aberta. Por algum motivo, o Sr. Presidente da República quis mostrar aos São-tomenses como está o estado da justiça e como ela tem actuado, por isso, foi constatar “in loco” o modo de funcionamento e inteirar-se da crise que se vive na justiça são-tomense. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

  22. O Analista e Censurador

    20 de Julho de 2012 as 19:32

    Final da história até parece jogo de Gato bravo e Rato esperto. É bom que criem um sistema Jurídico mais transparente,para evitar certas disparidades que põe em causa a boa imagem da justiça no nosso País.Outrossim, dar razão sempre a quem tem sem violar os regras judiciais.

  23. pela verdadeira justiça

    20 de Julho de 2012 as 20:03

    Vi na vitrine a deliberação n.14 20012, no seu artigo 2. o conselho deleberou em anuir a conclusão do relatório e mandou instaurar um processo disciplinar ao Dr. Augerio A.Vaz.
    Felicito o Conselho Superior Juduciário por anuir a conclusão do relatório no seu todo, só demonstra que os conselheiros sabem reconhecer os seus erros e corigir-los. Felicidades para o Senhor Melo Xavier que por pouco seria esbulhado do seu bem pelo sistema da máfia judicial

  24. Jamaicano Charp Maria Amelia Sem Cabelo

    20 de Julho de 2012 as 20:12

    Sao Tome nao parece um pais mais sim uma republica das bananas. O tribunal,os majistrados e o procurador geral da republica que vao se fod……

  25. Pêma

    21 de Julho de 2012 as 4:10

    Seguro que existem muitos outros casos na nossa justiça para esclarecer.
    Tomo como exemplo o stp training.
    Aproveitem esse balanço diga a verdade senhores da justiça.

  26. ADELINO DOS SANTOS

    21 de Julho de 2012 as 6:58

    Têm que fazer uma limpeza no sistema judiciário,os Leites e as Raposas e que não fique nenho para contar história.

  27. pagagunu

    21 de Julho de 2012 as 7:18

    Todos sabemos das relacões pessoais de amizade e até de favores entre o Senhor Posser da Costa e do Senhor Flaviano autor do relatorio. Este relatorio foe feito por Posser da Costa , Semedo e flaviano. Si não sabem o amigo pessoal do manuel martins, o Administrador nomeado pelo Melo Xavier , é irmão do Flaviano. Isto tudo não passou de uma grande Montagem e mais uma grande vergonha para a justiça santomense pois o relatorio que era suposto ser cofidencial foe posto publico porque isto convem aos malandros …Fui bom fím de Semana.

    • edy

      21 de Julho de 2012 as 20:02

      es um burrrrrrrrrrro

      • pagagunu

        22 de Julho de 2012 as 18:45

        burrro é o Senhor , Sou burro porque puz a verdade a nu, seu estupido.

    • Z

      22 de Julho de 2012 as 3:19

      O Senhor recebia as luvas dos irmaos monteiros. Como e quen o senhor pode vir dizer tamanha barbaridade? Nao e possivel. O Flaviano e que deveria ser o proximo Procurador Geral da Republica de S.tome e Principe. O senhor conhece mal o Dr Flaviano. Este sempre primou pela justica e legalidade. Pergunta mais pessoas do Tribunal ou Ministerio Publico onde trabalhou durante decadas? Este nao e Roberto Raposa! O malandro.

    • S.Fernandes

      22 de Julho de 2012 as 10:44

      senhor pagaguno es tambem uns deles? só pode ser todos os curruptos é que sentem mal quando a verdade sai …estuda mais ok senhor burrrrrro de uma lata

      • pagagunu

        22 de Julho de 2012 as 18:41

        Quando faltam argumentos é pessimo partir para insultos, só para lhe dizer que o Burrro é a senhora que o fez nascer , porque si soubesse que o Senhor é tão ignorante, e com tendencias estupi…. teria abortado. Fui….

  28. mal'e

    21 de Julho de 2012 as 10:33

    ainda bem que a verdade foi dita

  29. dizer umas coisas

    21 de Julho de 2012 as 11:17

    Eu vejo alguns atrasados mentais dizerem que o Pseudo doutor (pois até hoje ninguém viu o seu diploma) Patrice Trovoada é o defensor do povo pequeno. Aconselhoe esses atrasados a investigarem no sentido de descobrir quem fica com a maior parte das receitas da ROSEMA enquanto essa era gerida pelo NINO MONTEIRO que é assessor desse tal PATRICE TROVOADA.

    S.TOMÉ ESTÁ COMO ESTÁ APENAS PQ TEM UMA CAMBADA DE INDIVÍDUOS ATRASADOS MENTAIS E NÃO SÓ QUE ACREDITAM EM FALSOS PROFETAS A TROCO DE NADA.

  30. EX. PRIMEIRO MINISTRO

    21 de Julho de 2012 as 11:59

    se os tribunais não funciona nada funciona num país por isso é que já esta na hora de por este procurador da quinta categoria na rua.
    em vez de pensarem em dissolver o governo. há muita gente capaz neste pais

    • gadhafi

      23 de Julho de 2012 as 16:21

      O sr. deve ter praticado actos ilicitos quando era ministro agora esta com medo do PGR, porque sabe que ele nao perdoa os bandidos.

  31. mavinga diz

    21 de Julho de 2012 as 12:02

    O sr.kadhafi que ai aparece é mesmo o procurador geral da repulica roberto raposa. Silvestre Leite e Afonso Varela reçeberam muito dinheiro das mãos do Nino Monteiro muito dinheiro.O miudo inresponsavel e incompetente do Roberto Raposa masi uma vez demonstra que não é pessoa indicada para estar a execer as funções de procurador geral da republica.
    Algumas pessoas sabem perfeitamente que o roberto foi indigitado procurador atravez de um esquema bem montado na altura pela Dr.Aliçe Carvalho e outros mafiosos do País.O miudo agora está desesperado isto porque pela sua engratidão pelo facto de ter virado as costas as pessoas que lhe arranjaram o tacho é o caso da sua eis manzinha Alice Carvalho e actualmente os dois andam em conflito permanente. Atencão meus amigos o comentarista identificado como kadhafi é roberto raposa.

    • gadhafi

      23 de Julho de 2012 as 16:18

      Nao me interessa que especulem a minha identidade, pois o que para mim e mais importante e contradizer pessoas sem caracter.Poderia fazer varios comentarios utilizando diferentes nomes, mais prefiro continuar sendo o Gadhafi defensor dos justos e dos injusticados. Apesar de pensar que o nosso dignissimo PGR nao precisar de defesas contra essas difamacoes e calunias, insisto em vos chamar de gente de ma fe, vampirescas.

  32. Pinto Martins

    21 de Julho de 2012 as 13:29

    Devo me retratar aqui nesse espaço, sou um dos que reiteradamente critiquei, o GÉGÉ nesse espaço, pois agora peço sinceras desculpas,afinal tu bebes e outros é que ficam bêbados, parabens pelo seu trabalho e empenho em causa da justiça. Ja estava a ficar cansado com os seus comentarios, aqui nesse espaço, mas agora que conseguiste trazer a verdade a tona, não suma, continue nos ajudando com a verdade. STP precisa mas escreva sempre lucido, e deixe de fazer politicas, pois “não é permitido” a um juiz fazer politica, e ajude a desmascarar essa corja.

  33. ze semba

    21 de Julho de 2012 as 16:46

    Pois ai está o resultado. O miúdo Roberto Raposo tão convencido e arrogante que é, tem demonstrado a sua incompetência de forma clara. Também justifica-se, entrou pelas portas da Procuradoria-Geral através do esquema montado pela sua eis sogra Alice Carvalho, associado com mais uns mafiosos, não se podia esperar outra coisa. O miúdo encheu-se de tanta arrogância e ingratidão que até anda permanentemente em conflito com a Dr. Alice Carvalho. Sr. Roberto Raposa está a fazer da Procuradoria-Geral o seu quartel. É por isso que a sua irmã pela falta de caracter e incompetência fez a tal palhaçada no tribunal. Isto demonstra claramente a falta de profissionalismo, arrogância, bandidagem entre outros males, que se verifica no supremo tribunal de justiça e na Procuradoria-Geral da república. O senhor Silvestre Leite e o Afonso Varela receberam dinheiro das mãos do Nino Monteiro para que o mesmo assumisse a cervejeira rosema, agora vão ter que devolver o dinheiro ao Nino Monteiro. É TUDO MÁFIA

  34. crédo

    21 de Julho de 2012 as 19:57

    Não duvida vcs estão enganados esse Procurador Geral da República é um grande Homem e exemplar, que fala mal dele são as pessoas que varracidades dos factos que recai sobre sua pessoa, ele não incompentente, nem tão pouco baixo nivel, pelo contrário um garnde trabalhador, exemplar e responsavél, coisa que muitos que estão a criticar não é, dizer mais, que ninguem suborna, nem tão pouco engana, ele não é facil como muitos peçam só que não lhe conhce que fala barbaridade ao seu respeito.

    PGR. não intimidas por nada dessa terra porq vc sabem como as coisas funcionam ai em S. Tomé.

    Vc e forte

    Problema que se põe é que muitos não sabe como convencer Sr. para entra na onda deles e como Sr. não entra, o resultado é falar mal e sempre procuar em queimar a sua imagem e sua reputação, mas não precupa proque Deus é Grande e São Tomé e Santo António te Protege.

    Força

    Viva S.T.P

    Viva Democrácia

    Viva Liberade

    Viva Nosso Presidente

    Viva Nosso Procurador Geral

    Viva Esperança para STP melhor

  35. ze

    22 de Julho de 2012 as 10:33

    a verdade veio a tona.

  36. lagaia

    22 de Julho de 2012 as 10:42

    Afinal senhor Raposo, tem agora a oportunidade de explicar as questões das famosas acções da rosema testadas por si como defensor da legalidade, indica nos termos da Lei a legalidade desse acto. Se ficou-se a saber que o processo nunca subiu a recurso, como interviu o senhor neste processo testando essas acções. Como representante do estado?
    Como defensor da legalidade?
    Como representante do Ministerio Público?
    Como procurador dos Ninos SARL?

  37. Roberto

    22 de Julho de 2012 as 10:53

    Ahmmm! Eu já sei porquê que esse senhor decidiu adiar a viajem de trabalho que tinha para Angola.Estava com medo que outros pegassem na queixa dos Ninos contra o coitado do Gége, era para ninguém saber de mais essa pouca vergonha que ele andou lá a fazer. Mas também não é de estranhar que este senhor já fez por exemplo:
    Abriu um concurso público de faxada, declarando impedido, mas veio publicamente atravez de jornal dizer que elaborou prova para a sua irma obter 15.5 valores e a sua amiga donzela 10.5 valores, e nada lhe aconteceu, o recurso deste caso dorme no supremo do senhor leite.Tudo como defensor da legalidade e detentor da acção penal.

  38. Pedro

    22 de Julho de 2012 as 10:58

    Desta maneira não senhor Pedro Raposo.
    O país não pode ter uma figura públicca de elevada responsabilidade tão corrupta. Cria sua empresa e testa lá as acções com seus accionistas. Se o conselho Superior do Ministerio Público cumprir a lei exigirá de si em sede proprio todas as esplicações e esclarecimentos desta barbaridade

  39. Jose Carlos

    22 de Julho de 2012 as 11:04

    Credo!!!!
    Afinal Raposo é mesmo filho da P… melhor da “Raposa”.Quem diria?!!!!
    Afinal o senhor chama aos juizes todos corruptos. E o senhor????

    • gadhafi

      23 de Julho de 2012 as 16:04

      Seu viado, paneleiro louco olha o respeito quando te referes a alguem que merece mais respeito que o teu pai.

      • jovens do ADI

        24 de Julho de 2012 as 12:41

        Eu ainda recordo no encontro que tivemos na Praia das Conchas com Dr Patrice;e quando vimos Roberto Raposo,alertamos ao sr PT que ele não é bem vindo no nosso partido porque já ouvimos muito mal dele no ministerio publico,dr Patrice ainda revoltou contra nós.E agora?Ta ver quem é essa Raposa que entrou no nosso ADI que tava a ir muito bem!!!!Isso é vergonha pra nós.cada vez gente esta afundar só.ADI ta a ser nossa vergonha porque ta mete co coruptos.

  40. povo pequeno

    22 de Julho de 2012 as 19:49

    Gege é muito seriO!!!! Credo!!! Por favor acabem com essa farsa. Entregam a fabrica ao seu dono. NINO E OS IRMÃOS, JULIO SILVA,DEDINHA, VARELA E MUITOS OUTROS SOCIOS DE BENGA PRODUÇÕES vão tirar vilho da palma. Quem disse que vianteiros podem ser donos de uma fabrica de cerveja!! Só em São Tomé. NINO SÓ COM CRISTOÊÊ.

  41. Santosku

    23 de Julho de 2012 as 8:03

    O caranaval acabou, a verdade veio a tona. na minha opinião devia haver uma limpesa quer nos Tribunais de 1.ª Instância e Supremo assim como o Ministério Público a começar pelo próprio Procurador Geral da República. Uma cambarda de corruptos e sanguessugas.

  42. Santosku

    23 de Julho de 2012 as 8:04

    Coorrigir Carnaval.

    • gadhafi

      23 de Julho de 2012 as 16:06

      Meu caro deixa estar como estava, fica-te melhor…

  43. Luisa Sousa Pontes

    23 de Julho de 2012 as 8:35

    Bi Piá cua cu uê bô:

    Em primeiro lugar para felicitar o tela non pelo trabalho que tem vindo a fazer no ambito jornalistico.
    Em segundo para anunciar a minha participação doravante.

    Vamos com calma meus caros. Não façam leituras precipitadas e tentem fazer analises de diversos aspectos, situações e interesses envolvidos.

    Um abraço.

  44. matuitui

    23 de Julho de 2012 as 9:57

    Foi uma partida de Xadrez muito interessante! O Procrador tinha tudo para ganhar o jogo! Tinha todas as peças superiores no campo, tinha mais tempo pra jogar e àrbitro a seu favor! Mas o juíz, num golpe de mestre conseguiu afogar o seu Rei. O jogo empatou! O mérito é para o Juís!
    Agora me perguntem sabe qual foi o segredo desta partida?
    É que o Procurador apesar de ser um abilíssimo jogador, não estudou muito bém as peças que estavam colocadas no campo, nem tão pouco sabia como é que estava construído o tabuleiro do jogo que lhe foi trocado numa determinada altura! Por isso desvalorizou as posições das peças e não respeitou os peões que as peças de valores quase insignificante! Pensava que tinha o jogo completamente ganho! Agora só resta dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus!
    A anciosidade, a arrogância, a ganância e a vaidade são ingerdientes saborosos que conduz o Homem a perdição! Paçôô!

  45. Luisa Sousa Pontes

    23 de Julho de 2012 as 12:04

    É triste o que tem acontecido. de facto não se compreende como se pode nomear um individuo para tão alto grau de responsabilidade que para além de incopetente eu como psicologo denoto alguns transtornos de personalidade que deverão ser tratados.Aguardemos que os dirigentes do país encontram melhores alternativas para substituição do procurador porque ja não é sem tempo.

  46. soblevado

    23 de Julho de 2012 as 12:24

    PROCURADOR E LEITE GANHAO CORAGEM E PEDE DEMISSÃO SEJAM HOMENS PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA:.. NAO ESPREM MAS POR JUBILAÇÃO QUE JA NAO TERAO. O TACHO SECOU….

  47. povo pequeno

    23 de Julho de 2012 as 15:14

    O Ministro da Justiça tomou mais uma mulher. Kwa Li!!! Agora é a secretaria que está pochitada. Ele só anda nos bares a beber ROSEMA e de justiça e a sua reforma não sabe nada. Fui….

  48. miguel m

    23 de Julho de 2012 as 18:55

    VIVA A JUSTIÇA! ELA TARDA MAS NÃO FALHA!UMA AUDITORIA RAPIDA E REGOROSAS AS CONTAS DA ROSEMA! HOUVE MAITA BANDIDAGEM DURANTE ESSES TRES ANOS DOS NINOS, PROPRIO GEGE TAMBEM COMEU DINHEIRO DA ROSEMA. PARABENS AO MELO XAVIER E A FAMÍLIA! UM BEM HAJA.

  49. miguel

    24 de Julho de 2012 as 11:14

    os que nao têm o que fazer é que ficam,na telanon a preocupar com a vida dos outros, isso é falta de ocupaçao, ja pararam pa ver as vossas? cmo diz na terra, o dedo nunca indica a si proprio, os dos outros é melhor. tratam de aranjar oque fazer. inves de dar soluçao so sabem é criticar, de certeza voces que andam aqui a falar dos outros, nqao faria melhor. isso tudo é inveja.

  50. DC

    24 de Julho de 2012 as 13:25

    O Tela Non o que noticiou, fê-lo bem. Todavia, fê-lo de forma incompleta, pois a problemática envolve, pelo menos, dois aspectos, a saber: o sentido da decisão e a conduta dos envolvidos, leia-se magistrados (juízes e procuradores).

    Na verdade, resulta do relatório que:

    1 – a 2ª (e última) decisão do juíz do tribunal de lembá estaria correcta;

    2 – a 1ª decisão do juíz do tribunal de lembá estaria, após a “reponderação” daquele, errada;

    3 – Acrescenta:”Tudo o que relatamos até agora com excepção da relação existente entre os irmãos Monteiro, representante da JAAR e Administrador e Fiel Depositário, respectivamente com a deslocação dos mesmos e o juiz a Portugal de férias, hospedaram no mesmo hotel, encontro dos três casualmente com o Melo Xavier no Casino Estoril; não pagamento das despesas do referido hotel para que fossem pagas pelos irmãos Monteiro, o processo que aparece em mãos estranhas com representante da JAAR Exequente, são actos praticados por juíz no pleno exercício das suas funções que pensamos ter sido praticado a luz da Constituição art. 125º, nº 2, conjugado com o art. 5º de EMJ, por isso se sugere que seria o momento ideal para o conselho determinar uma inspecção ao magistrado em causa”, ou seja, o juíz do tribunal de lembá (cfr. pag. 41-42);

    4 – Reza:”Quando os actos do magistrado atrás descrito, repercurtem incompatíveis com o decoro e a dignidade indispensáveis ao exercício das suas funções que constitui a infracção disciplinar prevista no art. 85ºdo E.M.J.” (pag. 42).

    Finalmente um desejo e uma sugestão, sobretudo para aqueles aqueles que, aqui, já tomaram partido sobre um dos “lados” da contenda: é necessário uma leitura prévia não apenas da(s) notícia(s) mas sobretudo dos documentos que (a)s subjaz(em)se e quando estes são disponibilizados, pois só assim poderemos ter um espírito livre, lúcido e elevados…

  51. povo pequeno

    24 de Julho de 2012 as 16:20

    Melo Xavier, com essa gente do Tribunal (Leite, Alice, Frederico da Gloria, Raposo, Gege Amado Vaz, e outros) não vais nunca receber a tua fabrica. A unica solução é POSSER , ADELINO IZIDRO E CELIA estarem de frente do tribunal em greve de fome, até que Patrice manda entregar a fabrica. Porque existe um trio (Patrice, Leite e Raposo) que deve ser removido através de greve de fome e com muito barulho na comunicação social. Se fores por via judicial você morre, você não aguenta. Ele nem leêm aquilo que Posser escreve. Poem tudo no lixo. SO COM GREVE DE FOME.

  52. pontapecavalo@hotmail.com

    24 de Julho de 2012 as 18:13

    enfim… país em vivemos país em que divertimos país em que nao escolhemos para nascer acho que com muita certeza deviamos todos render a naçao .

  53. sum mé chinhô

    24 de Julho de 2012 as 21:38

    Povo sãotomense, não deixe que este assunto relacionado com fábrica Rozema e outros similares, passe impune. Temos que endividar esforços para mascarar estes falsos e os botar todos no lixo. Eles não valem chão que pisamos…porcos. Sãotomenses, coragem

  54. joana costa

    25 de Julho de 2012 as 11:28

    Hoje, o novo Juiz do Tribunal de Lemba mandou encerrar a fabrica Rosema.

  55. Eduardo

    25 de Julho de 2012 as 13:05

    Vamos ver o que acontece desta vez com a ordem do juiz para entregar a fabrica.
    Quem ira impedir?
    Sera o comandante da policia? Tem poderes para isso.? Retirar os policias que acompanham o escrivão?
    S.Tome esta A virar comedia.

  56. matuitui

    25 de Julho de 2012 as 16:37

    Tendo o Rei negro afogado e os dois xadrezistas -Procurador vs Juís- empatado a partida, poder-se-ia concluir que o grande prededor terá sido o dono da arena onde terá ocorrido a Olimpiada,que porventura,ainda que inconscientemente, terá sido vítima, talvez daquilo que até se poderia chamar da “Super Burla Qualificada”!
    Bom. enfim, a vida é mesmo assim, não existem jogos em que todo mundo sairá a ganhar!
    O essencial é que a justiça seja feita, não interessa por que caminhos ela percorrer! E para que enfim, no fim,”quem ri no fim ri melhor”

  57. Metido a Besta

    18 de Abril de 2018 as 19:23

    A Questao que devemos levantar e argumentar seria com que base o tribunal de Lembal transpassou a cervejeira Rosoma ao grupo JAR ?

    Note-se que em Abril último, o Juiz Augério Amado Vaz, ordenou a devolução da fábrica de cervejas Rosema ao grupo Melo Xavier com o argumento de que o grupo JAR que em 2009 passou a administrar a fábrica, não pagou o valor de adjudicação da cervejeira num total de 6 milhões e 900 mil dólares, nem tão pouco a sisa. «Não restava ao Tribunal, outra alternativa a não ser decidir como decidiu, ordenando a devolução da fábrica ao grupo Ridux de Melo Xavier, porque até agora não se efectivou de concreto a adjudicação» DECLARAÇÃO DO JUIZ DO TRIBUNAL DE LEMBÁ EM ABRIL PASSADO.

    Recordemos que todo teve inicio com uma carta rogatoria da Justica Angolana solicitando apenas a penhora da cerveleira Rosema e, sendo que a referida carta continua sem resposta e foi assim que Sistema de justica Angolana volta a solicitar a resposta da referida carta.

    Fico por aqui,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo