Destaques

Câmara de Água Grande solicita embargo da obra do centro comercial

Está aberta a polémica em torno das obras de construção de um centro comercial no largo da Igreja da Conceição na capital São Tomé.

A Câmara de Água Grande prometeu entregar ao Ministério Público na tarde de quarta – feira uma queixa, exigindo o embargo da obra, por não respeitar as leis que regem o funcionamento da autarquia, segundo Ekneide Santos(na foto), Presidente da Câmara distrital.

O espaço localizado no coração da cidade de São Tomé, se transformou ao longo dos anos num centro de imundices, de consumo abusivo de bebidas alcoólicas, jogos de azar, e outras acções de vandalismo.

Na última semana caterpílares demoliram o balneário público, que se encontra no centro do espaço, e motosserras deitaram por terra algumas árvores. Começou assim a  obra de construção do centro comercial, com financiamento de um empresário chinês, não identificado.

Ekneide Santos disse ao Téla Nón, que em Janeiro passado a Câmara de Água Grande foi contactada por um empresário chinês acompanhado por um advogado, tendo manifestado interesse em realizar o projecto comercial no espaço em causa.

Foi dado ao empresário um prazo de 2 meses, para apresentar o projecto que deveria ser analisado pela autarquia, através da Assembleia Distrital, e em caso de aprovação, o projecto seria submetido ao Governo Central. «Só tomamos o conhecimento da demolição do balneário, o corte das árvores e até o momento não conhecemos os documentos de concessão nem nada», reclamou o Presidente da Autarquia de Água Grande.

Uma situação que segundo Ekneide Santos viola a lei-quadro das autarquias. Em defesa da legalidade, a Câmara Distrital de Água Grande decidiu interpor uma queixa ao Ministério Público exigindo o embargo da obra. «Vamos dar entrada ainda hoje», assegurou em entrevista ao Téla Nón na quarta – feira.

O Presidente da Câmara Distrital garante que antes mesmo de avançar com a queixa, o Ministério Público já começou a investigar o caso. «Já há movimentações não só da câmara mas também de outras entidades. O Próprio Ministério Público já está a par e nos enviou um ofício a solicitar os documentos que temos relativamente a concessão mas neste momento não temos nenhum documento», pontuou.

O Téla Nón procurou de todas as formas, conhecer os responsáveis pelo projecto de construção do centro comercial, mas sem sucesso. Ninguém sabe quem é o empresário que lançou o projecto, nem tão pouco o nome da empresa chinesa.

Abel Veiga

 

    29 comentários

29 comentários

  1. António Silva

    12 de Junho de 2014 as 6:00

    De certeza que alguém já deve ter recebido o dinheiro por baixo da mesa e deu toda a garantia para o dito empresário avançar com as obras. Assim continua este país. Vão investigar, a culpa morrerá solteira.
    É uma vergonha!
    Já agora, a câmara não viu outro espaço onde pudesse ter a abertura para receber o projecto desta natureza? Um centro comercial ali? AS coisas surgem como cogumelos! Não existe uma planificação de como fazer crescer esta cidade?

  2. Zé Povo

    12 de Junho de 2014 as 7:42

    Esse presidente da Câmara de agua Grande , ou que se diz ser presidente de câmara precisa se calhar ser tratado.
    Onde é que já se viu um poder local querer sobrepor ao poder nacional?
    Onde é que já se viu alguem de bom senso preferir um espaço que apenas serve de bebedouro de vinho da palma e cacharamba para uns tantos individuos conotados como sendo gentes da ADi em detrimento de um Centro comercial?
    Oh senhor Kiney ou sei lá o quê, caia na real e ententa de uma vez por todas que és um miudo mimado que conseguiu dar golpe ao antigo presidente da camara de agua grande João Viegas. Voce de mansinho fez-se amigo dele, con seguiu um tacho na antiga câmara e no momento exato deu golpe ao coitado do João Viegas. Mas agora se continuas a brincar e a fazer-se de camaleao sem sangue, vais mas é dar-te muito mal. Ou esqueceste que estás em conluiu com o teu irmão que se encontra preso em Portugal?
    Cuidado rapaz, deixa ser construido e centro comercial que isto sim vai garantir emprego digno a muita gente e assim poderão sustentar suas familias. As pessoas não querm dinheiro facil como voce tem ganho, nem voce nem a sua familia politica.

    • Lévé-Léngue

      12 de Junho de 2014 as 17:19

      O PAÍS ESTÁ ABERTO!
      É sabido que os intervenientes desses grandes negócios em STP andam sempre com uma marmita, desde advogados, tabelhões, negociantes, contratantes, etc.
      Da 1.ª vez, SOGITEL deixou molhada as mãos do então Presidente de Câmara (montante não declarado). Veio depois o Banco Islâmico que deixou 100 mil dólares para a Câmara de Kiney, achas que os chineses é que não deixaram algum desta vez????
      Muita massa rolou nesse “negócio da china”. Na certa que apenas quem ainda não encheu a marmita que está reclamando a sua parte!!!

  3. Homem do campo

    12 de Junho de 2014 as 7:57

    Esse miudo é um autentico medicamento para provocar vomitos em pessoas com alguma coisa na cabeça. Pau-mandado, cerebro vazio… mete nojo. Creio que ele deveria ir ao Liceu Nacional e concluir o 11º ano.
    Quando era o chefe dele com o negocio do Banco Islamico ele engoliu a moeda e achou normal…agora vem com essa puse de santo “defendendo” o patrimonio publico.
    Vai chamar outro de parvo.
    Assim digo

  4. Pinta Cabra

    12 de Junho de 2014 as 9:01

    Eu não percebo nada daquilo que está a acontecer no país neste momento. Afinal, segundo o artigo do Arzemiro dos Prazeres, a Câmara está mergulhada neste processo desde o princípio e queria fazer naquele lugar uma Banco Islâmico. É verdade ou mentira? Se queriam lá fazer um Banco Islâmico, num país tão pequeno que já tem mais bancos do que habitantes, porque razão estão a levantar o problema relativamente ao Centro Comercial? O que quer afinal a Câmara de Água Grande? A corrupção também já chegou ai na Câmara? Este senhor presidente da Câmara passa a vida a clamar por moralidade e ética e afinal de contas é um dos maiores corruptos da nossa praça? O senhor deve explicação aos habitantes desta cidade. Por favor explique-se!!!

  5. luisó

    12 de Junho de 2014 as 9:11

    Que grande confusão no País das maravilhas.
    Todos querem e acham que mandam mas no fim nada…
    Esse terreno já teve vários fins, parece que tem vários donos, mas parece que no fim só poucos recebem a massa por ele.
    Agora digam quem é esse empresário chinês que quer fazer obra e quem está ao lado dele a comer dinheiro?
    Este é o triste espetáculo que dão ao povo estes governantes.
    Como é possível construir algo sem a apreciação e aprovação camarária?
    Como é possível cortar árvores centenárias sem um aval do ministério do ambiente?
    Onde para a responsabilidade ética, civil e criminal dos governantes?
    Até quando meus senhores?

  6. CEITA

    12 de Junho de 2014 as 9:35

    ó Presidente vamos começar a ser serio. já leste o artigo do Arzimiro dos prazeres? fazendo fé naquele artigo, vocês todos são uma corja de corrupto de bens publico, vocês deve encontrar um palco para resolver essas questões e não ficar aqui a confundir opinião publica, fingindo que não há nada por de trás, só com Cristo.

  7. Pantufo Livre e Independente

    12 de Junho de 2014 as 9:44

    Mas qual embargo se o senhor está metido neste processo até ao pescoço? O senhor mais o seu chefe Patrice Trovoada quiseram lá fazer um Banco Islâmico para lavar dinheiro e agora aparece por aqui a querer embargar a construção de um Centro Comercial? Tenha vergonha mas é…

  8. adelino matias

    12 de Junho de 2014 as 9:53

    Desculpe Sr Ekney,
    Afinal o Sr é um Grande Cigano.

  9. joao ninguém filho de ze quem é

    12 de Junho de 2014 as 11:26

    Sr EKNEIDE:
    SENHOR SABIA OU NÃO SABIA QUE:

    1- Aí neste arredores e dentro de balneareo era centro de prostituição a preço barato com adolescentes?
    2- Aí tinha escola para formar jovens profissionais em “PUCHAR FUMO” de drogas ao ponto de abandonarem o Liceu?
    3- Aí jovens com idades para estudar, se dedicavam ao consumo de CACHARAMBA,VINHO PALMA e outras bebidas alcoolicas quimicamente mal preparadas,acabando aos poucos com Jovens?
    4- Aí comercializava a calada da noite armas brancas e de fogo de pequenos calibres?
    5- Aí concentrava todos os tipos de GATUNOS e ROUBOS nocturnos?

    PERGUNTO?
    É isto que interessa mais ao Senhor?

    É muita má fé da sua parte e é PECADO MORTAL?

    Será que um CENTRO COMERCIAL que vai criar emprego a certas familias para um GANHA-PÃO não é importante?

    Quem Viu e Quem Vê Kineide hoje!

    QUEM DIRIA? Enfim: Entro no Inferno Misturou com Demónios e tornou IGUALZINHO em todos aspectos ao SATANAS.

  10. arroz podre

    12 de Junho de 2014 as 11:53

    Senhor Presidente de Câmara mantém posição com esses aldrabões, balabaristas, firme na posição e fica a espera da solução da justiça.
    O povo está atento.
    O Pinto da Costa quer encher o seu bolso.
    Como é que não se conhece o empresário?
    Corrupção está a cheirar neste negócio.

  11. puto

    12 de Junho de 2014 as 11:55

    Como é que a cidade avança, se o próprio presidente de Câmara toma essa medida. Empatar um investimento de privado grande por causa de um balneário sem condições ou politiquice?
    Sr presidente abre bem o seu olho. Você é um politico promissor, não embarca em joguinhos|

  12. ali baba em busca de mas ladrões

    12 de Junho de 2014 as 13:31

    lá era centro nacional de preguiças por isso que deixa obra avançar

  13. joao ninguém filho de ze quem é

    12 de Junho de 2014 as 14:11

    CARTA ABERTA
    À SUA EXCIA SR 1º MINISTRO E CHEFE DO GOVERNO,
    DR GABRIEL COSTA.

    Sr PM,por favor eu enquanto cidadão EXIJO uma AUDITORIA às CONTAS da Camara de Água Grande.
    E que seja URGENTE.

    Fico Grato.

  14. Original

    12 de Junho de 2014 as 18:44

    Sr. Presidente de Câmara,mete a queixa e aproveita para entregar uma cópia de exposição do Bano ao Procurador Geral da República
    para engrossar a sua indignação.

  15. Feira Grande

    13 de Junho de 2014 as 10:02

    Nunca esperi que o Kiney, Presidente de Câmara de Água Grande pudesse estar metido neste trinta e um. Como é possível uma coisa desta? Este rapaz passava a vida a criticar os outros, dizia mal dos outros e agora aparece metido neste negócio sujo? Até a geração nova já esta contaminada por vírus da corrupção? Enfim…

  16. Pantufas ( Nova Geraçao)

    13 de Junho de 2014 as 16:08

    Estamos perande uma situaçao muito grave,as leis sao para ser cumpridas e tudo tera que seguir normas legais. Estou certo de que a verdade triunfara. Teremos de mudar ruma das coisas nesta ilha, afinal como é meus senhores.

  17. Fla sóooooo

    13 de Junho de 2014 as 18:49

    O Sr. Sr Ekney quer a sua parte é só isso que esta a dar confusão.

  18. H.Vaz

    14 de Junho de 2014 as 7:46

    Mentalidade dos Santolas. Eu quero saber entre centro comercial ali nese recinto e um balneario publico o que espelha mais a cidade? o que trará mais beneficio ao cofre do estaddo?

  19. O EX.

    14 de Junho de 2014 as 8:27

    Agora devemos abrir os olhos. PR da Câmara é como aqueles gajos que dá as crianças 3 moedas e retira-lhe a nota de cem paus, esta aqui a dar o povo capim e a comer carne, faz coisinhas para distrair o povo e la no gabinete tira dividendos, isso veio ao publico mas reparam que uma tal empresa de Construção uma tal de JS havia ganho cerca de 6 concursos na Câmara em 2012 de uma só vez, e supostamente deveria financiar ou construir algo na residência do mesmo, até uma alta funcionaria já recebeu favores da tal empresa. E agora o caso do balneário, ele é muito sabido. Isso ainda é muito pouco se soubessem como ele usa o nome do Distrito para conseguir financiamento que só serve para dar subsídios a alguns. O Governo deveria mandar auditar todos os acordos e Projectos da câmara e vão vê que muitos é só para dar subsidios. Gente ai na camara tem muito mais coisas que voces não sabem. O Tela nom voces têm que cria um departamento e jornalismo investigativo. Vão fundo que ai tem coisas esse projecto Caldes, Projecto de água e muitos outros acordos. essa camara é mais corrupta olha cara desses veriadores que andam por ai…..

  20. kuaNon

    14 de Junho de 2014 as 11:04

    Meus senhores…
    Nós sabemos exactamente oque está por de trás de tudo isso. Pelos vistos os nossos representantes já não querem saber de nós. Estão pura e simplesmente preocupados com os seus bolsos. Já não há políticos sérios. Ora vejamos:
    1- Tamos a defender o balneário que não existe e já não existiu faz tempo.
    2- Segundo o relatório do Bano convincente (no meu ponto de vista), faz tempo que estão a tentar construir qualquer ou muita coisa naquele local.
    3- Se os responsáveis da construção do centro comercial tivessem dado algum dinheirinho ao menino Kiney, ele estaria 100% de acordo com as obras, pelos visto ele não esta interessado com oque vai se construir mas sim quanto e que ele vai ganhar com a construção.
    4- Temos que lembrar no passado recente, perdeu-se uma grande obra que era para fazermos a nova estrada da cidade ate Porto Alegre, que não foi aceite porque não constava no orçamento geral do estado o F. Menezes fez de tudo para que isso acontecesse mas os nossos corruptos não aceitaram.
    5- O centro comercial é de grande valia para o nosso País, Tera com certeza as casas de banho ate com melhores condições já que tamos a falar dos balneários e os Chineses nunca levara-o para China.
    Peço ao Governo que tome conta deste grande processo e que pergunte ao povo qual seria a melhor opção para STP.

  21. Alberto Santos

    15 de Junho de 2014 as 6:23

    Este presidente da câmara precisa regressar ao liceu para terminar os estudos que lá não acabou e permitir-lhe falar melhor.
    Como é possível uma autarquia que quer bem para sua jurisdição tem comportamento destes.
    Esse indivíduo não sabe as vantagens que um centro comercial traz para esta cidade?
    Afinal de contas ele quer que a cidade continue numa inundice como está.
    Veja só centro da cidade e os dois mercados circundantes,é uma pouca vergonha.Sujidade por toddo lado.
    Este inndivíduo é presidente da câmara de quê? Anda aí a propalar que vai ganhar eleições.Vai ganhar é juízo e maturidade.
    Que fique a saber esta cidade tem pessoas lúcidas preparadas para lhe dar um cartão vermelhho pelas poucas vergonha deste miúdo.
    O quiney é o grande corrupto desta cidade.Tudo que aparece tem que ser molhado as suas mãos.
    Peço-lhe em nome de S. Tomé Poderoso para deixar a nossa cidade crescer!

  22. cati

    15 de Junho de 2014 as 17:09

    Amigos quem quer que se construa ali um centro comercial para aumento de empregos em STP faz aqui a votacao ,vamos todos dizer viva ao CENTRO COMERIAL p mais emprego .

    • santola

      15 de Junho de 2014 as 21:21

      Pois é.

  23. cobrapreta

    16 de Junho de 2014 as 12:23

    Andam a comer muito dinheiro nas camaras de Água Grande e de Mé-Zochi! Quando não se lhes molha as mãos fazem confusão. Sr Primeiro Ministro uma auditoria por favor!!! O senhor tem informações sobre os desvios de dinheiro envolvendo estas duas câmaras conjuntamente com a teia da direcção do Orçamento. Investigue por favor!!!!!

  24. joao beto

    17 de Junho de 2014 as 16:11

    Esse presidente de Camara de Agua Grande deve pensar k somos todos parvo ou ignorante como ele.Mas a culpa não é dele.A Criaça com competência não é o caso do Mesmo não basta ser Mentiroso Manipulador,Agora vem com essa de inocente,,isso deve ta no sangue ou seja é da familha,,,,o pai andou mts Anos com padaria do outro ate a verdade veio a tona,,,

  25. terra dos outros

    18 de Junho de 2014 as 9:35

    Ai é! o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande é assim tão, tão, malandro igual aos outros do ADI,vive com mentira para agradar o seu Povo.

  26. Ronny

    18 de Junho de 2014 as 12:47

    de tods os comentários ki já foram postas nesta polemica, posso dizer ki há um jogo politico por trás, nem o Ekneide Santos(Presidente da Câmara distrital), nem o ministério público, nem o advogado desconhecido e o seu cliente chines não passam de corrupto. não se admite num país como este coisas desta acontecerem. mais afinal quem é responsável por isso tudo…eu acredito ki este país já esta totalmente vendido para os estrangeiros e com andar de tempo cada 1 desses estrangeiros vão ocupando os seus lugares nesta terra…

  27. Leo

    19 de Junho de 2014 as 13:30

    Estamos num País sério ou estammos a brincar de gato e rato???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo