Destaques

Levy sai mais uma vez fora de si – Debate escaldante no Parlamento

O debate de urgência em torno da queixa crime que o Partido ADI e Patrice Trovoada terão submetido ao Tribunal Penal Internacional, foi suspenso pouco tempo depois da abertura da sessão plenária da Assembleia Nacional, por um período de 10 minutos por causa da confrontação verbal entre Levy Nazaré, deputado da ADI e Secretário Geral do partido e o Presidente da Assembleia Nacional.

Levy Nazaré que fez a sua intervenção, tendo apontado o Presidente da Assembleia Nacional, como um dos alvos da queixa crime alegadamente apresentada ao TPI, explicou que a queixa não visa o Estado São-tomense, mas sim as pessoas em particular, nomeadamente Alcino Pinto enquanto Presidente do Parlamento, Pinto da Costa, Gabriel Costa e outros.

Quando terminou a sua intervenção, o Presidente da Assembleia Nacional tomou a palavra, tendo ripostado pelo facto do seu nome estar no grupo dos alegados criminosos a serem julgados pelo TPI. Alcino Pinto disse também que reservaria para o fim do debate uma declaração sua, que teria como alvo apenas e só o Patrice Trovoada, e não a ADI.

Levy Nazaré e demais deputados da bancada da ADI, lançaram a confusão no parlamento, impedindo que o Presidente do Parlamento terminasse a sua oração, e também impediram que outro deputado inscrito se pronunciasse. A confusão instalada pela ADI, tinha como justificação o facto de Alcino Pinto enquanto Presidente do Parlamento, não poder ripostar. A sessão teve que ser suspensa por 10 minutos.

O debate prosseguiu, mas por volta das 14 horas e 30 minutos, voltou a azedar. Levy Nazaré, que interrompia consecutivamente a intervenção do Primeiro ministro Gabriel Costa em resposta as questões levantadas pelo deputado em causa, saiu mais uma vez fora de si.

Levantou-se e com o dedo apontado ao Chefe do Governo, desferiu uma série de palavras. Chamou Gabriel Costa de palerma. O Presidente da Assembleia Nacional, batia com o martelo insistentemente pedindo silêncio e ordem mas sem sucesso. Tudo porque numa das vezes que Levy Nazaré interrompia o Chefe do Governo, disse «Cale-se». Levy “montou” segundo a linguagem popular são-tomense, que significa entrar em transe.

Completamente fora de si, o deputado só acalmou quando o Presidente da Assembleia Nacional deu ordens aos seguranças do parlamento, para retirarem da sala o deputado que estava fora de si.

Pelo menos 4 homens avançaram para a bancada da ADI, a fim de por ordem, retirando Levy Nazaré. Os outros colegas da bancada da ADI, levantaram em apoio ao seu secretário geral. Mas a tensão que tomou conta do deputado já estava a baixar. Não foi necessário expulsar Levy Nazaré da casa parlamentar. A presença dos seguranças dispostos a por o deputado fora da sala, terá acalmado a fúria de Levy.

Note-se que no ano 2012, cena de pugilato tomou cota do parlamento, quando os deputados da ADI saíram fora de si, e Levy Nazaré, foi um dos deputados envolvidos no caos parlamentar de 2012. Segundo informações apuradas pelo Téla Nón, no pugilato de 2012, o deputado em causa terá lançado mãos a sua arma de fogo.

 

Abel Veiga

 

    72 comentários

72 comentários

  1. CEITA

    27 de Junho de 2014 as 14:36

    muita vergonha, esses gajos do ADI estão ficando maluco, muita má imagem a sociedade civil, se é assim que vão ganhar as eleições, então esse povo ficou também maluco, haver vamos, Senhora INOCÊNCIA MATA, por favor introduzir uma queixa contra o Senhor Levi Nazaré pelo facto de Usar um direito sem autorização.

    • Homem Honesto

      27 de Junho de 2014 as 15:52

      O ADI está sempre a subir. Mais uma vez saiu a ganhar no debate. O Governo e a troica não tiveram sucesso.
      Haver Vamos.

      • Tito

        30 de Junho de 2014 as 9:35

        Sai mesmo em cima. A prova disso é que a capturada TVS, apenas mencionou este debate, mesmo ontem na retrospectiva da semana, nenhuma menção ou imagem do debate foi feito.

        E depois Abel, a tenção só baixou quando o Alcino Pinto recuou na sua decisão, mamndando retirar os ditos seguranças ejustificando pateticamente que o Sr. 1º Ministro pederia desculpas se fosse lhe deixado o tempo de terminar, que o próprio Alcino Pinto iria solicitar este erro grotesco do 1º Ministro.

        Mais Abel cadé a frase do 1º Ministro justificando porque é que ainda não marcaram as eleições. Jornalisticamente, esta afirmação inédita não merece ser noticiada?!

        O 1º Ministro, o Alcino Pinto o MLSTP e o PCD meteram os pés pelas mãos, poderão propulsionar publicamente, o odio a votante de se vingar, a ditadura que querem implementar neste país.

        O mais engraçado foi o silencio do Delfins Neves, não tossiu nem miou.

        São Tomé diz “mukinki cá fé xinte elê zo ca potó ni son plimeloêê.

    • Ana P

      27 de Junho de 2014 as 15:54

      Se estivessemos num país em ditadura é que o senhor Levy ia ver… Chamar Palerma ao PM? Chamar para lutar? Se fosse em Angola, os seguranças teriam lhe tirado da sala e lhe dado uma valente borrachada para abrir os olhos. Este País tem é liberdade a mais.

  2. puto

    27 de Junho de 2014 as 14:42

    O povo tem que abrir os olhos : ADI, provou hoje que não gosta de São Tomé e Príncipe. Estão ao serviço da pessoa que mais despreza esse país.

    • António Menezes

      27 de Junho de 2014 as 16:30

      Falou bem, mas quem realmente gosta desse Pais? Aqueles que nos governam faz tempo? Quantos actos de corrupção tivemos em STP , meu caro? Como ficou? Diz para o POVO abrir os olhos…como? Está propondo o quê de concreto. Temos que ter sempre um partido na oposição, faz bem a democracia. Porquê ter medo? O quue passa realmente? Sejam claros e deixem de nos distrair com o ADI. O ADI tambem é um partido ou não?

  3. bernardino zola

    27 de Junho de 2014 as 14:44

    isso esta bonito k pais é esse?

  4. Fédé ká Dóxi

    27 de Junho de 2014 as 14:56

    Meus caros, isso é de esperar. O Levy e os seus, ou seja o ADI nunca teve comportamento diferente. Veremos muito mais durante a campanha. Cada um que se cuide.
    O ADI teve como um único objectivo impedir a discussão do tema, que surtiu efeito. Não se chegou a nenhuma conclusão e assim vai o nosso país.

  5. Nem Mais

    27 de Junho de 2014 as 14:56

    Levy Nazaré como sempre fazendo das suas, eu que estive a ver a transmissão do debate pela TVS cheguei a pensar que o Sr. Levy está pronto para mais um torneio de luta livre! E com isto tudo, a cada dia que passa “ADI está passar para a história” e Levy Nazaré esta fazendo força para que isso aconteça o mais rápido possível. E todos os Santomeneses agradecem-te por isso!

  6. Thomás

    27 de Junho de 2014 as 15:03

    Tudo isso ñ passa de uma farsa, quem mesmo é distrair o povo, são todos farinha do mesmo tacho, e o Presidente da Assembleia sem postura a discutir com Levy como se fosse duas comadres, que vergonha!

  7. Malinbôque

    27 de Junho de 2014 as 15:05

    Ele nasceu assim, cresceu assim, vai morrer assim…Ele pode estudar ficar doutor “edição PEPÈ LIMA”…mas coqueiro torto nasce torto e morre torto.
    O Povo já sabe que a ADI demostrou que não gosta desse povo. Sò querem o mar e as terras do País para troca de contrabando e máfia.

  8. Xico

    27 de Junho de 2014 as 15:24

    Quem não deve não teme.
    Se o Alcino Pinto e os restantes visados não tiverem nada a esconder, não deverão temer pela queixa feita ao TPI.
    Ou será que escondem alguma coisa?

    • lupuye

      27 de Junho de 2014 as 21:28

      E o Patrice? Se nao deve nao teme. Que regresse para responder as acusacoes feitas contra ele. Abandonar o pais durante dois anos nao mostra amor pelo mesmo. Sera que ele so quer estar quando tiver o pais nas maos? Ser politico e como a Wall Street, sobe e desce.

  9. budubudu

    27 de Junho de 2014 as 15:47

    Levy ganha juízo. Não conheces o patrice trovoada. Estás a defender o quê? Saberás depois. Estás a passar mal. O Patrice nem te envia dinheiro para custear as despesas do Partido. Graças a tua esposa por isso ainda fazes refeições com alguma dignidade. Tu é que me disseste isto há dias. Tenha vergonha LEVY. O Patrice está rindo de ti. O teu irmão DEBU está igual a ti. Hoje ele andou no corredor das alfandegas a dizer tudo e mais ALGUMA COISA do PINTO DA COSTA, GABRIEL COSTA, MLSTP, PCD e o MDFM. Ninguém disse-lhe nada. Se o regime fosse ditatorial como os PATRICE TOVOADA E COMPANHIA DIZEM, o DEBU passaria o fim de semana na cadeia. LEVY GANHA JUIZO ÉS MEU SOBRINHO POR AFINIDADE, ESTÁS A FAZER A FAMILIA MUITA VERGONHA. O Patrice nunca vai te reconhecer, a tua esposa vai te abandonar. As europeias não suportam a malcriadez, a teimosia e a sequeira por vontade própria e desmesurada.

  10. bem ní wê mali ni tlachi

    27 de Junho de 2014 as 15:59

    É triste essa situação…

  11. Saudoso Francisca

    27 de Junho de 2014 as 16:13

    O tela nom acha de normal o comportamento do Gabriel Costa em dizer cale-se a um deputado, seja ele qual for, o comportamento do Gabriel Costa, enquanto 1º. ministro também não foi o melhor. Agora pergunto, qual é o medo de se apresentarem perante o TPI, porquê tanto medo, vejam o Pinto, nem uma palavra, entra mudo e sai calado, o Pinto anda muito nervoso, vocês que se cuidem!

    • mandja

      28 de Junho de 2014 as 3:37

      O tal individuo, Lévy, merecia mesmo era de ser expulso e depois destituído definitivamente da vida política, porque ele é mal educado, violento, indisciplinado…um péssimo exemplo e image de STP.

    • Palmito Dendém

      28 de Junho de 2014 as 8:43

      Houve alguma coisa normal nessa sala parlamentar? Há alguma coisa normal nessa politica de stp nestes dois anos? Vc como apoiante do ADI devia perguntar: Se o PT e um grande lider onde ele está neste momento? Ele devia estar cá para provar que há mesmo essa perseguiçao, ele devia sacrificar-se pelo povo que ele tanto defende. Séra que o defende o povo? Será que alguem defende o povo contra a Troika ou cada um esta a defender o seu bolso?

      • Saudoso Francisca

        29 de Junho de 2014 as 11:02

        Palmito, antes de mais deverias tentar saber o porquê da ausência do PT, veja o que o Gabriel Costa disse no Parlamento,cito “Vocês querem que se marque as eleições para que os casos entregues a justice fiquem impunes”, isto não é normal, significa que a marcação das eleições está condicionada com a possível prisão do PT.

    • Adão

      29 de Junho de 2014 as 10:18

      Meu amigão,
      Estou a ver que não sabes bem o que queres. Mas tem sido mesmo assim com as pessoas do ADI. Vê só. Não gostaste como Pinto da Costa entra mudo e sai calado. Disseste que ele está nervoso. Mas, Alcino Pinto e Gabriel Costa que falaram, disseste que eles estão com medo. Então, o que queres, na verdade?
      Já agora, outra coisa: vocês do ADI não vêem que, quando se faz queixa contra altos responsáveis de um Estado, no Tribunal Internacional, está-se a mexer com a imagem do País? Ou simplesmente estão a enganar o Povo? Quem estará interessado em investir num país, onde há tudo isso que vocês alegam? Quem mais vai dar apoio a este povo que tanto precisa e vive permanentemente de mãos estendidas não para dar, mas sim para receber, se os responsáveis dos órgãos de soberania sao tão criminosos como,vocês dizem?
      Vamos ser sérios. Eu sei, vocês sabem e eles também sabem que isto não vai resultar em nada. Mas, também sabemos, que tudo isso é apenas para distrair as pessoas e enervar e destabilizar os visados.
      Eu estou de acordo que a oposição é mesmo,para perturbar o poder. Mas, meus amigos, façamos coisas sem prejudicar o coitado do povo. Vocês estão a abusar da liberdade e da democracia que vocês mesmos estão a dizer que não existe.
      Se o que vocês dizem na vossa queixa-crime fosse verdade, quantos de vocês não estariam presos ou mesmo desaparecidos? Vamos ser sérios e deixemos,de enganar as pessoas. Cuidado. Já há muita gente com os olhos abertos na nossa sociedade. Estão a ver tudo o que fazemos e têm capacidade para analisar as coisas. Agora só mentiras e banho, já não chegam para conquistar votos. Só tenho pena que boa parte do nosso povo no mundo rural não tenham cultura política. Estes sim, podem ser enganados.
      A ver vamos!

  12. António Menezes

    27 de Junho de 2014 as 16:21

    Titulo tendencioso. Então meus caros é só o Levy é que perdeu a cabeça? Então vocês estão aonde? Todos nos vimos e ouvimos. Faça um jornalismo isento. Já não dá para mentir meus senhores estamos no século 21 e hoje, esconder as coisas não dá. Que pouca vergonha.
    Então vocês acham que o comportamento mesmo do Primeiro Ministro foi legal? Mesmo se os deputados, sejam de bancada for, fizerem barulho, o PM deveria pedir ao Presidente da Assembleia a autorização de fazer algo e nunca mandar calar. Onde estamos? Outra coisa meus senhores, na hierarquia do Estado, primeiro está o Presidente, segundo o Parlamento, isto é os deputados e depois o Governo e o Governo deve contas aos deputados, ou estou enganado?
    Meus senhores a politica em STP já faz tempo que vai mal. Chamam o Primeiro Ministro , de nomes e faz tempo, e creio que nunca se pôs o Pais em causa e agora? Meus senhores, esse Pais é de nós todos, não o façam de vossos quintais e casas: Mesmo nas nossas casas temos de cumprir ordens do Estado,não podemos fazer tudo que nos da na cabeça. Tenham dó….

  13. dias ferraz

    27 de Junho de 2014 as 16:32

    Este LEVY NAZARÉ é um grande malcriado.
    Alguém já lhe havia considerado como

    MENINO DE RUA DE ONTEM,JOVEM COM TRAUMA DE HOJE.

    Não tem cura mais.Não há hipótese.

  14. fia luxnga

    27 de Junho de 2014 as 16:32

    Este país esta de mal ao pior desde que entrou democracia onde cada um faz bem o que lhes deem pela cabeça, desde luta entre deputados das diferentes bancadas na praça publica, deputados sem ética nem responsabilidade e respeito por coisa publica, desvios de fundos por diversos membros das diversas bancadas, na qual tribual de conta nem o penal nada faz a senão meter os processos em banho maria até prescrever. Coligações com objetivo de desgraçar mais o país duque melhorar, isto porque a maioria somente para fazer o que lhes agradam. DEPOIS inventa estes casos para destrair o povo.

  15. fia luxnga

    27 de Junho de 2014 as 16:33

    a palavra exata é “tribunal”

  16. alberto borges

    27 de Junho de 2014 as 16:34

    Sinceramente!

    DEPUTADOS de ADI- Autenticos Ruaceiros.

  17. Maguita nlangi

    27 de Junho de 2014 as 16:46

    Desnorte total no seio do partido ADI, assim não vão a lugar nenhum, CREDO ADI,CREDO UM CONVETA NANCÊ ZENXI….

  18. Ma Fala

    27 de Junho de 2014 as 16:47

    Afinal o que se passa com o Levy Nazare?, bem quem diz Levy tambem pode dizer Alcino Pinto, Gabriel Costa, ou com todos os nossos Governantes!
    O que de errado esta acontecendo com os nossos representantes?
    Sera o medo de perder o seu “tacho” ou o desejo esarcebado de defender o seu povo?(esta ultima parece-me bastante superficial, ate porque todos nos sabemos que estes “gajos” nao dao uma minima para nos!)
    Ao ver o Levy Nazare a fazer estes espetaculos psiquiatricos fico com a nitida sensacao de que quanto mais caricato for a sena o Patrice lhe dobra a esmola!
    Ah! quase ia me esquecendo – Camarada Mario Bandeira, tu enquanto Psicologo e incansavel apreciador do comportamento humano o que tens a dizer sobre a cena!- bastante triste nhe! pois o Levy tornou-se vitima da obseccao pelo poder e isto so e o comeco,claro que deves entender isto melhor do que eu, e gostaria que nos brinda-ses com um artigo a nos explicar a transe do Levy!

  19. Ai meu STP

    27 de Junho de 2014 as 16:53

    uhummmm, uhuummmm, ainda vamos ter nossas crianças a comer capim ou folhas no mato sem educação e/ou sem a presença dos parentes.

  20. Abrão Fernades Fonseca

    27 de Junho de 2014 as 17:19

    Desculpem-me escrever neste espaço, pela primeira vez. Eu não costumo escrever aqui sobre os assuntos do país. Mas agora eu não posso ficar calado perante uma coisa desta. Por favor, ninguém pode impedir este senhor Levy Nazaré de entrar na Assembleia Nacional? Isto já está a ficar uma grande irresponsabilidade, uma grande vergonha para todos nós como Sãotomenses, as atitudes básbaras e agressivas deste senhor. Isto não pode continuar assim , minha gente. Qualquer dia, se as coisas continuarem neste ritmo este senhor ainda vai matar alguém ou fazer uma coisa ainda mais complicada. Não existem leis que impedem pessoas com este perfil para não puderem entrarem na Assembleia? É inadmissível uma coisa desta. Eu nunca vi uma coisa desta cá em S.Tomé. Onde vamos parar com estas atitudes tão agressivas, com crianças e jovens a verem este espetáculo na televisão e a quererem reproduzir a mesma coisa? Como nacional deste país eu estou muito envergonhado com tudo isto.

  21. Madalena

    27 de Junho de 2014 as 18:24

    Estão a procura de bode expiatório pra não marcar Eleição! Levy Nazaré não pode entrar no jogo deles.

    • mandja

      28 de Junho de 2014 as 3:20

      Você é amante deste FURIOSISSIMO individuo? É tudo que comenta? Está ao corrente da conduta dele junto da assembléia, onde ele insulta e desafia o pm Gabriel à porrada…será que ele poderá ter um posto de responsabilidade? Duvido!

  22. Mé Zemé

    27 de Junho de 2014 as 18:48

    Logo vi que essa sessão parlamentar seria para perder o tempo, pois não se vai tirar nada de proveitoso nisso, até mesmo o tela non não nos consegue passar nada de importante que tenha passado nesta sessão, a não ser mais confusões e trapalhadas. Até quando meu Povo?

  23. cuidado com os nervos

    27 de Junho de 2014 as 18:53

    É lamentável a situação política de STP. Senhor Levy! cuidado com os nervos, pois os danos físicos e mentais começam geralmente com esses sobressaltos, esta fúria, delírio e falta de educação.
    cuide da sua saúde, procure não se alterar, saiba ouvir, escutar, analisar antes de exteriorizar os seus sentimentos.
    se pretendes ajudar no desenvolvimento destas duas Ilhas com cerca de 200 mil habitantes, procure ter a empatia e fazer a reflexão de tudo antes de atuar.

  24. cadro

    27 de Junho de 2014 as 19:53

    iné guen di ADI na mêc cêb di téla fa iné mêc cêb di sun Patrice cu iné tan tan

  25. Eugenio Costa

    27 de Junho de 2014 as 20:33

    Triste,vergonhoso,inqualificavel,
    Sem explicacao plauzivel,mas
    Fazer o que?
    Que sera do nosso filho?
    Iventualmente se o pais perdeu
    Esses valores fundamentais e
    Preciso reconsederar-mos a nos-
    sa posicao enquanto estado de
    Direito.
    Uma vez esse senhor dava uma
    Entrivista e ele dizia”sito”
    Sou advogado de profissao
    Ao ver essa barbaridade disse
    Logo este senhor so pode ter
    Passado pela faculdade fazendo
    Uma formacao pra ser BURRO
    Porque se num debate na casa
    Onde funciona represententes do
    Povo pessoas portam ou comportam
    Como se fosse canibais e se fosse ao ar livre?
    DEPUTADOS DA NACAO francamente
    Por isso que costumo a dizer
    Essas eleicoes sao muito impor-
    Tantes pra o futuro desse povo.
    Usem cabeca nais que o coracao
    Coloquem o pais em primeiro
    Lugar em detrimento desses homens
    Que estao em brigas futeis
    Com tanta miseria pra resolver
    Homens sem escrupulos sem qua-
    Lidades humana.
    Equanto santomense e minha
    Contribuicao mon na ca laga
    Macaco ni madera doco ve fa.

  26. Nos de ADI

    27 de Junho de 2014 as 21:53

    Levy Nazaré nosso futuro primeiro ministro.

    • mandja

      28 de Junho de 2014 as 2:59

      Você está louco? Ele o N. Lévy, nunca será o pm…aliás, com o passar do tempo, ele não vai se entender com o lider P.Trovoada..Um ser violento, que quer sempre ter razão, que perde o tino quando nao se está de acordo com ele , chama-se Hitler…é o vosso N.Lévy do ADI…com ele é certo que leva STP à perda. Tomem a consciência de quem é este perigoso personagem. O Gabriel tem um apoio incondicional dos CPLP.

  27. sa kua non me

    27 de Junho de 2014 as 22:14

    ADI, ADI, ADI! Quem te viu e quem te ve!!!
    Si houvesses pessoas a fazerem a gestao do partido e da sua estrategia politica, o Levy ja deveria ter saido da cena. Este senhor esta matando o nosso partido. Que pacto temos com ele? Ele precisa entrar na gaveta por uns tempos. Ja temos provas suficientes que cada vez que da a cara quebra a cara do partido. Pensem nisso, por favor! Ja nao suporto mais tanta loucura.

  28. mandja

    28 de Junho de 2014 as 2:45

    De facto é verdade. O tal mal educado e insolento Nazaré Lévy, tem sorte que se trata de STP, um pais calmo, que não teve a luta armada…voce citou Angola,eu diria que na Guiné Bissau já o teriam tratado como ele merece e acredita-me que nunca voltaria a faltar respeito à ninguém, muito menos ao pm..aliás em qualquer país do mundo, ele teria sido severamente penalisada tirando-lhe todo o direito de exercer uma profissão pública. E São estes parades do ADI, incontrolaveis, sem postura, violentos à brava…São eles que pretendem governar STP um dia? Loucos serão aqueles que votarão por eles. Quando vejo à cara do brutumas Lévy Nazaré parece que estou a ver um “ziffeur”, quer dizer um porco, ele tem à carona, o nariz parecido com a do PORCO animal, embora ele reaja mais em animal selvagem, pelo comportamento dele. Ele que se cuide…há misterios, e o lado invisivel da Africa life-lhe surpreender. Há forças misticas incontrolaveis como ele…mas ele poderá lutar contra. ATENÇÃO!!!

  29. mandja

    28 de Junho de 2014 as 3:08

    Lévy, TENHO vontade de lhe cruzar para trocarmos uns golpes de boxe, que lhe fazem falta…os socos na sua fusse de porquinho alentejano pretinho….como se diz na Guiné “onde nos encontrarmos não vai nascer erva, pois TENHO uma vontade louca de “pugila-Lo”, de lhe dar um valente bolo. Sou um grande camarada do Gabriel Costa, quando lhe provocam fico furiosissimo. Cuidado!

  30. Dos santos

    28 de Junho de 2014 as 7:27

    Isso não tem outro nome é uma grande palhaçada se um deputado não é educado e não tem civismo ele tem que ser expulço

    • antoni@hotmail.com

      30 de Junho de 2014 as 10:12

      que a verdade seja dita o mais malcriado de todos é o Gabriel Costa…meu Deus esse PM é um grande ditador..e nse esqueçam k o deputado bidão tbm ja k lutar no parlamento…

  31. cobrapreta

    28 de Junho de 2014 as 8:54

    Como membro do conselho nacional do partido ADI, vou apresentar o meu afastamento na próxima semana. Estou muito envergonhado com tudo o que se está a passar no meu partido. as decisões são tomadas pelos senhores Levi Nazaré, Idalécio, Afonso Varela, Stock, Elisio Teixeira e Agostinho Fernandes. Muita gente só vai bater palmas. Já ouvi falar em guerra várias vezes. tenho a certeza que o Patrice já mandou fazer acções de subversão se as eleições não forem marcadas até o próximo dia 5 de Julho. Peço aos jovens para não participarem em nenhuma manifestação porque poderá haver morte! Sei do que estou a falar!

  32. Rodrigo Cassandra

    28 de Junho de 2014 as 9:12

    A única pessoa que esta naquela bancada por quem eu me revejo é o Deputado Arlindo Ramos a quem eu peço encarecidamente para fazer uma das duas coisas. ou sai desta palhaçada e pouca vergonha ou põe ordem naquilo que estes garotos estão a fazer com ADI do Diogo calado como é eu não espero nada, não podemos continuar nisso não sei o que esta a passar na cabeça do Levy é uma pena toda esta pouca vergonha…….. Abraços txau

  33. jonas

    28 de Junho de 2014 as 9:17

    Senhor ou senhora Sa Kua Non Me, acertaste o ADI de Hoje nao é o ADI de ontem, O ADI cresceu e esta crescendo cada Dia que passa.
    o DEputados do ADI nao se vendem por 4.000 dolares como no tempo de Nelito do Principe, heroides Rompão o Cordenador de programa de paludismo.
    Para Vos dizer a Verdade, Com esses gajos da Troika é assim temos que agir, se não eles nos comem crú.
    mas agora sente que a nossa carne esta mesmo amarga, nao vão nós engoli.
    Levy agi com prodencia.
    Força levy, Estamos contigo, Demostra que temos o sague jovem nas nossas veia.
    Viva ADI
    Viva Dr. Patrice Trovoada.

    • Patriota

      1 de Julho de 2014 as 0:26

      Jonas,
      Os portugueses têm razão quando dizem que Há gostos pra tudo.
      Sem vergonha!
      Dizem que cada doido tem sua pancada. Mas eu estou a ver que você e o Levy têm a mesma pancada.
      Que Deus vos perdoe.
      Txau!

  34. Muito Chateado com Tudo Isto

    28 de Junho de 2014 as 12:12

    Juro que fiquei de boca aberta a ver esta cena triste deste senhor deputado do ADI, Levy Nazaré. Nossa Senhora de Fátima, eu juro que nunca vi nada assim na minha vida. Como é possível este senhor ser deputado da nação, minha gente? Façam alguma coisa pelo país, por favor. Este é o partido que diz defender o povo? Isto é o partido que quer defender o povo da dita tróika? Isto é o partido que quer defender o povo da opressão e da ditadura da tróika? Isto é o partido que quer defender o povo da corrupção? Por favor, não me enganem mais. Como é que eu posso acreditar em vocês? Vocês dizem uma coisa e fazem outra completamente diferente. Isto foi mau de mais para qualquer pessoa ficar indeferente. Muito triste mesmo. Estou chocado, muito chocado com este espetáculo deste deputado do ADI. Isto não é política. Isto é barbaridade. Nenhuma Assembleia do mundo pode ter um espétaculo tão vergonhoso e triste. Que moral tem este senhor para julgar os outros partidos políticos e comportamentos de outros líderes? Como é que eu posso acreditar na bondade da vossa crítica ao tribunal penal internacional? Quem é afinal o lobo? Quem é afinal o ditador? Quem é afinal o vilão? Quem é afinal o agredido e perseguido? Sinceramente que eu estou chocado e triste. Compreendo agora aquilo que muita gente andou a dizer que esta queixa ao tribunal penal internacional, ao Papa, etc., é um expediente para esconder as vossas fragilidades políticas. Mas em qualquer país tem de haver respeito, civilidade, humildade, cumprimento de regras e não estupidez e barbaridade. Quem quiser lutar e transformar a política e Assembleia Nacional num ringue deveria escolher outra profissão. Eu é que não posso admitir que os meus filhos ficam a assistir este espetáculo tão degradante na televisão dado por aqueles que se dizem defensores dos interesses do povo. Sinceramente que estas pessoas, com este comportamento, não estão a defender os meus interesses nem os interesses das nossas crianças e jovens.
    Estou muito chocado com tudo isto.

  35. fia luxnga

    28 de Junho de 2014 as 15:28

    Sei que estamos na democracia e todos possui direito de opinar, mas, acho de uma forma respeitosa sem ofender ningém, por outro lado vi diversos comentários a criticar o comportamento do Levy, mas acho que erro não foi somente dele,isto porque Presidente da Assembleia é moderador do debate logo acho que não pode manter dialgo com os deputados a não ser dá-lhes ordem para começara falar e comunica-lhes fim do tempo. Sendo que tinha questão a colocar seria responsável d bancada que ele pertence é eu deveria coloca a questão, (logo aqui viola a lei e parece um ditador) Por outro lado a pequena parte que RDP África pude Passar ouve-se o primeiro Ministro a gritar a parecer quem esta no mato na tenda de vinho, quando vinho de palma esta na cabeça, por outro lado é Levy e resto da bancada a gritar como que esta assitir a puita, analisando este acontecimento nenhum deveria estar onde estão porque toos cometeram erros infantis ainda mas o senhor Primeiro Ministro vem fazer uma revelação ” Na qual não se marcaram a data das eleições por estarem a tentar instaurar processo contra membro do ADI) isto implica que estão a violar a constituição democrática, logo estão a cometer grande erro ou seja dada alguns indivíduos tudo estã parado. Vamos ver que não consigam provar nada. Como será país futuramente. Logo s vê que há que apenas quer esta no poder mesmo quando não se faz nada e ilegalmente, querem estar a todo custo, é uma brincadeira somente mesmo em STP. Que tristeza dos governantes temos. Pobre no Espírito, mentirosos, falta da ética humana e profissional. Até um dia

  36. Pão com Chouriço

    28 de Junho de 2014 as 16:25

    Este senhor Levy Nazaré, com este comportamento tão indigno e vergonhoso deveria ser automaticamente preso. Isto é uma grande vergonha para o país. Não acreditei naquilo que vi com os meus próprios olhos. Isto é demais. Porquê que não prendem automaticamente este senhor? Isto já ultrapassou todos os limites do razoável. Lindo exemplo que este senhor está a dar aos jovens deste país. Prendam-no imediatamente, por favor.

  37. Fitchim de flôgo

    28 de Junho de 2014 as 19:21

    Sou do ADI mas esse comportamento não é meu, portanto; estou fora! Não posso ser da equipa dos mal-educados.

  38. Eusebio Neto

    28 de Junho de 2014 as 22:04

    Levy Nazaré, Levy Nazaré e Levy Nazaré, seriamente falando, e com esse tipo de comportamento, na casa da democracia que você espera chegar ao poder para dirigir um povo? Não ha desculpas pois, não existem razoes para tanta vergonha! Meus senhores, por favor tenham um pouco de compostura e “ensinem’nos” como respeitar os outros para que nos respeitemos a nos mesmos. A politica não e guerra, não e pugilismo e não e actividade de animais selvagens. O comportamento sujo do sr. Secretario Geral foi na verdade uma perseguição ao bom nome do povo santomense, um atentado a nação santomense um massacre a paciência do homem santomense. E merecia ser alvo de julgamento do TPI,da Justiça, das organizações anti-droga e talvez ate de especialistas em psiquiatria. Que democracia e essa do Levy? Que espetáculo!? Num pais serio, uma pessoa com tanta desorganização mental jamais poderá dirigir um pais!

  39. Barão de Água Izé

    29 de Junho de 2014 as 9:05

    O comportamento do deputado Levy demonstra o risco da ADI vier a ter maioria absoluta. E há grande probabilidade de isso acontecer. Não se goste da ADI, mas é o único que está a fazer politica, goste-se ou não do estilo e tácticas utilizadas. P. Trovoada tem por objectivo o Presidencialismo e STP pode correr o risco de ter três práticas revanchistas: Saldar contas com o que aconteceu ao seu pai, versus Pinto da Costa;
    saldar contas com quem apoiou a sua destituição;saldar contas com todos os partidos que não apoiarem a revisão constitucional segundo versão ADI.

  40. Jacinto Cabral

    29 de Junho de 2014 as 10:12

    Obrigado ADI – esses ditadores têm de ir para cadeia em Guantanamo abusaram e mataram santomeses . em 1991 PCD lhes deu uma surra e nos ensinou a lhes combater assim com pancadaria . Alcino é um Nato ditador abre os olhos com eles ADI estamos com voces .

    Alcino é presidente da Assembleia e quer ser juiz em causa propria, se ele quer entrar no debate deve ir a bancada , mas como não quer largar a cadeira de Presidente ???? quer abusar dos deputados .

    Ao Gabriel – se fosse em angola SR teria uma surra malcriado “mandar calar um deputado” isto é mesmo ditadura.

  41. Aristides Torres

    29 de Junho de 2014 as 11:01

    Na minha nobre e singela opinião, não há muito que analizar ou criticar o Levy nazaré. O necesário e urgente é levarem-no para psiquiatria a fim de ser tratado. Esta claro que ele parece de perturbações psiquicas sérias. Ao menos que oos seus familiares e pessoas que lhe são mais proximas não lhe queiram fazer entender isso..
    É que ele próprio não dá conta que está doente com perturbações, portanto terá que ser alguém a lhe alertar, mas mais do que isso, agir para ajudálo a ser tratado antes que seja tarde demais.
    Meus senhores, sejamos solidários para mais tarde não virmos a ter o nosso jovem rapaz pululando pelas ruas da cidade sem calças e sem cuecas.
    Ajudem-Lhe enquanto é tempo, porque admite-se mesmo que o chefe dele é um “expert” em fazer contratos com os homens do outro lado oferencendo cerebros de pessoas sãs.

  42. Carlos

    29 de Junho de 2014 as 11:40

    Este espetáculo que eu vi não é uma coisa normal. Este rapaz chamado Levy Nazaré ou está muito alterado com uma grande perturbação psicológica e, sendo assim é um inimputável, não podendo exercer cargos desta natureza ou pelo contrário, sabe perfeitamene aquilo que está a fazer e deve ser automaticamente preso apesar da imunidade parlamentar para que coisas mais graves não aconteçam nesta Assembleia e no país. É que isto já está a ficar muito grave e complicado.

  43. Olivio da Trindade

    29 de Junho de 2014 as 18:47

    Esse deputado devia estar numa jaula com os macacos ,muito burro.

  44. Butauê

    30 de Junho de 2014 as 1:16

    Seguranças para retirarem deputado a força de uma sala parlamentar…?Que tipo de parlamento é esse??
    Deputado que desconhece onde termina a sua liberdade e começa liberdade dos outros…
    Que país poderá ser esse? Até parece uma república das bananas…Que vergonha!!

    • Gamela Grande

      30 de Junho de 2014 as 10:24

      Eu concordo plenamente senhor Butauê, caso contrário neste senhor arruaceiro matava outros deputados incluindo o senhor primeiro-ministro. Onde já se viu uma coisa desta. Só pelo facto dele ser deputado com imunidade parlamentar ele pode matar outros deputados e o senhor primeiro-ministro? Onde chegamos com tanta tolerância?! Ou o senhor prefereria que ele cometesse estes crimes para depois se retirado da Assembleia Nacional? O senhor não viu o estado de alteração psicológica do Levy Nazaré que mais parecia estar possuído pelo demónio? Acha que a Assembleia Nacional deve ter no seu seio malucos prontos a matar outras pessoas?

  45. jonas

    30 de Junho de 2014 as 11:59

    cada luta com a arma que tem.
    marca as eleições tudo isso há de acabar.

  46. Rui Barros

    30 de Junho de 2014 as 13:56

    sempre o filho que não recebe a educação dos pais e igual a menino como Levy Nanzere porque ele tem uma educação que e muito péssimo viveu na rua,

  47. APOLO/2010

    30 de Junho de 2014 as 15:09

    Muita calma nesta hora!

    Não é com esta falta de educação é que vamos chegar longe. É repudiável esta conduta do sr. Levi. os agentes políticos devem dar exemplo. Serenidade, diálogo e outras qualidades devem estar na matriz do comportamento dos nossos deputados. Muito embora o PM não ter pronunciado bem não significa tanta atitude selvática por parte do sr. Levi. Insultou o PM, ao insultar o PM está a insultar toda uma nação. Nós os santomenses não admitimos isto. É preciso contenção por parte deste senhor Levi, parece que insulta toda gente. Será que ele é o único que sabe fazer política neste país?

    Viva STP! Um bem haja!

  48. Aurélio

    30 de Junho de 2014 as 18:39

    A única coisa que eu digo é: prendam esta rapaz o mais rapidamente possívle porque ele vai fazer mais estragos. Ele é perigoso por aquilo que tem dito e que tem feito. Em condições normais este rapaz nunca mais deveria concorrer para nenhum cargo político. Eu já estou farto das brincadeiras deste senhor que pode ter consequências graves no futuro. É inconcebível aturar uam coisa desta que se vai repetindo no país por uma pessoa que, ou está muito doente ou é um grande irresponsável. Prendam-no, por favor.

  49. Teresa

    1 de Julho de 2014 as 2:39

    O que me custa acreditar é que há ainda gente, especialmente no fórum telanon no facebook que não conseguem julgar, nem admitir o erro que este moço cometeu, que foi estúpido, arrogante, malcriado, indisciplinado, sem geito o seu comportamento. Na sexta, sábado estavam todos caladinhos, ninguém disse nada, silencio total e de repente estão com forças. Reuniram-se e decidiram onde pegar, como o facto de não se ter marcado ainda a eleição? Só pensam nisso, eleição para cima, eleição para baixo, eleição para lado, ninguém pensa sequer no desenvolvimento do país. Só querem ganhar, poder, ganhar e ganhar, choramingar que o outro não é governo legitimo… gente já vêm a tocar o mesmo disco a um ano e tal, busquem outro. O outro levou documentos do país, em outro lugar ele já estaria na cadeia. Ele assenta-se no seu quartinho desde longe a comer e beber a francesa, com o rabo entre as pernas e não vem defender a sua causa, o seu povo que tanto ama? Que raio de líder é esse? Sim, só vou se me assegurarem as condições de ganhar a eleição, senão não ponho aí os pés e vocês não terão dinheiro. Eu também quero ser um líder. Estúpidos, estúpidos. Cresçam e apareçam.

  50. Felisberto Bandeira

    1 de Julho de 2014 as 11:41

    Estimados Irmãos Nacional e Internacional STP e Democrático ou não ?,
    ao meu ver STP Tem Democracia sim,E liberdade de expressão a mais ou seja libertinagem
    Se fosse um Pais da Ditadura seria possível Levy ter esta atitude ?
    povo de STP abra os olhos com esses indivíduos de ADI, pelos seus atos conheceremos quem são eles, ,Em S.Tome e Príncipe existe Democracia, livre circulação de pessoas e bens, e liberdade de expressão.

  51. CUÁ S'CÁ BI

    1 de Julho de 2014 as 11:49

    ADI ganhou o debate, doa a quem doer!!! Doa a quem doer!! O povo gostou, porque o povo gosta quando o ADI ataca esses inimigos do povo. O povo os conhece a todos!! Só que o povo não dá a sua opinião aqui neste espaço, porque o verdadeiro povo e que é a esmagadora maioria e é aquele que sofre na pele, não precisa opinar aqui. O povo está a espera de forma serena que abram o mais urgentemente possível o seu espaço(urma) para lá sim, mandar! O tempo dirá!

  52. IMPARCIALIDADE

    1 de Julho de 2014 as 14:48

    “Levy sai mais uma vez fora de si”. Mas que imparcialidade!! Mas por que razão não há outro artigo a dizer : ” Gabriel Costa sai mais uma vez fora de si” ? Mesmo aqui vê-se o rumo que o país está a tomar! E o senhor Gabriel Costa saiu fora de quê?? Estamos onde?
    Na política não é o que meia dúzia de indivíduos diz cá é que faz ganhar as eleições. Quem basear neste espaço para fazer sondagem, cairá no maior dos equívocos que nunca na sua vida pudesse imaginar, sobretudo num país como o nosso!

  53. Marufa

    1 de Julho de 2014 as 16:13

    Não me interessa nada aquilo que o povo pensa, meu caro amigo. Eu já estou farto de todos os partidos políticos deste país. Nenhum só escapa. O que me envergonha, contudo, como nacional deste país, é a vergonha que este senhor nos fez na Assembleia Nacional. Não me interessa nada que ganhem as eleições ou rasto ou parta. Mas como cidadão estou chocado, envergonhado, triste com este espetáculo. Este senhor não tem condições para ser deputado nem tão pouco ocupar mais nehum cargo político neste país. Isto foi demais. Nunca pensei ver uma coisa daquela. Ele que nem pense em aproximar-se de mim para pedir votos.
    Tenho dito.

  54. Gente Daqui Mesmo

    1 de Julho de 2014 as 22:08

    Este rapaz chamado Levy Nazaré já foi preso, minha gente? Estão a espera de quê para prendê-lo?

  55. souba

    2 de Julho de 2014 as 16:54

    Este senhor fez o seu dèçimo segundo ano è formado,e com os seus relativos diplomas.Mais eu vos digo meus caros amigos que ele ainda tem quarta classe de PALERMA.

  56. Fuba Cu Biçu

    2 de Julho de 2014 as 17:07

    A 12 de Julho vai fazer 39 anos da Independência ainda não é tempo dos que tomaram de mão beijada o destino do País entregarem o poder aos mais jovens e deixar de fomentar todas estas confusões. Ja deram provas sobejas de incapacidades e não só, não vale a pena acusar ninguém de desvio da coisa pública. Toda gente tem rasto. Deixem destas confusões. Em STP quase toda gente tem gleba sem falar de propriedades adquiridas a sorte. Vai cuidar delas, também ajuda fisicamente aliviar o stress, em vez de estar nesta puita toda. Qualquer dia vão convidar os homens de Ótótó para fazerem do parlamento sala de S. Dominos.

  57. pascoal de carvalho

    2 de Julho de 2014 as 18:33

    penso ser de urgente importância e conveniência começarmos a ter melhorias comportamentais e de linguagem sobretudo ao nível institucional, uma vez que do povo já ninguém presta devida atenção.

  58. Tina t

    3 de Julho de 2014 as 16:45

    Pelo visto o debate parlamentar era mesmo para medir forças,pelo que alguns amantes do ADI na pessoa do Patrice Trovoada dizem por aí “ADI ganhou o debate”, ganhou coisa nenhuma, o parlamento não é para lutar com os braços, mas sim discutir ideias-algo que o homem que estudou direito “Levy” não sabe.Pelo amor de Deus ADIsta larguem de ser infantis e caiam na real, aprendam com o grande primeiro-ministro que nós temos, como é que se governa, e como se deve comportar socialmente. xau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo