Depois de Angola, a Guiné Equatorial acabou por ser o segundo destino oficial do Primeiro ministro de São Tomé e Príncipe.
Pescas, parceria empresarial, fazem parte das prioridades da conversa que Patrice Trovoada vai ter com as autoridades da Guiné Equatorial.
O Chefe do Governo são-tomense, leva uma novidade para suscitar cooperação com o país vizinho que entrou na família da CPLP. Trata-se das telecomunicações.
Patrice quer ligar São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial, através do cabo submarino de fibra óptica. «A guiné equatorial tem uma parte do seu território ao sul da ilha de São Tomé, e pensamos que podemos juntar esforços e estabelecer a ligação do cabo submarino entre Ano Bom-São Tomé, aproveitando assim para fazer a ligação do cabo submarino entre São Tomé e a ilha do Príncipe», afirmou.
No plano de Patrice Trovoada, a ligação pelo cabo submarino deve seguir da ilha do Príncipe para Malabo, e de Malabo para o território continental da Guiné Equatorial, Bata.
O Primeiro-ministro, disse acreditar que o projecto pode ser realizado a curto prazo.
Os caminhos da cooperação não “Mudam”. Nos últimos anos Luanda e Malabo, são as primeiras capitais que os chefes dos sucessivos governos escalam, para pedir ajuda e cooperação.
Abel Veiga
joão
21 de Fevereiro de 2015 at 11:22
Esse gajo não fica nem uma semana em S.Tomé! Vai ser sempre assim? De onde sai todo esse dinheiro?
luisó
21 de Fevereiro de 2015 at 17:22
15 fora do país com a desculpa da reunião em Paris que afinal só durou 2 dias, o resto em Lisboa.
Estava em stp há 2 dias saiu logo para a reunião sobre o terrorismo e agora já está a caminha da guiné equato.
Credo.
santomé
23 de Fevereiro de 2015 at 8:21
E o povo é que paga. STP não tem condições para patrocinar as viagens de luxo do senhor dente betu, credo homem, parece bolo de noiva,gosta muito de apresentar.
Seabra
25 de Fevereiro de 2015 at 12:56
Senhor pm, Patrice Trovoada, qual é o seu projeto para STP,quando fala nesta cooperacao com a Guiné Équatorial? Que ganha STP, neste negócio?
Espero que o destino do beneficio desta cooperação,vá directamente para o país ….e não numa conta exterior algures, como tem sido…bens pessoais, vivendas em cascais, grandes apartamentos em Paris, carros de luxo, conta recheada, ás custas dr STP.
Gente…abra OLHINHOS!
Mlstp
25 de Fevereiro de 2015 at 13:57
Deixa o homem trabalhar vcs também fiizerao alguma coisa para Stp?
Seabra
25 de Fevereiro de 2015 at 20:46
MCADI e não Mlstp, sem dúvida que você recebe uns TROCADOS para opor aos comentarios coerentes e sólidos sobre a denúncia da situação política mediocre, da direção corrupto daqueles que VOLTARAM à governar, devido aos indivíduos como você Mlstp. Toda esta cambada do Patrice Trovoada, Afonso Varela, Lévy Nazaré e Cia já tiveram no PODER e já mostraram do q São INCAPAZES….para além de se ocuparem de encherem as ALGIBEIRAS. É tudo…. e TODOS sabem e conhecem esta VERDADE.
É pena que à maioria recusa esta realidade…