Destaques

Governo acolhe proposta petrolífera de Obiang

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada que se reuniu com o Presidente da Guiné Equatorial n manhã de segunda – feira, anunciou que o seu executivo vai começar a criar as condições para que seja explorado o bloco de petróleo localizado na fronteira marítima com a Guiné Equatorial.

Patrice Trovoada, indicou que a agência nacional de petróleo de São Tomé e Príncipe e a congénere equato-guiniense deverão começar a preparar a estrutura da empresa conjunta para gestão do poço de petróleo anunciado por Tedoro Obiang Mbasogo. «Para que se possa dar passos muitos concretos. Vamos preparar os dossiers, a agência nacional de petróleo vai trabalhar, a parte guineense vai trabalhar e depois veremos os contornos dessa estrutura a ser criada. Mas estamos convencidos que tal como na Guiné Equatorial terá que haver petróleo também em STP », assegurou o Primeiro-ministro. .

O Chefe do Governo indicou o mês de Dezembro próximo como período em que os dois países deverão se reunir no território equato-guiniense para passarem a prática um conjunto de acordos bilaterais já assinados. «Ficamos de nos encontrar nos primeiros dias de Dezembro, e vermos todos os aspectos nomeadamente o Turismo, a pesca, os transportes, a exploração conjunta petrolífera e outros domínios que achamos ser de interesse mútuo», declarou Patrice Trovoada.

Autoridades são-tomenses privilegiam a Cooperação sul – sul e uma efectiva integração de São Tomé e Príncipe no processo de desenvolvimento da região do Golfo da Guiné.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Manuel Vera Cruz ceita da Costa

    20 de Outubro de 2015 at 6:47

    Não acredito que este governo vai aproveitar esta oportunidade dada pelo presidente da Guiné Equatorial. Tudo que tem haver com iniciativas vindas do Pinto da Costa este Sr. Patrice Trovoada tem bloqueado. Tudo que foi feito pelo governo de Gabriel Costa este governo caprichosamente tem deixado cair e bloqueado. Vejamos:
    1- Aonde está o hospital de referência que foi negociado com o governo Taiwanês quando foi da visita do presidente deste país?
    2- Aonde está novo liceu prometido pelo governo taiwanês?
    Com um primeiro ministro vigarista, rancoroso e maldoso como Patrice Trovoada, STP não vai longe. Este PT disse aos seus amigos que enquanto ele estiver no poder tudo que tem a ver com Pinto Costa nada vançará.

  2. Batepá

    20 de Outubro de 2015 at 12:12

    Fico feliz pelo acolhimento. Afinal de contas, no nosso contexto por mais que o órgão Presidente faça, a implementação passa pelo Governo (poder executivo).
    Contudo, é preciso assegurar-se a permanente sintonia entre estes dois órgãos, particularmente no concernente às relações económicas com os países onde o sistema de governação é Presidencial ou “semi-presidencial de pendor presidencial”.
    Com efeito, a realização da Comissão Mista embora sendo o braço operacional para a materialização desse importante projecto, o percorrer das diversas etapas que separam a mesma da implementação dos vários projectos, passa pela permanente articulação entre os Presidentes dos dois países.. De outra forma não funcionará, basta ver o exemplo de Angola, mesmo da Guiné Equatorial no passado.
    Para terminar, desejo que a componente gestão dos recursos financeiros provenientes da exploração conjunta do famoso Bloco seja no cabal respeito da Nossa Lei Quadro das Receitas Petrolíferas.
    Um passo após o outro, se na direcção certa, o sucesso nos perseguirá.
    Viva São Tomé e Príncipe
    Batepá

  3. Salamon

    22 de Outubro de 2015 at 10:20

    Haver vamos se o Sr. Patrice Trovoada desta vez não ira bloquear esta iniciativa presidencial tão importante para STP pois somos um País que precisa de dinheiro embora neste momento, para mim STP tem já muito Dinheiro pois foi Perdoado a Dívida do Barcos Chamados de “PORTO FLUTUANTE” no valor de 500.000USD.
    Mas também como o PT quer tirar proveitos financeiros próprios nisto, então ele vai fazer avançar este projecto..
    “VER PRA CRER”
    DEIXEMOS DE ÓDIO, RANCOR E VINGANÇA pois somos a outra geração e não devemos transportar os ódios dos nossos Pais.
    VIVA STP

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top