Destaques

Patrice já avançou com proposta para exoneração do Ministro Raposo

A imprensa estatal deu conta na noite de sexta – feira que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada entregou ao Presidente da República Manuel Pinto da Costa, uma proposta para a exoneração do Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos Roberto Raposo.

Segundo a imprensa estatal o Primeiro-ministro anunciou que após a publicação do decreto presidencial que exonera Roberto Raposo, a pasta da justiça e dos direitos humanos será assegurada por um dos ministros do décimo sexto governo constitucional, até que seja nomeado e empossado o novo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Note-se que o Ministro Roberto Raposo, decidiu colocar o seu cargo a disposição do Primeiro-ministro e Chefe do Governo, após a publicação das suas declarações proferidas numa auscultação da primeira comissão especializada da Assembleia Nacional. Declarações consideradas como sendo muito duras contra os juízes e os tribunais são-tomenses.

Abel Veiga

20 Comments

20 Comments

  1. Ronaldo

    5 de Fevereiro de 2016 at 20:51

    Assim sendo comeco a minha campanha contra o Patrice trovoada e o ADI…E levarei mtos comigo.

  2. "Nós por cá e a nossa maneira "

    5 de Fevereiro de 2016 at 22:15

    ……pois foi a melhor solução por assim o senhor teria um problemão sério com a justiça….boa sorte enjoe Roberto Raposa e espero que consiga resolver no problema da justiça na justiça poro o senhor Brás parte dela..

  3. Morcego

    5 de Fevereiro de 2016 at 23:12

    E agora dr Roberto Rapso: arranjou um 31 ou tudo planeado para concorrer depois a presidência?

    Porque senão vai ter que regressar a Portugal cuidar do betão…

  4. Manuel dos Santos

    6 de Fevereiro de 2016 at 7:40

    Credo! até para fazer remodelação do governo o partido ADI procura uma maneira para enganar ao povo, criando tanta confusão com outros órgãos de soberania, partidos da oposição, para esconder o seu próprio problema, divisões internas, e sua incapacidade de converter São Tomé e Príncipe em Dubai de África como prometera na campanha eleitoral.

  5. romario

    6 de Fevereiro de 2016 at 7:58

    Meus caros jornalistas agora voces que poem a pau, o corrupto do Patricio vai vos cacar a todos (aqueles que nao estiverm com ele).
    O partido ADI esta perdendo terreno, pena e que nao temos oposicao. Espero que apareca alguem pacaz, um lider de bom corracao para tirar stp nas maos desse ditador.

  6. ronaldo

    6 de Fevereiro de 2016 at 8:11

    Sr. Morcego O Sr.Roberto vai cuidar da sua mulher( mulher do morcego) que esta em Portugal…

  7. Beto Figueiredo

    7 de Fevereiro de 2016 at 8:58

    Bom dia povo de são Tome e Príncipe. Foi bastante difícil acatar a decisão do Governo em exonerar o Roberto Raposo. O Roberto tem feito bom trabalho. Alias, bom Ministro é aquele que mete a mão na massa conforme ele tem feito.
    ʺFaz-se um buraco com água e lama mete la um porco e uma ovelha, o porco vai ficar muito feliz porque esta em casa, mas a ovelha vai estar a chorar porque la não e a casa delaʺ. O Patrice conhece a pessoa que é o Roberto e saberá colocar-lhe no sítio certo.
    Não é pouca importância para o Patrice trovoada a escolha de outro Ministro o qual pode ser bom ou não, segundo a prudência daquele. Quando um Ministro pensar em si do que em São Tome e Príncipe, e que em todas as acções procura o seu interesse próprio, vocês podem concluir que este jamais será um bom partido e nele nunca poderá confiar.
    Roberto, receba o meu abraço e a parabéns pelo serviço prestado ao São tome e Príncipe, não apenas como Ministro de Justiça e Direitos Humanos, mas também nos dedicados aos cargos que exerceu. Beto Figueiredo.

    • ani graca

      9 de Fevereiro de 2016 at 14:39

      Pois e, tens razao, o senhor Roberto Raposo e muito trabalhador e tb muito dedicado, nao havera pessoa igual para o substituir, que Deus o abencoe

  8. rambo

    7 de Fevereiro de 2016 at 17:00

    O Sr.Patrice perdeu o Homem mais popular do Governo…ADI em queda livre..heeeee

  9. Rambo

    7 de Fevereiro de 2016 at 17:03

    Isso ta Bonito o ADI ta a ficar fraco…penaliza os verdadeiros, os puros…forca Doutor raposo

  10. arelitex

    8 de Fevereiro de 2016 at 8:51

    senhor Roberto Raposo, fique a saber que um grande homem ve-se nas suas actitudes. parabens pela coragem das suas afirmacoes. demonstrou que so com a verdade em cima da mesa para calar de vez os surpreendidos e os ignorantes. so assim o nosso pais pode mudar. pena tenho que o Patrice Trovoada nao acompanha-se a sua coragem. todos sabemos da grande incompetencia da justica deste pais.

    • ani graca

      9 de Fevereiro de 2016 at 14:49

      Pois e, tens razao, o senhor Roberto Raposo e muito trabalhador e tb muito dedicado, nao havera pessoa igual para o substituir, que Deus o abencoe

  11. Jurupiga

    8 de Fevereiro de 2016 at 9:59

    Pelos comentarios de muitos leitores do Telanon em relacao a este artigo Dr Roberto Raposo tenho a impressao de que muitos nao se apercebem que quem pois o cargo a desposicao foi ele proprio! Disse o que tinha que dizer, mostrou realmente nao haver condicoes no seu ver para continuar e possible o cargo a desposicao, coisa que muitos ou Melhor a maioria dos dirigentes saotomenses nao o fazem e nem o fizeram no passado! Ninguém esta para trabalhar number systema destes. Mas pelos vistos passa de lado ha alguns leitores que ca deixaram os seu comentarios! !!!

    • SEABRA

      10 de Fevereiro de 2016 at 11:01

      O seu argumento é interessante, algumas correçoes apenas, para permitir uma leitura mais agradàvel. Eis os êrros que chocam:
      – pois em vez de pôs (que é o verbo conjugado em questao pôr)
      -no seu ponto de vista/ ao seu ver e nao “no seu ver”
      -disposiçao e nao “desposiçao”
      -sistema e nao “systema”
      – à alguns e nao “hà alguns” (aqui “hà” é a conjugaçao do verbo HAVER, ora que se trata de uma proposiçao).
      Sem arrogância, apenas para que a leitura seja BOA.

  12. mala-boia

    8 de Fevereiro de 2016 at 13:11

    esclareça-me peço-vos… porque já não entendo mas nada….tirando o facto da declarações do MJ ter sido divulgado, sem a prévia autorização… mas constitui a mais pura verdade, qual é a do PT afinal… é ou não do interesse do governo em melhorar a justiça…. ou será q pretendem repetir o episódio da greve da educação, do qual o olinto daío é conhecedor da situação, mas prefere sacrificar os professores…. veja lá … de boa intenção o inferno está cheio….. é de elogiar a atitude do MJ, a sua coragem, numa altura em se fala tão mal da justiça e minguem faz nada… a atitude do senhor ministro é de louvar e o pm tem mais que apoia-lo, caso não tenha interesses contrario ou obscuros…

  13. Descamisado

    8 de Fevereiro de 2016 at 13:46

    O próximo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos será Augério Amado Vaz. Não é em vão que ele desfilhou.se do Partido MLSTP/PSD.

    • explicar sem complicar

      9 de Fevereiro de 2016 at 9:34

      Nao
      O proximo ministro sera abilio neto ou KAUÍKI

  14. Lupuye

    8 de Fevereiro de 2016 at 17:03

    Meus caros comentaristas,
    Acho que deveriamos ver as coisas de forma neutra. O sr Raposo disse muito que feriu o seu partido e nao so. Ele talvez por nao saber que as suas palavras iam ser divulgadas, nao mediu as palavras. Embora verdadeiras, ha o que se chama de DIPLOMACIA. Ele nao foi diplomata e disse as coisas cruas e nuas e ele sabia que isso iria de uma forma ou outra afetar as suas relacoes com os seus colegas do direito e com o seu partido. Depois fez algo que merece muito elogio: pos a seu lugar a disposicao do primeiro ministro. Este ultimo nao tem outra escolha senao demiti-lo pra salvar a sua face. Nao sou deste ou daquele partido mas se analizarmos as coisas friamente, veremos que o sr Patricio Trovoada nao tem outra escolha. Nao quero com isso dizer que a nossa justica nao precisa de reforma e urgente. Disso todos nos sabemos. Agora resta saber quem vai ocupar a pasta.

  15. Wilker André

    9 de Fevereiro de 2016 at 14:46

    Eu até agora não consigo entender..!!! O Ministro ao referir desta forma contras os Magistrados, é porque não estão a aplicar a Lei conforme manda o Direito.. Salvo o erro da Minha Ignorância… Eu Tenho estado a acompanhar os resultados de alguns julgamentos, Muitos Reclusos absolvidos por falta de Provas, ou Argumentos dos queixosos são infunda veis;: Agora um Ministro da Justiça, cabe ele apurar os factos e Fazer a Reforma necessária no sector da Justiça.. O Facto do mesmo colocar cargo a disposição por motivo que também não me convenceu…Minha indignação é: Com que Fundamento o PM PC vai exonerar o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos Roberto Raposo. ???????

  16. Seabra

    12 de Fevereiro de 2016 at 16:24

    Creio que o Senhor Miguel Trovoada faria melhor de ir à STP orientar o filho PT, até mesmo convencê-lo em pedir a demissao dele, da “dar o fora”definitivo na politica de STP, em vez de ficar na Guiné Bissau a dar os seus maus palpites, pouco apreciados e utéis, pois que o homem nao conhece o funcionamento da politica da GB, um pais que passou pela luta armada, a guerrilha, para obter a sua liberdade…este senhor, nada tem como conhecimento e/ou formaçao neste contexto. Miguel Trovoada nao é um personagem adequado , com capacidade de prestar serviço num pais como a GB, cujo perfil lhe escapa.Ele ignora tudo do que é a guerra colonial…faria melhor em tentar remediar a confusao, o odio, o rancor e a DESTABILIDADE que ele foi instalar em STP, depois do regresso dele de França.
    A familia trovoada jà roubou mais do que suficiente, sem serem penalizados, aliàs, tiveram mesmo apoio dos formados na justiça…hoje, jà podem viever sem receber as “allocations de la CAF et le RMI, le APL etc, etc”. Que deixem os verdadeiros saotomenses dirigirem o seu destino. BASTA!
    Afonso Varela, como você nao gosta da massa, da comida ocidental, você nao suporta o frio , deve refletir duas vezes, e tentar “revoir votre copie…le système dont vous en faîtes partie”. Na Maloia você vai viver o calvàrio, ninguém vai socorrê-lo, vai viver todo o MAL que fez aos outros, que fez aos saotomenses e a STP.
    Varela, quem lhe ouviu e quem lhe ouve, hoje em dia…até ao ponto de exigir que os seus proprios camaradas da carteira, digo da escola( hoje tao doutores que você), lhe chamem DR. Varela. Mas que baixaria, caro amigo.
    Pergunto-lhe, o seu pai (chofer do carro de lixo da câmara, a sua mae, mulher doméstica e seus irmaos e irmas que nao sao formados…), porque era um pequeno funcionàrio acha que ele nao merecia respeito? Chamando-lhe doutor, você deixa de ser o Varela filho do chofer do carro de lixo da câmara? Jà que se estima ser doutor (sem ter defendido a sua tese, apenas com um DEA, posso eu confirmar), acha que lhe dà uma promoçao social (por complexo, é obvio). Aquele seu irmao ou sua irma que nao teve o mesmo percurso universitàrio, nao merece respeito e consideraçao (embora possa ter o suficiente, graças ao seu jeito de tomar mais do que lhe devido, podendo sustentar toda a familia, sem que precisem trabalhar…)?
    Varela, desça ràpido porque senao està “lixado”. Cada acto merece uma explicaçao, para além de que tem consequência e deve-se responder no momento vindo.Por estima (jà pouca em relaçao a si), que lhe envio tal mensagem!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top