Destaques

Acidente : Lancha de patrulha marítima ficou completamente danificada

O acidente que danificou a lancha de patrulha marítima, comprada pelo Estado são-tomense no ano 2015, por valor superior a 2 milhões de dólares, aconteceu na manhã de terça-feira. O Téla Nón apurou que a lancha teria chocado com a carcaça de uma das embarcações naufragadas na baía de Ana Chaves.

lanchaSó na noite de terça – feira e com apoio da subida da maré, foi possível rebocar a lancha, até o pontão do Ministério da Defesa e do Mar, onde se encontra até este momento.

Só que de repente aconteceu um incêndio no interior da lancha, que terá danificado os equipamentos no interior da embarcação.

O Ministério da Defesa e do Mar ainda não se pronunciou sobre o acidente, que destruiu a primeira embarcação de patrulha marítima construída de raiz, e que custou ao Estado são-tomense mais de 2 milhões de solares.

O Téla Nón promete acompanhar o caso e fornecer mais detalhes sobre mais um acidente envolvendo equipamentos do Estado são-tomense.

Téla Nòn

20 Comments

20 Comments

  1. Martelo da Justiça

    9 de Março de 2016 at 13:31

    Estranho!! Nunca vi tanta negligencia e incompetência. Assim não vamos a lado nenhum.

  2. Manuel Pinto Correia de Jesus Afonso

    9 de Março de 2016 at 14:37

    Quem é mais criminoso ou incompetente?
    Quem comprou ou quem destruiu? Gente lambe botas do PT, respondam esta questão.

    • Xico Dende

      9 de Março de 2016 at 16:19

      Caro Manuel Afonso,
      Penso que seria mais útil poupar os leitores do Tela Non das suas diarreias mentais.
      Nem tudo deve ser politizado. Há claramente uma situação de negligência que lesa o nosso país e que deve ser objecto de investigação e penalização dos responsáveis. Deixa a politiquice de lado, porque dessa forma não estará a ajudar o nosso país.

  3. FÉDÉ KÁ DOXI

    9 de Março de 2016 at 14:54

    Coisa boa não é de certeza. Vamos ver se haverá inquérito para apurar a origem de tudo isso. Bem haja

  4. Naide silva

    9 de Março de 2016 at 15:03

    Isto é uma brincadeira

  5. Paulo

    9 de Março de 2016 at 15:18

    Acontece! Acontece! Acontece!
    Pois, este país precisa de ser iluminado! País esta rodeada de uma grande deficiência educacional e cultural, com técnicos e uma classe politica profundamente ignorante e irresponsável.

    Vamos ver o final……

  6. Lupuye

    9 de Março de 2016 at 15:23

    E pra saber! As carcacas ainda estao la? A fazer o que? Ja tinha ouvido uma vez que alguem ou alguma compania ia retirar todas essas carcacas velhas da baia Ana de Chaves. O que e que se passou? Bando de imcompetentes. Baia que podia ser tao linda!

    • Xico Dende

      9 de Março de 2016 at 16:13

      Caro Lupuye,
      Pela sua lógica, deveriam ser removidos todos os obstáculos no mar para tornar a navegação mais segura. Por alguma razão, os navios têm leme e outros meios de navegação.
      Não será antes responsabilidade do marinheiro?

  7. Cobra ranca

    9 de Março de 2016 at 15:37

    Tambem foi sabotagem????

  8. luisó

    9 de Março de 2016 at 15:52

    Farto de dizer: País sem futuro….
    Espero que desta vez isto seja publicado pelo téla non…

  9. jorge de jesus

    9 de Março de 2016 at 15:59

    Patricio
    Abre olho
    Os sabotadores estão espalhados por todas as partes
    O país está minado. Não querem que este país avance.
    Tenha mão dura contra os sabotadores
    Força e Bem Haja
    Jorge

  10. Atento

    9 de Março de 2016 at 19:17

    Nunca vi um país com tanta incompetência, mediocridade e bandalheira junta. Como é possível que uma lancha que foi comprada por 2 milhões, nem tem 1 ano após esta decisão, esta numa situação desta? Não há luz no país porque os geradores que foram comprados recentemente já estão avariados. Agora é a lancha que custou uma pipa de massa que estragaram. Que raio de país é este? Vão mas é para P.Q.V.P. Que aio de governantes vocês são? Uma cambada de incopetentes e burros que só querem o poder para fazer estas porcarias. Eu sinto vergonha de ter estas pessoas como dirigentes do país. Sinto vergonha de ser Sãotomense. A culpa não é vossa. A culpa é de pessoas que votaram na vossa burrice, incompetência e mediocridade.
    Estou farto de vocês. Deviam ser todos presos e julgados num Tribunal Internacional pela vergonha que têm feito a um povo inteiro. Malditos!!!

  11. Buasó

    10 de Março de 2016 at 7:36

    Negligência foi sim, mas de Kem? Do homem k comandava a embarcacao? Ou de Kem é responsável pela segurança marítima o (IMAP)? Segundo ouvi k a embarcacao naufragada está em movimento, se assim for esperem por mais acidentes se o IMAP nao fizer nada urgente
    Tela non sa tela non, nunca vou ter vergonha do meu país.

  12. Benfiquista Nacional

    10 de Março de 2016 at 9:24

    Concordo consigo senhor Atento. Há alturas que eu também sinto vergonha de ser deste país e pergunto a mim mesmo que mal nós fizemos para termos esta cambada de incompetentes a nos governar. Um país que tem governantes e diretores com o nível que o nosso país tem diz muito daquilo que nós somos como sociedade. Um país que Kauique é proposto para um cargo como aquele que propuseram e votado na Assembleia Nacional é um país de burros e ignorantes. Não sei o que mais nos falta acontecer para que estes dirigentes tenham vergonha na cara. Fui.

  13. Antorio PIres Botelho

    10 de Março de 2016 at 11:46

    Claro. Isto já era previsível.
    1º Foi dito que não prestava
    2º Depois negligenciaram-na/abandonaram-na no cais e depois na baia;
    3ºOrquestram um acidente/embate no objecto não identificado e/ou identificado mas não mencionado;
    4º Provocaram um incêdio no motor.

    Esta é uma das melhores lanchas de patrulha adquirida pelo Estado santomense. Só que com ela podia-se desvendar as negociatas e contrabandas na nossa costa porque esta lancha tem autonomia para uma boa fiscalização.
    Porque não interessa ao Mecias, o mesmo optou por trazer aqueles botes pequenos com motor fora de bordo, publicitou-os como muito bons, mandou o menino de recado dito ministro do MAR ir ao Principe dar uma volta na época de maré calma demonstrar o BOTE e assim VAI STP
    Mas acho que um inquérito Judicial, independente, encomendado numa optica do ESTADO e não mandado pelo GOVERNO devia ser abertura para apurar a veracidade dos FACTOS e tomar medidas necessários caso forem apuradas as responsabilidades.

    MUITA MÁ Fé. É assim que se GOVERNA um país.É senhor MALA PÉ TÉMA?

  14. Mé - Zemé

    10 de Março de 2016 at 13:27

    O problema desta terra não está só nos governantes…grande parte dos problemas está nos nossos técnicos que são pouco responsáveis e incompetentes, infelizmente. Tudo se politiza, tudo o governo que tem culpa, mas só que não é bem verdade…se o responsável de ancorar o barco fez mal o seu trabalho, qual a culpa do governo? Só se o gajo for despedido, mas é mais um problema, pois tem que se arranjar outro para por no seu lugar que poderá ser pior que ele. Acho que temos que arranjar uma forma de profissionalizar e responsabilizar mais os nossos técnicos, pois as coisas do estado são vandalizada e têm mau uso, mesmo sabendo que quem o vandalizou, nada lhe acontece…temos que acabar com esse clima de impunidade que existe na função pública e também ao país de uma forma geral.

    • Zagaia

      10 de Março de 2016 at 21:06

      Mé – Zemé, boa noite, eu acrescentaria para além da falta de competência,não existe cultura de fazer bem(qualidade)ao baixo custo possível e com sentido de responsabilidade, conclusão, a produtividade nas nossas ilhas é baixíssima em todos os sectores(não só no estado,como no privado.Os recursos humanos têm que ser mais formados ao longo da vida activa,treinados,avaliados periodicamente e premiados caso sejam bons, de forma a valorizar os recursos humanos, de forma a diminuir as práticas negligentes e prejuízos causados ao organismos, empresas estatais e privadas. Não esqueçamos, só com o aumento da produtividade é que conseguiremos aumento de salários das famílias.

  15. Trindade

    11 de Março de 2016 at 12:26

    Malditos governantes!!!!!!!

  16. nelson pereira

    15 de Março de 2016 at 14:13

    honde esta o TVS de joão ramos oscar medeiros e RNSTA de brassana santos e swallis dende pra ir filmar e mostrar pra povo ver o k passa com vossos patrão(PT)

  17. carlos Rodrigues

    30 de Março de 2016 at 13:08

    são todos mal peitoris e sempre para afunda esta cena ,e agora aquém se vai pedir a responsabilidades o que e bom nada se faz para conserva em prol da população mas se fosse para o beneficio propio ai tivéssemos a certeza de quanto tivesse bem cuidado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top