Política

MSD/PVSTP também não reconhece Tribunal Constitucional de 15 de Janeiro  

O mais recente partido político oficializado em São Tomé e Príncipe, o Movimento Social Democrata/Partido Verde, anunciou num comunicado distribuído a imprensa que não reconhece a existência do Tribunal Constitucional que entrou em funções no mês de Janeiro.

No counicado dentre vários aspectos inumerados para justificar o não reconhecimento do Tribunal Constitucional, o Partido Verde diz que «os  Juízes, ora eleitos para novo Tribunal Constitucional, revelam todos parciais, dependentes e susceptíveis de serem manobrados pelo Partido que os elegeu. Isto é, constituem real e assertiva máquina de campanha, propaganda e de manipulação dos resultados eleitorais do partido Acção Democrática Independente (ADI)», lê-se no comunicado.

À semelhança da posição adoptada pelos principais partidos da oposição de São Tomé e Príncipe, o MSD/PVSTP, precisa que «reiteramos a nossa confiança no Tribunal Constitucional que funciona junto ao Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, declarando – o de legítimo, até que, sejam cumpridas todas as condições processuais e legais para a separação e autonomização do Tribunal Constitucional em São Tomé e Príncipe».

Leia o comunicado do MSD/PVSTP para melhor compreensão da sua posição política em relação ao Tribunal Constitucional Instalado em Janeiro último – Posiçao do Pv sobre o caso TC.

Téla Nón

13 Comments

13 Comments

  1. Boa

    14 de Fevereiro de 2018 at 22:32

    Obrigada jovens do partido verde da esperança, só por isso, vocês vão receber um voto meu… Vamos povo salvar a nossa democracia. Só um louco e que vai participar numa eleição, com um tribunal eleito só com juízes desse partido. Só um o

    • H Rodrigues

      7 de Março de 2018 at 22:03

      A sra presidente do movimento verde foi eleita na ilegalidade,assim como como os srs juízes do Tribunal Constitucional foram eleitos na ilegalidade. Na ironia do destino a sra presidente do movimento verde não reconhece o TC por ele ser ilegal.ja não da para entender mais nada. Quem está certo.

  2. Cláudia

    14 de Fevereiro de 2018 at 22:37

    ADI, tem que saber respeitar, as ideias de tds deputados. Mesmo que o ADI, tivesse 54 deputados, e o MLSTP só um deputado, mesmo assim para fazer um Tribunal Constitucional novo, tinha que haver bom senso e respeito pelos partidos políticos que não têm assento parlamentar. Mesmo partidos políticos que não têm assento parlamentar, têm direito de defender os seus interesses e interesses do povo santomense.

    • manuel

      15 de Fevereiro de 2018 at 9:04

      Em que parte do mundo, um partido na fase embrionária e sem assento parlamentar tem expressão. Diga-me em que parte do Mundo?
      Todo mundo sabe que a representação por maioria nunca deixa-se levar por opinião das minorias.
      Se partido fazem coligações mesmo com maioria relativa aprovam e desaprovam o que acharem mais convenientes para não atrapalharem a sua governação.
      Portando essas questões só vão fazer boi dormir meus compatrotas.

  3. Paula

    15 de Fevereiro de 2018 at 0:00

    Uma coisa ficou bem clara, o DR SILVA, podia ficar sentado na sua cadeira de juiz presidente, recebendo coisas da mão do Messias, como fez o outro seu colega, dizendo sim chefe, corrompendo e empobrecendo o país com coisas do Messias. Mas preferiu, defender o seu povo e a democracia, dizendo na cara do Messias e o assina só k irá cumprir a lei, e o seu chefe é a lei. Vergonha nacional e internacional é o comportamento dos deputados do partido de Messias, em vez de protegerem um cidadão deste calibre, um juiz que manda mensagem para dentro e fora do tribunal k não vai aceitar impunidade não deveria ser protegido. Em vez disso, foram atacar os defeitos dos outros, dizendo que ele é culpado. Obrigada partido verde, como faço para me inscrever como militante.

  4. Nuno Menezes

    15 de Fevereiro de 2018 at 1:41

    Eu realmente nao percebo,gostaria eu de saber o que ‘e necessario para assim eu abrir um partido Politico em Sao Tome and Principe.
    A intelegencia,fazendo pesquisa,fazendo investigacao pela internet,indo a Portugal comer na mesa um bom bacalhau e um bom vinho e ao mesmo tempo dentro do restaurante perguntava a um Portugues de Portugual o que ‘e Tribunal Constitucional?
    Ele concerteza ia me explicar o que ‘e Tribunal Constitucional,porque em Portugal temos um Tribunal Constitucional.
    E na google.com se escrevermos o que ‘e Tribunal Constitucional concerteza da para perceber o que ‘e e quais sao os Paises que existe esse mesmo tribunal.
    E tambem quais sao os beneficios que um Pais tem com Tribunal Constitucional em funcionamento. Mais no entanto a minha historia;
    Quando entrei em Portugal com 6 anos pela primeira vez nao sabia eu o que era sabonete,em sao Tome and principe estava habituado com o nome de SABAO,e quando assim cheguei falaram a mim vai tomar banho e o sabonete esta na caveta,passei quase meia hora a procura do sabonete,e nao encontrei,explicaram a mim isso ‘e sabonete e eu falei nao ‘e Sabao.

    Nuno Menezes
    Lincoln,England Reino Unido

  5. Quidide

    15 de Fevereiro de 2018 at 7:45

    Bomu zuntá mon ô zentchi. Prnsaram que STP fosse propriedade privada deles e temos que chamä-los à razão. Força oposição! O povo está convosco Bem hajam!

  6. José Rocha

    15 de Fevereiro de 2018 at 14:46

    Bicuda. Esse novo partido acaba de perder o meu voto. É um partido que embora acabadinho de ser constituído revela tiques dos outros partidos nomeadamente MLSTP, PCD e outros. A diferença está no ADI, o único partido verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento do País.

  7. Zani

    15 de Fevereiro de 2018 at 19:40

    Não era de se esperar outra coisa de mais um partido recentemente criado senão de oposição. Isso é normal em democracia. Mas sinceramente como eleitor não creio que as eleições serão decididas pelo novo TC.
    Só os ignorantes pensariam isso.
    Quem decide as eleições são os eleitores. Melhor ainda o povo de São Tomé e Principe! Espero que o povo reeleja de novo o ADI pois nos dão mais garantias de um futuro melhor do que os da oposição!

  8. Alligator

    16 de Fevereiro de 2018 at 7:30

    Cresçam e apareçam!!

  9. Não

    16 de Fevereiro de 2018 at 10:18

    Então vamos fazer ao contrário, mlstp.psd., pcd, udd, escolhem Gabriel Costa como presidente do tribunal constitucional, ou sei lá fizessem um tribunal só com juízes deles, esse tribunal só é para eleger o presidente da República, e governo, vocês do ADI iriam gostar. Se vocês do ADI acham que não tem valor, então deixa a oposição fazer tb um tribunal só deles . um tribunal só com um partido nunca, nunca, nunca, nunca… Vamos ver se o povo aceita.

  10. jacinto fragoso

    23 de Fevereiro de 2018 at 17:26

    Quando nao se sabe f.. até as bolinhas empatam, e a questão é se nao sabem como fazer pq não copiam as coisas que ja estão bem feitas nos outros paises. O Juiz Hilario Garrido tem os conhecimentos as ferramentas e acessos aos grandes academicos que poderiam ajudar. Eu sei ele é muito pragmatico, teimoso e muitas uotras coisas, porra de DIREITO ele sabe muito bme, vontade de missão tem, de fazer acontecer tem, sentido de estado tambem, ambiçao politica hoje se calhar já não porem, é dotado de grande sentido de distanciamento e etica na hora de implementar um modelo que seja o mais correcto. Quero querer que se tivesse ficado em Portugal hoje seria um juiz muito respeitado é pena ST não aproveitar para o desenvolvimento das suas instituiçoes as pessoas mais capazes. Ninguem é perfeito e todos temos falhas, mas naquilo que são bons temos que lhe dar esse papel, essa hipotese e essa responsabilidade para que um pequeno pais se torne grande na sua organização. ST merece mais, mereçe o melhor.

  11. H Rodrigues

    7 de Março de 2018 at 22:11

    A sra presidente do movimento verde foi eleita na ilegalidade,assim como como os srs juízes do Tribunal Constitucional foram eleitos na ilegalidade. Na ironia do destino a sra presidente do movimento verde não reconhece o TC por ele ser ilegal.ja não da para entender mais nada. Quem está certo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top