Política

Patrice lança projecto “dois machos e 8 galinhas” para o povo pequeno

Na quinta – feira, a comunidade agrícola de Santa Luzia, na região centro de São Tomé, foi palco do lançamento pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada de um projecto em que o Governo distribui 8 galinhas e 2 galos, para 115 famílias de 3 comunidades agrícolas, nomeadamente Santa Luzia, Santa Clara e Água Sampaio.

O Chefe do Governo evitou falar dos galos. Preferiu identifica-los como machos. «Nós ao entregarmos as comunidades, pelo menos à 115 famílias, dois machos e 8 galinhas, deixando a cada beneficiário a responsabilidade de construir as suas capoeiras, dando apoio a nível da ração, é o início de facto de uma busca de sustentabilidade», declarou Patrice Trovoada.

Para execução desta campanha de distribuição de 8 galinhas e de dois machos ao povo pequeno, o Governo conta com o apoio financeiro do camaronês Paul Focan, proprietário do Afriland Bank.

Segundo Patrice Trovoada os beneficiários das 8 galinhas e de 2 galos, deverão garantir o aumento da renda familiar ao que tudo indica através da produção de carne e ovos. O rendimento que cada agregado familiar vai amealhar com o aumento da produção de galinhas, galos e ovos, deverá segundo o Chefe do Governo ser depositado no micro-banco, que é instalado na comunidade.

Patrice Trovoada apelou a mudança de comportamento das populações beneficiárias no que concerne ao sustento financeiro do micro-banco.

Nesta primeira fase piloto a campanha  do governo abrange as 3 comunidades agrícolas do distrito de Lobata. O povo pequeno do distrito de Caué no sul da Ilha de São Tomé, também vai beneficiar da ajuda do Primeiro Ministro  Patrice Trovoada, que consiste na distribuição de 8 galinhas e 2 galos, para aumentar o rendimento familiar e vencer a pobreza.

Téla Nón

 

19 Comments

19 Comments

  1. silvino pereira lopes

    21 de Abril de 2018 at 1:24

    Congratulo boa iniciativa porque são esses caminhos….. que o povo nunca faltar um pão de cada dia. Governo e boa acção, tristeza é não fazer nada por bem do povo, brevemente as populações já poderão aumentar as suas criações, e servirá para ajudar as outras pessoas a sobreviver o seu dia a dia, as minhas felicitações.

  2. Mezedo

    21 de Abril de 2018 at 5:49

    Nessa epoca que avisinha eleições as galinhas vao conquistar votos. E os machos vão apanhar ventos e turbulências.
    Propaganda barata sem escrupulo.

  3. Miki

    21 de Abril de 2018 at 6:54

    Boa iniciativa, precisa-se mais destes projetos.

  4. Jose Carlos

    21 de Abril de 2018 at 7:18

    Como já estamos a aproximar as eleições, vem este senhor distribuir galinhas ao chamado Povo pequeno tentando engana-los mais uma vez….

  5. Adelino Pinto

    21 de Abril de 2018 at 8:00

    Quando ouve pensei que era uma brincadeira das redes sociais afinal é verdade que palhaçada

  6. NUNO MIGUEL MENEZES

    21 de Abril de 2018 at 9:01

    Sim..Sim..Nao..Nao.. Assim podemos dizer, 8 galinhas e 2 galos, para aumentar o rendimento familiar e vencer a pobreza,necessario ‘e ter infraestreturas para assim essas mesmas pessoas ter trabalho e continuar a trabalhar e receber o seu dinheiro e para depois comprar genero alimenticios, o que garante ao senhor Primeiro Ministro de Sao Tome and principe depois do Senhor Virar as suas costa a FOME ‘e tanta E mataram a Galinha o Galo e poseram na mesa para seus filhos e familia e comerem,e amanha estao a precisar outra vez de 8 galinhas e 2 galos.

    Penso eu que a area que o Senhor Primeiro Ministro de Sao Tome and Principe foi vivem mais de agricultura seria bonito o governo ter num armazem ou uma loja cimento de alface, cimento de tomate,e outros tipos de cimento que faz parte da agricultura e oferecendo as pessoas tambem juntamente com 8 galinhas e 2 galos concerteza os mesmos iam agradecer.
    Existe Varios Paises do Mundo incluindo Portugal aonde se compra cimento de tomate,ou cimento de alface, para depois essas mesmas pessoas plantarem e para depois levarem ao mercado municipal venderem terem o seu rendimento e para depois Pedirem mais a Portugal cimento de tomate,cimento de alface e pagarem aos fornecidores que pode ser Portugal ou outro Pais.
    E isso se chama infraestretura,basta 1 armazem em Sao Tome and Principe 1 pessoa ou uma Familia ter uma loja com varias qualidades de cimento Agriculas, aonde eu agricultor na minha roças aonde tenho a plantacao agricula controlo cimentos que esta a acabar e vou para a loja do senhor Primeiro Ministro Patrice ir comprar cimento agriculas, necessario o senhor Primeiro Ministro se tiver dinheiro porque nao o senhor ter uma loja sua uma infraestretura sua uma loja agricula com cimento agricula e isso se chama infraestretura, o senhor Primeiro deve conhecer United Kindgom o Pais da rainha, a mesma tem lojas suas do seu proprio dinheiro,e nao ‘e crime, e se o senhor gostar de Ver a BOLA, os jogadores tambem tem suas lojas suas coisas restaurentes e outras coisas mais, necessario ‘e AMAR de verdade um Pais e fazer infraestretura com o seu Proprio Dinheiro sem pedir emprestado a FMI.

    Se nao Sabem o que ‘e cimento de alface ou cimento de Tomate, simples e escreverem cimento de alface ou cimento de tomate e o video passam a conhecer e terem cultura geral, TUDO QUE SEJA EM PORTUGAL ‘E ASSIM ELES NAO NASCERAM COM TOMATES, NINGUEM NO MUNDO NASCEU COM TOMATES,necessario comprar o que foi criado por nos os homens e ate hoje se usa isso.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  7. Maria Silva

    21 de Abril de 2018 at 9:20

    Diabo leva Pecado !!!!
    Está comprovado , o patrice trovoada não tem mínima ideia do que é Desenvolvimento Sustentável, ou algo do género.
    Meu Deus do céu como é possível..?
    Será que no meio dos planos/ programas da governação não havia nenhum projeto mais viável, credível etc etc?
    Estamos literalmente perdidos

    • Lupuyé

      21 de Abril de 2018 at 16:17

      Minha senhora, tem toda a razão mas a verdade é que o primeiro ministro sabe o que está a fazer. Nessa época em que cada voto conta, ele está engajando cada habitante desses lugares longínquos, esses que não têm educação nem acesso a net pra saber ao certo o que se passa. Se aparece alguém que lhes dê dois galos e 8 galinhas, leve-lhes electricidade, água, mesmo que só os tenham por algum tempo, comparando com aqueles que não o fizeram ou que não o fazem, para quem é que eles vão votar? Não se esqueça que o dito “povo pequeno “ tem pouca capacidade de análise dos verdadeiros problemas que afetam a nossa sociedade. Então, aquele que me der algo é melhor que aquele que nada dá. Tenho medo mas parece-me que ele vai ganhar outra vez se os outros partidos nada fizerem pelo povo pequeno.

  8. Seabra

    21 de Abril de 2018 at 13:02

    O PT é de um RIDÍCULO até dizer BASTA !
    Este Macho Mafioso ,toma-se pelo Rei e proprietário de STP como se tratasse da sua roça privada. …faz e desfaz, com os seus capangas sem o mínimo de reação do povo “pequeno” ( exoressão copiada do ex 1o ministro françês Rafarin “la France d’en bas “),ou os ditos homens políticos da oposição ou os ditos intelectuais reajam. É lamentàvel de ver um país sem motivação de rebelião ,de revolta legítimas, para (pelo menos),tentar mudar a situação do país dessa DITADURA de mau auguro.
    Levantem -se,manifestem….a terra pertence ao povo,aquele que a labore !
    Façam algo,mas não fiquem parados a ver STP desfalecer paula Tina mente!

  9. patrice galinha

    21 de Abril de 2018 at 14:06

    Patrice Trovoada não é sério mesmo.
    E quando chegar GRAVANA que galinhas começam a morrer todas?
    Quem vai assumir o tratamento para além de capoeira que tem que construir?
    Povo pequeno está a ser mesmo condenado por Patrice Trovoada se não abrir em os olhos.
    Patrice está a obrigar o povo pequeno a desenrascar dinheiro para tapar furos do Banco Afriland que ele andou a gastar com viagens.

  10. NUNO MIGUEL MENEZES

    21 de Abril de 2018 at 16:59

    Senhor Patrice Galinha

    E quando chegar GRAVANA que galinhas começam a morrer todas?
    Quem vai assumir o tratamento para além de capoeira que tem que construir?
    Isso foi escrito por si,esse dois paragrafos nao concordo minha forma de ver logico que pode existir pessoas igual a si da forma de pensar,a gravana galinhas mortas nao tem nada haver com o Tempo em si,mais sim o tratamento a comida que assim o dono das mesmas dao para assim a mesma se alimentar e depois o senhor vai alimentar dessa mesma galinha,e o que escreveu nao tem sentido nao tem logica, se calhar tinha que explicar melhor para assim eu perceber a sua ideia o que quer transmetir.
    A capoeira ‘e apenas uma area para a galinha nao fugir daquela area desenhada pelo o seu dono e quem deve construir e desenhar a capoeira ‘e o dono das galinhas nao tem nada haver com o Senhor Primeiro Ministro de Sao Tome and Principe,e se existir infraestreturas dentro de Sao Tome and Principe REDES para assim construir as pessoas o lugar para assim ter as suas galinhas as pessoas em causa compram essa mesma REDE e depois constroem a sua capoeira para a sua galinha nao sair da area desenhada pelo o seu dono.

    E em relacao a Povo pequeno,sim eu concordo apenas nessa palavra Povo pequeno,infelizmente somos pequenos em Tudo e nem infraestretura assim temos dentro de Sao Tome and Principe o que temos foi deixado pelos os Portugueses de Portugal e depois nao soubemos aproveitar porque nao temos riqueza e nem meios,Ouro Diamantes a Mae Natureza nao fornece a Sao Tome and Principe aonde podemos aproveitar da mesma situacao,Exemplo Angola,Esse mesmo Pais Africano a Mae Natureza fornece e esta sempre a fornecer Ouro Diamante e outras coisas mais,infelizmente nao temos essa sorte.

    O Senhor a seguir escreveu Patrice esta a obrigar o povo pequeno a desenrascar dinheiro para tapar furos do Banco Afriland que ele andou a gastar com viagens.
    Neste sentido nao concordo o que foi escrito por si,necessario ‘e ter cultura geral para perceber o que esta a passar no mundo e depois cada um tira a sua conclusao logico que existe ideias diferentes e forma de pensar,mais neste sentido a Palavra Banco, os mesmos nao ficam a perder em nada,ate ficam a ganhar neste sentido,Aconteceu na europa aonde vivo Reino Unido,acordamos Todos e noticia da Televisao um Banco Ingles as pessoas nao podiam Levantar o seu dinheiro entrou em falencia,entao o governo ingles deu a volta a situacao e as pessoas comecaram a levantar o seu dinheiro e depois de acontecer essa situacao pessoas com Medo pode voltar a acontecer abriram a conta no outro banco e o dinheiro que tinham no outra conta fizeram a transferencia.

    E o papel do Primeiro Ministro ‘e mesmo esse ir la fora negociar individar e outras coisas mais para o desenvolvimento do seu Povo e amanha FINGER CROSS se Sao Tome and Principe melhorar tambem vai fazer a mesma coisa,o Mundo da Volta, quem esta nas alturas cai e o pequeno levanta e da a mao.

    A politica ‘e mesmo assim amanha esta outro no lugar do Primeiro Ministroque ganhou as eleicoes e o papel do Primeiro Ministro sera sempre esse ir la fora negociar, eu pessoalmente nao conheco quais sao os Partidos Politicos em Sao Tome conheco ADI,MLSTP apenas esses e quem ganhar tem sempre que ir viajar para negociar o bem ESTAR do seu POVO.

    Necessario com intelegencia fazer Todos os Politicos ver,sem chamar os mesmos Ladrao e outros nomes.Usar uma psicologia para fazer os mesmos intender.

    O desenho ‘e investir no turismo certo(…) mais no entanto Hotel em Sao Tome and Principe Restaurante os mesmos precisam de galinha,feijao,batata,alface,TOMATES,ervilhas,peixe e outras coisas mais para assim o CHEFE de Cozinha cozinhar para as pessoas e se nao haver infraestretura neste sentido agricultura,o senhor entra e o CHEFE DE COZINHA informa a si o seguinte, Bem vindo a Sao Tome and Principe galinha,feijao,batata,alface,TOMATES,ervilhas nos nao temos estamos a espera que Vem de PORTUGAL tudo isso e o tempo de demora ‘e 1 meses e duas semanas quando o barco chega a SAO TOME AND PRINCIPE o senhor encontra sentado e o CHEFE de cozinha informa a si o senhor prefere esperar 1 mes e duas semana para assim comer????

    PENSE NISSO
    UM ABRACO VINDO DE LONDRES

    NUNO MENEZES
    LINCOLN,REINO UNIDO

  11. original

    22 de Abril de 2018 at 19:20

    Se PT oferecesse galinhas e seus colaboradores funcionassem como galo não seria uma ideia genial?

  12. Gregorio d'apresentação

    22 de Abril de 2018 at 19:43

    Meu Deus!Então galos e galinhas? Isto não resolve nada.Faltou as comunidades galos e galinhas? As comunidades sempre criaram aves e animais porcos e cabras entre outros em stp.Agora com este roubo que graça o país não sei não.
    E como resolver a questão de ração? E as capoeiras? Isto não é primeira vez que se faz esta entrega em stp, As outras vezes era mais integral Ex: Vão ver as experiências do projecto de apoio as comunidades rurais do sul de stp apoiado pelo PNUD-

  13. maria graça

    23 de Abril de 2018 at 8:10

    Cada doido com a sua pancada. Em tempos foram burros oferecidos por um país amigo ao governo e povo por amizade? Nem se sabe mais nada dos mesmos. Hoje é o próprio governo eleito com maioria pelo povo (que prometeu melhorias significativas) que vem com oferta de galinhas e “machos”, uma sala de aula ao povo pequeno convencido que no país só vivem os bôbos. Povo pequeno, povo grande ja basta! Ouvi alguém dizer que o povo manda na urna. Brevemente, povo vai chegar o tempo de utilizar a tal arma em massa para aniquilar essas ideias malucas, para os que pensam que o povo é otário.

  14. Bom rapaz

    23 de Abril de 2018 at 10:01

    Grande palhaçada. Gostei do titulo oito fêmeas e dois machos….kkkkk
    Só mesmo um primeiro ministro de um país como STP…..

  15. Realista

    23 de Abril de 2018 at 10:02

    Miseravel, chamou-nos de bebados os 30 milhões d dólares evaporaram e agora como está aproximar eleição tá a vir brindar povo piqueno com ofertas Tuta e meia agora já sabes k o povo precisa de aviário governo de São Tomé è uma vergonha para os santomense em todo os aspectos

  16. maria graça

    23 de Abril de 2018 at 11:45

    Cada doido com a sua pancada. Em tempos foram burros oferecidos por um país amigo ao governo e povo por amizade? Nem se sabe mais nada dos mesmos. Hoje é o próprio governo eleito com maioria pelo povo (que prometeu melhorias significativas) que vem com oferta de galinhas e “machos”, uma sala de aula ao povo pequeno convencido que no país só vivem os bôbos. Povo pequeno, povo grande ja basta! Ouvi alguém dizer que o povo manda na urna. Brevemente, vai chegar o tempo de utilizar a tal arma em massa para aniquilar essas ideias malucas, para os que pensam que o povo é otário.

  17. Ekzul

    27 de Abril de 2018 at 13:19

    Meus compatriotas;
    Minhas saudações
    Congratulo com as vossas palavras, todas elas críticas que poderiam ser construtivas o que ajudaria muito para melhoria. Por isso permitam-me muito respeitosamente fazer-vos a seguinte pergunta: Qual seria a vossa sugestão como alternativa para melhorar?
    Caríssimos, nenhum projecto é viável ou sustentável apenas com a participação do Governo ou do financiador. É preciso que haja a entrega, apropriação e participação dos beneficiados.
    O acompanhamento técnico é fundamental para o sucesso de qualquer projecto e para este caso existe uma equipa técnica qualificada que semanalmente presta toda a assistência técnica necessária para a sustentabilidade do mesmo.
    Na agricultura moderna, a integração (produção vegetal e animal) é fundamental para a sustentabilidade.
    O aumento da renda dos beneficiados está sempre associado ao aumento da produção. Com essas galinhas os criadores têm a oportunidade aumentar o efectivo, prolongar o ciclo de produção e desta forma melhorar a renda com a venda do excedente. A assistência técnica quando garantida, como é o caso deste projecto torna mais sustentável. Os medicamentos, as rações, e todo o apoio técnico estão garantidos e será reforçado na gravana que é considerado o período mais crítico.
    Agradecemos a vossa colaboração;

  18. ESTEFÂNIA

    30 de Abril de 2018 at 14:39

    É uma pena que em São Tomé e Príncipe as pessoas sabem ler mas a capacidade de interpretar o funcionamento governativo está no analfabetismo daquelas pessoas que sempre são enganadas com as ofertas desse tipo. que pena de eu não ter oportunidade de juntos com todos vós acima escritos gritamos bem alto para despertar as consciências delas. desde que nasci não consigo ver a política e trabalhos dos que governam estas ilhas, roubando, saqueando, fazendo e desfazendo sem escrúpulo nem respeito pelos mais pobres que sempre criaram animais domésticos como sustento familiar.
    pouca vergonha do nosso belo país. Fazer estudo de viabilidade através dos projectos que atraem os investimentos estrangeiros e não só como repatriamento voluntários dos que estão no exterior ( os jovens) com bons ideais para o progresso. Deixo esta pergunta: que futuro terá 8 galinhas e 2 galos para os jovens sãotomenses ( POVO PEQUENO QUE JÁ SÃO POUCOS EM SãO TOMÉ e PRÍNCIPE) que não têm oportunidades de saírem fora do país? todos sabemos que quem desenvolve o país são jovens, se por ventura oferecessem água, energia e galinhas e galos para os pais do primeiro ministro e o senhor não tivesse oportunidade de ele estudar fora e viver fora, hoje Patrice Trovoada seria o quê?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top