Política

Joaquim Duarte Pombo novo embaixador de Angola em STP

Numa cerimónia que decorreu na última quinta feira no Palácio do Povo em São Tomé, Joaquim Duarte Pombo, novo embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe entregou as suas cartas credenciais ao Presidente da República Evaristo Carvalho.

O novo diplomata angolano com residência em São Tomé substituiu Alfredo Mingas, que em Novembro de 2017, foi nomeado pelo Presidente de Angola, João Lourenço como comandante geral da polícia nacional de Angola.

Joaquim Duarte Pombo, inicia a missão diplomática em São Tomé e Príncipe, num momento em que em cerca de 3 meses a embaixada de Angola depositou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do arquipélago, duas cartas emitidas pelo Supremo Tribunal de Justiça de Angola solicitando ao Supremo Tribunal são-tomense a devolução da carta rogatória no âmbito do processo da fábrica de cervejas Rosema.

A primeira carta da justiça angolana foi enviada às autoridades judiciais são-tomenses ainda no ano 2012. A segunda aconteceu em Dezembro de 2017, e a terceira em Março de 2018. Esta última com uma advertência à Justiça são-tomense.

Após a entrega das cartas credenciais, o novo embaixador de Angola garantiu que a relação entre os dois países, é histórica e sustentada também pela consanguinidade, por isso mesmo inabalável. Nem o caso em torno da cervejeira Rosema, envolvendo interesses de homens de negócios são-tomense e angolano, pode por em causa tal relacionamento histórico. «São empresas comerciais, espero que se resolva esta questão. Mas vamos deixar a justiça trabalhar», afirmou o novo embaixador de Angola.

A cooperação entre os dois países, deverá segundo Joaquim Duarte Pombo ganhar nova dinâmica, nos sector do turismo e não só. «São Tomé e Príncipe é um país importante com quem temos laços de amizade, uma história comum. Temos mesmo laços de consanguinidade, portanto temos todos elementos para dar certo na nossa cooperação, podemos cooperar na área do turismo, da agricultura e em todas as outras áreas comerciais», concluiu.

Ainda na última quinta – feira, o Presidente da República Evaristo Carvalho, acreditou novos embaixadores das Filipinas e da Suíça. Já na sexta feira Evaristo Carvalho, recebeu as cartas credenciais dos novos embaixadores dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Sudão.

Téla Nón

1 Comment

1 Comment

  1. Antonio Rocha

    23 de Abril de 2018 at 12:24

    Seja bem vindo senhor Embaixador. Que nos traga o que queremos e muito que é a sua contribuição para o reforço das nossas relações de cooperação e de amizade para com a Republica de Angola.
    Angola e S.Tomé e Príncipe não são apenas povos e países irmaõs. Somos muito mais do que isso, somos amigos de peito. Verdadeiros povos amigos!. Amigos de longa data, amigos secular. Amigos que partilham hábitos, costumes e culturas muito próximas uma da outra.
    Aliás, tudo indica que o senhor Embaixador Joaquim Duarte Pombo conhece S.Tomé e Príncipe, pois quando foi diplomata na Bélgica, conheceu ai o então embaioxador de S.Tomé e Principe na Bélgica o senhor Fradique de Menezes. Portanto o senhor esta em casa com família e com amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top