Política

Partidos reuniram-se com PR e constataram que ele não consegue despir-se da ADI  

PCD, e  a União MDFM-UDD, reuniram-se na quarta – feira com o Presidente da República Evaristo Carvalho a luz da crise político institucional que o país vive.

Arlindo Carvalho, Presidente do PCD, enquanto porta voz do grupo de partidos da oposição, considerou que Evaristo Carvalho tem dificuldade de despir-se do cargo de vice-presidente do partido no poder a ADI. «Não é fácil sair desformatado  e entrar na presidência da república. A maior dificuldade do presidente é despir-se da militância do ADI», afirmou o Presidente do PCD.

Evaristo Carvalho, actual Presidente da República, exerceu o cargo de Vice-Presidente do partido ADI, até as vésperas da campanha para as eleições presidenciais de 2016. Os partidos políticos que se reuniram com o Chefe de Estado, constataram que apesar de ocupar o cargo de Presidente da República, Evaristo Carvalho, continua a agir como militante da ADI.

Mais grave segundo o PCD, é o facto de o próprio Presidente da República, estar a ser vítima do golpe institucional que o partido ADI está a executar  em São Tomé e Príncipe. « Acreditamos, portanto, que em parte o presidente também é uma vitima», frisou Arlindo Carvalho.

Os partidos que se reuniram com o Chefe de Estado, deram exemplos de uma alegada reforma, desencadeada pelo partido no poder, a que Evaristo Carvalho é considerado ainda como militante.

Trata-se da Lei de base da condição militar e de regulamento de disciplina militar, que a ADI aprovou na generalidade. A lei aprovada em Março passado eliminou os poderes que sustentavam o Estatuto do Presidente da República e previsto na Constituição da República, como Comandante Supremo das Forças Armadas, e os delegou ao Primeiro Ministro.

No caso desta Lei de base da condição militar e de regulamento de disciplina militar, que foi reformada pela maioria da ADI,  há uma nota interessante a destacar. É que apesar da maioria da ADI no parlamento ter aprovado desde Março passado, ela ainda não foi promulgada por Evaristo Carvalho.

Pelo menos até ao fecho deste artigo, o Téla Nón sabe que a lei em causa continua retida na gaveta de Evaristo Carvalho no Palácio Presidencial. Trata-se de um facto novo que contraria a celeridade habitual que o Chefe de Estado emprega, na assinatura dos diplomas legais que a maioria da ADI aprova no parlamento e envia ao seu gabinete para promulgação.

A nova Lei de base da condição militar e de regulamento de disciplina militar, espera há dois meses, pela promulgação de Evaristo Carvalho. O Téla Nón apurou que o Chefe de Estado, poderá estar a ser pressionado por forças fora do campo político,  no sentido de pensar bem antes de promulgar tal reforma. Tudo por causa de alguns aspectos inconstitucionais contidos na lei reformada pela maioria .

Pondo de parte a Lei de base da condição militar e de regulamento de disciplina militar, as três forças políticas da oposição que se reuniram com o Presidente da República, apelaram à Evaristo Carvalho, no sentido de agir em defesa da constituição política. «Nós chamamos atenção para o facto de, se não pusermos termo a essa crispação entre os órgãos de soberania e usurpação de poderes que nós estamos vivendo, o país pode descambar ». pontuou Arlindo Carvalho, enquanto porta voz das 3 forças políticas.

Téla Nón

13 Comments

13 Comments

  1. SAMPONHA

    24 de Maio de 2018 at 15:31

    Os militares dão ultimato ao senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo da República Democrática de S.Tomé e Príncipe, pelo facto de nos Quarteis faltarem comidas e medicamentos . O senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada em resposta aos militares diz que não recebe ultimatos dos militares. Mesmo assim temos um Presidente da República chamado ASSINA SÓ, que é o senhor Evaristo de Carvalho Sou defensor da legalidade e faço parte da Sociedade civil Organizada.Espero como muitos outros nacionalistas Santomenses para que o senhor Presidente da República meta mãos na consciência que jurou cumprir a Constituição salve este País que não tardará o aparecimento dos militares pegarem em armas para defender o País e o povo Santomense. Recordo que quando na contagem de votos nas Presidenciais que deu vitória ao ser numa forma fraudulenta durante a contagem dos votos o senhor Juiz Silvestre Leite como seu cunhado, mais o senhor director seu de Gabinete, a esposa do Leite que deveriam estar ausentes na contagem de votos para não influenciar o resultado.A Juíza Alice Carvalho também esteve presente contribuindo assim a sua ascensão na Presidencial da República. Resta apenas o Juiz José Bandeira que faz parte de toda esta montagem para que o senhor ASSINA SÓ assumisse o destino do País Mesmo conhecendo o perigo da ditadura concentrando o poder numa só pessoa, hoje a juiza Alice Carvalho e o Juís Leite estão pagando a factura e todos nós sem culpa formada estamos comendo o Pão que Diabo amassou.

  2. EX

    24 de Maio de 2018 at 16:31

    Deixa ele assim só, Esta cego, quando ADI deixar de ser Governo vai levar Golpe de Estado.

    Pk a Lei essa que dá o Governo todo poder e ele fica apenas no assino só.
    Ainda bem que ele tem dedo pra assinar ainda, e se recusar assinar, vão criar uma lei que isenta os Diploma aprovado pela maioria não carecerá de promulgação do Presidente, entra imediatamente em vigor.
    kkkkkkk

  3. Metido a Besta

    24 de Maio de 2018 at 16:46

    Cumpri servicos militar e vi a dias o Sr Bexigas ,numa resportagem sobre conselho de Estado, uma pessoas discreto e calma como sempre pesa embora de

    Confesso que nunca esperei que policia poderia chagar a fazer o que fez em caso da Resoma sem que forcas armadas interviessem para manter a ordem.

    Uma ditadura sempre tiveram a luz verde dos miltares e sem elas nao ha ditadura.

    Em Zimbabue, os militares entenderam por fim a ditadura Mugabe porque o povo ja esta farto de sofrimento.

    Na Africa de Zul ANC tomou a medida de remover o presidente .

    ADI, Seus deputados e este presidente pensam que brincam com Sao Tomense.

    Como foi possivel deixar um juiz, cunhado de canditado, analizar processo eleitoral.

    Vejam o caso de Cidadao Isaltino Morais quanto a sua candidatura e o juiz que estava de turno?

    Deveria impugnar.

    Agora percebo a indignacao de Pinto da Costa e outro candidato que recusaram concorrer com a falsa.

    Angola que esteja antento para ajudar assim com Pinto da Costa recusou dolares Americanos para a construcao de portos de aguas profundas em respeitos aos nosso irmao angolano pois tambem cabe a vos uma atencao especial contra esta ditadura.

    Ministro da defesa de Portugal esteve de visita a Angola e espero que !!!!!

    Na ha lugar a ditadura

  4. DC

    24 de Maio de 2018 at 18:16

    Presidente vítima ou presidente faz de conta/delegado do PM na presidência da república??
    Dizer que é presidente da república ou dizer que a república nao tem presidente significa, no caso, exactamente o mesmo!

  5. original

    25 de Maio de 2018 at 6:58

    Um indivíduo sem honra nem glória e prisioneiro numa prisão que ajudou a construir.Para mim é um dos piores pesadelos,somos o que comemos e colhemos o que plantamos.Não esqueça das histórias dos outros que seguiam esta via.

  6. Arroz substância

    25 de Maio de 2018 at 8:02

    Os partidos da oposição disseram que o presidente não consegue despir-se da adi;
    Pois eu constatei que os militantes do MLSTP estão a despir-se do MLSTP exemplo disto é a quantidade de militantes que já saíram do partido não foi aqui noticiado mais viram o que se passou nos angulares na reunião do MLSTP os militantes do do MLSTP no angulares estão descontentes com a saída dos irmãos Monteiros e vão segui-los para onde forem.
    Aconcelho-vos a deixarem de atirar pedras para casa dos outros enquanto a vossa está a arder quando dispertarem já tá todo queimado.

    • WXYZ

      26 de Maio de 2018 at 11:22

      Exactamente. Veem acusando sua excelencia o sr. presidente da republica de “ASSINA SO”. Mas se esquecem dos verdadeiros “ASSINA SO”. O Leite, Aurelio Martins, Vasco Guiva e mtos outros sao ex patentes d verdadeiros “ASSINA SO”.

  7. Avatar

    25 de Maio de 2018 at 9:07

    É impressionante a visão turva que caracteriza as suas abordagem, então acha que as coisas andam bem? Não te preocupes logo tu mudas de ideia. E quando digo logo,é um logo bem próximo

  8. António cunha dos santos

    25 de Maio de 2018 at 9:17

    Com Evaristo, PERCA de tempo

  9. Arlecio Prazeres

    25 de Maio de 2018 at 11:18

    Reparem bem na seguinte passagem de texto;
    “…..o próprio Presidente da República, estar a ser vítima do golpe institucional que o partido ADI está a executar em São Tomé e Príncipe. « Acreditamos, portanto, que em parte o presidente também é uma vitima», frisou Arlindo Carvalho.
    Ora bem, isto é grave. Muito grave. Grave para o país, grave para o sistema e grave para o proprio senhor Evaristo carvalho que ao oongo da vida foi construindo uma vida com dignidade.

    • Metido a Besta

      28 de Maio de 2018 at 7:31

      Desde de quando que Sr E Carvalho ,ao longo da sua vida ,foi construindo uma vida com a dignidade?

      Nao sei qual era a vida deste dito cujo antes de 25 de Abril mas sei depois atravez de viatura que este dito cujo passou a usar.

      A viatura da Fazenda Agua Ize Zona 8 que este senhor dito cujo passaou a usar a custo zero , eu quero, eu tome, eu posso, eu mando, foi assim o homem de MLSTP que fez as primeiras reuniao em Santana, no Club de Santana e eu tinha os meu 16/17 anos de idade.

      Depois have uma colega na CTT e comunicacao chamada Alcinha que deziam ser mulher, amante deste dito cujo.

      O MLSTP proporcionu este dito cujo tudo e mais alguma coisa que muitos cidadao nao obteve e quando ouvi que tal dito cujo deixou de ser da MLSTP e pertence o ADI , eu have percebido que nao podemos confiar nesta pessoa.

      Ele tinha ambicao e o pior , tal ambicao era quase imposivel de conseguir sem as consequencias como se ve.

      No MLSTP nao poderia ir para alem que ja obteve porque no seio de MLSTP ha pessoas melhor qualificado para servir e ele E Carvalho nao estava naquele elenco dai que optou por sair de MLSTP e nunca pensou a que custo,

      Quem fala de E carvalho fala tambem de A Varela o antigo quadro da Juventude de MLSTP, Alcino Barros.

      Estas pessoas querem tacho e quem os da vao a traz e sao capaz de vender tudo principio, vendem tudo ao diabo por um lugar na vida politica.

      No fim acabam sem gloria

  10. Ruandês

    25 de Maio de 2018 at 12:38

    Vocês com essa audiência mas é, deixaram o coitado do Evaristo “Homem muito experiente e conhecedor da Administração Santomense????” numa verdadeira saia justa pk se ele fosse “fala só” em vez de “assina só” talvez podia pelo menos safar a sua própria pele, como fez em parte o ex PR Fradique, mas era preciso ter culhões para assumir essa ruptura com os Trovoadas e ter sustentabilidade para tomar a sua carta de alforia.
    Bem que o PCD teria caraterizado tudo isso como uma grande novela, cujos capitulos estão em curso, vamos esperar para ver os próximos capítulos… E está de parabéns o seu escritor, agora a grande questão é ou será qual será o desfecho disso tudo????

  11. Quilixe Furtado

    26 de Maio de 2018 at 17:53

    Senhor Presidente da Republica.

    Assuma o seu papel do defensor da Constituicao do normal funcionamento das instituicoes e pai da Nacao

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top