Política

Primeiro Ministro mentiu

É a conclusão a que chega Juvenal Rodrigues, jornalista são-tomense e Presidente da Associação dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe. “Primeiro Ministro Patrice Trovoada mentiu”.

Para o Presidente da Associação dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe, o tempo encarregou-se de confirmar a mentira dita pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada no mês de Setembro do ano 2016.

«Há alguns jornalistas que vejo aí, e que gostam de falar de liberdade de imprensa e são jornalistas cuja opinião muitas vezes choca com o governo.. … Nós estamos a fazer um trabalho de recolha de armas. Como é que um jornalista recebe na presidência da República para seu uso pessoal uma arma de guerra. É jornalista? É independente? O quê que ele é? É mercenário? é jornalista? é o quê?», afirmou Patrice Trovoada em declaração a Rádio e Televisão do Governo, no mês de Setembro de 2016.

Logo a seguir a transmissão da entrevista do  Primeiro Ministro, a Associação dos Jornalistas foi a Procuradoria Geral da República, e solicitou ao Procurador Geral para investigar e esclarecer a grave acusação. «Até hoje, aquela instituição não se pronunciou sobre o pedido, apesar da insistência feita. Assim sendo, só há uma conclusão:o chefe do governo mentiu, difamou, o que também é crime! Patrice Trovoada não tinha necessidade de fazê-lo, porque tem todos os meios para apurar a veracidade de uma informação dessa natureza, antes de fazer qualquer declaração pública. E nem veio publicamente desculpar-se pelo erro intencional», pontuou Juvenal Rodrigues, Presidente da AJS.

Na denúncia feita em Setembro de 2016, o Primeiro Ministro, acrescentou que «não vou citar o nome. Portanto é preciso fazer-se um trabalho com um jornalista que recebe uma arma da presidência da República, para quê? Não vale a pena citar o nome. São práticas que me deixam duvidoso sobre a independência de muitos jornalistas».

O Presidente da Associação dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe, retomou o apelo para que o ministério público esclareça a denúncia feita por Patrice Trovoada contra os jornalistas em Setembro de 2016,  na mesma altura em que o Primeiro Ministro, voltou a chamar os seus jornalistas da Rádio e Televisão do Governo no mês de junho de 2018, para denunciar outra alegada acção armada desta vez contra a Águia.

«Quando se ouve e se vê as declarações oficiais sobre a alegada “tentativa” (?) de assassinato de uma “Águia” com um tiro na cabeça com o objectivo de subverter a ordem constitucional a poucos meses das eleições, convém recordar que em 2016, o senhor primeiro-ministro, Patrice Trovoada, acusou publicamente numa das suas “conversas em família” transmitidas pelos medias estatais que certos jornalistas receberam “arma de guerra” da Presidência da República». referiu o Presidente da AJS.

Para a Associação dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe, a mentira tem pernas curtas.

Abel Veiga

52 Comments

52 Comments

  1. Alfredo

    31 de Julho de 2018 at 13:34

    Assim é difícil. Deixem o homem. É só ataques, querem derrubar o indivíduo do qualquer forma.

    Resista PT – só não meta mais o pé na argola. Muitos querem o seu fim. Não tome decisões polémicas.

    Essa é a altura de procurar consensos. Nos grandes dossiers que têm entre maos, pondere bem e faça escolhas acertadas. Não fale muito e só diga o necessário.

    O país precisa de mais 4 anos de maioria absoluta

    • WXYZ

      31 de Julho de 2018 at 17:14

      Concordo contigo meu caro Alfredo. As estacas ja foram colocadas e com mais quatro anos de maioria absoluta o pais ja tera um rumo do qual os santomenses se orgulharao. Nao estou contra maioria absoluta. Seja de que partido for. Talvez seja o melhor modelo para o desenvolvimento de San Tome e Principe. Porque quer queiramos quer nao isso traz alguma estabilidade politico governativa.

    • sandra

      1 de Agosto de 2018 at 13:37

      sai do escritório e vai ao terreno tomar contacto com a realidade, mais 4 anos aqui em bombom
      ja basta , o buraco ja esta feito e ja temos conhecimento, por isso não podemos cair nele, todo santomense lúcido sabe disto, so tu se calhar e os outros que irão por dinheiro ou para assegurar o tacho

    • arroz podre

      1 de Agosto de 2018 at 7:51

      Senhor Alfredo, o PT e o ADI já era. O POVO está a espera de URNA no dia 7 de Outubro. Chorar muito êê…Tacho vai acabar. Piscina para encher com água vai acabar.
      Vida fácil vai terminar para os ADI. Povo põe, povo tira. Estar a ser demais. Muito abuso e arrogância.

  2. Fernando

    31 de Julho de 2018 at 13:54

    Boa tarde,

    Viva o ADI. Eu sou do ADI e estou convencido que vamos ganhar as eleições.
    Essa gente vai quer derrubar o PT de qualquer forma, mas a oposição não tem opção, não consegue acompanhar o Governo.

    Não entra em stress PT – tudo isso é para desestabilizar o partido e o seu líder.

    Não dê muita importância a essa gente do contra.

    Outra coisa. Sou professor de direito e atenção que está na hora de introduzir gente nova no sistema. Já não sou novo e não sou alternativa mas está na hora de apostar nos juristas de mérito.

    Um dia desses cruzei-me com um jovem recém-chegado ao nosso país que tem muita qualidade.
    Aproveita essa gente nova e disponível

    Quanto a notícia, são ruídos.

    Força ADI

  3. Ana

    31 de Julho de 2018 at 15:34

    Temos Patrice Trovoada em São Tomé e To zé Cassandra no Príncipe, dois mentirosos.

  4. Conobia

    31 de Julho de 2018 at 15:40

    Meus caros, repararam da satisfação com que Patrice Trovoada anunciou a tentativa do seu assassinato na TVS? Pergunte ao Patrice Trovoada e ao Ministro da Defesa e Ordem Interna porque é que esconderam o tenente do exército, pertencente ao sector de informação, individuo cuja tarefa foi montar toda esta palhaçada, com o intuito de abafar o aumento do preço do combustível. Reparem que o PT teve que baixar novamente o preço porque o disfarce não surtiu o impacto pretendido.

    Este primeiro ministro ficará na história de STP como o pior governante. Espero que os seus intentos não se concretizem, porque há pouco tempo ele afirmou na sua comissão política que não irá entregar o poder, a não ser que seja morto. Tudo isto se adicionarmos o facto de na sua última saída alegadamente à Russia para assistir a final do campeonato mundial de futebol não passou de uma mentira.
    Foi sim para Marrocos contratar mercenários.

    Para os que não estão lembrados, o Arlindo Ramos no tempo do partido único, foi o carrasco de muitas famílias, forjando provas para justificar prisões de cidadãos inocentes. São os casos de Albertino Neto (curiosamente pai do Abílio Neto- defensor do PT), Salvaterra, Lereno e muitos outros.

    O Patrice Trovoada e o ADI têm que ser derrotados nas urnas. Temos que fazer uma mobilização geral. A vitória do ADI foi a pior etapa da nossa jovem democracia. Temos todos que lutar para repararmos esse erro.

    Todos aqueles que estão a cooperar com o mal depous não venham dizer que não sabiam! Todos serão responsabilizados.

  5. ONDE MESMO?

    31 de Julho de 2018 at 15:53

    É triste, muito triste mesmo vermos pessoas como o Sr. Alfredo que deve ser possuidor de certos conhecimentos defender tão cegamente uma pessoa que chegou-se a conclusão que mentiu. Mentiu em relação aos jornalistas que em 2016 disse ter recebido armas de fogo da presidência, na altura Pinto da Costa, mentiu em 2018 em relação ao abate da “AGUIA”, mentiu em relação a STP IN LONDON, mentiu sobre o hospital de excelência, mentiu na criação de um Dubai africano, ou seja mentiu em relação a tudo. E mesmo assim o Sr. Alfredo ainda se baba todo aos pés do mesmo lambendo-lhe as botas cheias de baba sua e de outros como o senhor. Lamentável porque e como o senhor bem sabe se o primeiro ministro falar muito só diz mais asneiras e mentiras, por isso o aconselha a falar pouco. Não se preocupe que estamos atentos mesmo que ele fale pouco há-de falar mentiras porque está no seu ADN.

    • Seabra

      31 de Julho de 2018 at 20:48

      Onde Mesmo, A-do-rei !
      Faço suas palavras as minhas.
      Estàmos juntos.
      O PT-ADI, é um oportunista, corrupto, mentiroso e mafioso NATO!
      Qu’il prépare ses “cliques et ses claques pour partir,DÉFINITIVEMENT, de STP avec ses LARBINS, Varela and so…”.

  6. DITADURA DA PEDRA

    31 de Julho de 2018 at 16:07

    Alfredo tenho muito respeito pela sua opinião, mas fique atento pela próxima discursão na assembleia

    sabes o quê que esta agendado no próximo debate? vocês vão comer pão que diabo amassou, é proposta de Alteração da lei 5/2018 para estadia dos Estrangeiro no nosso país para 6 meses sem visto… ruandeses vão tomar conta de vocês nas campanha eleitoral, estão a dormir com perna aberta, senhor Alfredo abri os olhos

  7. Joao Carlos

    31 de Julho de 2018 at 16:43

    Consensos ?? Que consensos este senhor sabe o que isso quer dizer..?? O Patrice vai sim cair nas urnas….

    • PUMBU

      1 de Agosto de 2018 at 15:22

      Assim????

      Agora eh que nos f-dem a todos!!!

  8. Paulinho

    1 de Agosto de 2018 at 8:43

    Bom dia meus senhores,

    Se fizessem uma reflexão séria sobre a vida política e econômica do nosso país, nunca estariam contra o nosso PT. Ou pelo menos, não seriam tão radicais.

    Vejamos,
    O país chegou onde chegou não foi por culpa deste governo. Não se esqueçam que a democracia data de 1975. Podem quanto muito, imputar alguma responsabilidade ao atual governo na mesma medida dos outros. Assim, esse também é responsável pelo que se passa no país.

    Mas francamente, acusar o senhor de todos os males, é injusto.

    Como dizia o Sr. Fernando, o PT deve estar tranquilo – veja se decide bem nos próximos tempos. Estamos consigo. Continue a reparar as estradas, a levar a energia e agua, para onde ela faz falta.

    Nomeie um 5• juiz para o supremo para cumprir as regras – tal como diz a lei – de entre os juristas de mérito.

    Nomeie um procurador – alguém que esteja limpo e que tenha formação adequada e que esteja disponível para trabalhar. Os que lá estão, estão comprometidos.

    Têm falado aqui do tal jurista e professor de direito competente e honesto que veio de Portugal. Aproveita o homem e purifique o sistema.

    Essa oposição não representa uma ameaça, porque só faz críticas e mais nada. Estão a espera das decisões para de seguida fazerem crítica.

    Força PT – força STP – Força ADI

  9. Adálio

    1 de Agosto de 2018 at 9:00

    Sim, caro João Carlos

    Esse país está farto de problemas. Precisamos de estabilidade, precisamos de consensos, precisamos de unidade, precisamos de uma oposição que contribua e não se limite a criticar.

    Nada funcionava antes desse governo entrar no poder. O país pertencia a uma elite que vivia bem enquanto os outros andavam sem água, sem luz e sem dignidade.

    O PT é perfeito? Claro que não, mas tem feito mais do que muitos fizeram.

    Hoje temos melhor saúde, melhores equipamentos, melhores escolas, mais e melhores infra-estruturas e melhor tribunal.

    PT – força. Os injustiçados deste país, durante décadas, estão consigo.
    Procure gente com qualidade para o ajudar a governar – as vezes, o caráter é muito melhor que competência técnica – está última, se adquire com tempo. Os mal formados nunca mudam.

    PT – cumpre a lei tal como tem feito. Na questão da justiça, esteve bem. Essa justiça não funcionava.
    Para o último Juíz do STJ, ponha um homem que esteja acima de qualquer suspeita. Procure nas universidades.

    Para o PGR faça o mesmo. Renove, reforme e altere a maneira como as coisas têm sido feitas.

    O ADI tem muitos inimigos na função pública – gente que se mostra disponível mas nas costas corroem o partido e o governo. Temos que estar rodeados de pessoas que nos apoiam e defendem o mesmo que nós.

    Viva PT

  10. mezedo

    1 de Agosto de 2018 at 9:05

    pouca vergonha gente cega que ainda não despertou do sono profundo que PT injectou neles, ate quando vão dar conta que esse covarde usou a maioria que povo deu para abusar e mentir para esse mesmo povo, chamando de bêbado, preguiçoso e mais.
    acha mesmo que esse individuo tem condições para continuar a governar.
    Tanta arrogância, prepotência, mentira e malvadês nos olhos.

    Basta
    Povo confiou nesse gatuno em 2014 e veja o que ele fez desse pais, aumentou a pobreza, criou ladrões, criminosos, usurpou o poder dos outros órgãos para que ninguém pudesse parar ele.
    ainda assim querem esse bandido.
    Basta

  11. Alfredo

    1 de Agosto de 2018 at 9:12

    Não retiro uma palavra do que disse. E pelo que se vê, esse país tem muitos traidores. Como é possível haver tanta gente a falar mal do chefe? Muitas dessas pessoas devem funcionários que não querem trabalhar e estão contra o PT porque ele apela ao trabalho, a disciplina e a ordem, coisa que nós não gostamos.

    Deviam era estar satisfeitos porque existe um governo que defende a sustentabilidade do país e das suas instituições. Em vez disso, prefere ir atrás de soluções fáceis como será a mudança de governo.

    O país assim não progride. Patrice Trovoada é o melhor que nós temos neste momento. Vamos abrir os olhos e não ir atrás daqueles que sempre viveram do Estado.

    PT, ninguém está imune de cometer erros. Para mim e muitos santomenses, os seus erros são compreensíveis. Os Santomenses sabem o que fez e que ainda vai fazer para esse país.

    Como muitos já aqui referiram, vai buscar gente nova e descomprometida para o ajudar a governar mais 4 anos. O país precisa.

    Bem aja

    • ONDE MESMO?

      2 de Agosto de 2018 at 14:51

      Responder-lhe é realmente falta de tempo. Mas, não poderia deixar passar tamanha afronta sem lhe dar a devida resposta. Sr. Alfredo ninguém que eu saiba lhe pediu para retirar uma vírgula e muito menos uma palavra. A pessoa que intitula de chefe, é apenas chefe para si e para os demais comparsas vossos. Que sejam funcionários ou não, se têm motivos para criticar, que critiquem, e se criticam é porque têm consciência que na função pública nem tudo está bem. Claro que ninguém está isento de cometer erros, só que este é mentiroso, ladrão, aldrabão e basta ser francófono para ter tendências ditatoriais, senão vejamos nos países francófonos da África.

  12. Francisco

    1 de Agosto de 2018 at 9:25

    Eu não sou do ADI mas concordo com algumas coisas que disseram aqui, nomeadamente, que o país precisa de estabilidade.

    Não quero que o meu partido vença por vencer. E neste momento, qualquer dos outros partidos não trariam nada de novo ao país. Os investidores e a comunidade internacional valorizam muito a estabilidade e a continuidade. E o nosso país precisa de dar esse sinal de confiança.

    Talvez não fosse mau deixarmos o atual governo e o ADI continuarem mais um mandato.

    Já agora, o jovem de que tanto falam é o Jurista Lúcio Lima. Não o conheço pessoalmente mas quem o conhece diz que não é político. É um homem mais técnico e pouco habituado às confusões. Parece que é mesmo Doutor em direito.
    Talvez não fosse mau um sujeito assim para trazer alguma paz ao nosso sistema.

    Boa sorte e que vença aquele que conseguir convencer o povo das suas virtudes

  13. Maria de Santiago

    1 de Agosto de 2018 at 9:27

    Quem honra a democracia, jamais permite que a Liberdade de Expressão seja silenciada. As ditaduras morrem com os seus ditadores. E tanto menor, o Homem que não sabe dialogar – quando no poder – espezinhando o Povo – arma política – instrumento e elemento que constitui um Estado e Nação.
    Vamos ara a frente. Doa a quem doer. O N’Dependenxa nasceu e, fora das portas de São Tomé e Principe, irá sempre procurar a verdade e mostra-la. A CST serve apenas o Governo. Angola há-de em breve acabar com esta ditadura. Por razões geoestratégicas, o País não pode continuar nas mãos de gente que trata mal o Povo e lhe compra o cartão de eleitor para o enganar, de novo. Is good enough. Também sei falar línguas. Sobretudo a língua forro, de que descendo, com orgulho. Este país cultiva e faz o culto do racismo. Sei que sou acusada de “branca” quando a origem é negra. Não se perdoa o desinvestimento humano na educação e nos valores basilares de democracia e liberdade. Viva todos os santomenses. Especialmente os que contribuem para o desenvolvimento deste País tão precioso.

  14. Santos

    1 de Agosto de 2018 at 9:32

    Meu caro,

    Esse indivíduo foi meu colega. É um tipo a maneira mas não se mete na política. É viciado no estudo, duvido que o Lúcio quisesse meter-se nesse pântano.

    Essas pessoas do ADI vão afundar esse país. O povo deve penalizar essa gente nas urnas.

    O país precisa de outro governo

  15. Alfredo

    1 de Agosto de 2018 at 9:39

    Santos, respeito a sua opinião mas não concordo com ela. O país já estava um caos quando o ADI recebeu o poder. O atual governo está a tentar reparar os estragos que outros causaram. O país não é rico e não se pode fazer tudo num dia só.

    Quando ao Doutor Lúcio, se ele não quisesse contribuir, não regressava ao país. Não faça esses comentários, o país é de todos e é obrigação dos Santomenses participar, cada um como pode. Além do mais, o nosso sistema judicial precisa de gente nova, sem vícios e com valor.

    Se o homem tiver valor e estiver disponível, o PT não vai com certeza desperdiçar esse quadro. Esse é o homem que sabe valorizar as pessoas.

    Força PT

    • sandra

      1 de Agosto de 2018 at 13:59

      do jeito que vai, uma desgraça, com criação de um tribunal inconstitucional, tribunal supremo ambos constituído apenas com juizes do ADI, uma das coisas que vai rebentar com ADI é o interferência do PT nos tribunais e nas suas acções
      e vai se repor a ordem constitucional apos a eleição e tentar credibilizar o pais novamente,
      todos os intelectuais quer estrangeiro ou nacionais , vivendo ou não cá que tem conhecimento disto sabe que foi uma das maiores aberrações do mundo democrático o que se passou em sao tomé
      sejamos coerente
      ate que o ADI teve tudo para uma boa governação, mais faltou-lhes tarefas e meteram os pés pelas mãos
      que futuro queremos para o nosso são tomé com todas estas anormalias
      um pais que nem se da conta que existe um presidente, a assembleia nacional funcionando ao meio gás e com acções e decisões criminosas por ser a maior parte delas arbitrarias
      todos os projectos anunciados, os financiadores indicados para tal , na hora H negaram
      sera que não sera devido encadeamento do governo pelo seus procedimentos internos, infuncionalidade dos tribunais
      tendencia corrupta do governo
      não sei se alguem, um defensor governamental consegui me explicar a tal situação dos 30.000.000,00 de dolares ou euros que dizem que teria desaparecido os 20.000.000,00 ?

  16. Nuno Menezes

    1 de Agosto de 2018 at 10:06

    O governo de Sao Tome and Principe Deveria Tambem fazer as Pessoas a Populacao Pagar uma Taxa de ver a Televisao, Ter Satellite Disk nas suas casas no valor apenas 100 Dogras Por casa. Um Minimo Valor e quem sabe esse mesmo Dinheiro ajuda tambem as outras necessidades que Sao Tome and Principe necessita. Saber fazer Girar esse mesmo dinheiro.

    Pagamos duas taxas para ver TV

    Há anos que os portugueses pagam a taxa de audiovisual na fatura da eletricidade, mas muitos desconhecem que várias autarquias cobram a taxa municipal de direitos de passagem (TMDP). Contas feitas, para ver a RTP 1, RTP 2, SIC e TVI, os portugueses pagam 28,68 euros por ano, valor incluído na fatura da eletricidade. Além disso, pagam ainda 0,25 por cento do valor da fatura de telefone fixo, internet e TV por assinatura para a TMDP.

    Porque nao em Sao Tome and Principe Pagar duas taxas para ver TV ?

    Boa noite, Vitinho! (4) – 1992/1997 – YouTube, BOM DIA vitinho esta na Hora de acordar Sao Tome and Principe…..

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • sotavento

      2 de Agosto de 2018 at 8:45

      Caro Nuno Menezes
      O amigo escreve muito bem e sobretudo já todos sabemos sabemos que domina a lingua inglesa e é bonito ver um poliglota natural da ilha.
      O meu reparo é simples…lhe pediria que nao nos martirize com Sao Tome and Principe , mas sim Sao Tome e Principe tao simples como isto.

    • Nuno Menezes

      2 de Agosto de 2018 at 15:36

      Senhor Sotavento

      Tu deves ser um alentejano compadre para ir a Sao Tome and Principe vira naquela arvore a esquerda e continua… e vira a direita e ve uma vaca, se a vaca nao falar nada compadre continua andar ate ao por de sol, se nao encontar nenhuma infraestretura isso seguinifica que ainda esta no alentejo.

      Nuno Menezes
      Reino Unido, Lincoln

    • sotavento

      3 de Agosto de 2018 at 11:08

      Caro Menezes
      Nao sou alentejano… nasci em STP e de verdade que vou a dizer te?
      Nada… saudacoes e sucessos

    • Nuno Menezes

      3 de Agosto de 2018 at 12:58

      Senhor Sotavento

      Muito obrigado pela informacao.
      A historia que assim contei dos alentejanos ‘e uma Historia que assim existe ate hoje em Portugal, Igual eles no Alentejo ou em Portugal tambem dizem que existe tambem Historias Vossas,A historia do Preto.

      E isto nao ‘e chamar racismo na minha conversa,mais sim um facto que assim existe temos que aceitar.

      Mais a comer uma alentejana Carne de porco à alentejana ‘e muito bom.Temos ‘e de ter cuidado em tirar os pelos do porco,pode ficar encalhado nos dentes. Mesma coisa grelos com flor.

      Nuno Menezes
      Reino Unido,Lincoln

    • Highly Anticipated Nigeria

      7 de Agosto de 2018 at 8:19

      Senhor Nuno Menezes nao Fale Preto, isso fica mal, Fala Menino de Cor, nos Reproduzimos Cores para eles, por essa razao somos Menino de Cor.

      Mr. Nuno Menezes Do not Speak Black, this is bad, Speak Boy of Color, We Reproduce Colors for them, for this reason we are Boy of Color.

      Highly Anticipated Nigeria
      Nigeria

    • Cifra tudo isso é pra voce

      3 de Agosto de 2018 at 11:04

      O que o Senhor Nuno Menezes escreveu esta certo, parece a mim que ninguem em Sao Tome e Principe nao querem pagar nada neste Pais, apenas querem prato de Comer,e beber, sem prestar servico a sociedade aonde estao a viver.

      Se querem melhor condicoes de Vida,necessario primeiro pagar e depois cobrar as melhores condicoes a Governo,e infraestretura necessarias o governo assim devem fazer para o melhoramento de Sao Tome and Principe,Terem Trabalho para assim a Populacao Ganhar Pai Nosso
      Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

      Nem sempre viver de Oracao da certo, e esperar em milagres o mesmo nao acontece, a boa acao parte de Nos mesmos temos que ter ideias, se nao existir trabalho para jovens, pegar num balde com agua e produto ir as lojas e perguntar se querem que limpe os vidros da loja as janelas,pegar um balde com agua e perguntar se querem que limpe as janelas do carros e os Pneus de carro. Um lava carro manual com magueira na cidade com a informacao e o preco a informar as pessoas interecadas o valor, lavar o carro Manual… Tudo isso existe na Europa Rica de Dinheiro, aonde as pessoas sem trabalho se registram na seguranca social e trabalham por sua conta lava o carro Manual, uma ideia que pode comecar com alguem da sua familia e amigos e depois de dar certo ausentar e deixar outras pessoas fazer.

      Seguranca Social em Sao Tome e Principe, ‘e para Fazer desconto a caixa, isso existe em Sao Tome and Principe para este fim….. Nao apenas para pessoas que tem dinheiro em Sao Tome and Principe um Pobre se inscreve e informa o seu Tipo de Trabalho que assim vai exercer dentro de Sao Tome e Principe,Exemplo: vou Trabalhar por minha conta Propria quanto custa o valor de eu Pagar a segurnaca social e o tipo de trabalho ‘e Limpeza manual de carros ou janelas de vidro nos bancos,embaixadas,comercio, UNO e outras organizacoes.

      A vossa psicologia de vida deixa de combinar se continuarem assim… com certos Paises,E tambem devem mudar de personalidade e psicologia, preferem ficar adomercidos,com Medo (MEDDO) de AR (vozes) a espera de Milagre com o Livro de Oracao como a segunda hipotese: Pater Noster
      Pater Noster, qui es in caelis Sanctificétur nomen tuum, Advéniat regnum tuum, Fiat voluntas tua, sicut in caelo, et in terra. Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie, et dimítte nobis débita nostra, sicut et nos dimíttimus debitóribus nostris. Et ne nos indúcas in tentatiónem. Sed líbera nos a malo. Amen

      E adormecem com Fome e acordam com Fome. e sempre a Rezar: Pater Noster, care se numește Sanctificétur nomen tuum, Adventiat regnum tuum, Fiat voluntas tu, sicut în caelo și în terra. Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie, și dimitte nobis débita nostra, sicut și nos dimíttimus debitóribus nostris. Noi nu suntem induși în ispită. Fii fericit că suntem răi. amin

      time to get up
      time to get up
      time to get up

      cifra tudo isso é pra voce.
      De pontodevista.com

  17. Feliciano cruz

    1 de Agosto de 2018 at 10:24

    Vocês acham que Patrice e seus lacaios, mesmo que percam nas urnas, eles vão ganhar nos gabinetes, com o esquema triangularjá montado( Tribunal Constitucional+Comissão Eleitoral+Tribunal supremo de justiça).

    O dia de voto será 07/10- é um dia de voo para exterior do país. Eles vão votar, viajam a tardinha e ficam aguardando pelos resultados e pelo comportamento do povo, face as suas macaquises já delinedas.
    Espera-se que até borracha vão dar as pessoas se rebelarem, e como os cabecilhas do ADI estarão fora, vse der para torto as borrachadas, vão dizer que não fomos nós que mandamos é de iniciativa dos que deram.

    A ver vamos. Está tudo delineado. O Mário Bandeira confidenciou alguém sobre isto.

    • WXYZ

      3 de Agosto de 2018 at 2:34

      Andas com ideias pateticas e conspiratorias parecidas a ideias do man Gau qdo discursava no parlamento. Tira isso da cabeca! E nao invente coisas.

  18. pascoal de carvalho

    1 de Agosto de 2018 at 10:40

    Mentira ou não, a posse e o uso de arma de fogo(de guerra ou não) é proibido por lei(exceto em algumas nações). Cabe as entidades de direito e de competência agir em conformidade, quer seja jornalista, ou outro profissional qualquer.

    • VETERINARIO EDUCAWEB

      2 de Agosto de 2018 at 9:51

      Senhor Pascoal de Carvalho

      A psicologia da sua ideia faz a mim a perceber que deveriamos ter arma de Fogo para assim matar a pessoa que nao gostamos,e essa ideia nao concordo.
      Mais no entanto se assim acontecer essa mesma situacao tirar a vida de um cidadao com arma de Fogo a Polcia de Sao Tome and Principe deveria responder igual TIRANDO A VIDA A PESSOA QUE USOU ARMA DE FOGO,igual a algumas nacaoes, Responder a Matar, Mais 1 UFO em pessoa que nao faz falta.

      Sao Tome and Principe ‘e uma ilha pequena deveria Infraestrutar na Prisao e mudar a sua Lei de condenacao quando assim existe o caso de Morte,Prisao defenitiva para sempre apenas sai de la dentro quando morrer.

      E assim a sociedade que fica ca fora, comeca a Ganhar o respeito e pensar duas vezes e vao ter MEDDO da situacao em causa.

      Eu pessoalmente sou a Favor dessa situacao PRISAO DEFENITIVA PARA SEMPRE Faz com que um UFO em Pessoa nao falar muito, do genero eu Mato ele Ou eu mato ela vou preso e daqui a 40 anos saiu com vida e da para chupar ainda alguns grelinhos (VAGINAS).
      Essa forma de Pensar Tenho verificado na Linguagem de Pessoas Original de Portugal mesmo em Portugal, mais no entanto estando eles fora de Portugal como Reino Unido a Prisao de Morte tens uma pena definitiva apenas sais morto da Prisao,SAIS SEM VIDA.

      Muitos Natal sem o bacalhau e sera para sempre.

      Os UFO em pessoas de Sao Tome and Principe vivem de coracao, sentem pena de cobrar e outras coisas mais a UFO do seu Proprio Pais e outros mais UFO em Pessoas, aonde alguns sabem chamar o ar do curacao do UFO em pessoas de Sao Tome and Principe para assim ter pena. Tenho Do.

      As veias de Ar invisiveis de UFO em Pessoas de Sao Tome and Principe nao esta cortada,aonde os mesmos sentem Pena e tambem tem meddo, e essa psicologia o Mundo sabe chamar o Ar dos UFO de Sao Tome and Principe,aonde os mesmos adormecem, e sentem pena dos outros UFO em pessoas.

      E isso assim nao desenvolvem, nao passam a ser activos com o objectivo de Infraestruturar o seu Pais, e ao sair para a Europa deixam de ter vontade tambem de ajudar o Seu Pais aonde nasceu. E alguns ganham Raiva do seu proprio Povo UFO aonde Hoje percebo a Razao

      Sao Tome and Principe necessita sim desenvolver nas minimas condicoes para o bem estar das suas populacoes apenas agora ano 2018 a inergia esta a chegar em algumas localidades pela a primeira vez e dentro de Sao Tome and Principe existe muita coisa por fazer neste povo adormecido.

      VETERINARIO EDUCAWEB
      ANYWHERE.ME

    • Seabra

      2 de Agosto de 2018 at 17:35

      Meu caro,como você disse e bem dito” São Tomé e Príncipe é um país pequeno” . E eu acrescento, onde todos se conhecem….tão pequeno é, que se você comeu calulu ao almoço, em menos de duas horas, toda a îlha de ST já está ao corrente. Posso até exagerar um pouco mais,por exemplo ,antes de você tomar uma decisão há pessoas que já sabem antes do próprio interessado.
      O que me leva a perguntar, porque razão é que até ainda não deram informações concretas seguida de julgamento e condenação, aos assassinos do economista sãotomense Jorge Pereira dos Santos ? Hoje, fazem exactemente dois meses, 2/8/2018,do ocorrido crime odioso. Eu recebi o telefonema do Jorge,falei com ele às 22h 15, ele ficou de me ligar 10 à 20 minutos mais tarde (isto porque devia ligar a um suposto amigo, doutor Neves para pedir informação sobre uma amiga comum), para me confirmar sobre a informação em questão. Este dito amigo não lhe ligou, porque só no dia 5/6, terça-feira, é que ele foi encontrado morto em casa dele (onde se passou a cruel agressão premeditada e fatal),pela empregada dele.
      Há interesse e urgência no tratamento deste dossiê,cuja morte passou sob SILÊNCIO,hoje 2 meses,ninguém se pronunciou para condenar, para homenagear este valoroso quadro sãotomense,nem os ditos amigos, a começar pelo tal médico Neves (a quem ele deixou , seguramente, mensagem) , o Nando Rita,o Fredique de Meneses (a quem ele deu muito apoio quando ele regressou para STP) ,o Gabriel da Costa (advogado dele um tempo)….onde estão estes ditos amigos?
      Acho que ter amigos com estes é MELHOR não TER. Sinceramente !
      QUEREMOS JUSTIÇA E JÁ.
      Jorge, pax in lumines !

  19. Madre deus.igreja

    1 de Agosto de 2018 at 11:18

    Você come na mesma gamela. Esqueceu que ele(PT) estava no poder quando fugiu e, quantas vezes na este senhor, no poder?
    O que melhorou, andamos nisto desde o ano de 1990. Quando esses trouxas regressaram à são Tomé e príncipe.
    Trouxeram miséria, mentira, desvio de coisa pública e roubo

    Quantos emprego criou o ADI? Mais ele(PT) prometeu 2000 por ano. Estão tds na feira ao molhos e, sem rumo e nem perspectiva da vida temem

    Ele que volta a Gabão, porque nem a França, quero-os devolta

    • Seabra

      1 de Agosto de 2018 at 19:50

      Confirmo. Não serão mais BEMVINDOS em França, os Trovoada e outros CAMBALACHEIROS que estão na lista negra de vigarices feitas em França. Uma vez no solo françês terão que dar a do conta do uso do falso que cometeram durante anos (receberem auxílio social françês e estar fora do solo françês (la vengence est un plat qui se mange froid,quand le voyou a oublié il y a toujours une victime qui n’à guère oublié). Cá se faz, cà se paga “mecs”.
      Contámos com as eleições para eliminar, ou pelo menos diminuir a PODRIDÃO de STP… lutar para que não hajam mais os mesmos e sempre umas famílias a beneficiarem dos privilégios enquanto a maioria vive na miséria, com fome e no desemprêgo.
      Já é tempo de tudo mudar .
      Quanto ao crime odioso comentido (faz amanhã 2 meses), do assassinato do nosso saudoso amigo e irmão, economista Jorge Santos, ESPANCADO atrozmente até à morte. Estàmos à espera que nos informem em que pé está o dossiê, que demora a ser tratado.
      Esperámos, queremos e EXIGIMOS justiça JÁ!

  20. Ex Militante do ADI Aborrecido

    1 de Agosto de 2018 at 11:50

    Esse tal de Alfredo é mesmo um Facista, Vendedor de Ilusões, Ditador, Bandido, Aldrabão, Ladrão, Bêbado e sem vergonha, igualzinho ao seu chefe. Quanto a nomeação de Juízes e procurador, aconselho as pessoas de bem que não contribuam com essa palhaçada se misturando com esses macacos. Nas eleições de outubro os santomenses terão discernimento porque já sabem que o PT-ADI é o mal. O mal será arrancado pela raiz.

  21. Sarmento

    1 de Agosto de 2018 at 12:02

    Boa tarde,

    Já estou fora do país há muito tempo e confesso que não sei o que andam a fazer da nossa terra. As notícias informam mas nem sempre se revela suficiente para percebermos certas coisas.

    Só escrevo essa mensagem porque vi aqui o nome de alguém, por quem tenho grande consideração e estima. O doutor Lúcio Lima é alguém que nos prestou grande colaboração aqui em Portugal. Como já uma vez tive a oportunidade de referir neste mesmo espaço, esse senhor salvou-me de uma situação bem complicada na altura e ainda por cima, não me cobrou um centavo pelo trabalho que realizou.

    Espero que ele tenha sucesso aí em São Tomé e Príncipe.

    Quanto ao resto, Deus abençoe a nossa terra querida

  22. JOAO CARLOS

    1 de Agosto de 2018 at 14:12

    Vejo aqui alguns comentários patéticos (desculpem se ofendi), a pedir mais tempo de Governação ao Patrice Trovoada e ao seu ADI… Para quê? 6 anos e meio, sem contar com a governação de 2008, não chega para ficar claro que o Patrice Trovoada é um demagogo, mentiroso compulsivo ! Será que não há mais são-tomenses capazes de governar esse País ? Só Patrice? Uma pessoa que nada fez pelo País, só passa a vida a viajar e tratar dos seus negócios é isso que querem ??? SOU A FAVOR SIM, NO DIA 07/10/2018, RA..RE…RI RO…RU..RUA COM ESSES GAJOS DO ADI….

  23. Terra dos bandidos

    1 de Agosto de 2018 at 14:48

    Minha gente,não vale a pena responder esse tal de Alfredo,aliás creio que ele só está a defender o seu taxo como director financeiro da EMAE.Se é mesmo você,deverias ter vergonha de abrir a boca,sendo a EMAE,uma empresa deficitária e que últimamente disse o Ministro das Finanças explicando uma das razões da venda das viaturas de estado,mas na prática os senhores da EMAE compraram viaturas de luxo para cima e para baixo,grande contrariedade,isto é sinal que este governo está mesmo desnorteado.
    Vocês pensam que somos todos parvos,que vocês são mais estudados e inteligentes seus palhaços! Querem fazer todo mundo de parvo ou quê? O senhor patrice trovoada disse a pouco tempo e público que o país está eletrizado de norte a sul, mas o que vale a pena isto se quase toda a população está as escuras seus palhaços e lambebotas!
    Eu não sou da oposição,aliás apoiei ADI e votei em ADI,por tudo mas sagrado deste mundo!
    Mas o que vejo é muitos lambebotas a apoiarem um Primeiro Ministro caxeiro viajante!
    Vocês lambebotas dizem que o país é pobre,que não tem riqueza,que não produz nada e que o senhor Primeiro Ministro tem que viajar,agora pergunto de todas essas viagens feitas quais foram os investimentos que ele conseguiu trazer para o país? A resposta é zero.
    Trouxe algum investidor? Levou tantos palhaços a STP-Londom,gastou uma porada de dinheiro,o quê que isso trouxe ao país?A resposta é zero seus palhaços e lambebotas.
    O senhor Primeiro Ministro falou de cidade administrativa,hospital de referência,requalificação da marginal,melhoria da vida dos funcionários públicos e em geral,arroz de 13 contos,respeito a democracia,valorização de competências e muito mas,mas que no fundo o resultado é zeero.
    Criaram um tribunal constitucional só com pessoas de ADI,assaltaram os tribunais,enfim é muita coisa que me faz triste e revoltado! Deus é grande!
    Temos Ministros com um salário que toda gente conhece,mas que austentam riqueza ,com carros topo de gama,casas e depois dizem aos outros para apertarem o cinto,enquanto o vosso cinto está bem largo!
    Temos Ministros que austentam riqueza e para disfarçar colocam alguns coitados a frente como o Ambrósio,vulgo TITA das Finanças! Temos Ministros que fazem do Ministério sua casa,colocam qualquer um mesmo sem qualificação exigida,o tribunal de contas sabe, a procuradoria sabe,a administração pública sabe e ninguém faz nada,porque tudo fica entre amigos!
    Ministros que fazem do seu Ministério seu império,onde todos devem cumprir ou são isolados!
    Enfim,não estamos a ver muita porcaria que está sendo feita por esse governo,muita mesma,que ainda vou publicar e com provas!
    Por isso eu não vou perder tempo a falar com lambebotas e peço aos demais que gostam deste país para abrirem bem os olhos!
    ADI,tem tantos oportunistas,jovens que não valem nada e escondem-se no JADI.A jovens que estão ahí na JADI,que nem têm conduta,não são exemplos de nada!
    É só festas,bebedeiras e mas nada!
    Portanto ficam calados que muita gente está atenta! Por isso tenham calma que no dia 7 de Outubro vamos resolver o vosso problema!
    Um bem haja!
    De um jovem muito atento e estudado!

  24. Januário

    1 de Agosto de 2018 at 15:06

    Vocês são otimistas.

    Quem é que vos disse que essa gente quer alguém competente?

    Achas que aconselha o PT nas questões de natureza jurídica vai deixar entrar alguém honesto?
    Esse pessoal tem medo das probas, honestas e bem formadas. Olha, se o indivíduo não for ADI não vai ao lugar nenhum – mesmo que seja competente.

    E a culpa nem é do PT, é das pessoas que o aconselha.

  25. Paulo

    1 de Agosto de 2018 at 15:15

    Claro… isso é mais do que sabido. Ninguém está interessado na competência.

    E se o indivíduo chegou há pouco tempo ao país e não pertence a máquina, muito menos. Os donos do partido não deixam que ninguém de fora ameace os seus lugares.

    Esse jovem não tem lugar com esse governo.
    Deixa que o MLSTP ganhe as eleições e a competência será valorizada.

    Bem aja.

  26. Mezedo

    1 de Agosto de 2018 at 15:17

    Voce é mesmo uma lambe botas e buro cego epateta. Se calhar esse gajo te paga mt bem para trazer esse comentario ate da pra rir.
    Achas stp de a 10 e isso que temos hoje com tanta mizeria e desemprego. Com tanta criminalidade com tanto abuso de poder.

    Devias sim ser banido deste pais rumo a Gabao onde pertence voces coterianos do PT.

  27. Manuel Carlos

    1 de Agosto de 2018 at 15:20

    Esse jovem pode perder a esperança.

    Esses lugares já estão reservados. Um para a família da ministra da justiça e outro para os que apoiam a política desse governo.

    Achas que eles querem lá juiz do supremo ou PGP que não lhes preste vénias?

    Estudar e ser profissional não é garantia para nada. Cartão do partido é que manda.

  28. Mariano

    1 de Agosto de 2018 at 15:49

    Estamos só a espera que venham as eleições para darmos uma sova a essa gente.

    Não interessa as coisas boas que o PT possa fazer agora. Já fez muita asneira e vai ser prenalizado nas urnas.

    E se eu fosse esse jovem jurista que se diz aqui que é bom e honesto, não me metia numa barco que se está a afundar.

    Bem aja

  29. Firmino

    1 de Agosto de 2018 at 16:00

    Muito bem Mariano

    Mas esse indivíduo é algum supra-sumo ou quê? De onde é que surgiu esse doutor em direito?

    Porque haveria um homem nonesto de se meter numa casa em chamas? Porque haveria um homem de querer se queimar?

    As pessoas falam muito e o que está em casa é que o PT mentiu e é sua obrigação esclarecer toda a verdade.

    Ninguém de valor se junta aos bandidos. Portanto, esqueçam esse Dr. Lúcio Lima.

  30. adalmiro ceita

    1 de Agosto de 2018 at 18:23

    Patrice Trovoada “mente todos os dias”.
    Isto sim.

  31. Assuncao

    2 de Agosto de 2018 at 1:15

    Diga gente,diga gente,como vai este Pais!!!

    Ai,ai

  32. Ramos

    2 de Agosto de 2018 at 9:13

    Estamos bem.

    Temos um bom primeiro ministro que está a fazer o que pode para alterar o estado de desenvolvimento do país.

    As reformas estão em curso.

    Viva o ADI

  33. Alfredo

    2 de Agosto de 2018 at 10:46

    Força Patrice

    Essa gente vive de casos. Como não são capazes de apresentar propostas e ser alternativa para o país, fazem de tudo para o derrubar de outra forma.

    Aqueles que têm capacidade de análise não vão nessa conversa.

    Na questão da justiça que tanto falaram aqui e que tem gerado tanta polémica, nomeie esse jovem jurista, sem vícios. Como alguém já disse aqui, se é íntegro vai fazer um bom trabalho. A prática e a técnica, vêm depois.

    Primeiro o homem e se o homem é honesto e bem formado, o resto é conversa. Esse país está cioso de gente com moral e ética.

  34. Nuno Menezes

    2 de Agosto de 2018 at 11:10

    TVS TELEJORNAL 02 08 2018 Tive atento neste Telejornal, O imposto como assim se fala neste Telejornal do 02 08 2018 que alguns votaram contra a taxa do imposto, Eu pessoalmente sou a favor a imposto em Sao Tome and Principe, falaram que aumenta o Valor de Pobreza em Sao Tome and Principe, necessario sim fazer outro desenho uma equipa a recolher arroz,comida em lata no supermercado que esta quase a terminar a validade e oferecer as pessoas mais Pobre, essa mesmas pessoas tem que registrar preencher uma ficha com o seu Bilhete de identidade para assim o governo ter a minima ideia da estatistica da pobreza em sao Tome and Principe atravez das pessoas registradas.

    Uma coisa ‘e o dinheiro de FMI oferece a Sao Tome and Principe,para infraestreturas, agora uma organizacao falar com a UNO para ajudar na comida um armazem com comida apenas para pessoas POBRE, aonde os mesmos Tem que ter evidencias e comprovativo que sao mesmo Pobre, pode acontecer o rico na Fila (bicha) receber o Pao do Pobre, por essa razao necessario haver um control.

    A pergunta ‘e sera que a UNO aceita? Uma questao alguem Nao Govermental, fazer uma proposta explicar a situacao e esperar a resposta.

    Vamos ver uma coisa Reino Unido ‘e um Pais RICO,mais eles tem curso FREE com o patricinio da EUROPA union, como Por exemplo tecnico de Informatica,Telefonista, e outros importantes cursos que leva a pessoa formada pronto a procura de trabalho.

    Agora,Normalmente Temos sempre alguem de Familia Na Europa,Portugal Reino Unido,Franca,Espanha,Franca e outros mais, cada cidadao que esta a passer mal Telefona a sua Familia e pede dinheiro emprestado para assim ajudar.

    O Tempo de ter pena terminou, Sao Tome and Principe o Povo ao chegar em Portugal tem que aguentar,familia,amigos ajuda uns aos outros, tambem vao a igreja em Portugal para pedir comida e outras coisas mais para assim sobreviver.

    Qual sera a razao nao Funcionar em Sao Tome and Principe????????????

    Nao sei se sabem, Portugal ‘e Rigido Para Nos Todos os Portugueses,pagar divida,pagar IVA,e outras coisas mais,E Tambem saimos de Portugal, para imigrar para outro Pais da Europa a procura de melhor condicoes de Vida, e enviar Dinheiro a Familia em Portugal,Porque nao…Eu,Tu, imigrante natural de Sao Tome and Principe no estrangeiro enviar tambem dinheiro a familia em Sao Tome and Principe para ajudar a pagar comida,incluindo IVA e outras coisas mais.?

    Faço quando assim Portugal entregou Sao Tome and Principe a Nos, vi no youtube um video Portugueses de Portugal a informar que Sao Tome and Principe o Governo nao apresentou uma prosposta a Governo Portugues.

    Para saber se esses assuntos falados ‘e verdade necessario as Pessoas Criar uma Organizacao Jovens com ideias entregar essa mesma ideia a UNO ou mesmo a Portugal ou china embaixada apenas aplicavel para pessoas pobre, e isso se consegue fazer uma estatistica percentage de Pessoas Pobre em Sao Tome and Principe nao apenas Falar boca boca que a pobresa aumentou.

    Teu computador ON para sempre, e ter ideias nao ir a baixo. Teu computador ‘e tua cabeca ter ideias nao adormercer e pedir ajuda.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  35. MATRUSSO

    3 de Agosto de 2018 at 10:26

    Um jovem fixe e sem vícios para o quê?

    Para um lugar que por sí só ja foi criado de forma viciada!

    Essa só dá para rir…
    Vós sois tontos demais, alfredo e sua manada…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top