Política

Lançando “pedras ao ar” já tem 30 milhões de dólares para 2019

Tudo está previsto para 2019. Tudo indica que a ilusão do Dubai tornará realidade concreta em 2019. Em 24 horas, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada lançou pedras que atingem o valor total de 30 milhões de dólares.

A ilusão lançada em Outubro de 2014, com promessa de materialização plena em Outubro de  2018, ganha novo ânimo, mas desta vez com início em 2019 e com meta em 2022. Só com mais 4 anos de mandato.

Nesta semana, Jovens que em outubro de 2014 viram luz ao fundo do túnel, e a materialização da promessa de 2000 empregos por ano, atingindo um total de 8 mil empregos em Outubro de 2018, encheram o anfiteatro do Palácio dos Congressos, para receberem mais um projecto estruturante para o futuro 2019-2022.

No palco do Palácio dos Congressos, os jovens viram nascer a Plataforma Santomense de Inovação. Um organismo que vai reforçar os milhares de postos de trabalho, que foram criados no país ao longo dos últimos 4 anos, como foi prometido em Outubro de 2014.

Pois o Governo através do Primeiro Ministro, Patrice Trovoada lançou as pedras, que sustentam a Plataforma Santomense de Inovação. Lançou pedras e anunciou que o organismo vai disponibilizar 20 milhões de dólares aos jovens de São Tomé e Príncipe, para fomentar o empreendedorismo.

Dinheiro como capim para os jovens, a partir de 2019 com meta em 2022. Duas empresas de petróleo vão segundo o Chefe do Governo, desbloquear os 20 milhões de dólares a partir de 2019, para a juventude de São Tomé e Príncipe gastar e prosperar.

De repente, nas vésperas de Outubro de 2018, o país que nos últimos 4 anos, não conseguiu pagar salários aos funcionários públicos a tempo e hora, por falta de verba. País que justificou o adiamento das várias pedras lançadas em 2014 e em 2016, com o facto de os doadores internacionais terem fechado as torneiras da ajuda financeira,  consegue através do seu líder, Patrice Trovoada, 20 milhões de dólares só para os jovens.

Um valor que dificilmente o governo são-tomense conseguiu amealhar anualmente dos parceiros internacionais para financiar o Orçamento Geral, apareceu nas vésperas de Outubro de 2018, para completar  os milhares de postos de emprego criados de 2014 à 2018. Os jovens estão satisfeitos, e muitos se manifestaram ansiosos pelo futuro mais reforçado previsto para começar em 2019.

Pedras ao ar também caíram na Praça de Táxis de São Tomé e Príncipe. Centenas de viaturas novas, vão chegar a São Tomé a partir de 2019, para substituir a actual frota de táxis bastante degradada.  Ao lançar esta pedra via a TVS, o Governo através do seu locutor de serviço na TVS, garantiu que as novas e modernas viaturas para os taxistas de São Tomé, vão chegar da China.

Outubro de 2018 está perto e continua a fazer milagres.

De repente a cidade de Santana, assistiu o lançamento de pedras que segundo o Governo só em 2020 darão forma a um sistema de distribuição de água para as populações do distrito de Cantagalo.

Segundo o Primeiro Ministro Patrice Trovoada dentro de 20 meses, a nova rede de água será inaugurada em Santana. No entanto na sua intervenção começou desde já a sensibilizar a população do distrito de Cantagalo para fazer o bom uso da água de 2020. Um projecto que será financiado pelo Banco Árabe para Desenvolvimento de África no valor de 7 milhões de dólares, e pelo Estado são-tomense com 3 milhões de dólares.

Populares que assistiram ao lançamento das pedras, manifestaram-se satisfeitos com as pedras lançadas. Mas muito deles desconfiam das pedras lançadas. Quando a esmola é demais o pobre desconfia. É o caso de Renildo Zacarias, que considerou a cerimónia de lançamento de pedras, como sendo uma “mentira”. Um jogo político-eleitoralista, precisou o cidadão. Confira as declarações do cidadão Renildo Zacarias no registo audio :

Em 24 horas, São Tomé e Príncipe que segundo a última missão do FMI, vive momento difícil, com uma economia paralisada, por causa da redução da ajuda financeira internacional, vê assiste pedras a serem lançadas, e em valores que já superam os 30 milhões de dólares.

Outubro de 2018 alimenta novas ilusões dos são-tomenses menos atentos, para o quadriénio 2019- 2022. As pedras lançadas ao ar, só vão cair no próximo ano. Pode ser que seja tarde demais para despertar os são-tomenses que ainda não conseguiram despertar do profundo sono de ilusões.

Abel Veiga

25 Comments

25 Comments

  1. JOAO CARLOS

    23 de Agosto de 2018 at 10:14

    Abram os olhos… isso não passa de demagogia de quem quer se perpetuar no poder, ainda por cima após 4 anos de má governação, muita corrupção e autoritarismo….
    Agora vem de novo com essas ladainhas…..

  2. António cunha dos santos

    23 de Agosto de 2018 at 10:37

    Olhem só para a pouca vergonha por estes dias de fronte ao Gabinete do 1º Ministro. Centenas de jovens a gravitarem ao volta deste gabinete a busca de um trocado para convencerem/enganarem os menos atentos e estudados.
    Estes coitados lupensinatos e vira latas, estão somente a cavarem as suas seputuras

  3. S.tomense

    23 de Agosto de 2018 at 11:12

    Basta da tua promessa estamos nacampanha agora vens com esta promessa cera que que pencas q povo de s.tome é toto loto se nao fizeste em 4 anos nao e agora ruaaa basta

  4. Renato Cardoso

    23 de Agosto de 2018 at 12:02

    É impressionante a astúcia desta personalidade que diz—se defensor de povo pequeno.
    No período eleitoral tem o desplante de anunciar projectos e financiamentos para resolver as suas políticas falidas.
    Está provado que a desonestidade e ambição política de conquistar o poder pelo poder é doentio.
    Por isso referia no comentário passado que este sugeito continuará vendendo banha da cobra até saciar—se.

  5. Madredeus.igreja

    23 de Agosto de 2018 at 12:11

    Kkkkkkkkkkkkk mais lançamento de pedras Patrice! Tantos foram lançados em 2014 e, nenhum chegou ao seu destino. Neste lançamento, só falta as galinhas e os galos. Tanta promessas e nenhum compridos. O povo não é burro, sabem quem são esses vendedores da pátria.

    Queres mais 4anos, para seu belo prazeres, junto com um memória, em povo pequeno vê suas vidas bum retrocesso sem fim a vida
    O Patrice, veja você com teus próprios olhos como está nossa cidadã capital, nosso hospital, desemprego, tribunais,que o senhor monopólizou, bens públicos roubados e mts mais.
    Chegou a hora de julgamento Patrice. Esse mesmo povo que você chamou de preguiçoso e bêbados, agora, andas a lamber cú as eles com lançamentos de pedras, senhor aldrabão, mentiroso

    Vamos julgar-ti no dia 7/10 é, o começou de mts julgamento que terás.

    • Mucluclu

      25 de Agosto de 2018 at 7:30

      Tenho uma dúvida sobre “o povo não ser burro”. De certeza que o povo não é burro?
      Está comprovado a 100%?
      Vamos esperar pelo 7 de outubro sem falar muito.

  6. DITADURA DA PEDRA

    23 de Agosto de 2018 at 13:05

    Realmente meu caro Abel, esse povo deve ter algum problema de visão, eu não compreendo como que um ser pensante (homem) acredita numa falsidade grosseira como essas? esse PT esta faltar respeito ao nosso concidadão se não de contrario no dia 7 Outubro o ADI e seu Lider Mafioso ia dar uma curva e nunca mais ganharia nada, normalmente o gato escaldado tem medo, alguns santomense continua no sono profundo é necessário congregar esforço para por cobro aos políticos como PT. os lambe-botas, fanfaristas andam a viver a custa dos PT enganado o povo, mas acredito que dessas vem vai doer mas passará…

  7. Reflexão

    23 de Agosto de 2018 at 13:25

    Pelo menos o PT do ADI que estará infalivelmente na oposição com um número diminuto dos deputados, em 2019, vangloriará de que os projetos que estão em curso pelo governo no poder foram da iniciativa do seu governo. Porque não há como ele ser mais eleito e dar continuidade a pelo menos algumas destas obras lançadas. Além mais é uma isca lançada que será muito difícil o sucessor responder com brevidade. Deste modo ele aproveitará na oposição para gabar-se de que se estivesse no poder estas obras já teriam sua conclusão. O mais falso governante reconhecido nacional e internacionalmente. “Povo de São Tomé e Príncipe abra os olhos” Homenzinho zangou Bispo da Diocese, Zangou Estados Unidos, Chamou Bêbado às palaiês, taxistas, motoqueiros, pescadores e quer mais votos do povo? Sei não!!!

    • WXYZ

      24 de Agosto de 2018 at 17:26

      E mesmo que o partido ADI perca agora ele ainda tera muitos valiosos trunfos para voltar quatro anos depois e com mais pujança. Aconselho a que reflitamos muito bem afim de que possamos fazer escolha a mais acertada possivel pa bem de STP. Manter a continuidade ou entregar ao outro lado oposto?

  8. Angel Alison

    23 de Agosto de 2018 at 14:07

    Ba clagá!

    Poder é doce mesmo é.

    O homem na maior cara de lata, não se podendo manter fixo num lugar, passeando de um lado a uotro a vender sonhos, enganando jovens com promessas e promessas.

    20.000 de dolares para empreendedorismo!

    Se essas empresas petrolíferas entregarem este dinheiro mesmo, ele só vai beneficiar aos jovens de mais de 40 anos, aos Sr. PT, Evaristo, Levy e a corte baixa.

    Dá licença ADI
    Faz e sai ADI
    Estamos cansados de ver todos os dias a cara sem vergonha e desdenhosa do Sr. Patricio Trovoada.
    Estamos com saudade do nervosismo de Levy Nazaré na bancada de oposição na Assembleia.
    Estamos cansados de ver burros a dirigir a Nossa Assembleia.
    FAZ SAI

  9. sequeira silva

    23 de Agosto de 2018 at 15:53

    Já agora, se existe tantos milhões, porque não se paga duvidadas de mil tal euros que existem desde de 2015.

  10. Carlos

    23 de Agosto de 2018 at 16:27

    Os notáveis do partido devem assumir os principais papéis. O inimigo anda muito próximo.
    A vitória não está garantida e é preciso lutarmos com os nossos principais trunfos.
    Elísio – Água Grande
    Abnildo – Mé Zochi
    Vamos ganhar isso

  11. Elsa

    23 de Agosto de 2018 at 17:18

    Fooooogooooo – é preciso ser corajoso. Até fico arrepiada com esse comportamento.

  12. Zani

    23 de Agosto de 2018 at 17:41

    Calma minha gente!
    Vocês são tão afobados!
    Já estão maldizendo o povo de ter pouca visão e burro e não sei quê mais!
    Mas vcs esquecem que os vossos partidos políticos de que são igualmente simpatizantes precisa desse mesmo eleitorado ” o povo ” pra se elegerem!
    Então muito cuidado minha gente!

    O povo é tira e é quem põe no poder!
    Mais respeito com esse povo!
    Esse povo já foi burro e tapado como dizem mas não agora!

    Sejam mais inteligentes na caça ao voto!
    Se ofenderem o povo do jeito que andam a fazer aqui neste espaço provavelmente vão amargar derrotas e mais derrotas nas Urnas!
    Benfeito se isto acontecer!

    Kkkkkkkkkkk

  13. Zani

    23 de Agosto de 2018 at 18:33

    Lançamento de pedras mesmo está a precisar essa oposição falida que temos em São. Tomé e Príncipe!
    O desespero deles é tão grande que até já têm um programa bem definido e estratégia para os próximos 4 anos de oposição coligados para o embate eleitoral de 07 de Outubro:

    1 – Evitar a todo custo que o ADI alcance outra maioria absoluta.

    2 – Conseguir forças parlamentares de bloqueio se atingirem o objetivo número 1.

    Mas tudo em vão pois esse povo não acredita mais nessa oposição!
    Acreditem- me senhores da oposição!
    Vocês vão levar uma granda capazada nas urnas!

  14. Seabra

    23 de Agosto de 2018 at 19:31

    PT-ADI, baaaaazzaaa !
    O caso PT-ADI, é perdido e sem remédio.
    Não se lhes quer mais em STP.
    Será que ele não quer ENTENDER ? À ses risques et périls !

  15. S.tomense

    23 de Agosto de 2018 at 21:29

    Povo de s.tome voces nao estao a ver q pt esta a vos tractar de bonecos animado .olha so agora na campanha ele disse q ja conceguio 20 mlioe d dollar pra os jovem e ja pra 2019kkkkķ . E lancamento de pedra para agua potavel em s.tana kkkkkkk homem esta louco nao sabe o que diz o que fala .o que faz perdeu credibilidade politacament kkkkkk……

  16. Renato Cardoso

    23 de Agosto de 2018 at 22:07

    O artigo é no mínimo referência básica par qualquer programa eleitoral.
    Felicito o articulista que conhece a realidade.
    Percebe-se que o famoso lider de atraso social e do empobrecimento das Ilhas esteja revendendo ilusões como sempre.
    Num País normal este sujeito sairia pela porta dos fundos e pediria desculpas pela sua incapacidade de governar.
    Mas isto seria pedir demasiado a alguém que não nasceu em São Tomé e Príncipe e afina pela viola de origens e culturas estranhas à nossa realidade.
    É pena que indivíduos naturais das Ilhas sejam tão ávidos e entreguem a alma ao diabo para prestarem vassalagem e viverem das sobras deste pequeno líder.
    Percebe-se melhor os apoiantes desta figura:são indivíduos com recalcamentos sérios.
    Não admira—se que muitos padres tenham abandonado a fé cristã e embarcados na operação organizada por este elemento que viu criadas condições por pessoas maldosas que lhe permitiram dirigir este povo. Sonhou pelo facto dos pais terem dado o nome de PATRICE EMERY sejam atributos para dirigir seja o que for.
    Não é normal padres descontentes com a fé assumirem funções governativas.
    O diabo anda à solta e o povo pequeno pode ficar à espera de mais galos e galinhas.
    Este paradigma pode ser mudado e o povo pequeno sabe.

  17. Pedro Costa

    24 de Agosto de 2018 at 5:52

    Estas gentes têm mesmo cara de pau. Este indivíduo é um demagogo e mentiroso compulsivo. Só pode ser mesmo nesta fase para ver se dá um impulso na campanha eleitoral. Depois seguirá umas cervejas e o povo cairá na emboscada.
    E os 30 milhões que estavam num banco em Portugal? Não se falam neles?
    Estamos feitos

  18. rostov

    24 de Agosto de 2018 at 9:11

    Alegada operação terrorista para subverter a Ordem Constitucional em STP foi desmantelada

  19. Vicente Lima

    24 de Agosto de 2018 at 11:18

    Não me parece que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada esteja lançando pedras, o Patrice está lançando pedradas. O povo que se cuide. Protejam as cabeças.

  20. Paulo Jorge dos Reis

    24 de Agosto de 2018 at 13:44

    Ja antes do presnte mandato, Patrice havia dito que já não iria viajar tanto, que no mandato anterior havia negociado tudo, já dispunha de dinheiro para construir o se “Good bay”. Mas não se verificou nada. O tipo continua a viajar de torta a direita, e não se vê nada que presta.

    Os projectos de agua executados e de energia, vem de governos anteriores. Os projectos de Agua de Santana, Ribeira Afonso, Neves entre outros foram negociados e assinados uns ainda com o governo de Rafael Branco. Alguém teria que os concluir.

  21. WXYZ

    24 de Agosto de 2018 at 17:43

    Faz lembrar os ultimos meses do governo do Gabriel Costa. A TOIKA tbm lançou muitas primeiras pedras. Ee preciso reconhecer que elas vieram dar fruto com este governo. Pr o bem do paiis continue reconstruindo.

  22. STP Alerta

    26 de Agosto de 2018 at 8:54

    A estrada de O que dá Rei a Boa Morte, teve a sua pedra lançada na campanha do `Presidente` Evaristo com prazo de execução para 3 meses e neste momento não atingiu 50%. Motivo mais claro só pode ser falta de verbas. Muitas obras estão a ser feitas fiadas sem concurso público, apenas ajudicacao directa, COCIL está a dormir no dia 80de outubro chorar muito. O novo governo não vai pagar obras de esquemas com preços esorbitantes.

  23. olivo cardoso

    7 de Setembro de 2018 at 9:46

    Acredito que este governo do senhor Patrice Trovoada esta a trabalhar, desejo força e saúde, que Deus te abençoe.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top