Política

MP deduziu acusação contra 20 alegados golpistas

O Procurador Geral da República, Inald Kelve de Carvalho, distribuiu na quinta feira, um comunicado para a imprensa, dando conta que após 2 meses de investigação, o ministério público deduziu acusação contra 20 pessoas constituídas arguidas no caso de tentativa de golpe de Estado.

Segundo o Procurador Geral da República, a alegada intentona golpista visava a pessoa do Presidente da República. Diz o Procurador Geral da República que a alegada tentativa de golpe de Estado, foi desmantelada no dia 4 de Agosto passado.

Dentre os 20 arguidos que vão ser presentes ao Tribunal, o procurador geral Inald Kelve de Carvalho, destacou 3 cidadãos espanhóis e dois cidadãos nacionais, « detidos deste então para investigação», diz a nota do Procurador Geral.

Os 20 arguidos são acusados pelo ministério público na prática de 3 crimes de conjura, 3 crimes de alteração do Estado de Direito, crimes de atentado contra o Presidente da República, crime de associação criminosa, crime de posse de armas proibidas, engenhos e substâncias explosivas e crime de contrafacção de moedas.

O Procurador Geral garante que a acusação é sustentada por «fortes indícios de crimes contra sua excelência o Presidente da República».

Segundo o Procurador Geral, Portugal apoio o processo de investigação, assim como a Interpol. «Durante as investigações contou com a assessoria directa da unidade de combate contra o terrorismo da polícia judiciária portuguesa», diz a nota de imprensa.

Abel Veiga

11 Comments

11 Comments

  1. Terra

    9 de Novembro de 2018 at 14:17

    Depois não se esqueçam de acusar todos aqueles que deixaram o País no estado actual. Desde o chefe do governo, Ministros, Diretores, chefes de departamento, os directores das DAFs e alguns funcionários públicos que andaram durante estes 4 anos a cometer crimes de várias natureza.É só ver pra aqueles que ganham 20 mil Dobras, mas possuiram casas com AC, piscina, etc, viaturas top de gama, roças, quintas, viagens frequentes e várias mulheres em apenas 4 anos. Não têm empresa, não herdaram e não ganharam euromilhões. JUSTIÇA É PRA TODOS!

  2. Madredeus.igreja

    9 de Novembro de 2018 at 19:07

    Prenda o Patrice Trovoada, porque ele sabe de toda está história.
    Os inocentes não pode pagar pelos erros dos outros

  3. Seabra

    10 de Novembro de 2018 at 8:30

    Concordo. É o pm PT que tem muita conta a dar ao povo sãotomense….cadê os DESVIOS do cofre do Estado, em que conta e país se encontram? O que é feito da justiça sobre os dossiês dos crimes cometidos durante o seu MANDATO, digo, REINO?
    Uma vez que tudo ficar esclarecido, e que ele tenha pago pelos seus maus atos, aí ele pode BAZAR de vez do país – STP.

  4. Nuno Menezes

    10 de Novembro de 2018 at 16:01

    Temos que melhorar o sistema de prisao dentro de Sao Tome and Principe,e tambem nao sera agradavel parar na prisao em Sao Tome and principe,a compania nao sera apenas de outras pessoas que tambem se encontra presa…Mais sim a compania de mosquitos,e o som que os mesmos fazem ‘e arrepiante.
    Um Pais em fase de desenvolvimento temos que habituar com essas coisas,Temos que estar sempre atentos e alertas,fazer pesquisa quando assim existe duvida,essas mesmas pesquisas sao feitas na internet no youtube e fazendo essa mesma pesquisa conhecemos historias e situacoes que possa acontecer tambem dentro de Sao tome and Principe.
    A Judiciaria Portuguesa (Miss.Judite)’e um Policia muito Velha,aonde os mesmos tem experiencia em ramos criminais e se por acaso ouver duvidas ou ate os mesmos darem aula,necessario o Governo chamar os mesmos,com a estadia paga e direitos para assim dar aulas a nossa Policia em Sao Tome and Principe.
    Devemos desconfiar de todos nos,,,se perguntarem a Policia Judiciaria de Portugal (Miss.Judite) os mesmos tem numeros de Policia corruptos e tambem de Pessoas que pertencem ao Governo e outras profissoes importantes que existe aonde a troca de experiencia vai obrigar e dar conhecimento a nossa Policia de Sao tome and Principe ter experiencia e nao apenas ver pessoas fora da mesma instituicao Policial,agora depende de cada um de nos a Honestidade e outras coisas mais…
    Ser Policia,nao quer dizer nada Somos Humanos,aonde em Portugal existe caso de Policia corruptos e outras situacoes.
    No Youtube ajuda tirar duvidas,estando nos em casa acessamos youtube para assim conhecer outras Historias,historias da mesma Lingua Portuguesa como Por exemplo Brazil.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  5. Mezedo

    11 de Novembro de 2018 at 20:07

    Ao ministério público e procurador da república fica a pergunta. Em que pé está a investigação a volta dos 30m de dólares emprestado a China e outros dinheiro recebido pelo MF e PM em nome do país.
    Em que pé está investigação sobre algos governantes do banco central terem adquiridos casas de luxo em Portugal logo após a troca de moedas no pais.
    E muitos outros casos obscuros que se passa nesse país.

  6. Adeliana Nascimento

    12 de Novembro de 2018 at 7:23

    Chei? Agora é Presidente da República? Não era Patrice Trovoada? Como é que coisa troca assim?

    ÔÔÔ, só este Procuradorzinho mesmo. Agora ele vem dizer que golpe era contra seu primo Evaristo.

  7. Paulo Jorge dos Reis

    12 de Novembro de 2018 at 8:11

    Chei, já não é Patrice, agora Procurador diz que golpe era para seu primo Evaristo? Gente não percebe coisa deste país.

  8. Descamizado

    12 de Novembro de 2018 at 8:48

    Este episódio deixou para trás aquele em que o senhor Piter, ex Batalhão Búfalo falou com toda a responsabilidade do mandante do Golpe do Estado de 2003, no assassinato do então Presidente da República Pinto da Costa,Fradique de Menezes e o senhor Óscar de Sousa. Porquê que o Ministério Público não deduziu a acusação ao seu mandante.Porquê só depois do senhor Patrice Trovoada ao conhecer a acusação do Ministéro Público da alegada intentona para assassinato do Presidente da República, senhor Evaristo de Carvalho que apenas segue as Ordens do Primeiro Ministro, regressa ao País do um asilo no exterior? Tanto quanto sei,um dos desagrado do senhor Primeiro Ministro cessante e o senhor Presidente da República é, pelo facto não ter assinado para publicação a lei militar que atribui pleno direito ao senhor Primeiro Ministro cessante para ser comandante em Chefe das Forças Armadas. Haver vamos. Os supostos arguidos que falem a verdade.

  9. Antonio Pedro M.

    12 de Novembro de 2018 at 17:23

    E ministério oublico não fala das acusações de Peter sobre o mandato de patrice trovoada para assassinar Pinto da da Costa, Fradique Menezes e Oscar Sousa ?

  10. Falo Só

    13 de Novembro de 2018 at 11:31

    Tambem não esqueçam de Julgar os que Emganaram grandemente os Santomenses dizendo que as notas de 5,00 e 10,00 dobras erram mais resistente que as outras de 5000,00 e 10.000,00 mas essas mesma notas menos que 1 ano ja estao todas safadas e nem se pode ver valor…EMGARAM OS SANTOMENSES… DEVE HAVER UM INVESTIGAÇÃO SOBRE ISSO TAMBEM

  11. José Carlos Ribeiro

    24 de Novembro de 2018 at 19:48

    Informe-se à http://www.interpol.int se algum «casal espanhol» que é tido por invadir a ex-Lima & Gama, pertencente à família de Maria Pascoal Alves dos Reis e irmã do falecido juiz Alberto Monteiro, estão ligados aos ditos arguidos neste processo! Cordiais cumprimentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top