Política

Ministro da Defesa denuncia golpes de Estado forjados

No passado mês de Junho, São Tomé e Príncipe foi surpreendido com um anúncio pelo anterior governo de uma tentativa de golpe de Estado, para assassinar o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada. Denúncia feita pelo anterior governo com base num registo audio. 3 cidadãos nacionais sendo dois militares, e o ex- ministro da economia Gaudêncio Costa, foram os  protagonistas da conversa, que alegadamente foi mandado gravar.

Já no mês de Agosto, o país foi confrontado com mais uma denúncia de Golpe de Estado, para subversão da ordem constitucional, e que segundo o anterior governo, envolveu a participação de 3 mercenários espanhóis. Desta feita 5 pessoas, sendo os 3 espanhóis e 2 cidadãos nacionais, com destaque para o ex-Ministro da Juventude e Desportos Albertino Francisco foram detidos preventivamente durante 4 meses.

Na sessão plenária da Assembleia Nacional, de quarta – feira, o Ministro da Defesa e Ordem Interna o coronel, Óscar Sousa, interveio no debate sobre o Estado da Nação, para por em causa as duas alegadas tentativas de golpe de Estado. «Foram dois golpes. Um em junho e outro em Agosto. Todos forjados. Eu vou desmontar isto», declarou.

Segundo o Ministro, os cidadãos espanhóis que foram detidos no passado mês de Agosto, devem ser postos em liberdade. «Temos um problema em mãos, os espanhóis que foram detidos. Falamos com o embaixador da Espanha, eles tem que ser postos em liberdade. É um problema diplomático, jurídico e político», pontuou.

Óscar Sousa, confirmou o ex-ministro da defesa Arlindo Ramos, actualmente deputado a Assembleia Nacional, com factos que provam que o golpe de Estado foi forjado, e que o ex-ministro sabia de tudo, e mesmo assim ausentou-se do país.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. original

    20 de Dezembro de 2018 as 7:27

    isso já se sabia.

  2. Paulo Castro

    20 de Dezembro de 2018 as 9:13

    Obrigado ministro Oscar…
    O povo agradece e conta consigo

  3. Metido a Besta

    20 de Dezembro de 2018 as 10:01

    O ADI e P Trovoada tratou o povo de São Tome de tolos e pensavam que poderia tratar o povo como tratou o sistema de justiça, os Juízes e erário público com constante viagens ao exterior sem proveito a Nação e o povo.

    Somos democratico , gostamos da convivência democrática e ninguém jamais poderá privar-nos deste sistema politica.

    O MLSTP e Sr P da Costa que organizou o sistema democrático e submeteu ele próprio ao escrutínio popular sem nunca retroceder e não vamos aceitar que um fedelho que nunca fez nada digno a favor de povo tenha a pretensão de reverter o sistema democrático vigente em Sao Tome.

    Estaremos atento a qualquer manobra que atenta contra o sistema democratico vigente.

  4. Gentino Plama

    20 de Dezembro de 2018 as 11:19

    É com a profunda tristeza que tomei o conhecimento de que, o Srº José Manuel da Silva Carneiro ( 33 —9950279_ 107) a figura-se na lista dos advogados inscrito na Ordem dos advogados do meu País “São Tomé e Príncipe” Como??? Quando???Porquê??? Porquê que em Sâo-Tomé e Príncipe tudo vale?
    Caro amigo, a cadeira da Lusófona espera por si.

  5. Carolinapires

    20 de Dezembro de 2018 as 11:44

    Minha gente cuidado com Arlindo Ramos. É o mais perigoso. Fascista, aldrabão e muito mentiroso. Ele foi o grande bufo do regime do Pinto da Costa.Ele é a pessoa que mais vingou muitos santomense da elite.

  6. Nuno Menezes

    20 de Dezembro de 2018 as 14:07

    Temos que saber desenhar e perceber e tambem melhorar,qual sera a razao de golpe de estado em Sao Tome and Principe assim faz com que as pessoas querem fazer???
    Parece a mim que seja um groupo o mesmo da medicacao as pessoas e depois programam a populacao e se nao fizerem o que eles querem dao MEDO a Populacao de Sao Tome and Principe.
    Isso ‘e uma tecnica de Fraud e depois quando assim acordamos estamos sem dinheiro ate na conta bancaria e ruas da cidade escuras e outra coisas mais graves dentro de um Pais que sofre essa situacao.
    E em relacao a esse espanhois… muito estranho,e se fosse um Sao Tomense a fazer isso em Espanha concerteza o Governo espanhol nao daria ouvidos vazia valer a sua lei,mais no entanto estamos sempre a aprender com novas situacoes uma delas sendo nos…e outra a razao que assim fostes e queres fazer, sera por Sao Tome and Principe Deve o Governo espanhor dinheiro?

    Muito estranho….

    E estando eles no poder e como vao negociar a situacao do Pais a outros Paises? melhor passar F18 em cima aonde estao o assunto fica resolvido e com normalidade que assim informa a lei interna e internacional.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  7. MadreDeus.igreja

    20 de Dezembro de 2018 as 14:10

    Ex Ministro da defesa, nunca na vida podia ocupar este cargo. Sempre foi bufo. Mais é uma desonestidade muito grande. Saber de tudo e deixar os inocentes está situação. O mais grave é deixar o país em cheque perante a Espanha.

    Há mais culpados, Evaristo Carvalho, também é culpado. Se tivesse vergonha na cara, já pedia sua demissão

  8. Arroz substância

    20 de Dezembro de 2018 as 17:47

    É lamentável que este ministro Oscarito que no passado baliou um cidadão na Quinta de Santo António no testículos que depois veio a falecer o mesmo nunca foi chamado a justiça e continua impune vem agora como um justiceiro disfarçado em ministro.
    Por ou tro lado se ha alguma anomalia não cabe um ministro interferir e fazer pressão na justiça desta forma e na politica propiamente dita nana 0 até hoje não vimos uma proposta um plano de governação deste governo lamentável.

    • Metido a Besta

      21 de Dezembro de 2018 as 9:29

      Arroz substancia , A vossa excelência tem razão quando menciona que alguém alvejou alguém a tiro ao ponto de causar a vítima mortal sem que a justiça tivesse pronunciado ate então.

      Exerceu o seu direito democrático a expressar sobre uma matéria que no seu entender não dignifica a democracia e na verdade tratou de um crime público e não se percebeu a inoperância de Ministério Público ainda que o ocorrido fosse em legítima defesa.

      De mesmo modo o atual Ministro de defesa perante os deputado deu a conhecer a Nação e o representante de povo a situação de falsa da chamada intentona contra o antigo primeiro ministro. Quem cala consente com a falsa e mentira,

      Quando falas da justiça esqueceu que o capital de São Tome nao esta em Lemba logo que justifica estas a falar?

      O ADI e seu governo levaram mais que 6 meses para apresentar e aprovar OGE e falas de novo executivo em função menos de um mes?

      Falar sem conexão demonstra uma tendência e não democrático e imparcialidade.

      Tenho a certeza que este novo executivo e o Sr J B Jesus não vai necessitar dos longos 6 meses para apresentar e aprovar seu primeiro OGE para tal basta a incompetencia de ADI.

    • MILITANTE DE LAMA/LAMA

      21 de Dezembro de 2018 as 10:27

      Sr Arroz substancia acho k o Sr faz mesmo de best a. O k se passou foi uma sessao sobre o estado da nacao, nao a apresentacao do programa do Governight. JBJ disse k dentro de dias ia submeter o programa do governo a consideracao da AN. Tenha calma e nao stressa tudo vem a seu tempo, se estas o a manter da desgraca pk perdestes o tacho eu tenho um conselho vai trabalhar. Abre um campo e mete produtos alimentares assim o seu contributo Vale caso nao cale para sempre e nos facilita a vida. JBJESUS sempre em frente

  9. Pedro Costa

    21 de Dezembro de 2018 as 6:11

    E como vai ficar esta questão, se um membro de governo vem denunciar esta pouca vergonha? Se os visados vierem a reagir? Deverão processar os eis ministros? Aonde pára o antigo primeiro ministro?
    O estado santomense está em causa neste episódio.
    Indivíduos sem carácter e sem perfil ocupam cargos político neste país deu nisto. Eu sempre achei muito estranho aquelas denúncias.
    Que vergonha!

  10. DITADURA DA PEDRA

    21 de Dezembro de 2018 as 11:18

    ó Arroz Substância vai tomar banho com creolina, quê que uma coisa tem a haver com Outra ?

  11. Seabra

    21 de Dezembro de 2018 as 11:21

    Nenhuma nova informaçao sobre esta “montée de toute pièce par le STAFF Patrice Trovoada-ADI”. Todos os saotomenses, estavaao corrente da mentira do Mafioso laràpio e corrupto PT.
    Houve victimas nesta montagem falsa, caluniosa, que prejudicou os interessados e merecem serem LIMPOS e indmizados desta FARSA, que jà foi esclarecida. Agora estàmos à espera do julgamento sonre o assassinato do nosso saudoso amigo Jorge Pereira dos Santos, cujos elementos do complô do crime sao conhecidos. Querem ABAFAR este crime, mas é excusado continuarem , porque muitas cabeças vao cair…

    • Amar o o que é nosso

      21 de Dezembro de 2018 as 15:45

      Ministro falou com a típica precipitação, audácia ignorante que caracteriza grande parte dos São Tomenses. Precipitou-se!!! Fanfarrão! Queremos um governo que fala e apresenta factos. Que fala depois de todo o trabalho concluído. Mais calma…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo