Foi por causa do crédito de 30 milhões de dólares, que o assessor económico e financeiro do Presidente da República Evaristo Carvalho, assinou em 2015, quando era ministro das Finanças, e também por causa do acordo de crédito de financiamento que o mesmo assinou com o fundo Kwaitiano no valor de 17 milhões de dólares, que o governo accionou a polícia judiciária para investigar os factos.
«Desconhecendo até o momento a utilização desses empréstimos, foi o governo surpreendido com uma carta do fundo kwaitiano, reclamando o pagamento de juros, por desembolso do empréstimo já efectuado no valor de 246 mil dólares norte americanos», diz o governo num comunicado distribuído a imprensa.
O Governo acrescentou ainda que «não tendo em seu poder qualquer documentação que comprove o paradeiro dos 20 milhões de dólares em falta do empréstimo», contraído com a empresa “China International Fund”.
E por outro lado «desconhecendo a quem terá sido pago o montante já desembolsado do empréstimo Kwaitiano, o actual governo procedeu a uma vasta recolha de informações que o levaram a concluir estar na presença de indícios bastante fortes que podem constituir graves crimes económicos previstos e punidos pela nossa legislação penal e outras legislações de combate à prática de crimes económicos e financeiros».
A investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária é considerada legal. Segundo o Governo a lei orgânica da Polícia Judiciária define que ela, «tem poderes exclusivos para investigar os crimes de corrupção. Peculato, participação em negócios, trafico de influência e branqueamento de capitais denunciados por qualquer cidadão, e consequentemente poderes para deter os suspeitos da prática dos mesmos».
O comunicado do governo deixa entender que mais detenções por alegados crimes de corrupção financeira deverão ocorrer nos próximos tempos. «O Governo tem vindo a detectar outros actos lesivos a economia nacional, e que de igual modo irá fazer oportunamente a sua denúncia junto às autoridades competentes»
O executivo de Jorge Bom Jesus, que elegeu a luta contra a corrupção como a Bandeira da sua governação, avisa que «as leis da República são de cumprimento obrigatório para todos os cidadãos e ninguém pode merecer tratamento privilegiado».
Leia na íntegra o comunicado do Governo, para ter mais pormenores: comunicado americo (1)
Abel Veiga
Vanplega
4 de Abril de 2019 at 22:02
Que o atua governo trabalhem, trabalhem,esclarecem todo a sociedade
Meus Senhores, endireita esse país, o povo não vai aceitar mais a pouca vrrgonha dos nossos governantes
Como disse o ex- presidente da assembleia, vamos avançar
Vamos avançar, não é caça as bruxas.
A justiça que faça sua parte
Jose Castro
4 de Abril de 2019 at 23:23
E o caso do Presidente da Assembleia Nacional Delfin Neves, tambem nao o vao prender para investigator?
Windows 11
4 de Abril de 2019 at 23:26
S.tome vai ficar muito mal visto a nivel internacional como ja tinha referido no meus anterior comentário esta realmente aberto a caça aos dirigentes do ADI nunca vi isto em lado nenhum do mundo em quarenta e tal anos de independência temos imensos casos de crimes de corrupção que nunca os seus actores foram presos e de repente chega o governo do MLSTP muda os juízes coloca uma directora da PJ que é militante do MLSTP filha de dirigente do MLSTP e em 3 meses de governação a PJ começa a fazer prisões celetiva aos dirigentes do ADI.
Estas ações cordenadas pelo governo tem como objetivo aniquilar o ADI.
Sartre
5 de Abril de 2019 at 11:39
No ranking de combate a corrupção vai ficar dos primeiros!
CACAU
5 de Abril de 2019 at 11:45
Temos que começar de algum lado. O importante é apareceu alguém com coragem para investigar os crimes cometidos por dirigentes corruptos. O que o sr. sugere continuar a fechar os olhos para os crimes simplesmente porque os anteriores cometidos não foram investigados.
EX
5 de Abril de 2019 at 13:06
Então explica paradeiro dos milhões e pronto
Pedro Costa
5 de Abril de 2019 at 5:25
Estes casos não deveriam ser uma questão do governo, mas sim de justiça. No entanto algum organismo tinha de fazer alguma coisa. Nos bastidores ouviu-se tanta coisa e como não há fumo sem fogo, deduzia-se que algo estava mal
mario mendes
5 de Abril de 2019 at 8:20
Aqui está a clara interferência do Governo na Justiça quando se ouve o tal comunicado…..é assim que querem os tribunais…..manipulados…..
Não se pode utilizar a justiça para atingir objectivos políticos.
mario mendes
5 de Abril de 2019 at 8:21
Ainda vai haver muita coisa….o pior está para vir….
salmaçar 2
5 de Abril de 2019 at 8:57
“São Tomé vai ficar muito mal visto”, Porquê? São Tomé já é mal visto, porque os governantes só roubam e fazem nada, São Tomé é mal visto porque em 40 anos de independência os sucessivos governantes enganaram o povo, São Tomé é mal visto, porque ao invés de os partidos políticos discutirem melhoria de vida do povo, discutem pessoas e famílias. Portanto, não podemos continuar a apadrinhar “gatunos”. Por isso, nós, os São-tomenses, devemos felicitar a Polícia Judiciaria (PJ) pelo trabalho inédito sobre a corrupção contra os chamados de ” graúdos” em São Tomé.
Eu sou a mensagem
5 de Abril de 2019 at 10:45
Meus senhores, independentemente de que partido for, isto não está em causa. O que está em causa, é investigar e saber quem anda a arruinar o país com os seus atos corruptos e financeiros. Nós como povo destas ilhas maravilhosas, devemos colaborar. Não falem de partidos políticos. Mesmo que um dia venho a ADI governar, que façam o mesmo trabalho se houver mais corruptos. Nós temos que deixar de ser levados por esta onda maléfica que só arruína o país. Vamos todos meus companheiros e irmãos, dizer numa só vós. S.Tomé e Príncipe em primeiro lugar. Eu respeito a vossa preferência com relação aos partidos políticos. Somos todos são-tomenses. Vamos unir e dizer, chega de malfeitores no país. Se queremos ver o desenvolvimento e credibilidade o povo tem que dar forças a justiça. Não tenho partido nenhum, só quero o meu país melhor e o povo tem que beneficiar do desenvolvimento. Vamos ser corajosos e inteligentes. Que Deus abençoe STP.
Separação de poderes violada
5 de Abril de 2019 at 11:22
Estamos perante uma atrocidade terrível voltamos ao tempo de partido único.
Os mesmos que andaram a fazer confusão por causa da democracia estão a cometer grosseira violação dos direitos humanos.
O mais grave é que os intelectuais Santomenses sabem que isto tudo esta errado e estão a compactuar com isto S.tome bateu no fundo.
Com uma justiça desta nenhum investidor vem investir em S.tome.
MAU DELE
5 de Abril de 2019 at 11:34
O povo do meu país deve mudar de mentalidade. já não é possível conviver com as roubalheira dos diferentes governos e muito menos sair a rua para defender esse ou aquele usando da velha máxima (como é que não prenderam os outros), temos que pensar no futuro da nação, no seu desenvolvimento, todas as medidas que possam travar a corrupção dos dirigentes é bem vinda, eu não quero ver meus filhos pagando uma dívida que nem eu vi sequer migalhas.
hoje fala-se, “porque não prenderam Delfim Neves e outros?”, quanto a isso, se houve alguma culpabilidade e provas concretas para a sua detenção e não foi feito, a culpa é do décimo sexto Governo que não teve capacidade para o fazer.
por isso eu sou totalmente a favor de que se tome medidas de detenção e averiguação dos factos, até porque doravante os outros vão pensar duas vezes antes de cometer erros -VIVA S.T.P
Vedé
5 de Abril de 2019 at 11:55
Esta não é nenhuma caça aos dirigentes do ADI, mas sim aos envolvidos casos da corrupção. Não se deve brincar com assunto sério. Um país pobre que vive de ajuda, faz-de dívidas para resolver problemas gritantes do povo e não se sabe o seu paradeiro. A justiça tem de fazer seu trabalho.
jordão fernandes
5 de Abril de 2019 at 15:16
Então, porque é que a Policia Judiciária não manda prender o senhor Delfim Neves para investigar os milhões do povo que foram roubados no Banco Equador. Porque é que não manda prender Pinto da Costa que dizem ter tomado cerca de dois milhões de dólares no Banco Equador para a campanha e arruinou com o banco.
Se não o fizerem já na próxima semana, é porque na realidade esta é uma campanha contra ADI
Não sou de nenhum partido e acho bem que investiguem estes casos. No entanto, não deve haver dois pesos duas medidas. Investiguem também os sócios da governação que têm indícios de corrupção
Bem Haja
JF
Eu sou a mensagem
5 de Abril de 2019 at 15:53
Para quem defende a ADI. Porquê que este governo anterior (ADI) não tomou medidas na justiça com os anteriores corruptos? Agora vêem defender ADI. Seja o Delfim ou outra individualidade qualquer. Deixaram a cobra fugir e agora estão aborrecido? O reinado já acabou. Fiquem quietos. Porquê que no momento não apertaram com o Patrice Trovoada para tomarem medidas na alturaem que era chefe do governo? A partir de agora, vai ser assim. Seja quem for. Justiça contra os malfeitores que arruinam o país.
Cartilana Quental
5 de Abril de 2019 at 17:53
A NOVA MAIORIA passou os ultimos 4 anos a criticou o anterior Governo que o mesmo levou muito tempo para apresentar o seu primeiro OGE. No entanto a NOVA Maioria assumiu o poder desde Novembro, so apresenta primeiro OGE, o seuquase 6 meses depois. Caso para dizer que “O produto e diferente mas o cywiro e o mesmo”. Foram a China official ente por duas vezes em 5 meses. Gracrs a quem? Fracas ao “gatuno”, “corrupt”, “ditador” Pinta Cabra que teve a inteligencia e coragem de agarrar o boi da China pelos cornis e faze-LA vergar diante de STP. So por isso o Pinta Cabra mereciam uma estatua. Pelo contrario, utilizam o caminho para ir oficialmente a China, desbravado pelo Pinta Cabra, regress am com 30 milhoes anuais da China para o OGE no bucho, e como agradecimento ao Pinta Cabra, lye brindam com toda esta palhacada. PALHACOS. As promessas dos parceiris esrrategicos internacionais nao se concerti arak, pois rapidamente concluirao que esta Nova Maioria e mais cosmetica e vingativa do que seria. Os espertos so almocam mas nao jantam. Ladroes, safados e cheios de banga. E desta forma que querem tapar o burracao que a vossa ministra do turismo cavou na COMUNICACAO recentemente? Os FRACOS sempre reagiram assim diante de um beco sem saida. Contra factos nao ha argumentos:FRACOS.
Hugocruzcruz
23 de Abril de 2019 at 14:07
A corrupção não é de hoje meus amigos! Nós fomos abençoados pela natureza, o país é rico, só será possível quando tomarmos consciência quê para o país se desenvolver temos que vender serviços, apostar no turismo,mas como se ainda não temos infraestruturas dignas para tal 1 Hospital em condições, 1 Aeroporto, estradas etc.. etc.Por exemplo será que ninguém, nenhum
investidor olhou pára este imenso potencial.,olhou só que é o seguinte : Quando pretendem investir no País abrir qualquer tipo de negócio , os senhores da elite governante, perguntam logo (qual é minha parte é…) A priori destroem mesmo antes de começar qualquer tipo de negociação em curso. Até quando meus senhores sairemos deste marasmo? Na minha
Humilde visão, por favor curem a minha ignorância. Por exemplo: o quê que Cabo Verde tem e que nós não temos, simples,( amor a terra ) e consciência.