Política

“O Governo esperava ter o PR como um aliado de confiança para salvaguardar os interesses da nação”

A frase do Primeiro Ministro, em reacção à comunicação do Presidente da República, reflecte claramente que São Tomé e Príncipe vive uma crise política. Tudo por causa da decisão do Governo em denunciar judicialmente alguns membros do anterior Governo da ADI, implicados em alegados casos de má gestão do dinheiro do povo. «Neste momento em que se pretende alavancar o país o Governo  esperava ter o Presidente da República como um aliado de confiança para salvaguardar os interesses da nação», afirmou Jorge Bom Jesus.

O Primeiro Ministro, disse que foi com com surpresa e preocupação que o seu Governo e Nação são-tomense tomaram conta do conteúdo da comunicação do Presidente da República no dia 9 de Abril. «Sobretudo quando referiu que o país atravessa um período difícil e de elevada tensão social», frisou.

O Governo de Jorge Bom Jesus, foi também acusado de falta de lealdade institucional «Ora o Governo tem pautado a sua acção no respeito escrupoloso dos princípios de separação dos poderes da interdependência das instituições, das garantias e liberdades fundamentais e das demais regras que sustentam o Estado de Direito Democrático», defendeu, o Primeiro Ministro..

Jorge Bom Jesus recordou que o seu governo assumiu como bandeira a transparência a prestação de contas e a luta contra a corrupção. Medidas que visam segundo o Chefe do Governo, «credibilizar o Estado e combater a pobreza».

Recordou ainda que «não houve passagem de pastas e de informações estratégicas do Estado como tem sido prática nos governos da ADI». .

Para credibilizar o Estado, através da luta contra a corrupção, como factor de combate a pobreza, o Primeiro Ministro disse que optou «pelos inquéritos e auditorias as contas do Estado não pretendendo coarctar direitos ou perseguir pessoas».

Para esclarecer a veracidade dos casos de alegada corrupção financeira, às instituições judiciais foram chamadas a intervir. «A comunicação de sua excelência o Presidente da República é sintomática e prenunciadora do “Dejá Vu”, pois constatamos com preocupação que talvez seja a única saída para encobrir actos e responsabilidades de alguns dirigentes que usaram indevidamente o erário público aumentando a sua riqueza pessoal enquanto o povo continua na miséria», pontuou o Primeiro Ministro.

A deslealdade institucional, referida pelo Presidente da República Evaristo Carvalho, é desmentida com factos. «Todas as segundas feiras há encontros com o Presidente da República, onde se passa em revista todos os assuntos que se prende com a governação. Aliás 24 horas antes da comunicação do senhor Presidente da República, cumpriu-se o tal ritual sem que nada fizesse transparecer a existência de algum problema de relacionamento institucional, ora é surpreendente uma declaração do Chefe de Estado que acusa o Governo de deslealdade institucional, afirmação que o Governo rejeita categoricamente», precisou Jorge Bom Jesus.

O Primeiro Ministro chamou a atenção da comunidade internacional. « Apelo à comunidade internacional para estar atenta a ardilosa arquitectura política que parece estar a ser orquestrada com objectivos inconfessáveis», sublinhou.

Porque o país aguarda pela promulgação do Orçamento Geral do Estado, para que o Governo dê resposta aos problemas que enfermam o país, o Primeiro Ministro lançou outro apelo ao Presidente da República. « O Governo espera a célere aprovação do Orçamento Geral do Estado de 2019, para resolução dos problemas mais candentes do povo, nomeadamente a energia, o desemprego, a saúde o saneamento do meio, a habitação, em suma a dignificação de cada são-tomense», detalhou.

O Chefe do Governo são-tomense pediu tranquilidade a população do país, uma vez que não há crises, nem motivos para dramatizações.

Abel Veiga

NOTA ….Téla Nón é desde quarta feira alvo de mais uma acção Pirata que compromete a sua actualização….pelo facto as nossas desculpas no atraso da publicação das noticias.

    12 comentários

12 comentários

  1. Madredeus.igreja

    11 de Abril de 2019 as 20:59

    Muito bem 1 Ministro, resposta directo e prontal

    Mais peço-lhe encarecidamente, não batas mais no morto, só está a espera de horas.

    Mais o trabalho da justiça, não pode parar, doa a quem doer.

    Que a justiça, seja feita. Os ladrões, sabem o que roubaram não lhes pertence. É hora da justiça

    Nunca podemos esquecer dos antigos governantes, mais a justiça, chegar

    Eu logo vi, assim que esses canbardas do ADI, foram para assessores do Presidente, dava nisto.

    Só mandam o homem meter mãos entre pernas.

  2. Eu sou a mensagem

    12 de Abril de 2019 as 7:00

    Sinceramente, esse presidente da República quer ser um tropeço para este governo. Está a procurar impedir todo o trabalho que este governo está a fazer em prol do país e do povo. Agora vai ser um problema a seguir para combater esse estorvo. O governo que continue a fazer o seu trabalho que o povo está convosco. Agora vem o problema de não promulgar o OGE. A onde é que estamos shr presidente? É a mesma coisa dizer que o shr está a fechar o caminho para a emergência nacional. O cidadão desse tipo o país não precisa. Como dizem os brasileiros, (cai fora). Nem que o povo tenha que se manifestar contra esse presidente e mandá-lo fora daí.
    Um bem haja a todos.
    Que Deus abençoe STP.

  3. jango - homem da terra

    12 de Abril de 2019 as 8:13

    O povo santomense deve mostar a este nosso avô de ADI O Sr Presidente da República Evaristo Carvalho um cartão vermelho e explicar a ele se ainda não sabe de que o Patrice Trovoada fugiu do país e nem deu conta nenhuma do que andaram juntamente a fazer durante cinco anos.
    Ladrão deve estar na cadeia seja ele quem for, amigo e sócio do Presidente da República Evaristo Carvalho ou não.
    Sua Ex-cia Presidente da República Evaristo Carvalho chrga, vai viver a sua velhice em paz junto ao seu pai Patrice com os vossos milhões roubados e deixe este povo em paz. Você deve ser preidente de todo povo santomense e um árbitro Nacional e não aquele que calava quando o Patrice Trovoada vivia fora do país durante 20 dias por mêse você com boca feixada nem uma palavra dizia ao povo.
    Você agiu desta vez como um traidor, uma vez que dia antesn você já havia encontrado com o primeiro ministro e não disse nada a ele, e então veio com o texto que concertesa o seu chefe lhe enviou para informar ao povo que você ainda está aqui para reanimar o ADI e pode reolver algo.
    quero desta forma lhe informar que se você fosse um homem de letra grande deveria pessoalmente pedir a sua admissão depois da sua mão direita ter fugido dopaís.
    Tudo que esta sendo feito agora no país esta sendo feito muito bem e dentro das leis e ainda é muito bom e calmo, porque estes ladrões deveriam ter sido detido e pegado num manchin e cortar as mãos deles na praça de modo que todo mundo veja isso.

  4. Vedé

    12 de Abril de 2019 as 10:01

    Segundo o Abel Veiga diz que tela nom tem sido alvo de acção pirata e que tem dificultado a sua publicação. Meu caro, não deve ser estranho pra si. O seu jornal é um dos que tem informado com lucidez ao povo e os bandidos não gostam disso. Se calhar estão obstaculizã-lo para o povo não saber o que está acontecendo no País..Vê que até a TVS foi impedida pelo PR, de gravar o seu discurso. Os bandidos têm de ser descobertos. Avante Abel Veiga, faça o seu trabalho.

  5. Vedé

    12 de Abril de 2019 as 10:42

    Doutor Jorge B. Jesus e o governo que dirige não se sintam intimidados porque o povo quer saber onde entrou o dinheiro do povo. O PR deixou claro no seu discurso que também está metido na quadrilha. Façam o vosso trabalho porque diz um ditado “Quando os inimigos nos atacam, é porque estamos no caminho certo” Avançam com a investigação.

  6. Grupo Me-Zedo

    12 de Abril de 2019 as 14:00

    Excelente comunicação a sua senhor primekiro ministro.
    Uma vez mais o senhor saiu por cima e o nosso PR uma vez mais ve a sua postura e sua reputação em causa, tido porque esta a seguir cegamente as ordens do PT como se fosse um comando a comandar um aparelho de TV a patir do exterior.
    Será que esse Presidente nao tem filhos para lhe dar conselhos?

  7. Kakaoo kidaleoo

    12 de Abril de 2019 as 17:55

    O presidente da República brinca de politica, o pinta cabras exonerou juízes violando a constituição, criou um clima de terror no país, não entregou as pastas, fugiu para Portugal etc etc, o banana não disse nada, agora que o cerco dos roubos está apertar vem espernear.

  8. Adiloy Ba

    12 de Abril de 2019 as 22:18

    Deixa-la de tretas Sr. Boca Xaroko. Comece a combater a corrupcao de tro do MLSTP, do PCD e outros satellites da NOVA. Foi assinado um acordo com Angola para emprestimo de 180 milhoes de dolares, repartido em 60 milhoes por ano no Governo do Tonga. A PJ deveria comecar por ai. O Barco de Pesca Amador foi roubado e levado para Angola Pinta do o mesmo Azul de sempre, com o mesmo nome e com bandeira de STP. Nevegava entre Ponta-Negra, Luanda-Lobito-Namibe-Walbis Bay na Namibia. Em STP, sinicamente ninguem sabia o paradeiro do mesmo. Transportava ilicitamente passageiros ao mesmo tempo que pescava. A PJ deveria comecar por ai pois STP ficou lesado em dezenas senao centenas de mlhoes de dolares.. Mas Estratecic e intencionLmente nao comecou por ai por esta envolvido o seu patrao Angola. Da mes a forma que esse teatro nao e inocente, por parte da NOVA, tambem nao somos inocente quanto ao verdadeiro objective por detraz deste teatro. Mas o tempo sera o melhor justice iro. Os Tongas, desde a era colonial so sabem viver na confusao e na mentira. Mas STP sabera distinguir o bem do mal. Nao foi por acaso que o povo atribuiu 25% de votos ao ADI e apenas 23% ao MLSTP. O povo sabia o que estava a caminho. Ha era tempo para tudo. Para a proxima, nao sera apenas isoneracao. Sera pela mesma moeda: prisao massiva. Agaurdem sentados que a bossa ora chegara. AMEM. Agora inventar am ataques information os para nao publicarem comentarios sobre o desmentido clarividente do Advogado. Tongas falsos e mentirosos do raio. Quando esfiverem na agonia da morte hao-de pedair perdao pelos males causados aos inocente. Com tantos casks de corrupcao de tro da NOVA, Tinha mesmo que comecar precisa ente com estes dois casos? Dor de cotovelo. Tenhem os colhoes no sitio Pâr irem pedair emprestimo ao Kwueite? So pode ser dor de cotovelo.

    • Eu sou a mensagem

      15 de Abril de 2019 as 15:12

      Não queremos aqui palavras em francês. Explica tudo como deve ser em português. Emigrou e agora perdeu a língua da pátria? Já vimos que shr está ausente há muitos anos e não conhece bem a história.

  9. MIGBAI

    13 de Abril de 2019 as 8:50

    O que o JBJ queria era de novo a ditadura que nos impôs com a independência. O que o mlstp quer é um presidente a concordar com todas as asneiras do governo.
    Abaixo a ditadura, viva a democracia.
    Meus irmãos temos uma luta pela frente para não deixar o país cair de novo na ditadura do mlstp como quando dos tempos da independência.

  10. Renato Cardodo

    14 de Abril de 2019 as 11:10

    Quanta ingenuidade pensar que este Presidente apoia o Governo em exercício.
    Ele é produto contaminado e está ao serviço de quem lhe colocou neste pedestal.
    Em democracia séria e em País normal ele não tem condições de ocupar este cargo.
    Andamos brincando a países e a presidente há muito tempo.
    O resultado não pode ser diferente.

  11. original

    14 de Abril de 2019 as 19:48

    O Evaristo é um prestador de serviço do ADI e máscara já caíu e ponto final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo