Política

Mário Sousa foi detido e recebeu TIR-Pode ser mais um preso político

Ex-director geral da Empresa de Água e Electricidade(EMAE),  Mário Sousa(na foto) por confiança do anterior governo, administrou durante 4 anos a empresas estatal de electricidade. Foi detido na segunda feira pela polícia judiciária.

Segundo informações divulgadas pela imprensa do Estado, Mário Sousa foi interpelado pela polícia judiciária numa operação conjunta com o Ministério Público. Assim, desta vez a detenção do homem que administrou a EMAE e mergulhou o país na maior escuridão de todos os tempos, não teve chances de ser considerada de ilegal.

Presente ao Juiz de instrução, o ex-director geral da EMAE, recebeu o TIR-Termo de Identidade e Residência. Está proibido de se ausentar do país. Mais ainda, o Téla Nón apurou que o arguido deve pagar caução no valor de 80 mil euros, e num período de 5 dias. Caso não pague, será conduzido a cadeia central, em regime de prisão preventiva.

Mário Sousa exerceu o cargo de confiança política do anterior governo da ADI. Director Geral da única empresa de electricidade do país(2014-2018). Período em que numa concertação com o Governo, a direcção geral da EMAE, importou 3 grupos de geradores que custaram cerca de 5 milhões de euros.

Enquanto homem forte da estrutura governativa do país para o sector de energia, Mário Sousa e o Governo, anunciaram o fim da escassez de energia eléctrica em São Tomé e Príncipe. Os geradores foram transportados para a central de Santo Amaro, sob escolta da polícia, ambulância, e bombeiros. Foi anunciado o início de uma nova era para São Tomé e Príncipe.

Menos de 2 anos depois, ou seja, no ano 2018 os anunciados novos grupos de geradores, começaram a cuspir gasóleo, e foram dados como sucata.

O país entrou no maior apagão da sua história. Populações de várias comunidades revoltaram-se, incendiando pneus nas ruas. Uma forma de protesto nunca antes vista no país.

Movimento da Sociedade Civil, liderado por Deodato Capela, decidiu avançar com uma queixa crime contra a Direcção Geral da EMAE.

Em Abril último a Polícia Judiciária interpelou e prendeu o ex-ministro das infra-estruturas, Carlos Vila Nova que tutelava a EMAE. O Téla Nón sabe que a má gestão da empresa constituiu um dos elementos da interpelação e detenção do ex-ministro. O Ministério Público mandou soltar o ex-ministro e emitiu TIR para o mesmo.

Tais acções da PJ em investigar e deter os antigos gestores da coisa pública,  mal parada, são definidas por alguns sectores da sociedade civil, como sendo acções persecutórias, e de motivação política. As individualidades investigadas e detidas pela PJ, passaram a ser consideradas por algumas pessoas, como sendo presos políticos.

Na verdade eram detentores de cargos políticos, e por delegação do povo, alegadamente administraram de forma ruinosa os bens do povo.

Tudo indica que como presos políticos que são, segundo a opinião de tais pessoas,  devem no entanto, e por vontade da maioria do povo são-tomense,  prestar contas junto à justiça, sobre os dinheiros e bens do povo, que administraram alegadamente de forma fraudulenta.

Mário Sousa, homem forte do anterior governo, para o sector da energia, e que colocou o povo são-tomense na maior escuridão da história, com prejuízos incalculáveis, deve sim prestar contas a justiça, mesmo na qualidade de preso ou arguido político, como define certo sector da sociedade são-tomense.

Abel Veiga

    37 comentários

37 comentários

  1. EX

    7 de Maio de 2019 as 10:26

    Esse Castelo de cartas ou melhor essa Facção que estava instalado dentro da ADI, esta a ser desmantelada, e vêm dizer presos políticos, ainda há pessoas sem carácter nessa terra. Fez cacada e vai pra cadeia fazer companhia a amido das Finanças.

    • verdade

      7 de Maio de 2019 as 14:11

      EX, és cego ou inocente? isto é perseguição politica, o MLSTP deve ser um partido de santos…a começar pelo homem do dinheiro que tem caso em tribunal de corrupção e hj esta no partido como MINISTRO abre os olhos…isto n é trabalho para o país , é para mostrar o que não podem cumprir ( promessas eleitorais) o tempo mostrar-te-a

      • STP Terra linda e gente boa

        7 de Maio de 2019 as 19:51

        Agora sim estou a gostar desse governo. Não tenho partido nenhum e quero ver um governo que tenha a coragem de combater essa onda de corrupção. Talvez seja desta vez que esse governo venha a fazer. Força JBJ, o trabalho deve ser feito. A promessa de combate a corrupção tem que ser cumprida. Um bem haja a todos.
        Que Deus abençoe STP.

    • SEABRA

      7 de Maio de 2019 as 14:26

      Ex, esta ADI e mafiosos têm que ser desmanteladas até à raíz….sem excepçao. Do baixo ao alto, do alto ao baixo, todos!
      Prisao està a espera destes Corruptos e do Guru Ditador do Patricio Trovoada, o maior gatuno de todos os tempos que STP conheceu…até ao pai Miguel Trovoada ele ultrapassou na safadeza!

    • Balon Clé-clé

      9 de Maio de 2019 as 16:32

      O Abel Veiga deve ter confundido: Em Sao Tomé não há presos políticos!

  2. Cobra branca

    7 de Maio de 2019 as 10:56

    Preso político ou político preso? Nao é a mesma coisa.

    • Seabra

      8 de Maio de 2019 as 0:55

      😂😂😂😂😂😂😂😂 cobra branca arrasou!
      É um político GATUNO, larápio como o mestre da acção de furto Patrice Trovoada. 😉😉😉

    • MIGBAI

      8 de Maio de 2019 as 7:56

      Claro que não é a mesma coisa!
      Se fosses uma cobra preta eu entendia a tua dúvida mas assim é difícil entender.
      Resta começares a estudar e irás entender a interpretação.

      • Cobra branca

        8 de Maio de 2019 as 16:35

        @MIGBAI Vc nao entendeu minha pergunta

    • Tristeza

      8 de Maio de 2019 as 8:46

      Sim, concordo contigo. O conceito de preso politico é completamente diferente e nao se pode aplicar nesse caso (pelo menos nao nessa fase)

  3. Pinheiro

    7 de Maio de 2019 as 11:00

    Bom é assim só quer dizer que a cadeia não foi feito só para os pobres ou seja para os que roubam um pinha de banana, tambem foi feito para os ricos e os que roubam o bem do povo pequeno… ooooo credo calor..

  4. José Tolas

    7 de Maio de 2019 as 11:27

    Preso politico?!?! Esse senhor foi uma nódoa enquanto director da EMAE e no final ainda foi fotografado a esvaziar o seu gabinete e a destruir documentos.

  5. Windows 11

    7 de Maio de 2019 as 11:34

    Não mi venham dizer que o Mario foi detido devido o processo de EMAE o Mario foi detido por agredir o ativista militante do MLSTP o Otavio Bandeira e jase previa isto o MLSTP tem justiça nas mãos e estão a fazer como no tempo do partido único prender as pessoas arbitráriamente esta é a marca do MLSTP.
    Mesmo as pessoas de MLSTP que ajudaram a derrubar o governo do Patrice Trovoada ja vieram dicordar com a atuação da Justiça por outro ladona aria da governação o governo não esta a fazer nada ou seja zero.

    • STP Terra linda e gente boa

      7 de Maio de 2019 as 20:03

      Nada disso shr Windows. Ele foi sim peso por corrupção. Você não sabe mesmo nada. Conheço bem a história deste homem, assim que acabou a formação em Portugal PT lhe ofereceu esse cargo que acabou por enriquecer com um estalar de dedos. É outro também que tem bens em Portugal que devia ser confiscado. Esse partido de ADI só destruiu o país. Que preso político? Um bando de corruptos.

  6. Manuel Queirós dos Anjos

    7 de Maio de 2019 as 12:11

    Mas eu tenho um problema. Preciso que me expliquem sem complicar. A EMAE é uma empresa Estatal, tecnicamente falida a decadas. Numa fez investimentos avultados com seus proprios recursos, sempre com recurso a fundos postos pelo Estado a mesma.( Fundos proprios, donativos ou emprestimos) Assim foi na primeira Republica, após a 1ª Republica e nos dias de hoje.

    Existe na EMAE, um conselho de Administração, subordinado as ordes e intruções do Governo/Executivo. Sabe-se bem neste país, que os gestores públicos não são autónomos, e devem dançar o que o patrão(Estado) toca. Como é que o Director Geral da EMAE possa ser disponibilizado pelo facto do dono da Empresa(Estado) não ter posto dinheiro em tempo e suficiente para fazer as manutenções? Alias as manutenções feitas apos os apagões, foram encomendadas também pela anterior administração. Os investimentos para levar energia electrica para os confins do país, que aumentou a taxa de penetração da Energia no país, e que também é muito bom foi feita pela anterior administração. Como é que veêm dizer que houve má gestão? O DG da EMAE, não comeu dinheiro do povo, não utilizou mal o dinheiro do povo, então porquê o condenar?

    Eles agiram enquanto um conselho de administração, ele não é director de Energia, porquê só ele vitima?

    Acho que os nossos Juizes e Magistrados precisam de estudar mais a economia. Dizer má gestão, carece de elemento técnicos e económicos e que não os vejo aqui.

    É preciso entedermos melhor de econometria por exemplo para medir o comportamento de diferentes variáveis neste período.

    Por isso, julgo que a detenção do DG da EMAE, é injusta, arbitraria e mais, politizada.Por fim, o Ministério Público que o acusou, está na posse de algum projecto de gestão para dizer que determinadas metas não foram alcançadas aqui e acolá, e levou a isto? ou aquilo.

    Não, tudo é muito superficial e politizado.

  7. Santomense

    7 de Maio de 2019 as 12:12

    E quantos anos de presao ?

  8. ADI Sempre...

    7 de Maio de 2019 as 12:18

    Sou do ADI, mais concordo que sejam todos presos, há grupo de arrogantes que entrar no partido pela janela nem cumprimentos davam as pessoas na rua. Quando ADI foi fundado eu estava la… objetivo era sermos diferente e fazer diferente. Com tempo ADI virou Quinta só entrava la quem o SR PT quisesse não passa as estruturas cartão. Esse Mário é indevido mau, desonesto, roubo senhor Pereira Tropical até levou esse senhor a falência. Entrou na Universidade no regime de maior dos 23 anos e ainda assim acabou curso com média 10, como é possível nomear esse indivíduo para director da emae eu nunca fui a favor. Vão para cadeia sim para mim STP acima de tudo. Os ministros não atendia os telemóveis, não dizia pelo menos oi, SÓ arrogância, viagem jantaradas! Ok, agora aguenta, “galinha quando jara de mais vê osso de mãe”…

    • STP Terra linda e gente boa

      7 de Maio de 2019 as 20:15

      Shr ADI Sempre, gostei da sua opinião. Temos todos, independentemente de qualquer partido político, STP deve estar acima de todos. Temos que deixar de favoritismo e por a máquina do estado a funcionar. Mesmo que venha ADI um dia governar e descobrir atos de corrupção por parte de alguns membros de outro partido seja qual for, tem que se tomar medidas. Porque se não for assim, até a onde vamos parar com isso? Agora acabaram-se as brincadeiras e o povo que esteja atento às artimanhas desses corruptos.
      Um bem haja a todos.
      Que Deus abençoe STP.

  9. Separação de poderes violada

    7 de Maio de 2019 as 12:46

    Para quem viveu na época do partido único o MLSTP ao assistir isto é assustador.
    O ex director da EMAE Mário foi detido não por causa do processo da EMAE mas sim por agredir o Otavio Bandeira ativista do MLSTP.
    Alguém tem que dizer este Otavio Bandeira que Ministro não prende pessoas ele fez uma publicação no seu grupo onde diz que o Ministro da defesa tem direito moral para prender o Augerio ora bem o Ministro não prende pessoas atenção com o rumo que estamos a dar o nosso país S.tome e Príncipe.

    A polícia judiciária de S.tome tem foncionado como a polícia do Hitler o (SS) e os militantes do MLSTP tem se comportado como juventude Hitleriana.
    Quero lembrar que o Oscarito a tempos atraz baliou um cidadão na Quinta de Santo António e nunca foi chamado a justiça ficou impune também o Guilherme Posser que partiu o gabinete de um procurador e ficou impune até hoje.

    • Vanplega

      8 de Maio de 2019 as 4:28

      Qual procurador?

      Aquele que enganou tudo e todos deu a presidência da República, ao pau mandado!

      Aquele que escreveu carta ao 1 ministro, para soltar seu cliente.

      Quem solta pessoas com problemas com justiça, são os tribunais

      Não é 1 Ministro. Ele anda a precisar de outra.

  10. Vedé

    7 de Maio de 2019 as 12:59

    Admira-me como é que as pessoas são chamadas a administrar uma empresa e euferindo um salário de 3000 euros mensais, além de outros subsídios remuneratórios, combustíveis que baste, assim mesmo deixam empresa em caos financeiros nem chegam a fazer bons feitos para o povo.
    Se ele é constituído arguído devido o crime cometido, o porquê que gozam do TIR, se há outros coitados que muitas vezes ficam na prisão priventiva até que o prazo expira. Quer dizer que quem tem dinheiro goza do TIR e quem não tem espera o julgamento na prisão.
    Muita injustiça.

  11. Nuno Miguel De Menezes

    7 de Maio de 2019 as 15:05

    Ewwww

    Agora sim,parece a mim que esta a funcionar bem a lei e a Policia dentro de Sao Tome and Principe.
    Espero eu que nao seja so apenas neste sentido.

    Ewwww

    Agora sim

    de

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  12. Paulo Jorge dos Reis

    7 de Maio de 2019 as 15:57

    ADI sempre, você é mentiroso. O Mario foi excente aluno. quer durante os anos de escola em STP, como na Universidade em Portugal. Faça tudo, mas não venha cá denegrir cada um desta forma.
    Chega esta justiça que é injusta.Esperemos para ver. Deus é o melhor justiceiro.

    • ADI Sempre...

      7 de Maio de 2019 as 18:47

      Peça o Mário o diploma do fim do curso, logo verás… Mário teve média 10, informação mais que credível, teve 10 em todas as disciplinas… Bom aluno? Anda e pergunta…

  13. Vanplega

    7 de Maio de 2019 as 19:21

    Kidaleoooooooooo cua mela.

    A polícia judiciária, que aperta bem as contas desses indivíduos, vasculhar as casas, debaixo de colchão.

    A polícia judiciária, têm que procurar alguém que têm olhos leve, porque o dinheiro do povo está lá bem escondido.

  14. Ospibinho

    8 de Maio de 2019 as 0:49

    Boa noite,
    E mais quem comprou os geradores eh o actua Ministro da obras Publica Osvaldo Abreu. E todo mundo sabe disso. Talvez somente para os que nao querem ver

  15. Santomense

    8 de Maio de 2019 as 1:26

    Minha gente ele nem vio cherinho deste dinhero Patricio levou tudo kkkkkk Agora ele tem que pour Patricio no trebunal para dar ele um bucadinho kkkkkkkk muinta merda

    • Vedé

      8 de Maio de 2019 as 12:00

      Ele que abra a boca e fale tudo para não ir pagar o que não comeu. Nem ele nem o Américo devem abrir a boca e dizerem onde para o dinheiro.
      Santomé fl´ã canuá ça blocadu zá nguê sebê landá, landá, nguê ku na sebê fá uadêuakongô ê.

  16. Santomense

    8 de Maio de 2019 as 1:34

    Senhor. Primeiro ministro diga o povo a honde esta Patricio hemery trovoada e Cuando cera seu julgamento o povo esta a espéra da tua resposta

    • Rapaz de reboque

      8 de Maio de 2019 as 14:27

      Quando, não é cuando ,onde esta não se escreve honde . Será, nao se 3screve cera.

    • Seabra

      8 de Maio de 2019 as 21:49

      Sãotomense, estámos todos anciosos à espera . Há um tal Principe Agradece P.Trovoada, que anda por aí a fazer apelo ao regresso do Patrice Trovoada para governar STP e acabar com o povo sãotomense.
      Patrice Trovoada deve ser conduzido à justiça sãotomense, ser julgado e condenado, ir a prisão cumprir a sua longa pena , devolvendo o que resta do seu furto ao país. Há urgência que ele seja preso…

  17. Rapaz de reboque

    8 de Maio de 2019 as 10:16

    Concordo plenamente que todos os suspeitos em ter lesado o estado devem ser julgados e devolverem tudo que roubaram , mas o que me indigna mais é que a muitos que governaram nos governos do MLSTP que lesaram bem o estado andam a solta e alguns fazem parte do elenco governamental isto é que esta mal deviam sr investigafos todos saber onde adquiriram a riqueza que teem seja ADI, seja do MLSTP assim era mais correcto, porque o ADI cometeu muitos erros que deve ser investigado e julgados os seus governantes mas os ladrões ja vem desde 12 de julho de 1975

    • Vanplega

      8 de Maio de 2019 as 17:52

      O ADI, teve tempo suficiente para julgar os anteriores comedores do bem público. Mais fiz o mesmo que os anteriores.

      Preocuparam mais em roubar o bem público, em vez de trabalhar para a sociedade.

      Agora cairam no saco. Devolve o bem do povo

  18. Vedé

    8 de Maio de 2019 as 12:05

    Esperemos que PT venha ao país no dia 25 para congresso de modo a inocentar o Américo e possivelmentos outros envolvidos.

  19. F.R.J

    8 de Maio de 2019 as 15:59

    A prisão deste Sr. Mário é merecida, acho bem que o mesmo pague pelos seus erros e pela sua irresponsabilidade concernente ao bem público.
    Agora eu pergunto: porquê que este Sr. Mário deve pagar pelas suas irresponsabilidades cometidas no passado e que Sr. Diretor da IMAP e de Capitania não podem ser responsabilizados pelo último acontecimento com o navio anfitrite, caso este que por falta de fiscalização e responsabilidade dessas duas instituições levou a perdas de várias vidas e bens.

    No meu entendimento, este ultimo citado por mim, é ainda mais grave que o caso do Sr. Mário da EMAE. É bom que analisemos muito bem essas situações, e não nos empolguemos apenas por cores partidárias. responsabilidade é responsabilidade e espero que a Justiça faça a sua parte.

    • Amar o o que é nosso

      8 de Maio de 2019 as 18:39

      Bem dito!

  20. STPAlerta

    10 de Maio de 2019 as 22:36

    Esse e Americo formam uma dupla forte, quem descibriu a falcatrua do Mario na tropical pereira e helena é o Américo, em mais de 250 milhões naquela altura, depois tornam se amjgos inseparáveis. Por isso,não tenho pena do Américo com Patrice Trovoada, ele não é um sbandido anto, dentro desse rapaz serio tem adn de bamdido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo