Política

PM “JBJ” foi o primeiro cidadão a ser vacinado contra a Covid-19

Jorge Bom Jesus(JBJ) recebeu a primeira injecção da vacina Astrazeneca em São Tomé e Príncipe. Após injecção da dose, o Primeiro-ministro sentiu que o momento é histórico. Sentiu que o seu acto é um exemplo a seguir por todos os santomenses.

«Acabo de tomar a primeira dose da vacina para dar o exemplo. Aproveito para exortar a toda a população santomense dentro e fora do país, para que esse exemplo seja seguido.», referiu Jorge Bom Jesus, alguns minutos depois de ter sido vacinado.

O Ministro da Saúde Edgar Neves(na foto), a Representante da OMS em São Tomé e Príncipe, Annie Ancia e outros membros do governo presentes na cerimónia de introdução da vacina Covid-19 no país, seguiram o exemplo dado pelo Primeiro Ministro.

«Acabei de cumprir este dever cívico, inerente da função que ocupo. Os dirigentes são para os momentos em que a história exige de nós, essa actuação consequente», acrescentou Jorge Bom Jesus.

O gesto de Jorge Bom Jesus no centro policlínico de Água Grande, em ser o primeiro a receber a primeira dose, pretendeu  também dissipar os receios instalados no seio de parte da população santomenses, sobre a segurança da vacina astrazeneca.

O Primeiro-ministro, manifestou total confiança na vacina, que tinha sido suspensa em alguns países europeus.

«Além do meu exemplo, a representante da OMS assim como a representante do PNUD fizeram o mesmo gesto demonstrando que esta vacina merece toda a nossa confiança. Até prova de contrário, temos a inteira confiança…», pontuou.

O acto histórico de introdução da vacina contra a Covid-19 no sistema nacional de saúde, abriu um novo período de luta contra a doença que já provocou mais de 30 dezenas de mortes no país.

Annie Ancia representante da OMS em São Tomé e Príncipe, manifestou confiança no futuro. «A chegada da vacina vai dar soluções. Mais as pessoas vão ser vacinadas, mais vão ser protegidas, e esta doença vai desaparecer do país. Por isso estou muito alegre por este facto», concluiu a representante da OMS.

Nesta primeira fase de vacinação, os profissionais de saúde, os idosos, e os assistentes sociais são os grupos sociais prioritários. Para fechar a primeira fase  o sistema nacional de saúde pretende vacinar nos próximos dias, cerca de 3% da população.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. SEMPRE AMIGO

    15 de Março de 2021 as 16:28

    Fantástico senhor Primeiro Ministro:: Um exemplo a seguir.

  2. Mepoçom

    15 de Março de 2021 as 20:00

    Bom exemplo seria que os elites que contaminaram dessem a cara a sensibilizar a população para o efeito nefasto da pandemia para que os mais ignorantes vissem o fenómeno como um acto de relevância.

  3. João Leite

    15 de Março de 2021 as 20:05

    kkkk

  4. Sem assunto

    15 de Março de 2021 as 20:21

    Ora pois, os eucaliptos reuniram se para tomarem este vacina duvidosa que está a ser suspensa em muitos países.
    Espero que mais ninguém tenha tomado isto a não ser estes ignóbeis.
    Sinal de que estes produtos que chegam até nós em forma de oferendas com cortejos e propagandas não passam de travessuras, valha me meu Deus!
    Portugal, a nação de quem copiamos tudo como que se estes atrasados tivessem algum exemplo a dar seja a quem for, acabou de suspender esta porcaria em forma de vacina, e daí São Tomé? O que será feito em seguida?

    • Cosme

      16 de Março de 2021 as 13:52

      Os Portugueses podem ser atrasados como tu dizes mas ainda não chegaram ao teu estatuto de ser humano com inteligência menor do que o animal burro, o que é provado com o que escreveste.

      Para tua informação já foram dadas mais de 70 milhões dessas vacinas Astra Zeneca em todo o mundo, Portugal e muitos outros países suspenderam temporariamente a vacinação porque surgiram alguns casos em vários países de coagulação que podem originar tromboses graves. É uma suspensão temporária e não uma proibição. Como esta e outras vacinas foram desenvolvidas á pressa, passou-se de estudos de eficácia e problemas em milhares para vacinação em milhões, é perfeitamente normal a situação que está a ocorrer e a suspensão só prova que os mecanismos de controlo estão a funcionar.

      És livre de tomar ou não tomar a vacina, ninguém te obriga

      • Sem assunto

        17 de Março de 2021 as 12:13

        Alguma mentira aí ó acefalo(a), portugal de fato é uma nação atrasada de m.da, mas que acredita ser grande coisa, o que vos mata é o complexo de inferioridade, c.. de Europa em todos os sentidos.
        Vejam se contentam com o vosso status, e limitam se a vossa insignificância,broncos!

        • Pastéis de Belém

          17 de Março de 2021 as 16:03

          Pode ser atrasado, ser cu da Europa, e tal e tal… é sua opinião mas é um país que ainda vai tendo medicamentos e algumas condições sanitárias até para ofertar aos outros, incluindo São Tomé

          https://www.telanon.info/politica/2021/03/15/33804/covid-19-hospital-de-campanha-recebeu-medicamentos-e-consumiveis-ofertados-por-portugal/

          A culpa é dos vossos políticos, reclamem com eles antes de disparar a quem ainda dá a mão para ajudar…

          Olhe não tome vacina nem medicamentos nem oxigénio nem nada que não consiga você próprio comprar sem ser dado por outros. Arrume primeiro sua casa antes de falar mal da casa do outro. Cuide dos seus.

        • Filipe

          17 de Março de 2021 as 22:44

          Eu sou Português e estou contente com o meu status e com a minha insignificância.

          Pelo menos sei escrever e não sou racista

  5. jfernandes

    15 de Março de 2021 as 21:30

    Agora
    Pensei que iamos fazer a hestoria
    afinal ta tudo na mesma!
    premeiro eu 2 ,3, 4, e o povo
    e para depois .
    ate nas vacinas nao mudam o compartamento

    so falta

    Levar os porcos pocilga No hospital Aires dos Menezes

    Uma vergonha !Vivem de luxo na miseria

  6. sotavento

    16 de Março de 2021 as 7:08

    Populismo barato.

  7. Original

    16 de Março de 2021 as 8:11

    Evaristo tá com medo? não deveria ser o primeiro?

  8. mezedo

    16 de Março de 2021 as 9:53

    Em vez de criticar a atitude exemplar que vosso líder PT não tem deviam ir vacinar e respeitar a postura que os dirigentes de verdade tem em não transmitir medo e odio a população.

    Vocês que só passam vida a criticar tao com medo vem ai mostrar cara e assumir como povo de verdade.

    Malfeitores de M pá

  9. Fui

    16 de Março de 2021 as 10:17

    A variante de COVID em S. Tomé tem particularidades diferentes doutras paragens. Senão, seria um desastre total. Assim, CIVID-STP deve merecer um tratamento diferente.
    Não vejo porquê tanta pressa em tomarmos uma vacina que todo o mundo sabe que é duvidosa, feita com base em outras realidades, que de certeza não abrange o caso de STP.
    A perigosidade desta vacina é tão real, que mais de vinte países na europa e não só, já a suspenderam, por verificar efeitos prejudicias como a coagulação sanguinea, trombose e outos.
    Se os governantes santomenses, decidiram tomar a vacina, parabéns para eles.
    Isto não lhes dá o direito de transformar o povo santomense em cobaias aos serviço da Elite Diabólica que governa o mundo.

    Fui!

  10. VACINA DA AstraZeneca é duvidosa ou não !!! leiam atentamente o texto abaixo e tirem as vossas conclusões...

    16 de Março de 2021 as 14:27

    Não será melhor Suspender a nivel Nacoional a VACINA DA AstraZeneca por uns tempos e aplicar-se outras mais credíveis que têm sido aplicadas noutros países sem muitas reclamações?

    (…) A Bulgária anunciou na sexta-feira a suspensão “por precaução” da administração da vacina AstraZeneca, após as decisões tomadas pelos três países nórdicos e enquanto está em curso uma investigação na sequência da morte de uma mulher vacinada.

    (…) A Noruega também suspendeu a administração da vacina na quinta-feira, também por precaução, depois de vários casos de hemorragia sanguínea em adultos vacinados terem sido relatados no paí.

    (…) A Dinamarca foi o primeiro país a suspender a vacina da AstraZeneca

    (…) Espanha, Alemanha, Itália e França suspendem administração de vacinas da AstraZeneca.

    (…) Vacina da AstraZeneca suspensa em Portugal e grande parte da Europa em reacção de pânico.

    (…) Em São Tomé e Príncipe iniciou-se a campanha de Vacinação com as vacinas da AstraZeneca.

    A diferença é que os poderosos quando adoecem pandemia sobem o avião e vão-se tratar na Europa e o Zé Povinho vai para onde ????

    Isto é ridiculo, deixemos de protagonismos até porque esta vida são dois dias e ninguém leva nada daqui !!!!!!!

  11. luisó

    16 de Março de 2021 as 16:26

    Dar a vacina sem luvas?

  12. WXYZ

    16 de Março de 2021 as 16:55

    “… provocou mais de 30 dezenas de mortes no país”. Atencao TELA NON! Isso corresponde a verdade?

  13. Fuba cu bixo

    16 de Março de 2021 as 17:21

    Para Jorge bom Jesus parar a frente das câmeras fazer essa bazofaria é fácil,quero ver resolver algum problema em S.tomé nada só conversa bonita
    Olha Jorge bom Jesus discursou a dizer mão pesada para pedofilo e violadores olha u que aconteceu com criança de 5 anos violado pelo padrasto ninguém quer saber, oxigênio tem que ser outros países a nos oferecerem
    Nesta cerimônia branca que esta ao lado é que esta a cordenar isso tudo miseria total.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo