Política

“Homens do Poder” estão riscados dos apartamentos contruídos pela China

Pelo menos é a vontade manifestada pelo Conselho de Ministros de São Tomé e Príncipe. Os membros do governo e os seus familiares directos não podem candidatar-se para adquirir os primeiros 60 apartamentos construídos pela República Popular da China, nos distritos de Lobata e Cantagalo.

O conselho de ministros diz que é longa a lista dos cidadãos favorecidos, e consequentemente excluídos de concorrer para ter acesso aos luxuosos apartamentos construídos pela China.

« Os titulares de Órgãos de Soberania, os Presidentes das Câmaras Distritais, os Diretores Gerais das Instituições e Empresas Públicas, os membros do Conselho de Administração e todos aqueles que já tenham casa própria, ou projeto de construção aprovado pela Direcção das Obras Públicas e Urbanismo, com mais de 50% de execução…», precisa o conselho de ministros no comunicado distribuído à imprensa.

No grupo de 60 apartamentos já construídos, e que a embaixada da República Popular da China entregou ao Governo santomense no dia 16 de Agosto passado, apenas 1 apartamento foi concedido a um cidadão nacional.

«Convém ressaltar que, com a exceção do apartamento atribuído ao cantor João Seria, nenhum outro apartamento foi distribuído…», confirma o conselho de ministros.

João Seria ganhou um apartamento construído pela China, como resultado da homenagem feita pelo governo, pelo seu desempenho como músico de referência histórica na cultura santomense.

Note-se que no quadro da cooperação bilateral, a República Popular da China comprometeu-se em construir 200 apartamentos em São Tomé e Príncipe, até o ano 2022.

Abel Veiga

24 Comments

24 Comments

  1. Ana Maria

    1 de Setembro de 2021 at 20:52

    Osvaldo Abreu vai construir 20.000 casas mais. Chega pra toda gente.

  2. Andorinha

    1 de Setembro de 2021 at 23:14

    Estes 60 apartamentos são projectos de Patrice mãe carênciadas são projectos de Patrice,construção de novas escolas são projectos de Patrice levar luz para zonas remotas de S.Tomé e Príncipe é projectos de Patrice.Então cadê projectos da nova maioria encabeçada pelo MLSTP?

    • Vanplega

      2 de Setembro de 2021 at 21:29

      Tu ès um burro.
      O que Patrice, tem em Sao Tome e Principe?
      O que era dele jà levou, homem.

      Por amor de Deus, tudo è de Sao Tome e Principe.

    • Guiducha

      3 de Setembro de 2021 at 0:37

      Andorinha, vou é um ADEPTE FERRENHO do seu GURU Patrice TROVOADA. Vá ter com o seu mestre na malóia.
      Advinhe quem foi que não entregou pasta do 1o ministro? Quem é o foragido de STP? Advinhe qual é o homem que diz ser político e que habita periódicamente em STP só quando tem um cargo importante?
      Responda apenas a estas poucas perguntinhas e reflita, sobretudo. Você parece é estar DOPADO ou seja drogado com os produtos do 93-pantin…cuidado!

  3. Antonio Nilson

    2 de Setembro de 2021 at 1:06

    O Patrice Trovoada queria o Taiwan e abandonar a China? Discordei com o Patrice.
    STP e’ um pais que precisa de amigos e nao inimigos. Podemos ser amigos do Taiwan e da China ao mesmo tempo, e reconhecer que so existe uma China como diz o Sr. Dr Manuel Pinto da Costa.
    Outro sim, imagino que todo o dinheiro e riqueza d’Africa que albums Africanos no continente inteiro de Africa roubaram e investiram ou depositaram no Ocidente ou nas contas bancarias privadas e secretas off-shore, todo esse dinheiro daria para construir muitas casas e muitos predios para os Africanos. A nossa raca negra tem complexo de inferioridade.
    Mas, o negativo torna positivo porque e’ essential haver habitacao de qualidade e de boas condicoes para elevar a dignidade e condicoes de vida dos nossos povos. Africa (STP) pode desenvolver. Um agradecimento com humildade para China. Taiwan nao deveria dar dinheiro aos coruptos mas sim investir nas infrastructuras locais para ajudar o pais avancar.

    Ultimo, STP e muitos paises Africanos te^m homens e mulheres competentes para construir edificios como este. Muitos tecnicos, enginheiros de construcao civil de origem Africana sao tratados muito mal no Ocidente apesar do conhecimento, competencia e alta categoria que demonstram na area de construcao.

    Se formos busca-los la nas obras no estrangeiro, e paga-los bem e trata-los com dignidadwle que merecem, STP e o continente Africano podera construir muitas propriedades com os seus proprios cidadaos nacionais. Nos temos obra prima, inteligencia, sabedoria, pratica, experiencia, talento e capacidade para construir muito mais predios com os nossos proprios irmaos, primos, amigos e vizinhos.

    Sem deixat de louvar a boa vontade de China para ajudar neste projeto, eu map devo fingir e esquecer que nos proprios podemos fazer. Falta de recursos? So com Cristo e’ que as coisas poderao mudar e melhorar para a nossa gente.

    Actualmente, existe pouca vontade do povo para abracar revolucao como as mulheres Francesas com a revolucao Francesa conseguiram fazer para mudar Franca cue conseguiu desenvolver em harmonia e paz depois sequels epoca significante de historia de Franca. (Similar; revolutionary war and civil war in the USA as well as England industrial revolution). Muitas pessoas estao desnorteadas, no sabem ou nao te^m o proposito de vida, falta de unidade, respeito e ointendimento. Falta de um guia para orientar o povo para fazer melhor para si, a familia, e interesse da nacao. Nao e’ preciso violencia. Nao e’ minha intencao promover revolucao porque na conjuntura actual eu nao acredito que a viollencia e’ uma solucao inteligente ou efetiva. E’ preciso boa informacao valida e verdadeira para mobilizar a massa no sentido do povo comecar a tomar atencao e lutar pacificamente com o objectivo de obter uma vida melhor sem opressao.

    Eu espero que a minha observacao e o comentario contra a trafulha que o Patrice se meteu, a minha contribuica positiva e construtiva levou a consciencia das pessoas para abracar os dois, a China e o Taiwan.
    STP e’ um pais pobre de iniciativa e falta de cultura de trabalho.

    Temos que trabalhar, unir e sermos disciplinados.
    Eu nai sou perfeito, cometo erros mas sem intencao de malicia e procuro aprender com os meus errors. Eu quero ser uma pessoa exemplar apesar de ter defeitos humanos. So para clarificar que eu nao sou Comunista mas respeito os valores culturais e outros aspectos politico-social de toda cultura a nivel internacional, e local. A China e o Taiwan te^m defeitos e tambem te^m boas coisas positivas para compartilharem com o mundo inteiro. Vamos optar e apostar no positivo.

    Atencao: Descupe-me pelos os erros e a pobre qualidade do meu comentario. Estou a escrever atraves do iPhone aqui na praia. Por isso, nao tive tempo de fazer correcao ou emendar a escrita. Eu tenho a melhor capacidade de fazer uma melhor narrativa quando tiver tempo. Perdao

    • Antonio Vaz

      2 de Setembro de 2021 at 21:24

      Agua e Electricidade:
      O governo, o sector privado, e possivelmente os investidores estrangeiros podem resolver o problema de agua e energia em STP. O que existe e’ falta de iniciativa e normas para garantir seguranca do capital que se precisa para fazer investimento servo no pais.
      Como e’ possivel um pais que chove bastante e nao tem agua para abastecer a populacao? Nao taz sentido nenhum. Cabo Verde nao tem chuva mas esta melhor do que STP.
      Vejamos o desenvolvimento tecnico e cientifico recentemente descobertos no mundo. Hoje em dia, nao se necessita do carvao, petroleo, e o gas natural como unica forma de obter luz. Existem panel solar, e outras formas com menos consequencias negativas ao meio ambiente. Existem muitas maquinas e equipamentos que podemos comprar nos paises mais desenvolvidos para utiliza-los na refinaria e producao de agua a nivel nacional. Existem outras formas de responder ao assunto de agua e eletricidade. Primeiro temos que acabar com o roubo, corupcao, sabotagem, inveja, ganancia, preguica etc. Existem muitos Saotomenses preguicosos e bandidos.
      STP sao em muitos aspectos geograficos, do tamanho de uma pequena porcao de terra e populacao dos paises maiores no mundo. E’ possivel encontrar I’m a boa solucao sobre a situacao de agua e luz em STP.

      Atencao: falta de etica e cultura de trabalho. Temos de comecar a creditar que e’ possivel desenvolver STP

    • Joaquim

      3 de Setembro de 2021 at 0:25

      Senhor Nilson,

      Bom dia para si e queria fazer-lhe uma pergunta.
      Aceita que china tem duas embaixadas em stp? uma em São Tomé e outra em Príncipe ?

      A china não é uma prostituta!!!!

    • Guiducha

      3 de Setembro de 2021 at 0:41

      António Nilson, está CORRETÍSSIMO.
      O PT é a PIOR coisa que existe para STP.

  4. Lima

    2 de Setembro de 2021 at 7:25

    Talvez tambem toda gente em STP nao precisa de casa.Nos nao estamos todos a viver na rua.Muita gente tem as suas casas com os seus quintais onde se pode tomar ar e fazer certas coisas que nao se pode e nem se deve fazer nos apartamentos.

    Mais o que parece mais importante é vivendo no predio tendo em conta que a energia falta sempre como vao fazer de comer?Sera feita no fogo de lenha?Fogo de carvao?Gaz?Metendo assim o predio em perigo sujando com o fumo e entao degradando isso muito rapidamente…
    Outra coisa quando nao houver agua vao ter que ir buscar no publico com panelas e garafoes.Muito bem,mas serao capazes de nao deirar agua pelo corredor todo,sem ter em consideracao os vizinhos?Serao capazes de nao deitar agua e lixos pela janela sem ter em conta o vizinho de baixo?Quando os amigos e os familhares vierem visitar serao capazes de nao degradar o espaco comum?Nao fazer barrulho no corredor?Nao fazer festas tampando as paredes,batendo os pes e metendo musicas muito altas (mesmo se isso ja acontece com os que nao vivem no predio que metem musicas altas encomodando vizinhos e que os policias nao teem o pder de acabar com isso)?Nao sujar as paredes?Respeitar o quintal a volta do predio?
    Outra coisa:Ja disseram aos futuros inquilinos quanto custa a renda?Quanto custa o preco se alguem quiser comprar?Isso nao é gratuito por isso o governo deveria explicar quanto custou a STP e quanto vai custar essas construcoes.Muita gente pensa que sao ofertas entao todo mundo tem direito e gratuitamente.
    Na Europa ou naquilo que se diz pais desenvolvido os apartamentos nao sao gratuitos.As pessoas por mais pobre que seja tem sue procurar ajuda para pagar as suas rendas.Tem que pagar o seu consumo de agua e de electricidade,tem que pagar o seu imposto como inquilino ou como proprietario.
    Entao gente esse ministro responszvel da distribuicao dos apartamentos tem que nos explicar muitas coisas.
    Nos remos que ter ideia de quanto custou a construcao.Paremos de pensar e que nao nos enganem que tudo isso é gratuito.
    O empresario Camarones nao vem construir casas gratuitas com materias gratuitamente para nos.
    O estado como nao nos explica nada disso ,ou seja talvez o telanon nao é independente entao envia-nos esse tipo de informacoes para que possamos ou gritar contra o governo ou tratar-nos de burras e burros o que eu penso que nos nao somos.
    STP precisa de ter economias para gerar o pais porque nao se pode viver so nessa ilusao que tudo é gratuito e que os estrangreiros sejam eles quem for so nos dao gratuitamente sem nada em troca.
    Saiamos dessa ilusao.

  5. Matabala

    2 de Setembro de 2021 at 8:57

    Kkkk…pensam que somos bobo. Claro que não vão ser eles a dar cara: boquita, primo/, afilhado/a…Até família lá da roça vão buscar para por na lista para mandar areia para os olhos dos outros

  6. Gregorio+Furtado+Amado

    2 de Setembro de 2021 at 9:37

    É para fazer boi durmir. Esses mentirosos irão fazer corredor e colocar seus netos, primos amigos de forma desgraçada. Vão dormir. Essa falácia já conhecemos.

  7. EX

    2 de Setembro de 2021 at 9:38

    Que bom, boa iniciativa, agora resta saber se na pratica isso vai acontecer. E é bom verificar as Boquitas pk elas ate podem não ser parentes diretos.

  8. Ana

    2 de Setembro de 2021 at 9:43

    Já conhecemos o esquema. Manda por em nome de familiar ou amigo pra disfarçar.

  9. Célio Afonso

    2 de Setembro de 2021 at 10:02

    Boa medida tomada pelo governo.
    O país precisa de mais medidas do tipo.
    É preciso coragem e determinação para fazer face sistema de corrupção desenfreada implantada no país.
    Bem haja.

  10. Engrácio de Oliveira

    2 de Setembro de 2021 at 10:33

    Isto tudo chama-se blefe
    Os homens do poder de MLSTP já receberam duas a três vezes casas de Estado. O Jorge Amado recebeu uma casa em Quilombo na cidade de S.Tomé e outra em Santana. O Barros da do instituto de habitação, o atual diretor da EMAE, entre muitos outros para além de terem várias casas pessoais, também receberam apartamentos em Almas, onde só levam mulheres da rua nos fins de semana. O próprio Presidente do Tribunal, Silva Cravid que deveria dar exemplo da justiça, tomou logo dois apartamentos em Santana, privando mais um santomense de poder ter uma casa própria.
    Por isso, não acredito neste blefe. Não vão dar Ministro, mas vão dar primos irmãos, namoradas, cartozinhas, militantes etc casas.
    Estamos aqui para assistir.

    • nina delgado

      3 de Setembro de 2021 at 1:23

      exatamente ,outros vao tomar casa mas pra nao serem criticados vao colocar aquilo na renda e cobrar uma fortuna e assim vao vivendo a vida .

  11. Sem+assunto

    2 de Setembro de 2021 at 11:00

    Porquê que não lançam um concurso público, isento e sério, como modalidade de seleção?
    Vou vos dizer os que relamente precisam destes apartamentos : indivíduos recém casados, abaixo dos 35 anos, ativistas socias, intelectuais como, professores, professores universitários, pesquisadores, melhores finalistas nas universidades e institutos entre outros.
    Arrisquem meninos de recado dos políticos e rostos , que acreditam ser juventude do partido, boquitas dos dirigentes, e pessoas viciadas que na primeira irão arrendar isto ou negociar com popoites que estão sempre a expreita.

  12. SEMPRE AMIGO

    2 de Setembro de 2021 at 11:53

    20.000 casas mais?…Fia-te na VIRGEM e não corra!

  13. Vanplega

    2 de Setembro de 2021 at 21:34

    Todos que jà tenhem uma habitaçāo digna, boa, ñ aquela de vanplega,ñ podem ter direito a mais essa habitaçāo.

    Para os senhores/as, que jà tenhem habitaçāo 1,2,3, e outras alugadas, deixem de ter olho gordo.

    Hà muita gente necessitada/o

  14. Ralph

    3 de Setembro de 2021 at 5:57

    Parece-me uma boa ideia.

  15. Ralph

    3 de Setembro de 2021 at 6:23

    E mais, de forma geral, os políticos e outra gente ligada a um processo como este deveria sempre ser prevenidos de beneficiar de um equema que ajudaram a realizar-se. Se não, pode-se alegar alguma forma de corrupção ou de obtenção de benefício injusto.

    Por outro lado, talvez um número limitado de pessoas do poder deva ser permitido comprar um apartamento, servindo para assegurar que os servicos essenciais, tais como a eletricidade e a água, sejam fornecidos aos prédios. Asseguraria também que a manutenção vai acontecer. Afinal, os homens do poder vão sempre tomar conta dos seus próprios interesses.

  16. Inconformado

    3 de Setembro de 2021 at 17:32

    Jorge amigo o povo está contigo.Conta comigo. Granda prova de serviço público.

  17. Inconformado

    3 de Setembro de 2021 at 17:33

    … Pelo os de boa vontade.

  18. Inconformado

    3 de Setembro de 2021 at 17:37

    … e os mais coitados. Com esta atitude quem tinha dúvidas da sua honestidade tem a prova.

    Assinado: Emigrante há mais de 20 anos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top