Política

Ministro das relações exteriores da China reuniu-se com a sua homóloga de STP

Wang Yi, ministro das relações exteriores da China e Edite Tem Jua Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe reuniram-se em Dacar, capital do Senegal.

Foi o primeiro encontro de trabalho entre a chefe da diplomacia santomense com o seu homólogo da China. Aconteceu no dia 30 de Novembro último, à margem da oitava conferência ministerial do Fórum de Cooperação China – África (FOCAC), que decorreu em Dacar-Senegal.

Segundo a embaixada da República Popular da China em São Tomé e Príncipe, o ministro Wang Yi disse à sua homóloga que «a China aprecia o apoio firme que é dado por São Tomé e Príncipe à política de uma só CHINA».

O governo da China garantiu por outro lado que desde o restabelecimento das relações bilaterais, no ano 2016, «as relações diplomáticas, e os laços bilaterais têm sido fortalecidos e a cooperação pragmática tem avançado continuamente».

Por sua vez a ministra Edite Ten Jua disse que «a China é um parceiro essencial de São Tomé Príncipe».

Agricultura, saúde, e infra-estruturas, são alguns dos sectores onde a cooperação chinesa tem sido muito activa em São Tomé e Príncipe.

«A China trata os países pequenos pelo princípio de igualdade e isso conquista o respeito da comunidade internacional», refere a embaixada da China em São Tomé e Príncipe.

Segundo a representação diplomática chinesa durante a reunião em Dacar, a parte santomense prometeu ser firme na defesa da política de “Uma Só China”.

Na reunião de Dacar, os dois países assumiram também o compromisso de reforçar as acções de protecção do ecossistema mundiial, e as políticas de luta contra as mudanças climáticas.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top