Política

Ex-padre Miguel Gomes eleito Presidente do MDFM-UD

O antigo sacerdote brilhou no congresso ordinário do partido MDFM-PL realizado no último fim-de-semana. Sob o lema “Renascer da Esperança” o congresso tinha como principal objectivo transformar o MDFM-PL (Movimento Democrático Força da Mudança – Partido Liberal) criado pelo ex-Presidente Fradique de Menezes, no MDFM-UD (Movimento Democrático Força da Mudança – União Democrática)) e com um novo líder eleito.

367 congressistas votaram a favor da eleição de Miguel Gomes. O candidato que prometeu no seu manifesto eleitoral construir uma estratégia de acção que mereça confiança dos são-tomenses.

Fernando da Cruz, militante do MDFM e antigo candidato às eleições presidenciais foi o adversário de Miguel Gomes. Cruz conseguiu apenas 22 votos.

Fernando da Cruz à esquerda e Miguel Gomes à direita

Inspirado em consolidar as estruturas do novo MDFM, agora como União Democrática, Miguel Gomes prometeu que o partido vai-se afirmar como uma alternativa credível a actual situação política do país.

«Há um potencial de crescimento que não pode ser desprezado, nem desperdiçado. Contem comigo e podeis estar certos que tereis um Presidente a altura desses desafios», afirmou o novo Presidente do MDFM-UD

Miguel Gomes disse que pretende «demonstrar aos são-tomenses no país e na diáspora, e a comunidade internacional que o MDFM-UD está vivo e pronto para os desafios que se avizinham…».

As eleições legislativas, autárquicas e regionais previstas para Outubro próximo, são os desafios ingentes do MDFM-UD.

Criado no ano 2002 pelo então Presidente da República Fradique de Menezes, o MDFM ganhou as eleições legislativas do ano 2006 numa coligação com o partido PCD. Desde o ano 2010 que começou a perder peso na cena política são-tomense.

Passou a ser um partido pequeno e sem representação parlamentar. No ano 2017 forjou uma união com o partido UDD. União que foi denunciada pelo partido UDD exactamente na segunda semana do mês de Março de 2022.

Congresso do MDFM

Na semana seguinte, o MDFM reuniu-se em congresso, elegeu nova direcção, abandonou o princípio Liberal e adoptou a ideologia de União Democrática.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Paulo Santos

    28 de Março de 2022 at 9:01

    Muito bem ! Pode ser que um ex. padre traga a forma de estar da igreja `a politica, STP precisa de uma nova forma de fazer politica.

  2. Raul Castro

    28 de Março de 2022 at 11:06

    Muito bem….
    O Povo ja esta cansado desses politicos de rotina tipo os Rafael Branco, os Posser Costa os Neves Silvas os Eugenios Tinis, as Elsas Pintos etec. etc…..
    O povo quer coisa nova, o povo quer produto novo no mercado, o povo quer experiemnatar outras pessoas com outros pensamentos e acredito que o Padre Miguel como continua a ser conhecido o Sr. Miguel Gomes possa trazer algo de novo para esta sociedade.
    Acredito que este novo presidente do MDFM, vai ser uma bomba. O ADI e o MLSTP que se ponham a pau.
    Quando ao PCD, tudo indica que a queda esta sendo muito ingreme.

  3. Carlos Davi Pina

    28 de Março de 2022 at 12:02

    I am speechless!!!! Un cunsulá qua cu lentla telá

  4. Margarida Lopes

    28 de Março de 2022 at 20:15

    Mon Dieu, un Prêtre. Será que vai praticar o exorcismo em STP para afastá-lo de todos os capetas capetinhas e capetões …porque o país está mesmo a precisar.

  5. Madiba

    29 de Março de 2022 at 8:45

    Em S. Tomé e Príncipe, tudo é mesmo possível. Um individuo que até bem pouco tempo dava as mais elementares noções da ética moral e social e pregava fé é claro. Afinal de contas é isso que aspirava?

  6. menina da rua

    30 de Março de 2022 at 14:52

    Os homens dessa terra não sabem fazer outra coisa, que não seja beber cerveja esticar barriga, correr atrás das catorzinhas e enfiar o cú na politica para engordar os bolsos…… que desperdiçou !!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top