Presidente de São Tomé e Príncipe investido em Outubro de 2021, Carlos Vila Nova realiza a partir de terça-feira 5 de Abril a sua primeira visita de Estado ao estrangeiro. Portugal é o destino escolhido após convite feito pelo seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa.
Portugal que aumentou em 30% o orçamento do programa estratégico de cooperação com São Tomé e Príncipe, para o período 2021-2025, projecta aplicar 60 milhões de euros na execução de projectos de cooperação em praticamente em todos os sectores de actividade.
O programa estratégico de cooperação assinado em Dezembro do ano 2021, pretende segundo o governo de Portugal contribuir para elevar o nível de desenvolvimento humano em São Tomé e Príncipe.
No entanto o Presidente Carlos Vila Nova pretende durante a sua primeira visita de Estado incutir melhorias nas acções de cooperação entre os dois países, nos domínios da saúde, educação, defesa e cultura.
«Com Portugal os objectivos são muitos. As nossas relações não são simples relações de cooperação. Vamos desenvolver o que já existe, tentar melhorar e eventualmente descobrir novas áreas», declarou o Presidente da República, antes de viajar para Portugal na última sexta feira.
Carlos Vila Nova definiu as relações com Portugal como sendo culturais, históricas e de amizade.
Até 6 de Abril último dia da visita de Estado o Presidente de São Tomé e Príncipe manterá encontros com o seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa e com o Primeiro Ministro de Portugal António Costa.
Abel Veiga