Política

ONU envia especialista em Direitos Humanos a São Tomé

Kieren Duarte Costa, é o especialista internacional em direitos humanos, que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, destacou em São Tomé, para organizar a chegada ao país já neste domingo, do representante do Alto Comissariado da ONU para a região da África Central.

A equipa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos vai trabalhar na avaliação do nível de aplicação das convenções internacionais dos direitos humanos no país.

Note-se que após os alegados actos de tortura até a morte de cidadãos nacionais no quartel do exército, a Federação das Organizações Não Governamentais de São Tomé e Príncipe, a FONG-STP, reuniu-se com a representação do Sistema das Nações Unidas no arquipélago, e anunciou a vonda para breve de uma delegalão do Alto Comissariado das Nações Unidas, para junto as autoridades nacionais, verificar in loco, a questão do respeito pelos direitos humanos.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Sem assunto

    8 de Dezembro de 2022 at 5:32

    Isto vai feder. A vontade pelo poder não pode signficar uso de qualquer meio para atingi-lo.
    Em outros países certamente isto não daria em nada, porém nós “os pedintes” isto poderá compremeter cortes violentos nas ajudas que dependemos para tudo. Sobre isto ninguém fala!

  2. Santo

    8 de Dezembro de 2022 at 11:03

    As vítimas mortais oriundas da tortura, não deviam ser enterrados sem que tudo tivesse esclarecidos.

  3. FCL

    8 de Dezembro de 2022 at 13:07

    You have money, you fly in private plane and have a villa in Portugal. You have a driver, a business nobody know what.

    Mas eramos mais feliz com ele, devolvam o nosso JBJ.
    Nós sabemos que ele é mais fraco de lábia, tinha menos autoridade, mas tem muito mais qualidades, qualidades.
    Devolvam o JBJ o nosso Bana Mão…….

    Quêi São Tomé mééee… Na boca do mundo assim? Kadê a ministra dos Direitos Humanos?, Cadê Junqueira o nosso Grande gestor? Cadê o boxeiro, ou melhor o ministro da auto defesa Jorge Odiado

    Icê trabalho? Mostrem que têm dignidade.

  4. hilario costa

    9 de Dezembro de 2022 at 13:02

    Fazer o quê?
    Vir dar cobertura aos crimes do sanguinário Patrice Trovoada, como sempre?

  5. Anjo do Céu

    9 de Dezembro de 2022 at 15:03

    Pátria ou Morte.Teremos que vencer contra todos esses criminosos e assassinos que tomaram agora o poder para aniquilar os ke afrontam o regime.Até falam da revisão Constitucional para implantar pena de Morte e tortura. Kua liiii

  6. Edson Neves

    9 de Dezembro de 2022 at 18:52

    Gostei dessas provocações, são cómicas porém, verdadeiras!
    Espero que o Senhor Patrice efetivamente colabore com os representantes da ONU bem como os peritos forenses. Que não faça jogo duplo (perante a imprensa e sociedade exalte a colaboração, porém, nos bastidores use todos os meios governamentais para sabotar a investigação e não se chegar a conclusão alguma).

  7. duduneto

    12 de Dezembro de 2022 at 9:48

    quais direitos humanos? existe isso em são Tomé e Príncipe?
    Quantas mães vai ao hospital para dar a luz aos seus filhos e acabam por perde-los em circunstância duvidosas? Em São Tomé há UNICEF, já o quê? Nada.
    ir a justiça quando esses acontecimentos envolvem funcionários públicos consequentemente o estado, é perder tempo, há uma estrutura judicial para silenciar tudo, desde policia judiciaria, Ministério Público e Tribunais. Muitas preferem calar, seguir a vida e esperar para engravidar de novo, pois mesmo com provas irrefutáveis a esses ditos corredores vão fazer seu papel, que é defender o estado.
    se alguém conseguir alguma coisa, talvez pela insistência e muito luta, dificilmente conseguirá prisão dos envolvidos, apenas uma indenização por condenação cível, em sua maioria irrisória.

    Ora veja as alegações dos juízes e magistrados quando isso acontece, vocês fizeram atopcia? Não há medico legista no país, como condenar? Digo prova irrefutável de acordo com elemento que se tem ( por exemplo certidão de óbito), quero aqui dizer o que está escrito no documento não serve, vê o caso do senhor que foi assassinado por ter roubado areia, o senhor que agrediu a mulher com manchis e entregou-se, morreu nas mãos da própria Policia judiciara.

  8. Mezedo

    12 de Dezembro de 2022 at 13:53

    Mas um caso que pode ficar impune.
    Mas Deus todo poderoso há de fazer justiça.

    São Tomé viveu estável durante 4 anos sem golpe sem tentativa sem nada. Mal chega o demónio diabo a solta começa a agir,
    na escola alunos começam tomar santo, no Quartel matam e exibem, na assembleia os deputados são revistados.

    A onde esta o PR que jurou defender a constituição e o POVO? não existe.

    o Vice chefe de estado que estava envolvido diretamente em tudo desde planeamento de encenação de golpe a morte dos Arlécio que estava em casa descansado. Mantem no Poder porque estão com medo de demitir o mesmo para não abrir o jogo.

    o PR que sabe que não houve golpe nenhum, insiste em dizer tentativa de Golpe. o PT que esta bem claro que ordenou essa encenação, para eliminar os opositores, fenge que pediu ajuda internacional tentando esconder cara, mas POVO esta de olhos e vamos cruzar.

    Se não for esclarecido esses casos e condenado os envolvemos vamos organizar uma manifestação no País paralisando São Tomé a todos Níveis.
    o Aviso esta dado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top