Política

Oposição exige que “os criminosos que estão no quartel” sejam expurgados das FASTP

Todas as forças políticas na oposição uniram-se num bloco único, para pedir esclarecimento e justiça, em torno dos acontecimentos de 25 de novembro.

Na quinta-feira reuniram-se com o Ministro da Defesa e Administração Interna, Jorge Amado.

Defenderam que, até prova em contrário, a instituição das forças armadas continua a ser republicana, e de paz.

 No entanto, os acontecimentos de 25 de Novembro, exigem que se faça uma limpeza da imagem das forças armadas.

Sala de reunião do Ministério da Defesa e Administração Interna

Segundo a oposição, os militares envolvidos no crime devem ser entregues à justiça, e que essa é a única forma do Estado são-tomense proteger a imagem e o bom nome das Forças Armadas do país.

«Nós achamos que é preciso expurgar da instituição, os criminosos que lá estão, e alguns já estão identificados. Todos que torturaram até a morte cidadãos são-tomenses, são criminosos, e como tal devem ser expurgados da instituição», afirmou Sebastião Santos, porta-voz do bloco dos partidos da oposição.

Consideram que todos os militares que torturaram os civis no quartel de morro deveriam já ter passado à disponibilidade «e entregues a justiça civil, para serem julgados justamente. Isto para preservar a própria instituição forças armadas que é nossa instituição. Uma instituição que colaborou connosco na conquista da independência nacional», acrescentou.

Porta Voz do bloco da oposição – Sebastião Santos em declarações à imprensa na parada do ministério da Defesa

Os 4 argumentos apresentados pelo Brigadeiro Olinto Paquete para se demitir do cargo de Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, após o incidente de 25 de Novembro reforçam a convicção dos partidos da oposição de que há criminosos dentro dos quartéis.

«Ao demitir-se disse que foi traído. Pergunta-se por quem? Ele só poderia ser traído pelos seus subalternos. A partir do vice-brigadeiro todos são traidores até prova em contrário… Ele falou de informações falsas. Quem deu informações falsas e porquê? E depois disse mais… que isso parece ser uma encomenda. Meus senhores, são palavras de um brigadeiro. Ele que disse isso não é maluco nenhum. As pistas estão todas dadas», precisou Sebastião Santos.

O bloco da oposição alertou a comunidade internacional, para um grande perigo que alegadamente se instalou no país.

«Esse país parece estar sequestrado. Sequestrado por criminosos, que estão no recinto militar. É preciso retirá-los. É preciso expurgar esses criminosos no seio dos bons militares que nós temos, e que não são poucos», reforçou.

Através do ministro da defesa e da administração interna, o bloco da oposição apelou o Conselho Superior de Defesa Nacional, a reagir, no sentido de preservar a democracia em São Tomé e Príncipe.

Para além de ser desafiado a demitir toda a cadeia de comando que esteve operacional até o dia 25 de novembro, o conselho superior de defesa é instado a resolver a situação dos soldados que foram constituídos arguidos no âmbito do assalto ao quartel de morro.

«Os militares que estão na prisão no quartel, estão a ser coagidos, estão a ser intimidados, e prova disso é o acesso que eles não têm do advogado…Esses militares estão a ser coagidos de forma a apagar provas, da mesma forma como fizeram com os 4 que morreram. É queima de arquivo», denunciou a oposição.

O bloco de todas as forças políticas que fazem oposição ao governo do partido ADI, liderado por Patrice Trovoada, pediu que os soldados detidos por ordem judicial, sejam mandados para a penitenciária do Estado, como determinou o despacho da juíza do processo.  

O incidente de 25 de Novembro no quartel do morro, continua a marcar o dia-a-dia de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

17 Comments

17 Comments

  1. santomé cu plinxipe

    16 de Dezembro de 2022 at 9:56

    Bravo …Isso sim, o povo pede esclarecimento e responsabilização……….

  2. Sincero

    16 de Dezembro de 2022 at 10:42

    Esses tipos gostam de aparecer

    As vezes o silêncio é de ouro.
    Quando não se tem nada de útil para dizer melhor é manter-se calado.
    A Frente Nacional dos Partidos com e sem assento parlamentar, na voz do seu porta-voz, Sebastião Santos, membro de um Partido em vias de extinção, peça rara em termos de mandar bocas, veio a praça pública manifestar mais uma vez, manifestar a profunda ignorância e desfaçatez de tentar passar a ideia de que estão interessados em punir os responsáveis pelo massacre do dia 25 de Novembro, no quartel do morro, depois de um encontro com o Ministro da Defesa, pedir a intervenção do Conselho da defesa Nacional para expulsar os militares criminosos na corporação.
    Esses Senhores, que fizeram da politica o “modus vivendi”, deviam estudar um pouco mais, e serem um pouco mais sérios.
    Se estudassem um pouco mais, obrigatoriamente teriam que saber, que o Conselho Supeior da Defesa é um órgão consultivo do Presidente da República em matéria da defesa nacional.
    Sendo órgão de consultivo, isto é, um órgão para dar parecer, não tem competências executivas. Como é que um órgão, sem competências, jurisdicional, nem executivas pode expulsar quem quer que seja na corporação militar?
    Nem o Presidente da República, que é Comandante Supremo das Forças Armadas, que tem este órgão consultivo tem tantos poderes.
    Será que esses veteranos da política Santomense não sabem disto?
    Claro qie sabem. O objetivo é fazer muito teatro e ruida, a ver se alguma coisa cola.
    Se eu fosse Ministro da defesa amarrava esses indivíduos todos, arrumados em políticos,e dava-lhes chicote de cavalo marinho no rabo.

  3. boca pito

    16 de Dezembro de 2022 at 10:53

    Uma paz séria precisamos neste belo paraíso do equador.
    Sobre a questão que está em cima da mesa, não encontramos qualquer dificuldade em tratar disto.

    Primeiro: Os intrusos que foram ao quartel, fora neutralizados, segundo palavras de um oficial nos órgãos de comunicação social, logo deveria ser automaticamente remetidos à Polícia Judiciária com um Auto de ocorrência, para as posteriores investigações;

    Segundo: Sobre o massacre, tortura e tamanha barbaridade cometido pelos militares e na presença de duas senhoras (militares) uma de bata branca, todos esses assassinos deveria ser remetidos à Polícia Judiciária ou à Procuradoria Militar para ulteriores diligências. Assim não foi, porque a vontade de quem tem poder assim o determinou.

    Terceiro: O oficial que disse na Rádio e na TVS que o Arlécio Costa caíu de carrinha e faleceu e horas depois rolou o vídeo em que mostrava o Arlécio Costa a ser torturado barbaramente, esse tal Oficial deveria ser demitido, passado a vida civil e detido de imediato para as investigações. Ele é a peça fundamental de tudo isso. Não é em vão que ele avança a informação que Arlécio Costa morreu porque caiu de carrinha quando tentava fugir.

    • WXYZ

      16 de Dezembro de 2022 at 17:42

      Sr. Boca Pito. Concordo consigo quanto a sua analise. Realmente para um minusculo pais como nosso em que nos conhemos quase todos uns aos outros toda essa tramoia estaria desmantelada mesmo antes que entremos no ano de 2023. Deixa me ainda acrescentar um quarto ponto: O brigadeiro Olinto Paquete devia oferecer se voluntariamente ao Ministerio Publico para apontar todos aqueles que lhe passaram informacoes erroneas. OBRIGADO PELO SEU PONTO DE VISTA. PERTENENTE E APARTIDARIA.

  4. Célio Afonso

    16 de Dezembro de 2022 at 11:34

    Subscrevo na íntegra.
    É preciso limpar a imagem do país.
    STP, apesar dos pesares sempre foi foi um pais pacífico e de vons costumes. Não podemos aprender os péssimos habitos dos nossos vizinhos. Os militares criminosos devem ser desfardados e entregues a justiça Civil e que o processo tramite com isenção e imparcialidade.

  5. Sem assunto

    16 de Dezembro de 2022 at 12:52

    Oposição contituida por gentes cansadas, inertes, e sem ideias.
    O porta voz pertence ha um partido que, o própio aliado Delfim Neves fez questão de há muito extingui lo.
    O problema deste país é este: ninguém quer largar o osso, líderes não querem instruir a nova geração.
    Têm toda razão e apoio naquilo que foram advogar, porém os senhores não se consideram ultrapassados e com figuras desgastadas para aquilo que é a realidade prevalecente no país e no mundo fora?
    Reflitam antes de voltarem a aprecer nas cameras televisas, nas rádios e nos jornais.
    Cuidado com vechame e vergonha alheia!

  6. ANCA

    16 de Dezembro de 2022 at 14:01

    Assim como os políticos, que vivem da política dos bens deste povo e desta terra, a mais de quarenta anos deveriam ser expurgados da política.

    Estes sim são e formam os maiores criminosos, da população, do território, do mar, da administração de São Tome e Príncipe

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  7. ANCA

    16 de Dezembro de 2022 at 14:03

    Roubam tudo

    Mantêm o povo na pobreza e na miséria, de pensamento e material

    Gente sem escrúpulos

    • WXYZ

      16 de Dezembro de 2022 at 17:53

      GRANDE VERDADE. Foram de facto os maiores causadores da situacao em que vivemos hoje. Todos ali espelhados e os demais outros estão num patamar com uma distancia abismal em termos de riqueza, previlegios, posse de terras, em relacão aos seus conterraneos, irmãos que lutaram e sofreram muito mais pela independencia

  8. Pierre Faleiro

    16 de Dezembro de 2022 at 14:46

    Isto é um puro ato de mercenarismo. Quando se deita com cão, existe forte possibilidade de se levantar com pulgas.
    E mais, sabe o que é ter-se dirigentes Terrorista?

    • SEABRA

      19 de Dezembro de 2022 at 22:29

      Concordo plenamente, que muitos dirigentes políticos são psicopatas criminosos.
      Gostaria de retificar que caso VIOLENTO E BÁRBARO do 25 de novembro de 2022,não se trata de INCIDENTE mas sim de MASSACRE.

  9. Fernando Rocha

    16 de Dezembro de 2022 at 15:58

    Meus Concidadãos. As investigações da Policia Judiciaria e da PGR sobre os acontecimentos de 25 de Novembro para além de ser uma farsa é uma Grande Brincadeira.

    Nenhum soldado, cabo e e Sargento bate e mata diante dos olhares das Chefias. Ainda mais quando houve chefes que acompanharam as coisas durante a madrugada dentro até amanhecer e tiveram tempo para coordenarem as operações com o Patrice Trovoada, bateram pessoas e ordenaram prisões e investigações coercivas.
    E estes, nem sequer foram chamados para para interrogatório.
    E pessoas, fortemente suspeitas nesta intentona.
    viram como o mundo funciona? Quando se tem um Governo terrorista, isto funciona assim.

    • SEABRA

      19 de Dezembro de 2022 at 22:36

      Absolutamente. Há criminosos-ASSASSINOS nesta chefia a começar pelo chefe do governo que tomou “DIANTEIRA” de dar falsas informações sobre o massacre do dia 25 de novembro, açambarcando o papel do ministro da defesa, do chefe do estado maior, do presidente da República. Com que direito? Por que razão ? Este é o individuo responsável que deve ser ouvido, julgado e condenado. Não há mistério, não há segredo sobre este ASSUNTO porque temos provas concretas.

  10. Rui Gomes

    16 de Dezembro de 2022 at 16:05

    Caros amigos do TELA NON. Quero que me elucidam.
    Porquê que grande parte de entrevistas e/ou entrevistados sobre os acontecimentos de 25 de Novembro em STP acontecem ou tiveram lugar nas midias Francesas? RFI

    • Margarida Lopes

      19 de Dezembro de 2022 at 22:42

      A grande parte de entrevistas e dos entrevistados sobre o caso do atroz massacre do 25 de novembro de 2022 tiveram e terão lugar nas MÍDIAS francêsas RFI,porque o suposto responsável deste falso golpe de estado montado por ele tem CADASTRO em França como traficante de estupifientes no Tribunal francês de Bobigny, departamento 93- Seine Saint Denis.
      Eís a razão. Satisfeito ?

  11. José Manuel

    17 de Dezembro de 2022 at 19:21

    Este grupo de escórias transformados em politicos deviam estar na lixeira de penha a limpar os lixos
    Vocês estão a pedir a demissão dos militares. Porque é que não falam nos mandantes. Isto porque os mandantes estão no vosso próprio seio. Quem mandou aqueles individuos irem invadir o quartel. Tem alguém que mandou. Porque é que não estão preocupados para saberem quem é o mandante. Porque os mandantes são os vossos chefes, os vossos financiadores.
    Este senhor bidão, dente arrancado, pertence a qual partido. PCD já não existe. Este Nelson Carvalho preguiçoso da praça. Anda a procura de tacho.
    Isto tudo que vocês estão a fazer chama-se ociosidade. Se tivessem que fazer não estariam neste bobo.

  12. Belmiro Mongo

    8 de Janeiro de 2023 at 3:31

    Meus caros,
    Pelo que leio no Tela Nom, tudo indica que NIGUEM mexe com Trovoadazinho.
    1-Revejam a Constituicao (caso exista)facam emendas e para isso que foram eleitos.
    2-Niguem deveria estar acima da lei.
    3-Que os politicos/ex-presidentes/ex-ministros oferecam sugestoes sobre o clima politico com flho do Miguel Trovoada.

    O Arlecio Costa, jogou no Futebol Clube de Sao Tome, treinados por professor Pedro com meus colegas(Xalino, Banno, Pereira e Ze, Luis Mendes (meu sobrinho-RIP) Adriano, Dominguinhos, Guiva “cheio-cheio” e outros que nao mais lembro dos nomes.
    Por fvr mande o PT voltar pra onde estava nos ultimos 3 anos, ou pra CADEIA.(nao sera facil…porem nao Impossivel)
    Sou tonga de Sao Tome.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top