Política

Comissariado da ONU para os direitos humanos denuncia impunidade em STP

O representante regional do alto comissariado das nações unidas para os direitos humanos na África Central, disse que não compreende o facto de até agora, as pessoas que torturam 4 cidadãos até a morte no quartel do morro, não terem sido detidas nem interrogadas pela justiça.

Numa entrevista à Rádio França Internacional, Nouhoum Sangare, desafiou as autoridades governamentais a limparem a imagem das Forças Armadas são-tomenses.

Após missão no terreno, o representante do alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos, advertiu o governo a não compactuar com a impunidade.

A ONU desafia também a instituição militar de São Tomé e Príncipe, a limpar a imagem.

Por outro lado, Nouhoum Sangaré(na foto) constatou que os militares desrespeitaram a decisão do Tribunal da Primeira Instância, que ordenou a detenção na Cadeia Central dos soldados alegadamente implicados na tentativa de assalto ao quartel. Os militares decidiram manter os soldados presos, nas instalações militares.

O Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, alerta que a violência de 25 de Novembro e a consequente impunidade, põem em causa o Estado de Direito Democrático, e suja a imagem de exemplo de democracia e liberdade, que São Tomé e Príncipe ostentava na região da África Central.

O leitor deve ouvir na íntegra a entrevista de Nouhoum Sangare, à RFI logo após a conclusão da sua missão no país.

Abel Veiga
7 Comments

7 Comments

  1. Desforra

    17 de Dezembro de 2022 at 12:28

    Eu fico de boca aberta quando vejo algum Patricista (fanático?) que não tenha chegado ainda a conclusão óbvia. Isto é obra macabra! E mesmo os que hoje o defendem, amanhã estarão a correr o risco de acabar como esses 4 indivíduos.

    • Antonio Nilson

      18 de Dezembro de 2022 at 10:26

      Eu totalmente descordo com as pessoas que desrespeitam, desprezam, desvalorizam, e rebaixam o nosso exército. É imprescindível haver uma força militar num país ou numa ilha. No caso da República Democrática de São Tomé e Príncipe, eu faço um apelo para que as autoridades governamentais que implementemos mandatório serviço militar para todos os jovens, homens e mulheres que atingem a idade de 18 anos.

      A ideia é seguinte:
      1. A experiência militar ajuda bastante na mudança do caracter do ser humano. Aliás, conduz muitos que servem obterem um espírito de patriotismo, incentiva disciplina, maturidade, etc.
      2. Apesar das dificuldades financeiras, STP pode adotar um processo mais conviniente as nossas realidades. Por exemplo, porque não servir apenas seis (6) mês de forma mandatórias, com exceção as pessoas que podem receber exceção por vários motivos válidos, e deixar os outros continuarem a servir o país de forma voluntária noutras capacidades; quer seja no quartel general, na polícia, ou outros departamentos. Por exemplo, precisamos de homens e mulheres para fazer patrulha nos nos mares e dentro do território nacional.
      3. Porque não treinar a nossa gente para participarem no contingente militar ou polícia militar nas missões de paz das Nações Unidas? Isso ajuda trazer algum recurso financeiro a nossa nação.
      4. Reforma geral de enquadramento, rever as despesas desnecessárias e adotar novas ideias que possa trazer benefícios ao país, desperdício de logística e falta de uma forma apropriada no uso daqueles que estão atualmente ativos a participar no exército mas não dão produção; ou seja, existem pessoas no exército a receber e não dão nada de jeito para o país.
      5. São Tomé e Príncipe não está em condições de ganhar uma guerra. Não só devido a número muito pequeno do pessoal no exército, mas também devido o tamanho muito pequeno que é nosso país. Se as ilhas forem invadidas por um país (Nigeria, Gabão, Quine-Equatorial, etc) por exemplo, STP se submete. Mas não acredito que isso venha a acontecer devido a realidade é a conjuntura geopolítica, e diplomática que São Tomé e Príncipe faz parte.

      Existem muitas outras razões válidas para se argumentar o valor do exército sobretudo em São Tomé e Príncipe.

      Deve haver paz, amor, trabalho, unidade, disciplina em São Tomé e Príncipe!

      A elite e muitos membros de antigo governos, e muitos corruptos contribuíram na destruição de São Tomé e Príncipe, e tornaram-se cegos e surdos depois de roubarem o país e o povo. Agora querem anarquia e roubos e desordem para se desfarçarem das responsabilidades que têm na reconstrução do país que destruíram. Deixar todos serem corruptos e todos roubam é uma forma de covardia que as autoridades mais sérias no país devem resistir.

      Temos que por São Tomé e Príncipe na linha. Para isso, começasse com disciplina e treinar a nossa população jovem neste sentido.

      Eu não estou descordo com as opiniões de desprezo contra o nosso exército. O que é preciso é uma boa forma, e não a extinção.l do exército nacional.

      Eu estou contra a anarquia, indisciplina, desemprego, corrupção, roubos, pobreza, mentalidade negativa, falta do espírito patriótico, e muito mais. Mas, não podemos desanimar porque é possível se fazer algo para mudar São Tomé e Príncipe num rumo melhor e mais prosperidade.

      Festas felizes,
      Antonio Nilson

      Nota final: Vamos fazer uma boa reflexão sobre isto: “Após missão no terreno, o representante do alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos, advertiu o governo a não compactuar com a impunidade” (Comissariado da ONU, diz o Diário Telanon).

  2. Alberto da Graça Vasconcelos

    17 de Dezembro de 2022 at 20:58

    Ao meu ver,o que aconteceu no dia 25 de novembro no Quartel de Morro em S.Tomé e Príncipe não passa de uma farsa.
    Como é possível três indivíduos tentaram assaltar o quartel para dar golpe?
    Porquê após a prisão dos três indivíduos ,os mesmos foram torturados até a morte.
    O mais intrigante é a prisão do Sr. Arlécio Costa em sua casa e torturarem-lhe até a morte.
    Se O Sr Arlécio estivesse envolvido no assalto ao Quartel, ficaria em casa? Um ex-oficial do Batalhão Búfalo de África do Sul,se estivesse envolvido nessa farsa não preparativo uma emboscada para os militares que ia o prender?
    Mataram-nos porquê? Quem os mandou matar?
    Isso que todos nós queremos saber.
    Não será que silenciaram os quatros para não dizerem a verdade?
    Porquê que sempre que Patríce Trovoada está no poder, existe sempre tentativa de golpes de estado?
    Estas e outras questões,as pessoas estão a ansiosas em saber.

  3. maria chora muito

    18 de Dezembro de 2022 at 6:29

    Senhor Alto Comissário das Nações Unidas,

    Para se contornar a inação e a incompetência do Ministério Público, deve-se apresentar uma queixa crime contra Patrice Trovoada, que deu ordem superior, de que “ninguém deve sair vivo do quartel” e o seu carrasco o Vice – Brigadeiro Armindo Silva e outros militares identificados nos vídeos que ativamente ou passivamente participaram no massacre, nos tribunais portugueses ou em qualquer tribunal de um Estado europeu, em virtude da competência jurisdicional Universal, por se tratar de crime de tortura, previsto pelo Código Penal e condenáveis pelas convenções e resoluções das Nações Unidas. Igualmente, deve-se requer a União Europeia que decrete a proibição de circulação destes carrascos no espaço europeu e ordenar a confiscação dos seus ativos para ressarcir os familiares das vitimas.

    Só assim se fará a acostumada justiça.

    • VAI TU

      18 de Dezembro de 2022 at 23:13

      A situação é grave. Mas é muito grave estar a difamar e acusar terceiros levianamente.
      Se acusa é porque tem provas ou indícios fortes. Apresente essas provas, que garanto que serão entregues, às Autoridades Internacionais.
      Mas já estou farto de ler, acusações sem fundamento.
      Eu penso que desta vez a culpa não vai ficar solteira, portanto, seria bom que deixassem a Investigação faça o seu relatório. Todas estas afirmações só estão a aumentar um clima de ódio, rancor e suspeita, entre nós
      BOAS FESTAS

  4. Mezedo

    20 de Dezembro de 2022 at 8:14

    Bom dia senhor VAI TU, parece que não se precisa de mais provas porque esta tudo muito claro.

    As imagens publicadas na rede social são autenticas, a conferencia de imprensa do PM, a mensagem do Chefe de estado antes e depois de apresentar a Demissão.

    Isso tudo não são provas?

    o que mais quer para tirar duvidas sobre os verdadeiros mandantes do crime?

    • Abel Oatanha

      10 de Janeiro de 2023 at 15:41

      Se calhar o sr. VAI TU quer saber que esses criminosos foram promovidos e quem os promoveu logo a seguir a esses crimes praticados, obviamente o fez como uma recompensa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top