Política

Frente Unida decide introduzir Moção de Censura contra o governo de Patrice Trovoada

A Frente Unida dos Partidos da Oposição decidiu introduzir na mesa da Assembleia Nacional uma Moção de Censura, contra o governo do Primeiro Ministro Patrice Trovoada.

Anúncio feito por Jorge Bom jesus, Presidente do MLSTP/PSD, o maior partido da oposição. Numa conferência de imprensa, os 7 partidos políticos que integram a Frente Unida, consideraram ser a única forma de levar Patrice Trovoada ao parlamento, para debater os acontecimentos de 25 de novembro.

O MLSTP/PSD e o Movimento Basta são os únicos partidos da Frente Unidade da Oposição que têm assento na Assembleia Nacional.

No comunicado lido pelo Presidente do MLSTP, é dito que a ditadura ameaça a democracia são-tomense. O esclarecimento dos acontecimentos de 25 de Novembro é a prioridade política da Frente Unida da oposição.

Os acontecimentos que provocaram a morte de 4 cidadãos tiveram lugar nas instalações do quartel do exército, em São Tomé. A oposição renovou o pedido de demissão em bloco do comando das Forças Armadas.

A Frente Unida da Oposição diz que não vai descansar até encontrar a verdade em torno dos acontecimentos de 25 de Novembro.

O leitor tem acesso ao comunicado da Frente Unida. :

16 Comments

16 Comments

  1. Edson Neves

    12 de Janeiro de 2023 at 0:50

    Até que enfim a oposição acordou! Esperava que essa manifestação fosse feita desde o mês de dezembro e que fosse mais enérgica, da mesma forma que espero que os parlamentares que compõem a Assembleia Nacional convoquem o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, nos termos do art.114,da Constituição da República afim de prestar esclarecimento sobre as medidas em curso em torno dos acontecimentos de 25.11.22 e havendo negativa que o enquadre no crime responsabilidade sem prejuízo de eventual instauração de uma comissão parlamentar inquérito que acompanhe as investigações em torno fatídico dia 25. Espero também que os partidos de oposição não se acovardem e sigam em frente forçando o Pinta Cabra a cumprir as leis e a respeitar as Instituições do país, que ele não faça de São Tomé sua propriedade, e que o Sr. Presidente República deixe de ser omisso nesse processo.

    • Margarida Lopes

      12 de Janeiro de 2023 at 23:18

      Edson Neves,é de facto verdade que a OPOSIÇÃO deveria ter manifestado o que é do DIREITO DEMOCRÁTICO o esclarecimento e p inquérito sobre este MASSACRE VIOLENTO e CRIMINOSO ocorrido no dia 25 de novembro de 2022 em STP, onde 4 vidas de cidadãos inocentes foram atrozmente e cruelmente ceifadas no QUARTEL na presença do atual 1o ministro Patrice TROVOADA (avec droit de réponse ). Que o senhor 1o ministro nos responda e nos explique esta situação… . Nós queremos saber a VERDADE sobre este CRIME ASSASSINATO : quem montou este falso golpe de estado ( que teve lugar no quartel)? Porquê mataram os 4 cidadãos são-tomenses, sem interrogá-los, com torturas e bárbaramente ?
      Porque razão é que foram dois individuos do poletão BÚFALO, Porquê p Arlécio Costa ? Será por ter feito um direto sobre o PT onde lhe trata de homem COBARDE( que aliás, é verdade )?
      Os crimes cometidos durante o governo do Patrice TROVOADA são todos idênticos, deste vez foram várias víctimas, das outras vezes foram víctimas individuais, Jorge Pereira dos Santos e o jovem de Reboque,mas também torturadas, violentadas como estes últimos e os criminosos assassinos sempre disfarçados em cidadãos são-tomenses comuns, enquanto que os serviços responsáveis do inquérito, a PJ e o Tribunal são encarregados de desfazerem/ fazerem desaparecer todas as PROVAS…torna-se AINDA mais ignóbil quando os partidários dos criminosos assassinos começam a propagar falsos rumores ( criados e inventados), sobre as víctimas para distraírem os demais e tornar as víctimas como pessoas dúvidosas para poderem DESVIAR a ATENÇÃO sobre as pessoas delas como CRIMINOSOS ASSASSINOS que são.
      É de uma IMPORTÂNCIA CAPITAL que se faça JUSTIÇA sobre todas estas víctimas de ontem e de hoje…talvez de amanhã, visto a situação política DRAMÁTICA atual, é provável que haverá outros MASSACRES e o próximo haverá 20 vezes mais víctimas. A situação REAL é esta, as próximas víctimas pode ser eu, você, ele, ela…NÓS, VÓS, TODOS até os seus/ nossos filhos.Um ditador quando começa é difícil de parar, vai continuar em CRESCENDO, se não se disser rápidamente STOP. STP está um autêntico recito de grime.
      Temos que nos SOLIDARIZARMOS e parar DEFINITIVAMENTE esta hemorrogia que tem tendência em se Alistair, a se instalar, a se perpétuar. TEMOS que AGIR JÁ e com VEEMÊNCIA.

  2. Nelson Carneiro Marques de Alva

    12 de Janeiro de 2023 at 6:30

    Como é possível um jornal de referência publica um comunicado sem as respectivas assinaturas?

  3. Duarte

    12 de Janeiro de 2023 at 12:23

    A cartilha da esquerda partidária amiguinhos de ditadores como Cuba, Venezuela, Angola dentre outros, colocando em prática com sucesso as ações politicas que toda esquerda faz quando está na oposição, o de obstruir a governação do adversário! Nunca pensam em São Tomé somente neles!

    quando estiveram a governar durante 4 anos nunca foram bloqueados, agora vêm com está ‘merda’ de moção de censura.

    Uns hipócritas liderados pelo maior perdedor destas eleições, outro Jorge Bom hipócrita!

    • Sotavento

      12 de Janeiro de 2023 at 21:26

      Uma moção de censura requere votação…se o partido que governa tem maioria absoluta está visto que será un fracaso.
      Só em STP francamente.A ver se os numeros quadram.

  4. jose marques

    12 de Janeiro de 2023 at 14:34

    Falta de juizo. O que com a introdução da moçãoo de censura? Väo ganhar juizo.

  5. Gentino Plama

    12 de Janeiro de 2023 at 17:32

    “o líder da bancada parlamentar do ADI, José António Miguel, refutou as acusações da oposição, sublinhando que o caso está entregue ao Ministério Público e que o debate parlamentar só iria atrapalhar as investigações” (STP-Press, 12 de Janeiro de 2023).
    Enquanto a desgraça não nos bata a porta, a nossa posição é suprema. Há quem interessa a tristeza do vizinho?
    Se estaria em vida um dos cidadãos mandado assassinar, teria ele defendido da mesma forma ou teria dado a sua alma em troca, na defesa do Mandante, e que, de forma consciente sabe que a ordem terá sido dada pela pessoa a qual ele advoga. Portanto, a sua proteção ao criminoso, poderá servir como a moeda de troca que em determinada circunstância pagarás com a vida.
    A maioria absoluta não define a consciência de cada um que compõe o elenco. O laço familiar, a amizade profunda, etc, fala mais alto do que a filiação partidária;
    Ademais, muitos estão incrédulos quanto ao assassinato, e querem de certo modo saber, até que ponto, estará o responsável do seu Partido envolvido no caso, e mais…
    Por serem todos São-tomenses e, pondo o bem da nação acima de tudo, o voto favorável será conseguido. A partir daí, começará a batalha judicial.

  6. Fuba cu bixo

    12 de Janeiro de 2023 at 17:50

    MLSTP e a sua frente unida estão desesperados e frustrado kkkkk, 1 més e tal de governação do Patrice trovoada no governo ja estão a meter moção de censura para dixar governo cair?
    Melhor irem procurar trabalho porque Patrice vai governar 12 anos.

    • boca pito

      13 de Janeiro de 2023 at 18:27

      oh fuba cu bixo,
      Deixa de falar asneira.
      Essa reaçâo é um mecanismo previsto na Lei, quando não se encontra outra via mais suave.
      Aliás, o objectivo deste expediente tem a ver com o acto macabro, hediondo e bárbaro que tirou a vida seres humanos, pais de família. Se fosse teu familiar que foi assassinado estarias a ter essa atitude? Gindungo no olho do outro é refresco.
      E o Arlécio Costa que foram buscar em casa e assassinaram barbaramente? São Tomé tem pena de morte? Mesmo se tivesse, o indiciado tem que ser julgado e apresentar a sua defesa. Isso não pode passar em branco. Não tenho nada a ver com partidos políticos nem contra ninguém.

  7. Andorinha

    12 de Janeiro de 2023 at 19:44

    Esta ja não tenho dúvidas que foi o MLSTP com sua frente unida que mandaram fazer a inventona e massacre no quartel para derrubar o governo do Patrice trovoada,como não deu em nada estão meter a moção de censura para governo cair.
    Eles ja haviam dito que Patrice não vai governar S.Tomé e Príncipe em cima dos seus cadáver por isso tem pessoal do BASTA e MLSTP fervorosamente a acusar o Patrice Trovoada.

  8. Fernando Rocha

    12 de Janeiro de 2023 at 22:06

    ADI está preocupado e utiliza Golpes baixos e anti democraticos.
    Quem não deve não teme.

    Nunca vi que 3 individuos descalços ou melhor com facilitas, desarmados vão assaltar um quartel, lutar contra quem tem a chave do paiol, para recuperar armas e depois distribuir armas para quem não sabemos, e depois fazer o que “Patrice Trovoada” apelou de Golpe. Golpe quando nem o Presidente da República, nem o da Assembleia, nem a TVS e nem a Rádio foram molestadas.
    Que IDIOTICE.PT quer tratar os santomenses de bestas não é?

  9. Mezedo

    13 de Janeiro de 2023 at 7:44

    Quem não quer debate tem medo ou então esconde as coisas.
    Eu tenho certeza que se fosse ADI na oposição a rede social estaria infestado de acusações e de difamações.

    O povo quer a verdade, quem mandou matar quem mandou inventar golpes esta no poder e esta bem claro.

    Debate público é muito importante e não atrapalha nenhuma investigação. até porque a investigação já deve estar concluída e cheio de vícios.

    Mas a verdadeira investigação já foi publicada no mesmo dia do massacre quando as 6 da manha quando senhor PT deu conferencia, dizendo que não havia mortos e tempos depois aparasse mortos ele já tinha deciano no momento que é o mentor de tudo isto.

  10. Margarida lopes

    13 de Janeiro de 2023 at 10:01

    Li com muita atençao este artigo que faz questao em EXIGIR ao atual primeiro ministro Patrice TROVOADA sobre o massacre ocorrido no dia 25 de novembro de 2022…é LEGITIMO!
    O PT deve explicaçoes ao povo, ao pais, ao MUNDO, pelo PRETENDIDO Golpe de Estado ou ASSALTO NO QUARTEL ( ainda està para ser definido), pelo MASSACRE atroz, violento e criminoso onde torturaram até a morte 4 cidadaos sao-tomenses inocentes. Quem foi o MANDANTE? Porquê quiseram eliminar fisicamente algumas destas pessoas, cujo o mais “visé”foi o Arlécio COSTA (sobrinho direto do ex 1°
    ministro de STP Gabriel COSTA)?
    Este HORROR se tratar parece mais de uma vingaça ODIOSA, de alguém que tinha muito RANCOR do Arlécio, por ter feito um video onde dizia claramente e com determinaçao sobre a COBARDIA do foragido Patrice TROVOADA,que fugiu de STP por ser COBARDE (confirmàmos que é verdade),e por ter CULPA NO CARTORIO ( crimes, desvios de bens do Estado,negocios sujos , compromissos ESCUROS…).Seja como for, a curto ou a longo PRAZO, o Patrice TROVOADA e os seus capangas nao escaparao ao JULGAMENTO junto da CPI pelos vàrios CRIMES PERPETUADOS até hoje que ainda nao foram julgados como o do Jorge Santos, do jvem de Riboque etc… Vamos seguindo, acompanhando este procêsso com muita atençao.

  11. boca pito

    13 de Janeiro de 2023 at 15:16

    Oh Fuba cu bixo,
    Eu não defendo nenhum partido, porque eles em colectivo não valem nada.
    Diz-me uma coisa: Se um dos assassinados fosse o teu pai ou o teu irmão, estarias a fazer o tipo de comentário que fizeste?
    É só isso.
    Porque muito estão a defender o partido e personalidade, esquecendo de que o que está em causa é o brutal assassinato de ser humano, pais de filhos. O direito a vida é inviolável. São Tomé e Príncipe não tem pena de morte. Mesmo se tivesse, até que se aplique a pena de morte a pessoa tem que ir ao julgamento, tem que ter advogado e esgotar todos os recursos admissíveis por Lei. Se fossem mortos em confronto quando entraram no Quartel, tudo bem. Abra os olhos. E o Arlécio Costa que foi buscado em sua casa e brutalmente torturado e assassinado?
    Os suspeitos e envolvidos no acto que não foram demitidos até agora.
    Assista o telejornal da RTP e veja como em Portugal, ainda que o partido no poder tem a maioria absoluta, veja como as coisas funcionam num Estado de Direito que se preze. Isto de maioria absoluta não é o absolutismo e totalarismo.

    • Fuba cu bixo

      14 de Janeiro de 2023 at 1:17

      boca pito
      Quem ti disse que eu estou a apoiar massacre do dia 25 de NOVEMBRO?
      Mas para vocês da velha maioria quem não acusar o Patrice Trovoada é porque esta a apoiar massacre as coisas não são assim,vocês até viram pé do Patrice trovoada no quartel de fato treino que veio se provar que é mentira.
      Vocês no princípio do covid disseram que os exames enviados para Gabão deram todos positivos por causa do Patrice,deixam de odio deixem a justiça trabalhar e apurar.

  12. boca pito

    13 de Janeiro de 2023 at 15:17

    Digo: Totalitarismo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top