Política

Ana Gomes diz que o governo de STP é ditatorial, corrupto, e engendrou um “fake” golpe de Estado

Antiga eurodeputada, Ana Gomes, conhecida como activista dos direitos humanos e de combate a corrupção, foi candidata às eleições presidenciais em Portugal. No noticiário da Televisão Portuguesa, SIC, Ana Gomes teceu comentários sobre a situação em São Tomé e Príncipe a luz dos acontecimentos de 25 de Novembro.

Ana Gomes – Palestra sobre o combate a corrupção em São Tomé, – 2022

Criticou a cooperação portuguesa, questionou a imparcialidade da equipa de peritos portugueses que está a investigar os acontecimentos, e disse que no último fim de semana o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, reuniu-se com o ex-Vice Presidente de Angola Manuel Vicente em Dubai. Em termos de criminalidade organizada, a activista denunciou crescimento, e garantiu que nesta matéria São Tomé e Príncipe caminha para se posicionar a nível da Guiné Bissau.

O leitor deve acompanhar as declarações proferidas pela activista portuguesa, no horário nobre da Televisão SIC. Clique sobre o link seguinte :

https://www.facebook.com/100003465220468/videos/1757825981284957

31 Comments

31 Comments

  1. wilson bonaparte

    23 de Janeiro de 2023 at 14:51

    Alguém poderia mandar calar essa senhora???

    • luisó

      23 de Janeiro de 2023 at 19:34

      Ela disse alguma asneira ?

    • Antonio Nilson

      24 de Janeiro de 2023 at 6:15

      Ana Gomes faz acusações sem provas nenhuma. Parece uma pessoa com agenda sem zelo ou imparcialidade. Ex-eurodeputada? Ela não tem standing nem evidências, ou testemunhas. Eu não estou a dizer que tudo está bem em STP e que não existe o mérito nesta investigação de 25/11. O que me preocupa é essa Senhora ir lá mandar bocas como se fosse uma mercenaria ao serviço de quem? Eu tenho muita suspeita relativamente as intencoes dos Europeus em Africa. Nao tem o
      meu voto de confianca. Cada pais deveria resolver os seus problemas internos sem interferencia dos estrangeiros.

    • Ditadura silenciosa

      24 de Janeiro de 2023 at 7:25

      A vossa forma de calar as pessoas é empurrar as pessoas de carrinha, faz o que fizeram o Arlecio Costa. Empurra a Sra de carrinha.

    • Antonio Nilson

      26 de Janeiro de 2023 at 7:05

      Alienar as pessoas não é uma estratégia eficaz para a vida.

      Vamos parar de insultar uns aos outros. Prometo a partir de hoje fazer o meu melhor para usar minha liberdade de expressão sem xingar as pessoas.

      Chamar nomes é uma característica comum dos agressores. Claramente, algumas pessoas não têm uma boa auto-imagem ou não se comportariam dessa maneira. Alguns indivíduos se comportam como uma criança tendo um acesso de raiva quando não conseguem o que querem. Eles se falam tentando convencer a si mesmos tanto quanto os outros.

    • Antonio Nilson

      26 de Janeiro de 2023 at 17:24

      Vamos ficar sem nervo ou raiva, sim ou nao? Calma…

      O meu problema com a Ana Gomes é que ela não provou nada além da dúvida razoável. Ela provavelmente se envolveu em especulações. Ela não provou nada relacionado à questão de 25/11. Ela fez? Cadê as provas de Ana Gomes?
      As evidências permitem que os factos sejam provados em litígio, mas algumas evidências podem ter o risco de criar preconceito. Para que um julgador de fato ouça ou veja as evidências, um juiz deve estar convencido de que as evidências são admissíveis (não são boatos, caráter ou evidência de opinião), devem ser relevantes para o contexto do caso, as evidências devem ser materiais a um facto ou questão jurídica no caso, e não está sujeita a exclusão discricionária.
      Quando a prova é relevante, admissível e material para o caso, o Juiz ainda tem o poder de excluir a prova quando o valor probatório da prova for excedido pelo efeito prejudicial que a prova causará. Onde está a deliberação do júri? Quem é o suspeito? Quantos eles são? O júri condenou o culpado? Um julgamento deve ser justo e certo. Os advogados devem provar as suas causas no tribunal, e não iniciar uma investigação espalhando propaganda e fazendo acusações sem algo substantivo para fazer seu caso ser válido. Todos têm direito à presunção de inocência antes do julgamento e dos recursos esgotados e finalmente concluídos.
      Isso garante não apenas que a evidência seja relevante, mas também que não afete a justiça ou a integridade dos procedimentos legais. Equilibrar o efeito probatório versus o efeito prejudicial da prova é uma das maneiras pelas quais um juiz exerce seu poder discricionário na exclusão de provas. Não estou negando que não houve crime. Devemos proteger o devido processo, justiça para as vítimas e respeitar suas famílias e entes queridos.

      Vamos permanecer elegantes e permitir que o processo siga o seu curso.

    • Nini Pobre Coitado Paciencia de Deus Que Sabe

      28 de Janeiro de 2023 at 15:57

      Quem tem os videos dessas coisas de crime em Sao Tome? Gravou? Mada-me a filmagem, toma Cem Euros. Se quer mais dinheiro, vai pa Telanon e diz tudo. Nao liga Boca Pico, Bica Pito nao quer ajudar povo. Deixa ela.
      Quem nao tem video, usa o seu celular para comecar a gravar todas as cena que passam na terra. E’ assim mesmo!
      Instala tua camara dentro e fora de casa, poe camara de seguranca na rua, grava tudo.
      Vamos apanhar todos os ratos com ratoieras.
      Quem gravou, escondeu, limpou, sabotou, editou, ou destruio os videos, entao vai pa cadeia, chora chora aguenta, pronto, e’ assim memo, historia cabou.

  2. Fuba cu bixo

    23 de Janeiro de 2023 at 14:56

    O que a Ana Gomes vem falando vem em linha com as mesmas narativas que os pessoas do MLSTP e a oposição em geral tem falado e espalhado, a Ana Gomes recebe cartas e email de pessoas do MLSTP e BASTA para deitar o governo de Patrice trovoada a baixo.

  3. Gentino Plama

    23 de Janeiro de 2023 at 17:03

    É de agradecer o contributo para a clarificação da verdade. Na STP-PRESS lê-se:
    “Depois de Lisboa e Madrid, o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, é esperado na tarde de hoje em Dubai, para encontros de trabalho com autoridades locais, empresários e investidores, entre eles com responsáveis do Fundo Soberano.” São-Tomé, 18 Jan. 2023 (STP-Press) Acesso em 23/01/2023
    Infelizmente o meu País encontrou um sanguinário, falso e na verdade corrupto; um fora da lei que nada se identifica com o ser São-Tomense. Sobejamente conhecido das atividades mafiosas, conseguiu convencer os fracos, e hoje, guia a sua maneira o destino de uma Ilha impar no seio das Nações. São-Tomé e Príncipe!… que mal fizestes os teus filhos? Deste-lhe imenso mar, um clima excelente, o solo fértil onde tiram os alimentos, o amor ao próximo. Todos se conhecem, bem como, tudo é feito, numa acalmia e relaxante.
    São-Tomé e Príncipe!… os teus filhos foram inocentemente enganados.
    Enganados, por aquele que quero educá-los a serem maus uns para com os outros, instigando as brigas, lançando a confusão, chegando ao ponto de matança, sem um mínimo de piedade. Porque deixaste os teus filhos nas mãos de um sanguinário que de forma ousada, ordenara a execução de 2 dos seus filhos numa primeira cena, e mais 4 há dois meses? Desperta-te e acuda os que são seus; são eles os seus ourives.
    Não deixemos perder os nossos valares a troco do que quer que seja.
    O lugar do Patrício é a Cadeia.

    • Fuba cu bixo

      24 de Janeiro de 2023 at 16:57

      Gentino Plama
      Lugar do Patrice é na cadeia para vocês voltarem ao poder? Porque nas urnas vocês nunca vão conseguir.

    • boca pito

      25 de Janeiro de 2023 at 8:36

      Muito boa reflexão.
      Eu da minha parte partilho o alcance da tua análise. Porque foi mediante a inteligência inexistente da maioria da população destas ilhas que levou o povo são-tomense passou a ser governado por um grupo de pessoas sem carácter, ética e amor ao próximo.
      Porque senão vejamos:
      Já que o resultado das eleições de 25 de setembro de 2022 conferiu-lhes uma maioria absoluta, porque razão não governar para o povo e para o bem do país.
      1. Porque razão não traçar Planos Nacionais de desenvolvimento a curto, médio e longo prazos para cada Ministérios, que deveriam ser submetidos à aprovação na Assembleia Nacional e transformados em Leis?
      2. Porque razão escudar-se ao debate parlamentar solicitado pelo MLSTP/PSD, uma vez que têm a maioria absoluta? Têm medo de quê?
      3. Como e onde do mundo já se viu que uma Solicitação de Introdução de moção de Censura É NEGADO PELO/A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA? SÓ PODE SER DITADURA. ISTO É INCONCEBÍVEL. CHAMEMOS O BOI PELO SEU NOME.
      4. Este Governo embora com a maioria absoluta, perdeu credibilidade ao nível internacional. Muita pena. É pela segunda vez que este partido não presta boa figura , não obstante ter a maioria absoluta.

      Como vão as coisas, muitos ministros deste governo que ainda estão “limpos” vão se sujando paulatinamente, como o Jorge Bom Jesus no anterior governo.

      Enfim… Só nos resta ver as coisas a acontecerem ou emigrar.

  4. Malagueta Preta

    23 de Janeiro de 2023 at 18:28

    Ana Gomes mentiu? Não se vendem espelhos em S.Tomé e Príncipe? Somos tão monstruosos, ao ponto de termos medo de olhar para o espelho? A Drª Ana Gomes está dizer entre linhas que S.Tomé e Príncipe, é um Estado falhado em potencia. Basta ver os elementos que compõem a equipa ministerial. Jovens vulneráveis e imaturos do ponto de vista técnico e vivencial, foram chamados para fazerem parte do simulacro governamental, para tapar os olhos da comunidade internacional…na prática estes jovens são “carnes para canhão” do Patrice Trovada. Estes jovens ministros deviam ter orgulho próprio, para simbolicamente não se prostituir, para não se queimar. Os jovens são-tomenses, só serão verdadeiros agentes da transformação social, se não se deixarem esmagar pela ganância, pela pressa em mostrar que já não são pobres, pela pressa em mostrar que já não andam apeados, pela pressa de aburguesamento fácil.

    • boca pito

      25 de Janeiro de 2023 at 18:36

      Oh Antonio Nilson,

      O teu comentário é infeliz. Você conhece o background desta senhora? Se não conheces, não fale à-toa.
      Primeiro para te dizer que ela em termos académicos e visibilidade internacional não é igual a nenhum de cá. Portanto, o que ela disse , disse e muito bem. Deveria tê-lo dito há muito tempo, desde as anteriores governações. É que em São Tomé e Príncipe a maioria dos políticos não têm cacife de um Homem Político com letras grandes. Não têm ética e deontologia do cargo que exercem. Para o teu conhecimento, qualquer político que se preze, deve ser um homem íntegro, leal, honesto, exemplo para o povo que dirige e que o elegeu. Caso ele for suspeito de qualquer ilicitude que põe em causa a sua credibilidade e do governo que representa, ele deve por o seu cargo a disposição. Quanto mais ele ser acusado de crimes e com indícios palpáveis.
      Portanto, para veres que esses políticos que temos cá não valem nada, só usam o poder para o seu benefício pessoal. A maioria deles e de outros tantos governos que tivemos. Eles internacionalmente não têm valor nenhum. Só com a hipocrisia é que vão se afirmando.
      Falas da intervenção da Europa nos assuntos africanos: Que deu ultimamente 15 milhões de dólares ao país, para apoiar as reservas cambiais? E outras ajudas em medicamentos e apoios para área militar e não só. Não fale daquilo que não sabes. Deixe de ser carneiro e pense com a tua mente própria, vai acompanhando as notícias ao nível internacional e vai lendo livros de pensadores da política. Só assim que podemos contribuir para que um dia este país comece a desenvolver.
      O país precisa de conquistar a credibilidade: Diz um velho ditado – um país vale, aquilo que valem os seus homens -.
      Só para refletir.

    • Antonio Nilson

      26 de Janeiro de 2023 at 4:08

      CDL aka Boca Pito
      Eu estou do teu lado em relacao ao comentario “…homem íntegro, leal, honesto…” esqueceste de acrescentar mulher honesta o que indica um pouco de bias e sexismo da tua parte.
      O que fizeste na nossa sociedade para ajudar mudar os maus comportamentos de alguns homens e algumas mulheres no nosso pais? Eu pelo menos nao acredito que toda gente em STP nao tem credibilidade.
      E, tb nao e’ necessario escrever: “…não fale à-toa…” “… Deixe de ser carneiro…” “… Não fale daquilo que não sabes…” nada desse tipo de comentario e’ saudavel entre os conteraneos.
      Eu entendi a tua preocupacao e respeito o conteudo do teu ponto de vista na intigra.
      Todavia, estais a dizer que eu nao conheco o background desta senhora em contradicao contigo propria porque tu nao conheces o meu background, mas vou ter a dignidade e o respeito de nao te insultar.
      Obrigado pelo conselho, eu vou comecar a acompanhar as notícias ao nível internacional e vou tb comecar a ler livros de pensadores da política.
      “… indícios palpáveis…”? Nao e’ suficiente para dizer que uma pessoa ou outra e’ culpada/o so com indicios palpaveis.
      Uma verdade que vou desvendar e’ seguinte:
      Em qualquer parte no mundo inteiro existem boas e maus pessoas. Existem mulheres e homens que nao têm ética e deontologia do cargo que exercem, e tb existem homens e mulheres ocupando cargo político que se preze, com integridade, lealdade, e honestudade.
      Este fenomeno nao e’ unico ou singular apenas para STP.
      Concordo contigo. E’ preciso fazer mais para melhorar a situacao etica e moral no pais.
      No final: Eu mantenho a minha posicao em relacao a Ana Gomes.

  5. stp

    23 de Janeiro de 2023 at 18:36

    1- Porquê a exigência de se investigar e punir os mentores e autores deste crime tão bárbaro, afronta tanto o ADI e os seus seguidores?
    2- O PM manifestou todo o interesse em esclarecer por completo todos os enredos a volta destes crimes, porquê então as autoridades não trabalham com celeridade para o esclarecimento de tudo?
    As questões de Ana Gomes são de facto a voz de todos os cidadão equilibrados e atentos ao evoluir da situação.
    Apesar das afinidades políticas temos que ser coerentes e discernir as coisas.
    Exigir o esclarecimento de crimes tão hediondos como se viu, não pode nem deve significar que se é contra o ADI, antes pelo contrário, deve ser apoiado por verdadeiros militantes como forma de limpar a imagem do partido e do seu líder (caso não tenham nada a temer), e sobretudo a imagem de São Tomé e Príncipe que sempre fio considerado como um exemplo a seguir a nível da região.
    Viva STP – Somos Todos Primos!

  6. Mezedo

    23 de Janeiro de 2023 at 18:39

    Tudo que ela disse é verdade e vocês sabem disso não vale apena silenciar a verdade.

  7. Pedro Costa 2

    23 de Janeiro de 2023 at 23:48

    Certíssimo Drª Ana Gomes.
    Desde da primeira hora deste famoso golpe de estado que tive esta perceção. E neste país vai ser muito difícil encontrar o verdadeiro mandante desta encenação.

  8. Rei Amador

    24 de Janeiro de 2023 at 6:44

    Ana Gomes está a fazer propaganda em São Tomé e Príncipe.
    Propaganda é definida como “informação, especialmente de natureza tendenciosa ou enganosa, usada para promover ou divulgar uma causa ou ponto de vista político específico”.

    Ela pode ser uma mercenária a serviço dos racistas de Portugal.

    Portugal é culpado de 500 anos de escravidão em São Tomé e Príncipe. Portugal deve pagar reparação e restituição em dinheiro aos são-tomenses, e ser responsável por danos punitivos e compensatórios.

    Rei Amador

    • Guardião do Estado Santomense

      24 de Janeiro de 2023 at 15:01

      Tu precisas de levar umas valentes chapadas e pontapés para quebrar tua boca imunda.

    • Toni

      24 de Janeiro de 2023 at 18:52

      De facto Portugal deve pagar pelas infraestruturas que deixou, alias as únicas que existem , dado que não as manteram e nada fizeram para melhorar!!

      De facto Portugal deixou empresas a produzir e a exportar , as quais estão completamente falidas e já nem existem !!

      De facto Portugal, desde a independencia, atraves da cooperação pagou educação, Saude, construcoes e paga a paridade da DOBRA , valores que se calhar os Srs governantes Santomenses metem ao bolso, mas a culpa é de Portugal!!

      Não sei se Rei Amador existiu ou é uma lenda, se há epoca lutou contra a escravatura é um heroi !! Não entendo esta historia de se pagar pela historia , quando á época toda a Europa era esclavagista, hoje e nesta época têm novos esclavagistas e não é dificil identificar!!

      Quem dera que STP fosse uma região autônoma de Portugal, como a Madeira e Açores, o povo vivia com dignidade e BEM !!

      Fui

      De facto, um dito “Pais independente”, com quase 50 anos de independencia, nada fez, ou melhor nada fizeram pelo povo (200 mil habitantes, tipo freguesia em Portugal), tudo isto com gestão “independente2 dos Santomenses, alias STP vende se por nada !!

    • Chamo me DéDé TrashKov de UK

      25 de Janeiro de 2023 at 4:03

      Esse tal de Toni também conhecido como BM só fala, fala, fala, mas não faz nada. Ele está a caminhar em São Tomé frustrado bebado há 48 anos, e não consegue produzir nada para o país. Conversa fiada vonvon tan.
      Pelo mesmo Rei Amador fez algo para acabar com essa coisa feia dos colonos de Portugal.

    • Antonio Nilson

      25 de Janeiro de 2023 at 6:50

      Esse Toni. Ai meu Deus do ceu
      Na semana passada, eu vi esse Toni la na Baia de Ana Chaves sem sapato, calcao rasgado, nao corta cabelo, barba toda atrofiada, enfim, a beber cacharamba dele e a falar sozinho.
      Eu pedi ele, vamos trabalhar, semear e plantar babana la na roca. Sabe o que disse? Ele disse, “…dexamu cu minha vida…” Esse individuo e’ preguicoso. E depois, sem vergonha tambem disse o seguinte: “…eles comeram, eu tambem quero comer minha parte…”
      Ja viram? E’ mentalidade dessa gente. Ou inves de defender o pais e o nosso continente, so querem prejudicar e ajudar os colonos. Toni vadio! Triste

  9. Margarida lopes

    24 de Janeiro de 2023 at 8:57

    Antes de mais, gostariàmos de agradecer a Ana Gomes( a amiga ativista pelas causas humanas, justiça social etc),por ter vindo nos dar apoio quanto a situaçao politica sao-tomense que se encontra em coma desde que o foragido – ditador do Patrice Trovoada regressou para STP, continuando no cargo do 1°ministro (que nunca cedeu ou seja que nunca entregou a pasta) em cunloio com o atual presidente, seu cùmplice,senhor Carlos Vila Nova e capangas. Gratidão amiga!
    Quanto aos Lùpens vagabundos da praça pùblica, os Wilson Bonaparte, os Fuba cu bixo…estes pobres imbecis que vêm vociferar a toa nas redes sociais,lamentàmos ùnicamente que possam publicar lixos que lhes saiem dos seus doentios cérebros. Quel dommage!
    Creio que estes ignorantes que seguem cegamente ao Patrice Trovoada ainda nao deram conta que estao indo para o abismo, pois que o PT lhes està levando para o destêrro sem regresso. O Patrice Trovoada està a jogar o tudo pelo tudo, pois que sabe que jà nao tem mais saida…a justiça internacional està-lhe nas costas e ele nao vai escapar nem ao julagmento, nem a condenaçao que lhe é reservada. Estaremos todos presentes para acompanhar o que està chegando, porque mesmo se ele morrer (por morte natural) antes do procêsso,PT terà um julgamento postume, porque hà provas/elementos(videos, documentos escritos,pessoas-colaboradores e vitimas etc) e vitimas que permitirao a realizaçao do procêsso.
    Neste momento, o Patrice Trovoada devia jà estar na cadeia, pois que é là o lugar de um criminoso-assassino como ele.
    Pela atitude que o PT deixa transparecer junto dos seus membros mafiosos é de “està tudo bem”, ora que nao é o caso e que “la justice inetrnationale est à ses trousses”.Ele engana ùnicamente aos seus “Larbins” , infelizmente.
    A hora da justiça vai ser fatal e espectacular.
    Qeum ri no fim é que ri melhor!!!

    • Zeze

      24 de Janeiro de 2023 at 12:01

      Quem é Ana de não sei das quantas na fila do pão pra tecer comentários sobre São Tomé e Principe???

      Ela nem se quer viveu lá e nem fez visita turistica!!!

      Quer mazé é pôr lenha na fogueira pra dividir ainda mais os santomenses!!!!

  10. Jfernandes

    24 de Janeiro de 2023 at 12:43

    Atencao !

    Destruir uma nacao e facil
    Erguer la torna se ainda mais dificil
    que pode durar anos ou mesmo seculos .

    STP passa por motivo conturbado

    Se quesermos ajudar , por favor parem de mandar mais a acha para fogueira .

    Nao queiram intruduzir a mesma Democracia que intruduziram Na Libia por senhores dono do Mundo

    Sera que Libia agora gosa do dereito democratico ? Defendido por certo pai da democracia ? .

    na construcao de ponte Vasco da Gama quantos pretos /Guineenses
    morreram e os familias nunca foram endemisadas
    muitos encontra-se nos pilares das ditas pontes .
    porque nos encemento dos pilares alguns alguns que caiam
    por la nunca seriam salvos .
    Nunca paravam para irem salvalos .
    por ser pretos nunca se ouvio alguem se pronuciar

    • boca pito

      25 de Janeiro de 2023 at 18:50

      Oh Zeze,
      Você sabe ler? Se sabe, vá ler alguns livros de política internacional de século XX e XXI, e outros que falem da política ao nível Europeu e terás as respostas para as tua perguntas.
      Não deixe a ignorância apoderar-se do teu subconsciente. Senão estarás a dar muitos tiros no escuro, o que não é nada bom.
      Conselho de amigo

  11. Oscar Delgado

    24 de Janeiro de 2023 at 17:11

    Muito bem Margarida Lopes e mais, os sues seguidores e defensores próximos devem ser punidos, e o ADI declarado organização TERRORISTA.

  12. VAI TU

    24 de Janeiro de 2023 at 17:45

    Esta Sra., que o falecido marido foi Embaixador de Portugal em S.Tomé, devia olhar primeiro para o seu Partido, Governo e a Corrupção do mesmo, em Portugal.
    Que provas, fundamenos dispõe para essas acusações?
    Este Governo santomense tem pouco mais de 10 semanas. Não sei como tem bases para uma análise daquelas.
    Existe um caso pendente,o 25 de Novembro, que caso o MP, e a investigação mista, não apresentarem um relatório credível, até fins de Fevereiro o Governo, deve ser, acusado internacionalmente de cúmplice em homicídio

  13. Bem de São Tomé e Príncipe

    25 de Janeiro de 2023 at 18:24

    Todos que andam aí a criticar a senhora são fieis ao Patrice Trovoada. Eles não querem ver, ouvir e nem saber que patrice é bandido, malandro, criminoso. Essa gente está tipo desses fieis de certas seitas que tudo que o pastor disser eles fazem, mesmo para os seus prejuízos.Portanto não querem ver, são os piores cegos, não querem ouvir, são os piores surdos e se não querem saber são os piores burros. Mas, há pessoas afectas ao Patrice que sabem que o Homem é infelizmente desgraçado, mas não ousam dizer um A contra o mesmo, pq perdem o tacho, perdem privilegios e tb oportunidades.

  14. Antonio Nilson

    26 de Janeiro de 2023 at 4:27

    Povo! Nao acreditem em tudo que voces leem nos livros ou no social media.Eu acho conveniente desenvolver mentalidade critica e perguntar e pesquisar independetemente–seria mais adequado. A cultura oral em muitos aspectos tem mais credibilidade do que os livros escritos pelos os colonizadores. Quem viveu e presenciou a cena e’ que tem mais autoridade. A Lavagem de mente e’ um facto real e presente.

  15. ttat

    1 de Fevereiro de 2023 at 18:31

    DRA Ana Gomes fez declarações que como ex. deputada não se deve orgulhar, tem o direito de preferir o MLSTP deve saber que o que ela pensa nem sempre corresponde a verdade ,alem de denegrir a imagem de São Tome ,declarações abusivas . Terá de olhar para Portugal ,o seu pais fértil em corrupção que poe em perigo o bom funcionamento das instituições como saúde ,educação e justiça . Em relação ao acontecimento a oposição caluniaria sempre o atual primeiro ministro e esquecem que o povo Santomense mostrou durante e depois lição de cidadania e votou em maioria absoluta na ADI, o povo não é burro alias ADI tem sempre ganho por maioria exceto quando MLSTP teve de fazer coligação para governar, então o povo prefere ser governado por ADI. Não esquecer que BJ nem passou o testemunho nem cumprimentou o seu sucessor apesar de perder por larga distancia e não esquecer que nas ultimas eleições incentivou a agitação da população não travando a destruição do carro da juíza , foi ouvido por toda a imprensa quando estava a ser entrevistado. Parabéns aos verdadeiros São-tomenses que querem o pais melhor devem lutar por isso sem demagogia e sem raivas ,Com tantas ajudas e ministros da saúde que repetidamente vão para o governo como explicam a deterioração da saúde já antes da pandemia, o que fazem ,é perguntar-lhes. A verdade tem de ser explicada mas sem injurias Exijam boa escolaridade pois os erros são muitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top