Política

Portugal vai ajudar STP na organização da Cimeira da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, está de visita a São Tomé e Príncipe.

O Presidente da República, Carlos Vila Nova, recebeu, na sexta – feira 10 Fevereiro, o chefe da diplomacia portuguesa.

A cooperação entre os dois países e a Presidência da CPLP, que caberá a São Tomé e Príncipe, marcou o diálogo com o diplomata português.

João Cravinho disse que manifestou ao Chefe de Estado o total empenho de Portugal em ajudar S.Tomé e Príncipe na organização da cimeira e na Presidência da CPLP.

Fonte – Presidência da República de São Tomé e Príncipe

8 Comments

8 Comments

  1. Pedro Costa 2

    11 de Fevereiro de 2023 at 10:57

    Mais uma ajuda.
    Andamos de ajuda em ajuda e os políticos andam a esbanjar e encher os seus bolsos.
    Se hoje fosse ontem e se soubéssemos que isto viria a ser assim, nunca seria de opinião de tornarmos independente. Nunca. Não serviu de nada. Políticos fracos, ladroes, sem nível, etc, etc. Melhor seria autonomia

  2. Fuba cu bixo

    11 de Fevereiro de 2023 at 15:49

    Eatas visitas dos alto dirigentes Portugueses a S.Tomé esta a provocar muita raiva a pessoas da velha maioria que gostariam de ver Portugal e comunidade internacional a a crucificar e isolar o Patrice Trovoada como andam a fazer mas Portugal não é burro eles sabem o que se passou no quartel.

  3. Vanplega

    12 de Fevereiro de 2023 at 0:07

    Eu atè pensei que este senhor, trouxe a Sāo Tome e Principe, o resultado da investigaçāo, feita pela PJ Portuguesa!

    Jà que faltam dias para fazer 3 meses, que o raio da investigaçāo ñ sai

    Mais vamos continuar clamando pela JÙSTIÇA

    • Margarida Lopes

      12 de Fevereiro de 2023 at 23:08

      Também eu Vanplega…cheguei a pensar que era sobre o ASSUNTO da investigação sobre o TROVOADA-MASSACRE do 25 de novembro último que tarde a ser tratado…uma vez mais, querem levar, o Patrice TROVOADA e comparsas ABAFAR este dossiê CRIMINOSO como fizeram com o do assassinato do economista Jorge Pereira dos Santos, que elas o procêsso TORTURA e violência até arrebatar a vida foi o mesmo que o das víctimas, pelo menos tal como foi torturado o Arlécio Costa, que tivemos a ocasião de visualizar o video e de reconhecer os assassinos e a presença do 1o ministro ( a confirmar), reconhecido pelos jeans e ténis (a verificar).
      De qualquer jeito, ninguém vai escapar a JUSTIÇA, ao JULGAMENTO e as condenações. Hoje, temos a presença do MESTRE Carlos SEMEDO, que deve ser bem protegido para evitar envenenamento e outras artimanhas para eliminá-lo…on est très vigilants, prudents et on veille tous ses mouvements. Nous sommes prêts à agir et si quelque chose lui arrive beaucoup de voyous vont tomber aussitôt…on n’hésitera pas à faire pareil, vraiment! Se um dos nossos for eliminado muitos outros seguirão, responderemos do mesmo jeito. Todos nõs podemos nos comportar em FDP se necessário.
      Espero que tenham compreendido o nosso ATUAL MODO de PROCEDER…que fique CLARO!

  4. O Senhor Rei Amador Hoje Não da Raiva

    12 de Fevereiro de 2023 at 14:08

    Vou Continuar Promovendo Mudanças de Atitudes e Mudanças de Mentalidade dos on Santomenses Um a Um de Cada Vez. Começando por mim. Se não queres mudar, está bem-vindo. Entretanto, Quando tu me veres caminhando em sua direção, é melhor correr e esconder na esquina como costumas fazendo. Kkk

    Algumas pessoas até comentam, “você é mesmo um maluco daqueles dos grandes de doído tolo chanfrado não bate bem todo zinho fatal. O diabo não me ensinou isso de mudanças de atitudes, mudar de mentalidade você que vem ensinar! Quem és tu? Quem és tu? Um preto escuro? Se fosses um Pula, sim senhor, outra história. Que é isso? Andas aí a falar de limões, falas atoa e não sabes o que estamos falando, outros até ameaçam uns aos outros enquanto correm embora gritando “eu mato te, eu mato te.” Outros caem batem cabeça no chão, o traseiro acaba por se sujar na lama, outros bem distraídos, falam e falam, cabeça bate na parece mesmo assim não se despertam. Somos todos culpados disto.

    Temos muitos limões no saco. Alguns prestam outros não prestam. O que encoraja a preguiça para os cortar e espremê-los, quer seja uma preguiça intencional ou preguiça sem intenção, a culpa é de quem quando alguns limões acabam por extrair
    os sucos e os outros só palhas inúteis? Ninguém tem culpa. Não. Que tal sobre a questão de responsabilidade pessoal?

    Ou seja, a qualidade do tempo usado a procura do suco é útil quando se espreme, o líquido sai. O que põe em causa a implicância do valor do limão independentemente do tamanho ou da origem (Grota ou Lisboa) são as palhas inúteis sem o sumo desejado.

    Porque razão escrevo isso?

    Na minha observação, constatei que não houve muito progresso na forma de ser, sentir, agir, pensar de muitos de nós, inclusive, eu mesmo, com algumas exceções.

    Este problema ou fenômeno não deve ser simplesmente despedido ou injustamente justificado com o “…cada um é assim como é…” ou esconder-se atrás dos traços de personalidades.

    Quando é que vão tomar responsabilidade?
    Responsabilidade individual para contribuir na refinar do “leve leve” e do “deixa andar” e no refúgio contente e confortável da palavra insuficiente no suco que é o chamado “paciência”?

    É confortável para muitos culpar Portugal.
    As vítimas de nomes “escravatura, trauma, ou eu sou mesmo assim mesmo, Deus que me fez assim, então Jesus Cristo é quem, Ele é fraco e não tem força para me tirar dessa onda e a minha própria preguiça ou meu medo pessoal em ofender-me a mim mesmo/a. Ofender o que está sendo conservado e cultivado e nutrido dentro de mim que são: a minha excelente capacidade de criatividade que está namorando com a minha habilidade do pensamento crítico ótimo que tenho como presente que Deus me deu. A minha capacidade de criatividade que está namorando com a minha habilidade do pensamento crítico sem eu saber é que são todos culpados, estou completamente inocente, e não tenho nada haver com isso. Mesmo quando sober, eu calo minha boca porque nosso padre, nossos avós, nossos parentes me disseram assim, assim, assim é… Então, é parte da cultura. Você que vem aqui arrumado a dizer coisa que eu tenho toda essas capacidades, habilidades, que eu sou uma pessoa inteligente e sabia mesmo com as minhas imperfeições, etc.?
    Padre é que sabe! Padre disse não abri Bíblia, eu não abro mesmo! Dexamu cu minha vida, mundo é grande, ele da volta, cada um é como é, fico no meu infinito leve leve e não incômodo a ninguém. Deus que sabe. Pronto.

    É confortável para muitos viverem neste ritmo.

    Sem humor e sem reconhecer a realidade onde cada se encontra até da sentimento de tristeza ver a nossa gente nesta onda.

    Mudar é possível. Deixemos de covardia, Povo.

    Tchauê.

    Desu cu non. Quando gente vê, vamos assar nossa fruta, vamos cozinhar nosso safu, comer sossegado sem fazer confusão sem brigas. Tudo pa nada. Barulho porquê? Tudo em paz.

    A atitude de derrota, o chamado “estamos todos lixados” é antiquada; inútil, não nos ajuda. Sejamos gentis e flexíveis conosco e com os outros.

  5. Mezedo

    12 de Fevereiro de 2023 at 16:28

    Quando os bandidos estão aliados um cobre obro, este exemplo esta sendo dado pelo Portugal.

    Deviam ter vergonhas das atitudes deste governo.

    Em Portugal moção de censura é debatido e votado, nenhum debate é negado.

  6. Puto Português

    12 de Fevereiro de 2023 at 17:30

    Puto Português é que dá, Povo!
    Temos que ter calma, esperança, e o mais importante, a Paciência.

    Escuta meu povo meigo e querido, põem lá as vossas ratoeiras, espalha em todos os cantos para apanharem os ratos.

    Deixem de maninhas de correr atrás do rato para o apanhar. Não é assim! Deixa tua ratoeira lá, vai embora…

    Quem faz o Bem, eventualmente, um dia, Deus abençoe. Quem faz mal vai pagar cedo ou tarde.

    São Tomé Poderoso é muito forte.
    Acredita no Karma. Existe um ditado que lê, “…o que vai, volta…”

    Puto Português é que dá, é!
    Curti tua vida de forma tranquila justa saudável pacífica com amizade sem rancor, perdoa as pessoas, e aprende como viver uma vida correta e moral com autoestima e dando o respeito e dignidade aos outros.

    Deixem os demônios com vida deles. Ratoeiras já estão lá à espera deles.

    Eu estou aqui no telefone a falar com a Edmázia Mayembe sobre esse tema de ter Paciência na vida. Sempre lutar para toda gente mudar de mentalidade e melhorar África. Gente escuta nossa keta desse garoto, Puto Português. Tudo numa boa. Em paz. Assim que da. Nem sequer gente fofoca dessas coisas de corrupção. Patrice Trovoada e João Lourenço vão tratar dessa coisa de roubos de dinheiro África.

    Já viram? Fica só inteligente, com sabedoria e vamos nos unir sossegado sem rivalidades ou ressentimentos do passado. Europa vai nos respeito quando gente abrir os nossos olhos.

    Temos tudo nas nossas mãos, mas não sabemos aproveitar.

    Quem diria, “Portugal vai ajudar STP na organização da Cimeira da CPLP!”

    O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho ouviu que Rei Amador ama povo dele e gente quer ser amigo com Portugal nessa dinamica de respeito mutuo de igualdade sem falta de respeito de coisa de rebaixar povo. Ja viram? Senhor veio de visita a São Tomé e Príncipe.

    Com o Rei Amador, as coisas vão mudar para toda gente ser gente. Ninguem tem medo de falar mais publicamente ou escrever coisas deles no Tela Non com abertura. Toda gente aprendi. Com respeito, uniao e trabalho, nos vamos longe para melhor, isto e’ positivo e vai ajudar povo e nosso Pais.

    Se o Puto Português ta pedi gente pa ter Paciência, entao temos que ir com calmas. Sim ou nao?

    Leve leve, Povo!

  7. Eusebio Neto

    13 de Fevereiro de 2023 at 12:03

    E muita estranha a forma como os orgaos de soberania e as mais altas autoridades de Portugal acompnham o caso de 25 de Novem bro em S. Tome. Se aceitarmos as desculpas de Antonio Costa pelo massacre de Batepa, a desvalorizacao que tem atribuido ao massacre de 4 cidadaos nacionais inocentes, obriga nos a nao acreditar na honestidade desses pedidos de desculpa! Talvez se tivessem sido torturados cidadaos portugueses ou europeus, a posicao portuguesa seria outra. Mas como os assassinados foram pretos, isso nao lhes interessa. A seriedade e preocupacao das autoridades portuguesas com os direitos humanos em STP tem sido uma sufocadora falsidade! Essa certeza me leva a questionar, se nao seria melhor, responsavel e demonstracao de defesa dos direitos humnaos, a propria CPLP nao entregar a organizacao da sua conferencia ao governo santomense enquanto nao forem apuradas as responsabilidades perante o caso 25 de Novembro? Se for provado que autoridades governamentais tiveram participacao directa em todos esses atropelos aos direitos humanos, isso sera visto como um premio para os algozes. A CPLP e o governo portugues que nao se cansam de apregoar o seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, pelo menos devem suspender a atribuicao a STP a realizacao/presidencia da organizacao. Se nao, os salpicos de sangue dos torturados sujarao os vossos fatos. Diz-me com quem andas, digo-te quem tu es!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top