Política

Aberta mais uma polémica em torno dos acontecimentos de 25 de novembro

O Governo repudiou e condenou as declarações do Presidente da Comissão Económica da Comunidade dos Estados da África Central, Gilberto Veríssimo, proferidas numa entrevista dada na sede da União Africana em Adis – Abeba na Etiópia.

Na entrevista à Rádio França Internacional Gilberto Veríssimo anunciou que uma equipa de peritos da Comunidade dos Estados da África Central, realizou um inquérito sobre os acontecimentos de 25 de novembro de 2022, em São Tomé.

O inquérito no terreno demorou 30 dias. Gilberto Veríssimo adiantou que já tem em mãos o relatório preliminar, e que será entregue aos chefes de estados da União Africana na cimeira de 25 de fevereiro na República Democrática do Congo.

«Felizmente naquilo que aconteceu em São Tomé, as provas são públicas. Alguns dos protagonistas deram-se ao desfrute bizarro, de fazerem fotografias e filmagens e divulgaram como se trata-se de algo normal», denunciou.

O Presidente da Comissão Económica da África Central, explicou que tais provas «foram apreciadas pela nossa missão, e isso é que nos permitirá também fazer o relatório aos Chefes de Estados».

Provas consideradas irrefutáveis pela Comunidade dos Estados da África Central, e que segundo Gilberto Veríssimo foram publicadas pelos próprios protagonistas. «É muito difícil que alguém hoje possa dizer que os vídeos, e as fotos sejam montagens. Isso porque foram divulgadas imediatamente depois dos factos», precisou.

O Governo de São Tomé e Príncipe reagiu de imediato. Lamentou a atitude do Presidente da Comissão, Económica da África Central, e considerou que o pronunciamento de Gilberto Veríssimo, «põe em causa o bom nome do País».

Mais ainda, o executivo liderado por Patrice Trovoada, declarou no comunicado, que apesar de não conhecer as conclusões do relatório preliminar da CEEAC, «não entende a intenção, nem a razão de tais expedientes, pelo que repudia e condena de forma veemente a atitude do Presidente da Comissão Económica dos Estados da África Central».

Por sua vez os partidos da oposição, insurgiram contra o posicionamento do governo.O MLSTP líder da oposição, expressou repúdio num comunicado lido pelo militante Wando Castro.

«Repudiar o comunicado precipitado e atabalhoado do governo são-tomense, que desde o início deste processo tem agido de forma esquisita e condicionado em vários níveis qualquer tentativa de debate público, ou oportunidade de esclarecimento de algumas situações ocorridas…», afirmou o MLSTP.

O Movimento Basta, através do seu coordenador, Salvador Ramos, também chamou a imprensa para repudiar o comunicado do governo.

«O Movimento Basta condena essa atitude precipitada do governo e alerta toda a opinião pública nacional e internacional para as eventuais tentativas de se adulterar a verdade que toda a sociedade espera ver esclarecida», concluiu o movimento que tem 2 assentos no parlamento.

Abel Veiga   

13 Comments

13 Comments

  1. Carlos Junior

    21 de Fevereiro de 2023 at 8:15

    Claramente o relatório patrocinado pelo governo irá tentar abafar os fatos e insistir numa tentativa infantil do golpe de estado, quando as imagens falam por si. Num estado de lei, todos incluindo o atual primeiro-ministro, teriam sido afastados do cargo.

  2. Leonild Cassandre

    21 de Fevereiro de 2023 at 9:03

    “……uma equipa de peritos da Comunidade dos Estados da África Central, realizou um inquérito sobre os acontecimentos de 25 de novembro de 2022, em São Tomé.” “Na entrevista à Rádio França Internacional Gilberto Veríssimo anunciou que uma equipa de peritos da Comunidade dos Estados da África Central, realizou um inquérito sobre os acontecimentos de 25 de novembro de 2022, em São Tomé.”
    Por favor, reparem bem para essas duas frases! Já algum tempo que, pelo menos eu, tenho criticado a forma como se escreve nesse sistema de informação. Gente, é a cultura do nosso país que está em causa, o nosso conhecimento linguístico da língua portuguesa. Leiam muito bem antes de publicar artigos. Eu pergunto: o que foi que a equipa fez? Porque está separado o sujeito do predicado? Para a segunda frase, quem anunciou? Quem é o dono da ação? Isto é uma questão básica. Isto não pode estar a acontecer. Se for para voltar um pouco à trás, acho bom, porque pode evitar mais erros.
    Atenção que não estou comentando o conteúdo do artigo, mas sim a questão gramatical. Essa sim é a minha contribuição. Se eu estiver errado aqui, por favor, queira me corrigir. Eu agradeço com muita alegria na alma.
    Para terminar, proponho a Direção desse jornal a contratação de ‘um estrangeiro português’ para ajudar. Porque é isso que está na moda. Nós nos condenamos distantes da sabedoria. Porque será?????

    • Sem assunto

      21 de Fevereiro de 2023 at 14:42

      Estas em contramão e não das conta disto, é perigoso pois estamos no ano 2023.
      Releguemos os pormenores da semântica, lógica, síntase, gramática etc para outros foruns pois de momento o que está em cima da mesa é a verdade sobre o massacre, a chacina, do dia 25 de Novembro.
      Existe fortemente uma iniciativa de adormecer o caso por parte da fação partidaria no poder, por quais motivos só eles sabem, porém é sabido e consabido de que quem não deve não teme.
      São Tomé e Príncipe em primeiro lugar e acima de quaisquer interesses mesquinhos.

    • boca pito

      22 de Fevereiro de 2023 at 8:22

      Leonild Cassandre,

      Tens toda a razão. É que há um déficit de competência linguística ao nível da nossa comunicação social, mas que os directores destes serviços não estão se importando por isso. Eu inclusive, já debati esse assunto com um governante e ele disse-me que a questão está na motivação e incentivo para os profissionais. Isto para dizer que, as pessoas que são competentes para exercer com mérito estas funções, não vão, porque é perder tempo.

      Os nossos redatores e locutores escrevem e falam com muitas gralhas que, acho serem de se evitar.

    • Leonild Cassandre

      22 de Fevereiro de 2023 at 9:11

      Meu/minha caro/a ” Sem Assunto”, em primeiro lugar, eu agradeço pelo seu comentário. É sinal que temos pessoas atentas no nosso país. Eu, em momento algum, me posicionei frio/indiferente diante desse ato criminoso Acho que temos algo em comum. Eu defendo o Direito e, ainda mais, os Direitos Humanos. Porque, na minha humilde opinião, sem Direitos Humanos, todos os outros Direitos caiem por terra. Independentemente do assunto a mesa, eu gostaria de chamar atenção das pessoas do Jornal para terem mais atenção em como escrevem, apenas isso. Espero que senhor/a me entenda.
      Respondendo a sua primeira frase, eu diria o contrário. Que está perigoso para si, quando acha que, quanto mais o tempo passa, menos devemos importar com a escrita. Eu acho que o jornal tem essa responsabilidade. Meu caro, a excelência nunca vai perder o seu lugar. Pode crer!

  3. Mezedo

    21 de Fevereiro de 2023 at 9:03

    o Comunicado de Governo diz tudo, alguém dentro do governo é mandante do crime e tem medo das verdades que o relatório vai trazer.

    Justiça tem que ser feita e quem é culpado deve ser punido.

  4. Cobra branca

    21 de Fevereiro de 2023 at 9:05

    Quem põe em causa o bom nome do País é o governo de ADI asessinando ciudadaos.

  5. Célio Afonso

    21 de Fevereiro de 2023 at 10:21

    Se o governo mantém em função o vice chefe estado maior fas FA, ele que esteve presente nos actos de tortura e assassinato dos civis e promoveu outros participantes por “honrado serviço” prestado ao país, está tudo muito claro! So não vê quem nao quer! O governo e seu chefe não pode passar atestado de ignorância a todos Saotomenses porque não é assim!

    • Margarida Lopes

      22 de Fevereiro de 2023 at 2:38

      De facto, Célio Afonso,se STP fosse realmente um PAÍS aplicando corretamente as LEIS, este senhor deveria ocupar un poste diferente.
      Os criminosos, ou seja, são eles que sabem e muito bem os ATOS e que medidas.

      Bem haja!

  6. Renato Cardoso

    21 de Fevereiro de 2023 at 21:15

    O rosto da inventano vive sereno e tranquilo aparentemente.
    O aventureiro e arquitecto desta tragédia de 25 de Novembro de 2022 navegando em maré de abundância;face aos resultados das eleições presidenciais e legislativas autárquicas e regional julgou-se o imperador e decidiu a inventona.
    Certo que pretende introduzir alterações no regime político e institucional em vigor ou seja o presidencialismo puro e duro;entre outras alterações que o permitissem controlar com mão de ferro as gentes humildes e silenciar todos que estejam de acordo com a sua cartilha .
    São Tomé Poderoso porque não dorme decidiu oferecer o tempo divino que é diferente dos tempos político e dos homens cruéis!
    Talvez a justiça não será feita mas a justiça divina tarda e nunca falha.
    Que a justiça seja feita e os criminosos envolvidos paguem pelos hediondos crimes.

    • Margarida Lopes

      22 de Fevereiro de 2023 at 2:27

      Renato Cardoso, concordo em tudo que você disse, porque é a verdade…mas se cuide porque o mandatário deste massacre violento, fica todo AGITADO quando lhe tratam de AVENTUREIRO,de ARQUITETO, a última pessoa que lhe atribuiu os ditos ADJETIVOS, o Arlécio Costa, ele mandou prender para levar ao quartel e torturar violentamente em frente dele o MAQUIAVÉLICO PSICOPATA DITADOR, suprimindo-lhe a vida. Todas as provas estão reunidas para prender, julgar e condenar SEVERAMENTE ao senhor mandatário e criminoso, que já faz tempo que ele vive com as mãos sujas de sangue…já em junho de 2018, ele mandou os seus capangas de irem a residência do economista mestiço são-tomense JORGE PEREIRA DOS SANTOS executá-lo,pois que o modo de proceder foi o mesmo utilizado para assassinar o Arlécio Costa…o mesmo senhor ditador criminoso mandou matar um jovem no RIBOQUE que ele fez enterrar a noite no cemitério depois de uma cerimônia bizarra e MACABRA. Amanhã quem será/serão? Assim começam todos os régimes AUTORITÁRIO-TOTALITÁRIOS DITATORIAIS dorigidos pelos psicopatas- narcíssicos e manipuladores, vai em crescendo mata 1, depois 2, passa para 4,5,10 até chegar a centenas depois em milhares( regime NAZI, onde ninguém podia dizer não ao desequilibrado do HITLER).
      Em suma, o mandatário em questão, encontra-se num beco sem saída , porque desta vez não escapa. É o fim dele…a não ser que se suicide como é o caso dos COBARDES,quando não têm saída, como foi com o Hitler. Quel gâchis, se viesse a acontecer.
      Estámos firmes á espera do resultado.

  7. Roberto Catraz

    22 de Fevereiro de 2023 at 1:15

    Vejamos uma coisa, como se viu na entrevista do primeiro ministro Patrício trovoada que estava tudo sobe controlado e depois mais tarde com morte confirmada. Foi inventaram varias historias mal contada e intitularam o sargento Marcelo como herói!
    Sendo refém numa sala fechada a ser torturado por três meliantes supostos assaltantes do falso golpe, como é possível com entrada da força e com uma granada incendiária e depois carga explosiva foram os únicos a serem atingidos, milagre ou conto de fada.

    Isso é grave gozar e abusar do povo.
    Dou um concelhos aos membro do governo que não estão alinhado nesse crime se os responsáveis que todo mundo sabe inclusivo vocês, não se admitir e demitir das funções vocês que saltem o quanto antes possível, se não o fizerem serão todos cumplices, porque quem protege criminoso é igual a ele.

  8. Frederico

    23 de Fevereiro de 2023 at 19:31

    As mentes politicas santomenses estão envelhecidas, cheios de calos cognotivos continuam estaguinados no tempo e no espaço! Não conseguem desenvolver essencias de justiça, bondade e liberdade interioR: só sabem fazer politiquices!!! um país com homens deste género nunca irão desenvolver economiamente e socialmente! São Tomé e Principe está envelhecer ficando para trás em relação a outros países! o que mais fico estupefacto todos eles na sua maioria estudaram licenciaram tornaram mestres e doutores nas grandes universidades mundiais!Será que não aprendenram aquilo que é de bom la foram para implementarem em São Tomé??? Meu Deus Aleluia!!! Quando REgressam à São Tomé tudo muda, não conseguem dar solução a nada caiem em em querelaspolíticas, intrigas, arrogancias, vinganças etc, etc….Até quando doutores, academicos? será que não tem a visão suficientes de fazerem coisas boas! O colono apsar dos pesares deixou casas novas e boas agora tudo é ruina!! Os problemas de São Tomé e Principe É antropológicos porque os santomenses não conhecem o lindo país que têm!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top