A convicção é do governo. O Ministro da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais Célsio Junqueira manifestou a posição do executivo em relação a onda de greves e de ameaças de greve, que paira sobre a administração pública.
«O governo entende que o custo de vida está muito alto, e que a via de aumento salarial não é a solução», declarou o ministro Célsio Junqueira.
Para o governo, a melhor solução para combater o alto custo de vida são as medidas de apoio social que anunciou desde fevereiro.
«O governo entendeu isentar das taxas aduaneiras, a cesta básica, e vários outros componentes que encarecem o custo de vida», frisou.
O Ministro reconheceu que «são instrumentos que não surtem efeito na hora», mas que nos próximos tempos terão impacto importante no alívio da pressão financeira sobre as famílias.
«Agora, os sindicatos vão pela via mais fácil que é de aumentar o salário. Assim conseguem dar resposta ao problema que tem em mãos, que é uma escalada inflacionária…», declarou Célsio Junqueira.
O governo considera que a situação económica e financeira do país, não permite satisfazer o desejo dos sindicatos de aumento dos salários.
«O aumento da massa salarial tem de ser feito de forma sustentada, e suportado com o aumento das receitas. Não temos capacidade neste momento, a economia não permite suprir este aumento», concluiu, Célsio Junqueira.
Crise económica marcada por subida galopante do custo de vida aumenta a crispação entre os sindicatos e o governo.
Abel Veiga
Cobra branca
20 de Abril de 2023 at 14:47
Gostaria saber quanto cobram o Presidente o PM e os deputados, Directores de EMAE, BISTP e se esse salario é proporcional aos salarios do resto dos funcionarios publicos.
Mezedo
21 de Abril de 2023 at 8:46
Antes de entrar ao poder tinham solução para os problemas que o País enfrentava.
Papa chegou fome acabou ” Mensagem de Campanha”
A realidade é outra – Papa chegou, mandou matar, aplicou IVA, Seguro Obrigatório, e não quer aumento de salario.
Resumindo concluindo papa chegou desgraça aumentou.
E nesses casos papa chegou viagem só
Vanplega
21 de Abril de 2023 at 21:21
A melhor soluçāo para o paìs è, o 1 Ministro, deixar de gastar o pouco que temos em suas viajens. Tanto para ele como Presidente da Republica e Assembleia da Republica.
– Fazer uma reforma nos salàrio dos Senhores, ed cima abaixo. Nāo esquecendo na Reformas.
– Ler pùblicamente relatòrio da CCEAC
Porque o crime do dia 25/11/22 è um problema sèrio que afecta o pais. Os doadores estāo que os governantes resolvam este problema.
As doações ñ Sao dados por este crime
– O 1 Ministro, tem que deixar de ser mentiroso
Mezedo
21 de Abril de 2023 at 8:51
Sindicado dos funcionários da Educação, da Agricultura, do Tribunal de Contas, e todas outras instituições devem seguir o exemplo e aplicar greve geral, não se pode dar trégua ao malandro que só sabe viajar com dinheiro do povo, quando a miséria aumenta o custo de vida esta cada dia mais elevado.
Célio Afonso
22 de Abril de 2023 at 9:54
Cambada de assassinos, corruptos.
O povo não tem direito ao ajustamento salarial porque os políticos são novos neocolonialiatas!
Maldita independência!