Política

Primeiro-ministro acha que ROSEMA não belisca as relações com Angola

«Eu acho que não…», declarou Patrice Trovoada no aeroporto Nuno Xavier Dias, quando regressava da visita ao Ruanda.

O primeiro-ministro explicou a imprensa que a fábrica de cervejas Rosema não é uma empresa estatal. «É uma empresa em que o accionista é angolano, mas é uma empresa também em que um que pretende ser accionista-proprietário é são-tomense», acrescentou.

O Chefe do Governo reconheceu que a situação é complexa. «Portanto uma relação complexa que não deve beliscar as relações entre Estados», frisou.

Patrice Trovoada pediu para que tudo ficasse nas mãos da justiça. «Deixamos isso na mão da justiça. Convém que a justiça funcione de uma maneira que dê segurança a toda a gente», reforçou.

Consciente da má imagem que o caso ROSEMA tem criado para o ambiente de negócios em São Tomé e Príncipe e para a segurança jurídica dos investimentos, o primeiro-ministro recordou que se trata de um caso antigo.

«É um caso antigo, em que a justiça ora decidiu assim, ora decidiu contrário. O papel do governo é garantir a reforma da justiça. Por isso é que a Assembleia Nacional vai votar a reforma da justiça, em que todos os parâmetros que ajudam a dar credibilidade e confiança na justiça estarão lá», explicou.

Diante da Cruz da Rosema, é melhor deixar os juízes e magistrados do ministério público rezarem sossegados.

«A justiça agiu vamos deixá-la fazer o seu trabalho e vamos observar sem grandes comentários. Deixamos a justiça fazer o seu trabalho», apelou o primeiro-ministro.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Sem assunto

    18 de Julho de 2023 at 5:53

    “Eu acho que não”. Sinceramente vamos lá!
    O nosso irmão gabonês, por sinal primeiro ministro e chefe do governo Patrice Trovoada tem uma série de dificuldades em expressar num português compreensível e polido.
    Entendo o, tenho experiências com línguas estrangeiras de modo que sempre ao iniciar o processo da aprendizagem das mesmas a base estava na língua oficial o português, o mesmo acontece com o nosso amigo gabonês que tem o francês como a língua nativa, todavia ao ter ambições políticas num país estrangeiro e ao ser primeiro ministro pela 4° vez, deste mesmo país, é imperativo uma aprendizagem de excelência da língua, e não este falar desenrascado como que se de uma criança trata se.
    Tudo isto faz com que 70% daquilo que este pigmeu verbaliza seja desprovido de lógica, contextualização, semântica, pragmática, referente etc ….assim comunica um primeiro ministro a nação. Bela m.da!

    • Margarida Lopes

      18 de Julho de 2023 at 13:04

      De facto verdade e sobretudo ABSURDO, que este senhor,o foragido desgraçado e corrupto ditador Patrice TROVOADA,tenha uma linguagem CLAUDICANTE na “sua” expressão oral portuguêsa, imagino então na expressão escrita a catástrofe…este individuo nunca mereceu ter um cargo político em STP mesmo sendo dos menos relevados,inclusive para ser chofer de um ministro ele não daria a conta do recado com HONESTIDADE pois que ia re-vender a gazolina do carro que lhe foi confiado. O papel e a VOCAÇÃO do Patrice TROVOADA na sociedade é de CAMBALACHEIRO, ou seja de DELINQUENTE CRIMINOSO, de BAN-DI-DO…resumindo, de PADRINHO MAFIOSO ( como o pai Miguel TROVOADA).Ele é simplesmente o herdeiro do seu pai, mestre de vigaristas. O Patrice TROVOADA deveria ter continuado as ATIVIDADES da sua carreira que é de TRAFICANTE de produtos ilícitos,sua prática de longos anos no 93,Seine Saint Denis ( ainda se lembram dele na banda dos 93 de PANTIN), e como 2°os camaradas da época costumam dizer” il a trouver un gros poisson et là, Patrice va pouvoir vendre tous ces camarades et aussi les affaires de l’Etat et empocher les bénéfices, comme il a toujours fait…ah ce mec est fort en magouille, à doubler les gens…on l’attend ici depuiiiiis, il le sait !” Está muita coisa dita neste curto dizer. Eís porque o Patrice TROVOADA preferiu ir adquirir bens em Portugal e noutros países, evitando a França, porque ele sabe muito bem o que lhe espera naquele país.
      É de uma importância capital de lembrar que os TROVOADA tiveram muitos apoios e muitos colaboradores para chegaram onde estão, embora hoje já não são mais da atualidade por razões de RIVALIDADE, de AMBIÇÃO DESMEDIDA, que pôs um termo DEFINITIVO e mesmo de relações ODIOSAS entre estas pessoas e a família TROVOADA,um dos braços direito e comparsa direto do Miguel TROVOADA era o ex 1o ministro Gabriel Costa ( ex JOTA-MLSTP e pupilo do Manuel Pinto da Costa), que desde a França, foi o ” militante” mais próximo dos TROVOADA na preparação e na campanha política para o REGRESSO DEFINITIVO para STP da família TROVOADA exilada.
      Creio que se deve tomar em consideração todos e todas aqueles/as que participaram neste sentido e reconhecer UTILMENTE que se houver pessoas a serem julgadas os TROVOADA são os que estão na cabeça, mas houve e há também os seus TRONCOS & MEMBROS que não podem passar despercebidos, que aliás, mesmo a víctima principal do massacre do 25 de novembro último, Arlécio Costa, chegou a ser próximo e a ter colaborado/ pacto com os TROVOADA, que foi esta a razão da sua atroz eliminação física pois que conhecia e tinha muitas provas e bué de segredos sobre esta família TROVOADA. Não é segredo para nenhum são-tomense, todos e todas sabem esta verdade, mas ninguém ousa vir ao público denunciar por razões de REPRESALHAS que o Patrice TROVOADA tem usado como modo de fazer silenciar os cidadãos…o ESTADO de STP cujo chefe do governo é o PT-ADI é a cópia do regime staliniano. Mas o desfecho será DRAMÁTICO.

    • Jose Rocha

      18 de Julho de 2023 at 13:52

      A lei é cega. À justiça rege-se por regras, prazos e outras coisas que os não conhecedores da lei não são saberão interpretar correctamente gerando muita confusão na cabeça das pessoas.

  2. Mezedo

    18 de Julho de 2023 at 7:54

    O Bicho esta envolvido diretamente no caso e como sabe que as consequências podem ser graves para STP, esta tentar desviar atenção dizendo que é da justiça.

    Justiça que ele determina.

    Angola deve agir sem medo e tirar todas consequências que for necessária.

  3. adalberto gomes

    18 de Julho de 2023 at 10:45

    Patrice Trovoada e Nino Monteiro são sócios e têm trato so Cerveigeira ROSEMA.
    Sabiam?

    • Renato Cardoso

      18 de Julho de 2023 at 12:17

      Realmente este sujeito deve aprender e expressar-se na língua oficial das ilhas que é o português!
      Para além de língua pegada que arrasta e engole às palavras expressa-se horrivelmente.
      Não há pachorra para escutar e perceber o que fala.Alias associado ao sorriso falso que emite é obra para a psicanálise!

  4. ANCA

    18 de Julho de 2023 at 12:05

    Se o país tivesse uma lei de investimento estrangeiro, em que capital fosse 70% porcento estrangeiro e 30 nacional ou 60% porcento e 40% porcento nacional, já evitariamos conflitos desta natureza, e estariamos a favorecer os empresários e a nossa pequena economia mercado e pensamento e modo de estar…

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  5. adalberto gomes

    18 de Julho de 2023 at 17:58

    “ATCETRA”

  6. luisó

    19 de Julho de 2023 at 12:57

    Ok e foi fazer o quê ao Ruanda ?
    E porquê o Ruanda ?

  7. Pierre Faleiro

    20 de Julho de 2023 at 4:57

    A Decisão do ESTADO SANTOMENSE-Não passa de um Roubo do bem alheio. E isto, seguramente tem mãos do PT. Vocês se lembram de uma visita que ele promoveu a fabrica Rosema com o pessoal da SOBRAGA-Cervejaria REGAB, e que manifestaram interesse nesta fabrica?
    Como é que os NINOS, podem ser donos de uma coisa que o dono não vendeu? Quem deu aos juizes de STP o direito de vender a fabrica? Isto foi por concurso público? E porquê? Foram mandatados para isto? Ser fiel DEPOSITÁRIO, significa sair dono? Que lindo este Direito “Santomense” Boa escola para formar GATUNOS.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top