Desporto

Presidentes dos países da CPLP já estão em São Tomé

José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde, foi o primeiro a desembarcar no aeroporto internacional de São Tomé. O Chefe de Estado de Cabo Verde considera que o Lema Juventude e a Sustentabilidade dá o mote para que a conferência dos chefes de Estado e de Governo seja excelente.

Já o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que o lema escolhido por São Tomé e Príncipe vai contribuir para reforçar o peso da CPLP no contexto internacional.

Pelo menos 7 Presidentes da República dos 9 estados membros da Comunidade de Língua Portuguesa participam na XIV Cimeira em São Tomé. Timor Leste faz-se representar pela Presidente do Parlamento, e o Presidente de Moçambique Filipe Nyusi está não vem para o evento.

Junto aos governos, os Presidentes vão definir novas acções que dão resposta às questões de actualidade mundial, contidas no lema da cimeira, Juventude e Sustentabilidade.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou o desenvolvimento sustentável, o emprego, a mobilidade e a economia digital e outros assuntos na agenda da conferência. São questões de actualidade mundial que na perspectiva do Presidente de Portugal vão reforçar o peso da CPLP na nova ordem mundial que está a ser desenhada.

Cabo Verde, através de José Maria Neves acredita que a Juventude e a Sustentabilidade, criam as condições para a conferência dos Chefes de Estado e de Governo ser excelente,.

Os Presidentes da Guiné Bissau e da Guiné Equatorial também chegaram a São Tomé na tarde de sábado, mas não falaram à imprensa. Umaro Sissouco Embalo e Teodoro Basogo juntaram-se a José Maria Neves e a Marcelo rebelo de Sousa. Segundo o serviço protocolar, os Presidentes de Angola e do Brasil, respectivamente João Lourenço e Lula da Silva devem chegar a São Tomé este domingo, o dia da XIV Cimeira da CPLP.

A CPLP aposta na Juventude e no desenvolvimento sustentável para conquistar o futuro.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Renato Cardoso

    27 de Agosto de 2023 at 10:26

    Outro cimeira que é a mais do mesmo e apenas para cumprir agenda e lambuzarem-se do erário público!
    O Pintakabra e o Vila Velha aproveitando-se disso vão continuar o seu caminho da ditadura em marcha.
    E tudo fica na mesma !

  2. Margarida Lopes

    28 de Agosto de 2023 at 21:00

    Esta é a CIMEIRA mais escandalosa que jamais existiu…reunir países ditos DEMOCRÁTICOS, certo, que falam a mesma língua o PORTUGUÊS, mas que nada tinham que ir se réunir em STP cujo o regime instalado pelo goveno do 1°ministro,Patrice TROVOADA,é categóricamente DITADOR-CORRUPTO e TOTALITÁRIO, onde cidadãos são-tomenses foram assassinados violentamente torturados até a morte, no quartel do MÔRRO, onde cidadãos são-tomenses estão presos e maltratados( outra forma de tortura, pois que não ousam tão imediatamente voltar a ceifá-los a vida, com receio de despertar de novo a curiosidade internacional sobre os massacres etc…pois que ainda circulam videos que provam e confirmam este triste horror cometido logo 30 dias após o empossamento do Patrice TROVOADA como 1°ministro)tendo ultrapassado LARGAMENTE a prisão preventiva, continuam a prender arbitráriamente, pessoas que atrapalham o governo atual, continuam a desaparecer,outros são envenenados ( 2°os próximos das víctimas)e por aí fora.
    Esta é a CIMEIRA “des faux culs”, pois que todos os dirigentes dos países présentes estão ao corrente da situação política DRAMÁTICA em STP, muitos até dizem não apreciar o chefe do governo ( teremos ocasião um dia de citá-los e de publicar o que disseram, onde e quando disseram). Todos se riem uns com os outros, dão-se “palmadinhas no ombro”, dão falsas gargalhadas juntos, mas no fundo eles se detestam ” cordialmente “.
    Esta é mais um BURACÃO que ficou bem aberto…escancarado,porque não foi tratado, nenhum problema foi resolvido, tudo está pra se fazer, cada um tenta enganar o outro, vão se enganando uns aos outros.
    Seja como for, o problema de STP,quanto a justiça do caso do 25 de novembro de 2022, só mesmo a nível nacional é que será tratado…tudo está na boa vía nesta sentido. NÃO TARDA POR ESPERAR.
    No que diz respeito a proposta da próxima CIMEIRA na Guiné-Bissau, veremos se até lá estaremos todos presente neste planeta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top