Política

Presidente santomense condena o golpe de estado militar no Gabão

O presidente de S. Tomé e Príncipe condenou, esta quarta-feira, o golpe de estado militar no Gabão, onde um grupo de militares anunciou na televisão o cancelamento das eleições presidenciais que reelegeram, no sábado, Ali Bongo Ondimba e a dissolução de todas as instituições democráticas.

Para Carlos Vila Nova a usurpação do poder pela via das armas é um ato que deve merecer a condenação de todos os países que vivem o estado de direito democrático.

«Toda e qualquer forma de inversão da ordem constitucional não pode merecer a nossa concordância. É um ato que condenamos porque ele vem na sequência da interrupção do funcionamento de um estado de direito normal».

Segundo Vila Nova, em democracia «há que se respeitar a decisão soberana do povo. Faz-se eleições e os resultados devem ser aceites ou podem ser contestadas, mas, a usurpação do poder pela via das armas é um acto que merece a condenação e de todos os países que vivem o estado de direito democrático».

Avançou o presidente da república que, dos contactos possíveis junto de algumas fontes no Gabão, ´«o presidente deposto Aly Bongo está em residência fixa e está bem, mas, sob vigilância médica. As ruas estão a ser patrulhadas para evitar a pilhagem e a situação parece calma» – frisou.

Segundo ainda o presidente da república, a comunidade santomense radicada no Gabão está bem e foi aconselhada a não sair de casa. «A comunidade santomense está bem, foi aconselhada a não sair de casa, falei com a embaixadora, estão todos em casa. Aparentemente está tudo calmo, mas, é preciso estar atento ao evoluir das próximas horas» – conclui a chefe de estado santomense na sua primeira reacção ao golpe de estado militar no vizinho Gabão.

José Bouças

16 Comments

16 Comments

  1. Revolução

    30 de Agosto de 2023 at 23:57

    Presidente babaca esse CVN, sobre a caso de 25 de Novembro nada pronunciou, agora o caso de Gabão vens na primeira hora condenar, melhor ficarias calado sobre o assunto. Como tendes reinar na onda de ditadura com seu aliado baixinho de PT pensas que são donos de tudo isso, mas controla emoção e seja leal ao povo pelo seu juramento e não leal ao teu chefe PT.
    Obs. Agora queria ver PT fazer as viagens ao Gabão trás de casa, vai visitar teu irmão Bongo, rabo racha você!

  2. Sem assunto

    31 de Agosto de 2023 at 5:00

    Olhe para São Tomé e Príncipe e para os seus habitantes. Não meta bedelhos nos assuntos internacionais, afinal o nosso país é uma insignificância para o mundo e continuará a ser ló se tiver nos dirigentes como o senhor que ao invés de pensar com a sua cabeça, enquanto o mais alto magistrado do país, toma ordens e obdece zelosamente orientações de um tal, Patrice Trovoada, que por sinal nem santomense é.
    Porque não pronunciaste sobre a ordem abusiva e inconstitucional de proibir manifestações? Tu és o garante da Constituição, entenda isto de uma vez por todas.
    A quando do falso golpe de Estado, de 25 de Novembro foste a última pessoa a falar, e agora no Gabão és uma das primeiras, sentistes gabonês?
    Estás a ensaiar para ser o pior Presidente República da nossa história….uma pena!

  3. Revolucionario

    31 de Agosto de 2023 at 8:16

    Eu gostaria tanto de falar deste Vila Nova, mas nem vou lhe dar atenção, aliás Vila Nova perdeu todo o respeito como Presidente e como pessoa, muito grave quando diz que pensaram que foram buscar rebuçado no quartel. Isto é inqualificável o que disse! Tem passado tantas aberações em S.Tomé e o pior e o mais cúmulo dos cúmulos é ouvir este senhor dizer que as Instituições democráticas estão a funcionar bem! Só pode ser tamanha demência mental ou bajulação sem medida!
    Agora vem dizer que condena o golpe porque os países vivem um estado de direito democrático! Mais uma vez Vila Nova! Que demencia! Que hipocresia! Vila Nova, o teu país vive um estado de direito democrático ou um Estado ditatorial imposto pelo teu chefe Patrice Trovoada? O que é vosso há de vir! Deus não dorme! Jesus proverá!

  4. Mezedo

    31 de Agosto de 2023 at 8:25

    O senhor devia ter vergonha ao falar de Golpe, o teu aliado mandou matar e assassinar no quartel, fingindo golpe de estado que ele mesmo
    orquestrou para enganar a povo e senhor nada fez. Hoje vem condenar golpe noutro país.

    Espera que verdadeiro golpe vai acontecer aqui com voces. pode registar isso.

    • Carmén TROVOADA

      2 de Setembro de 2023 at 21:09

      Carlos Vila Nova, ô homem, você SE desperta e põe-se a falar á toa, de boca pra fora sem ter a mínima noção do seu miserável perfil de presidente MEDRICAS, que não sabe e nem toma decisões importantes na situação política e caótica de STP, sabendo que é um psicopata não assumido e extrêmamente perigoso quando o ambiente derapa.
      Vamos ser mais…talvez optaram para se divertirem. Porque não

  5. Renato Cardoso

    31 de Agosto de 2023 at 10:49

    Perdeu a oportunidade de estar calado!

  6. EX

    31 de Agosto de 2023 at 11:49

    Uma grande oportunidade de estar verdadeiramente calado por nao saber de nada.
    Mas no 25 de Novembro ficou calado por conviniencia.
    Faça nos favor de continuar calado, por estar somente a se fazer figuras tristes

  7. alberto costa

    31 de Agosto de 2023 at 13:32

    Estou a torcer para que a próxima seja em S.Tomé e Príncipe.
    Voce e teu patrão bem merecem por aquilo que estão fazendo com o povo santomense.
    Amém.

  8. Célio Afonso

    31 de Agosto de 2023 at 14:17

    Este subordinado do Patrice Trovoada é o pior PR que STP ja teve!
    Esse indivíduo envergonha a nação Saotomense!
    Muito triste!

  9. Estamos Prontos

    31 de Agosto de 2023 at 19:36

    “Toda e qualquer forma de inversão da ordem constitucional não pode merecer a nossa concordância”. cobcordo

    …e pergunto….e as fraudes eleitorais? e os golpes forjados para acusar e matar inocentes? merecem a sua concordância? Aperentemente sim….

  10. Observador

    31 de Agosto de 2023 at 19:49

    As ditaduras a cair uma a uma e uns malucos a querer implantar em STP….

  11. Plôcô de Obolongo

    31 de Agosto de 2023 at 19:59

    Agora o PT vai parar mais no pais….acabaram os jatos privados

  12. Luis Gordo

    1 de Setembro de 2023 at 9:01

    Com todo respeito, o sr. deveria abster.se sobre este assunto, é uma grande oportunidade perdida, para demonstrar a sua verdadeira imagem de Põncio Pilato.

  13. Carmén TROVOADA

    2 de Setembro de 2023 at 15:48

    …agora sim, vai haver um REAL GOLPE de ESTADO em STP. Quem serão os próximos ARLÉCIO COSTA, e os 3 outros cidadãos assassinados? Nós já temos uma vaga ideia! Quem viver até lá verá !

  14. Realista

    3 de Setembro de 2023 at 9:36

    Outro palhaço do circo ditatorial da ala do baixinho PT melhor tá calado

  15. Margarida Lopes

    3 de Setembro de 2023 at 18:53

    Agora quem vai manter este ” train- train de vie” que o Patrice TROVOADA leva,tendo um avião á sua disposição pago pelo Estado são-tomense, mas posto ao serviço deste corrupto ditador. Esta situação política DRAMÁTICA que invadiu a África, continua se propagando pelo continente fora e está há dois passos de STP, porque é também um país a-fri-ca-no ditador, corrupto e sanguinário. Hão-de notar, que não tem havido nenhuma morte dos políticos destituídos do poder, porque a intenção é de fazê-los passar pela justiça para serem julgados e corretamente condenados pelos seus DELITOS graves e ATOS. Tem sido o combate dos ATIVISTAS PANAFRICANOS, porque sabemos que uma vez mortos tudo se acabou, eles encontram a paz( pelo menos neste mundo). Assim vai se passar com os criminosos assassinos políticos são-tomenses, quando chegar aquela hora, que já está próxima…não serão só os VARELA, PATRICE TROVOADA, J.AMADO, ARMINDO ( o BAN-DI-DO reles), os desta PROMOÇÃO e os da antiga PROMOÇÃO política também têm que ser julgados, pois que eles /elas também falharam e muito…a prisão tem que ser ESPAÇOSA demais para fazer caber todos estes vagabundos desgraçados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top