A constatação foi feita no terreno. Depois de percorrer o ministério das finanças, as alfândegas e a empresa de administração de portos (ENAPORT), o primeiro-ministro confessou que a atividade económica em S. Tomé e Príncipe está fraca.
«Este ano de facto, a atividade económica está fraca e, por conseguinte, não se pode esperar muito em termos de distribuição de rendimentos e de negócios para quem trabalha nessa área de porto» disse o chefe do governo.
Patrice Trovoada considera também que há muitos esquemas montados que prejudicam a economia nacional.
«O país está com muitos esquemas. Há um termo aqui, as pessoas estão a desenrascar, mas, o desencascar não pode permitir tudo e prejudicar o país. Temos de fazer reformas, temos que ter a coragem de sermos mais rigorosos, temos de ter a coragem de castigar quando se deve castigar, porque isso tudo é para o bem de todos e a possibilidade de o pais crescer».

O chefe do governo evocou a necessidade urgente de reformas, falou do concurso para a nomeação do novo diretor-geral da empresa de administração de portos (ENAPORT) e da suspensão do contrato com o consórcio ganês Safebond que geria os portos do arquipélago.
«A Safebond se assim entenderem e, se assim as coisas acontecerem, iremos noutros patamares discutir com eles» – desabafou o chefe do governo.
Uma clara alusão à resolução do diferendo na justiça.
Recorde-se que o governo justificou a decisão de suspender o contrato com a Safebond, com a necessidade de salvaguardar o interesse público.
José Bouças

El
4 de Outubro de 2023 at 20:32
Mesmo com implementacao do iva?
Jorge Semedo
5 de Outubro de 2023 at 3:39
Safebond! Da forma tao aressada e atabalhoada como foi feita a adjucacacao, por um Governo em gestão, não se pode esperar muito deste consórcio onde estão integrados os nossos irmãos do sul que só defendem única e exclusivamente os interesses do Pinto da Costa e do MLSTP enquanto estiverem no poder. Os nossos irmãos do sul são um calcanhar de aquiles para STP quando MLSTP não está no poder. Este acordo foi uma armadilha para este novo governo.E urgente desmontar está armadiha. O governo anterior asdilhou o actual governo com Safebond. E preciso desarmadilhar Safebond urgentemente.
EX
5 de Outubro de 2023 at 9:29
Patetico, fala se na economia o pais que esta fraca e de rastos, teu comentario apenas foca na Safebond, tua mente é fraca e mediocre
EX
5 de Outubro de 2023 at 9:31
Com um Governo Fraco, e o PM que so sabe viajar e lança conversas do anterior Governo, ha mais de uma ano, o que quer se esperar da Economia
Madiba
5 de Outubro de 2023 at 9:54
Enfim! Reformas! Todos nós que, na verdade preocupamos com este país minimamente, sabemos que sem a reforma estrutural séria S. Tomé e Príncipe não vai ao lado nenhum. Acontece que reformas do Estado santomense, todos políticos falam, mas ninguém tem a coragem de as executar na prática. Este governo passou um ano a dizer que vai fazer reformas e continua a dizer que as vai fazer. Só vejo um entupimento de pessoas sem qualificações, sem orientações, sem o devido enquadramento com as tarefas a executar nos sectores onde estão instalados. Muitas dessas pessoas nem sequer tem uma cadeira para acomodar! Mas é o mesmo governo que diz que o Orçamento do Estado é só para pagar salários. Que os funcionários públicos ascendem a nove mil.
Confesso, eu não consigo entender nada disto, num momento que graças a Deus, muitas pessoas têm saído do país. Como é que o governo não consegue aproveitar este balanço.! Afinal de contas, qual é o verdadeiro problema? Deus, acuda S. Tomé e Príncipe!
SEMPRE AMIGO
5 de Outubro de 2023 at 12:04
Meu DEUS!Jorge Semedo!*Tudo vem a proposito para rebuscar PINTO DA COSTA do vosso subconsciente….CREDO!!!
!
Lucio paraiso
5 de Outubro de 2023 at 14:46
Sem trabalho bem feito não a produção
Vanplega
5 de Outubro de 2023 at 18:05
O que nòs esperamos deste individo cm 1 Ministro!
Essa è 4 vezes cm 1 Ministro. O que ele trouxe nas anteriores governaçāo?
Esquemas, desenrascar e outros nomes mais tem seu ADN.
Proposta para este individo:
Que và concorrer as eleições no GABĀO, sua terra Natal
Deixem Sāo Tome e Principe, para os verdadeiros Santomenses
WXYZ
6 de Outubro de 2023 at 1:39
“Deixem Sāo Tome e Principe, para os verdadeiros Santomenses”. Para si quem sāo os verdadeiros Santomenses? Que aparencia teem os verdadeiros Santomenses? Que conduta? Que caracteristicas fisicas e comportamentais teem eles os verdadeiros Santomenses? Qual é a fisionomia ou traços gerais de verdadeiros ou falsos Santomenses. Voce se for ao Jardim do Pensamento ali no centro da capital voce consegue identificar verdadeiros e/ou falsos Santomenses. E se deslocares as roças, antigas empresas agricolas com as suas antigas sanzalas conseguirias descriminar entre seres humanos que la habitam qual deles seria verdadeiro Santomense? Gika vendedor de peças auto, Sum Djingo de Riboque, Jorge Bom Jesus, Mussa Auwii que tem loja de tintas, Mulela, Cabeça que tem loja aqui ao pe do Salgueirinho, Dna. Alda do Espirito Santo, Dr. Manuel Pinto da Costa, o Sr. Fradique de Menezes, Osvaldo Vaz, Carlos Vila Nova, Osvaldo Abreu, as familias Metzger, Sweedergreen, Jacob. Voce mesmo, Eu que escrevo, o Abel, Enfim… Pra ti qual deles ee verdadeiro Santomense? CONVEHAMOS PA! E DEIXA DISSO! E PROCURE DESVENDAR AS SUAS RAIZES (pena que os verdadeiros e/ou falsos Santomenses danificaram grande parte dos livros geneologicos quando descobertaram o edificio de tribunal num epoca chuvosa).
Carmén TROVOADA
5 de Outubro de 2023 at 21:39
Este Patrice Trovoada pensa que vai nos distrair com outros assuntos…MENTIRA, estámos de olho porque estámos a espera da sua condenação pelos assassinatos que você organizou mandando torturar 6 cidadãos são-tomenses pelo menos é sabido desde 2018 : o economista mulato Jorge Pereira dos Santos “BARBOY”, jovem do RIBOQUE, Arlécio Costa e as 3 outras víctimas do massacre coletivo do 25 de novembro de 2022.
Queremos este MAQUIAVÉLICO psicopata, ditador, criminoso, sanguinário ( como enumera a amiga Guiducha Lopes)no banco dos réus para ser julgado e condenado…e vamos ganhar esta causa,vamos levar o tempo que necessário for. Ganharemos esta batalha contra este desgraçado do Patrice TROVOADA.