Foram três anos de missão em que a prioridade se concentrou no reforço da cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe, em várias áreas.
«Saúde, educação, segurança, defesa e justiça também. Foi assinado, igualmente, o chamado programa Mais Colabora que permitirá uma ajuda concreta para a reforma e modernização do sector da administração pública em S. Tomé e Príncipe» – destacou o embaixador de Portugal.
Rui Carmo iniciou, esta quarta-feira, cumprimentos de despedida aos órgãos de soberania, manifestando a excelência das relações diplomáticas entre os dois países e reiterando o compromisso da continuidade do reforço e consolidação dessas relações.
«Sei que há dificuldades económica e financeira, mas, julgo que com a colaboração de todos e ajuda dos parceiros internacionais, em concreto, com a ajuda de Portugal essas dificuldades serão superadas» – frisou

Rui Carmo diz levar de São Tomé e Príncipe a amizade e uma lição de vida.
«A resiliência de enfrentar todas as adversidades que nos surgem na vida e, é de salientar, a coragem e a determinação para enfrentar essas dificuldades. É uma lição que levo comigo».
Rui Carmo vai continuar a carreira diplomática em África, como embaixador de Portugal na Namíbia.
Cristina Moniz, a próxima representante diplomática de Portugal em São Tomé, deverá assumir o cargo ainda este mês.
José Bouças
