Em comunicados que fez chegar a redacção do Téla Nón, o grupo que apoia a candidatura de João Bonfim à liderança do partido PCD, acusa o primeiro-ministro Patrice Trovoada de violação flagrante das leis do país, e diz ter provas de que Patrice Trovoada não se preparou devidamente antes de candidatar ao cargo de primeiro Ministro.
O Téla Nón coloca a disposição dos leitores os comunicados do grupo de apoio à candidatura de João Bonfim.
1 –
2 –
Joãozinho
19 de Dezembro de 2023 at 21:23
Nebulosidade! O Grupo de Apoio a candidatura de João Sacramento Bonfim à liderança do partido PCD?Já começa mal; a esconder os detalhes…
Será que Sousa Dias (Quem?) não fez o “trabalho de casa”?
Quem é, e qual é o perfil do candidato em proposta? Quem faz parte do “Grupo de Apoio” lista dos nomes e outros grupinhos de interesses? É um mau sinal se começar com falta de transferência!
Primeiro deve-se fazer uma sondagem à vários níveis relativamente a possibilidade de um candidato político na liderança de um partido dar provas de sucessos.
Segundo, qual é a opinião pública que a população Santomense tem em relação a conduta, postura, reputação, competência, capacidade de liderança, etc., deste João Bonfim? A nível interno e externo, poderá o partido PCD, com João Bonfim no teto, convencer os votantes registados para votar, nomeadamente dar alguma chance ao partido vencer as eleições? Qual é a probabilidade?
Terceiro, o Senhor João Bonfim ficou por esclarecer sobre a situação de Bolsas de Estudos quando ele era Ministro de Educação, Cultura, Juventude, e Desportos no antigo governo de PCD-GR. Salvo o erro no ano 1993 – Esta é uma situação crítica e fato pendente!
No meu ver, acho que João Bonfim é uma pessoa errada para ajudar este povo com a situação de água, luz/eletricidade, dívidas, falta de medicamentos, problemas de caráter social que vem-se agravando em São Tomé e Príncipe (STP), a corrupção, burla, tráficos de drogas
e tráficos de influência, violações de leis da nossa Constituição Política, prender membros do governo, deputados, os “grandes chefes,” etc., e por a casa em ordem com bons resultados ao crescimento económico e financeiro da nação.
João Bonfim, se for a tal parado que em São Tomé diz-se “manhoso” que era Ministro de Educação, então será um retrocesso ao desenvolvimento de STP. Porquê que digo isto? Porque João Bonfim sempre foi e será um tipo robô recebendo instituições e ordens do membros bangões mestres do PCD. O País não precisa disto.
São Tomé e Príncipe precisa de uma equipa de pessoas honestas que podem gerir este País sem corrupção tão alarmante como está.
A honestidade de João Bonfim resta no seu serviço aos membros do partido dele, e não a serviço do povo Santomente.
João Bonfim é um homem que quando o vento soprar para Norte, ele vai; sopra para Sul, ele caí lá embaixo; vento bate ele no centro, ele não sabe se corre para Este ou Oeste.
Este homem (mãçu, como diziam as avós) meigo, calmo, manso como um cão bem domesticado e bom mansão não é o que precisa em STP nesta fase da história deste País.
João Bonfim deu bolsas em esquemas aos filhos e filhas de gente do governo anterior, estudantes uns com notas fracas e poucos com boas notas de médio pós-liceu. A elite, classe política, a burguesia, e os gatunos são quem João Bonfim vai servir se for eleito dentro do partido PCD e por sufrágio universal.
Temos que mudar!
Os filhos dos pobres com boas notas, bons alunos também merecem bolsas de estudo.
Sou a partidário por isso, sem afiliação partidária, com informação condigna e verdadeira pode-se ser mais objetivo e fazer uma avaliação com sinceridade com as análises baseadas em fato e não propagandas.
Esta seria uma oportunidade para Sousa Dias e companhia limitada repensem a suas proposta.
Entretanto, todavia se quiserem prosseguir com este João do Sacramento Bonfim
à presidência do Partido de Convergência Democrática, a escolha é vossa. São livres de fazer o que bem entenderem… O povo Santomense e o nosso País merece melhor do que isto.
Deus, Perdoe São Tomé e Príncipe
Atenção: Povo não esqueça. Procure saber qual foi o resultado da governação do governo PCD/Grupo de Reflexão, e Presidente Miguel Trovoada quando Pinto da Costa abriu as portas do País para democracia. Qual progresso em termos de desenvolvimento? Só brigas, intrigas, instabilidades, atentado disto e daquilo (golpes de Estado sem pé nem cabeça), corrupção, anarquia, falta de união e amizade sincera entre os Santomenses, atraso à quase todos os níveis, e assim por diante. Temos que virar a página e procurar um outro rumo com mais estabilidade política, e Bia vontade de fazer o Bem para o País e dar oportunidades para nossa população crescer e desenvolver.
Original
20 de Dezembro de 2023 at 20:35
Acho que o Partido não está a impor à semelhança dos outros.