Política

“Os livros das contas públicas estão abertos”

O principal produto de exportação do país, o óleo de palma está bloqueado, por causa da greve de mais de 1 mês na Agripalma. A greve no sector da educação que paralisou todas as escolas e jardins de infância, já dura 20 dias. Ao mesmo tempo surgem manif estações de reivindicações salariais noutros sectores de actividade laboral, tanto na administração pública como no sector privado.

A ameaça das centrais sindicais feita nos finais de 2023, de que o aumento da carestia de vida poderia provocar a paralisação do país em 2024 torna-se cada vez mais evidente.

O governo de Patrice Trovoada sente a ameaça da convulsão social, e decidiu abrir o livro das contas públicas.

«Os livros e as contas públicas estão abertos e podem ver qual a margem de manobra que o governo de facto tem…», declarou Patrice Trovoada.

Sem margem de manobra, sem solução para garantir aos trabalhadores da educação o salário (10 mil dobras-400 euros), que possa garantir os produtos da cesta básica, o primeiro-ministro apelou ao bom senso.  

«Estamos no limite daquilo que podemos fazer. Cabe aos professores também porem a mão na consciência. Eu apelo o bom senso das pessoas», frisou.

Os professores, educadores de infância, serventes e guardas das escolas admitem baixar a reivindicação de aumento salarial correspondente ao valor da cesta básica, ou seja, 10 mil dobras. No entanto exigem que o salário de base actualmente praticado de 2100 dobras cerca de 88 euros, seja actualizado para valores acima de 3 mil dobras (120 euros).

Por outro lado, na maior empresa privada do país, a AGRIPALMA, com cerca de 800 trabalhadores a reivindicação salarial baixou de 38% para 15%. Mesmo assim não há entendimento entre o patronato e os trabalhadores.

«Todos estamos a perder. O país, os trabalhadores e a própria AGRIPALMA que fez grandes investimentos e que estou convencido não pode ficar com a produção parada. Penso que há um pouco de margem para a Agripalma fazer algum esforço», afirmou Patrice Trovoada.

Sem o principal produto de exportação, o óleo de palma, os cofres do Estado estão a perder receitas.

Os trabalhadores em greve já se manifestaram diante do Palácio do Governo, que é um dos accionistas da AGRIPALMA.

Abel Veiga  

8 Comments

8 Comments

  1. Resistir

    19 de Março de 2024 at 13:19

    O PT está a referir-se a qual dos livros? Porque certamente há mais do que um livro de contas, E o verdadeiro ( o preço directo e indirecto dos alugueres dos aviões, dos hoteis de 6 estrelas, dos negócios do Porto, aeroporto, emae, e vários outros negócios), só ele conhece. Conta outra Patrice! Esta ninguém compra!

    • Ana Bêbada Gomes

      20 de Março de 2024 at 3:08

      Sindicatos! Vocês querem ou não querem greves? Sejais todos homens e mulheres corajosos/as! Fazer o que é correto na sociedade. A mudança para o melhor inicia com as greves fortes! Sempre foi assim em todos os países no mundo!

    • Quebra Osso

      20 de Março de 2024 at 15:26

      Patrice Trovoada não tem juízo.
      Aldrabão do povo.
      Não tem dinheiro, mas tem dinheiro! Este indivíduo é complicado.
      Criou novos gabinetes, ministérios, etc.
      Deu emprego à Nilda Borges da Mata para quê? Porquê? Sabemos a resposta. Simplesmente para roubar dinheiro dos projetos do Ambiente.
      Greve! Paga!

  2. Nini

    19 de Março de 2024 at 14:35

    Patrice Trovoada! Deixe a greve com o povo. Vai-te embora! Atrapalhas tudo.
    Sem justiça para a nossa população Santomense, não haverá paz.
    Paga dinheiro!

  3. Os Pecados e as Maldições Santomenses

    19 de Março de 2024 at 14:39

    Patrice Trovoada tem coração de pedra. Paga!

  4. República das Bananas? Não!

    19 de Março de 2024 at 19:03

    Nunca irás abrir os livros das contas públicas porque serás preso e condenado!
    Outro assunto.
    Querem os membros do sindicato demonstrar fraqueza? Assim não da. Lutar contra os maus é a nossa única saída! Sobretudo, si eles não querem cooperar ou negociar para se encontrar um ponto justo de entendimento. Vamos lutar juntos e unidos contra todo o mal em São Tomé e Príncipe.
    No justice, no peace!
    Ou seja, sem justiça não haverá paz. Ponto final

  5. Ziaurmarx Ramman Menezes Afonso Fernandes

    20 de Março de 2024 at 7:46

    Senhor primeiro ministro, nessa dita democracia que nos foi imposta pelo ocidente e que muitas vezes o senhor apelou para justificar as suas ações, quando se diz ao povo, somos a solução, nas campanhas, a própria dita democracia exige que o senhor resolva os problemas do povo.O senhor e o seu elenco, tem demonstrado uma certa desorientação, que fica claro com a greve dos professores.

    Alguns dos seus ministros são incompetentes e andam pelos ministros a passearem em vez de trabalharem. Senhor primeiro ministro o senhor está nesta classe pela quarta vez, e cada vez um que o senhor volta, há sempre um slogan novo. O senhor diz que abriu livro das contas públicas, que livro? Se o país está assim, tanto o senhor como os outros que passaram por lá, falo dos governos do MLSTP, PCD, MDFM, são culpados. Agora seria bom o senhor não ir por aí, assim o povo apelaria a tal democracia e o pederia as contas todas de todos os seus mandatos.

    Se são a solução, resolvam, se não têm capacidaded dimitam se.

  6. Vanplega

    20 de Março de 2024 at 14:22

    O livro da conta està aberta, senhor?

    Fala verdade, entāo, vamos abrir por inteiro:

    As suas viajens em jactos privados, os hoteis, estāo nas contas?

    Os contratos assinados que lesa o pais, quem ganhou ou ganha. Contratos da EMAE, ENAPOR, ENASA E DOS PETROLEOS, estāo, nas contas?

    Aumentos salarial aos militares, firmações de mais policias, estāo nas contas?

    4 mortes do dia 25/11/22 estāo nas contas?

    O arroz è dadivas, porquê està tāo caro, suas palavras, cobrança de IVA, estāo nas contas?

    Deixe de ser mentiroso e abra bem essas contas para tudo Sao Tome e Principe ver

    Estāo nas com os salàrios dos senhores Directores, estāo nas contas o que aconteceu a ROSEMA, que foi assaltada outta vez

    Os seus demònios devem saber ler essas contas