Política

Dia de Portugal – Cooperação com STP é forte e diversificada

Os hinos de Portugal e de São Tomé e Príncipe foram entoados pelos alunos da escola portuguesa ao som da flauta de bisel. A animação esteve a cargo na orquestra social rizoma. Os discursos marcaram o ponto alto da celebração do 10 de junho na capital santomense.

«Celebramos a língua e a cultura portuguesa, a nossa história enquanto povo que desde cedo decidiu que se singularizava numa nação e quis conhecer o mundo e outros povos, buscar novas oportunidades de vida e, por isso, marcamos presença nos cinco continentes com um legado rico como é demonstrado pelo país que somos hoje» – disse Cristina Moniz, Embaixadora de Portugal em S. Tomé e Príncipe.

A secretária de estado para energia de Portugal assegurou que a cooperação com São Tomé e Príncipe é forte e diversificada e representa a solidez da relação entre os dois povos e países.

«Neste momento, apoiamos cerca de oitenta projetos com o envolvimento alargado das entidades públicas do lado santomense, mas também de diferentes atores, em especial, organizações da sociedade civil» – sublinhou Maria João Pereira.

S. Tomé e Príncipe agradece e pede maior apoio de Portugal para a transição energética que o arquipélago tanto reclama.

«Para nós a questão de transição energética não é apenas e só para responder as questões ambientais que não é só, mas porque é algo que é muito urgente para o país, tendo em conta as necessidades que temos nesse momento» – destacou Gareth Guadalupe.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades reafirmou a determinação do governo de S. Tomé e Príncipe em continuar a trabalhar para fortalecer cada vez mais os laços de cooperação com Portugal.

José Bouças

1 Comment

1 Comment

  1. Renato Cardoso

    12 de Junho de 2024 at 8:09

    Cantadas de ocasião e tudo o resto é conversa para boi dormir!
    Portugal mamou e continua mamando das tetas da União Europeia e vai dando migalhas aos ilhéus!
    Mas também é verdade que os mesmos não são capazes e credíveis e até pedem coisas como tinta para impressoras e sabão entre outros pedidos bizarros!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top