Política

Há 3 meses que Patrice Trovoada lançou pedras mas as obras não começaram

As obras de reabilitação e modernização da marginal 12 de julho, na capital São Tomé foram consideradas pelos sucessivos governos como sendo estruturantes. No início do mês de março de 2024, o primeiro-ministro Patrice Trovoada lançou a primeira pedra, para o arranque das obras. Mas até agora nada aconteceu.

Preocupado, o primeiro-ministro deu um grito de alarme. «A marginal tem de ser uma realidade. Eu pedi ao ministro para chamar toda gente», afirmou.

O Chefe do governo considera que nos projectos os diversos interlocutores, nomeadamente as empresas de fiscalização, os gabinetes de estudo, as empresas a que foram adjudicadas as obras, «têm de trabalhar. Têm de ter mais dinamismo. Não podem continuar a perder tempo».

Patrice Trovoada mandou recolher as tropas para entender, por que razão ainda não arrancou a obra pública que pode gerar emprego, e dar um pequeno empurrão à economia.

O Chefe do governo reconheceu que a falta de acordo de facilidade de crédito com o FMI, impõe limites aos financiadores da obra.

«Todos os nossos parceiros querem nos ajudar. A intenção é de ajudar. A limitação é não existir o acordo com o FMI», precisou.

O governo da Holanda-Países Baixos, e o Banco Europeu de investimento são os financiadores do projecto de modernização da marginal 12 de julho.

Patrice Trovoada quer celeridade na execução do projecto, e criticou a burocracia.

«O que lamento é a burocracia dos projectos. Parece que os vários intervenientes nos projectos não têm consciência, porque os seus salários são pagos todos os meses, de que devem aumentar a produtividade, e resolver os problemas para que o desembolso do financiamento possa servir ao resto da economia», frisou.

 O Governo procura dinamizar obras públicas para promover o crescimento da economia. 

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. ANCA

    11 de Junho de 2024 at 23:41

    Tudo que o país, território, população, administração, precisa e de união, trabalho, organização, justiça e rigor.

    Andaram todos estes anos a aproveitar da ajuda dos outros sem desenvolver o que de essencial tinha, para alavancar a economia, vaidades e mais vaidades, robalheiras atras de roubalheiras, foram-se avisados varias vezes aqui.

    Casa onde falta pão todos ralham ninguém tem razão. É a fome, a pobreza, a miséria mental e material a reinar, enquanto vivem a grande e a francesa, com dinheiro extraído do povo, onde andam os seus ex ministros, nomeadamente Osvaldo Abreu.

    Tudo o que o país, precisa é de estabilidade, unir esforços para ultrapassar esta situação que vem de longos anos atrás, dividas, mais dividas,…povo na miséria, este é o tempo de soluções, jamais de intrigas políticas

    Sim hoje é tempo de sacrifício

    Necessário sim para que se possa viver bem amanhã
    Daí a importância estratégica de fortalecer o sector das estatísticas-INE- do País, território, população, administração, mar e rios.

    Como disse e bem o Ministro da agricultura;

    «O recenseamento agrícola vem ajudar-nos a compreender melhor, como estão os agricultores, quantos são e onde estão. Se não tivermos as estatísticas não vamos conseguir responder melhor os desafios que temos pela frente»

    Como disse e bem o representante da FAO-Athman Mravili;

    “Sem dados estatísticos não será possível planear.”

    Relativamente a situação difícil de falta de financiamento e divisa, GAP-interno/externo.

    Antes de mais convém ter sempre presente a palavra e conceito de segurança e sustentabilidade em qualquer projeto que pretendemos levar á cabo.

    Necessidade de conhecer melhor o país, território, população, administração, mar e rios, suas vantagens e desvantagens

    São Tomé e Príncipe, pequeno estado composto por duas ilhas e alguns ilhéus, 1001 km2, população- cerca de 250 a 280 mil habitantes

    Localizado na linha do Equador centro do mundo, posição geoestratégica para seu desenvolvimento sustentável, de recordar que ao norte grandes centros de decisão, de comercio, de informação, de industrias, de tecnologias, Europa América do Norte, á oeste África, África do Norte, África Central, África Subsaariana, mercado do golfo da guine com mais de 300 milhões de pessoas com necessidades a satisfazer, com ênfase para Angola, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Guine Equatorial, etc.,….á este o mercado do Mercosul, com ênfase para o Brasil, sem falar nas ligações históricas com a China, etc.,…o que implica melhor organização rigor e trabalho interno.

    Somos um País com dupla insularidade interna/externa, temos mar atlântico a volta, isto tem vantagens e desvantagens.

    Sendo um país, território, população, administração ,mar e rios, pequeno, com estas características, há necessidade de investir no mar, segurança, economia do mar, porta de saída/entrada, vizinhança, desenvolvimento da guarda costeira, desenvolvimento da marinha mercantil, conservação dos oceanos, escolas e universidades do mar, centros de investigação marinha, formação qualificação interna, na área marinha, pesca semi-industrial, cluster do mar(pesquisar conceito), porto de aguas profundas, portos e cais, desenvolvimento de indústria do pescado, fabricas de processamento do pescado, investigação marinha, aproveitamento e conservação dos recursos do mar, turismo marítimo, desporto marítimo, cruzeiro marítimo, abastecimento/reparação de embarcações, energias renováveis, energia das ondas, um recurso a aproveitar e olhar sobre outro prisma, com plano e estratégia bem definida, com sinergias com parceiros bem definidas e programadas.

    Necessidade de investir nos transportes marítimos, aéreos, terrestres, portos e aeroportos, ligações aéreas, marítimas e terrestres

    Rios outro recurso a aproveitar, a segurança, a navegação, a agricultura, agropecuária o turismo, o desporto, o lazer, a pesca, a energia renováveis.

    Vento apesar de estarmos numa zona de confluência de ar, parte sul do país bem explorado podemos ter a eólicas, energias renováveis

    Sol, chuva e solo outro recurso primordial, para produção agricultura, pecuária, pesca, turismo sobretudo na zona onde nos situamos, no mar produção de plâncton(pesquisar conceito), produção de energias renováveis, painéis solares, conservação da agua, da vegetação, flora e fauna.

    Terra apesar de pequena dimensão quando bem utilizada e explorada, permite resultados, segurança e sustentabilidade, necessidade de acrescentar mais valia aos produtos produzidos, frutas, flores, plantas medicinais, hortaliças, tubérculos, animais seus derivados e diversificação economia, rumo a pequena industrialização, fabricas de compotas, fabricas de pasta ou massa de tomate, de pimentão, especularias, aumento de produção interna para consumo interno/exportação.

    Homens- classe masculina e feminina- base famílias- sobretudo jovens investimento,(o melhor que um país pode ter em determinado momento, pirâmide populacional de base alargada, realidade extensível a África, de recordar que esta realidade muda com tempo) educação formação/qualificação, trabalho, rendimento, sobretudo interna/o.

    Administração

    Todos sabemos desde os tempos antigos até na conjuntura dos tempos modernos, coma a queda do muro de Berlim, da necessidade de ter instituições fortes e credíveis – famílias e organismos institucionais – instituições fortes fazem com Homens, bem preparados no seu caráter, na sua educação e formação de base, ser honesto, leal, trabalhador, integro, depois bem formado qualificado para execução e assunção de responsabilidades, quer parentais, quer civis e publicas.

    Pois que desde a independência que temos tidos famílias e instituições fracas, logo politicas fracas, logo a degradação social, econômica e financeira, a fome, a pobreza, a miséria, quer mental de pensamento e comportamentos, quer material. Desorganização, falta de rigor, improdutividade.

    Temos a Presidência da Republica, Assembleia da Republica, Governo Central e seus Ministérios, o Governo Regional e as Autarquias Locais, convinha uma redefinição, ou estudo destes conceitos

    Há necessidade urgente de inverter tal quadro, investir na justiça, nas escolas, escolas profissionais e universidades.

    Áreas ou Sectores ou instituições com potencialidades a desenvolver, a segurança e defesa, a justiça, a educação, a saúde, a economia(agricultura, a agropecuária, a pesca , o comercio, o comercio eletrônico, o turismo, o mar, os rios, as infraestrutura, o ordenamento do território, etc…), as finanças, o mar, os rios, de recordar que todas estas aeras têm o centro e problemáticas as pessoas, que constituem o povo, as famílias, as crianças, os jovens, os adultos e idosos, exige politicas de e para a população, as estatísticas.

    Temos uma fragilidade enorme no sector de administração, a nível da justiça, da educação, da saúde, da economia, das finanças que importa reverter.

    Sem segurança justiça, educação, formação e boa governação nada se almeja. Exigência rigor e modernização, qualificação, inspeção da administração sobretudo publica urgente. Modernização institucional o modo de ser estar e fazer, tem de alterar, rumo ao rigor, a organização a produtividade.

    Temos um mercado de 300 milhões de pessoas com necessidades a satisfazer(golfo da Guine), exige necessidade de organização e fortalecimento das instituições neste momento sobretudo das finanças, da economia, temos que ser atrativos e produtivos, hoje a internet, as tecnologias de informação e comunicação, encurtam as distâncias, facilita o comercio, é fonte de rendimento e impostos

    Há necessidade de diversificação econômica, transformação de base produtiva, Ascenção e apoio á pequenas indústria, organização do mercado interno, procura de mercado externo, ao qual temos uma localização primordial.

    Há necessidade de ordenamento do território

    Se se quisermos e almejarmos a organização e rigor, então, há necessidade urgente de planos de desenvolvimento nacional, plano de desenvolvimento regional, planos de desenvolvimento local, plano de pormenor, para sectores atrás referidos, a saber a segurança e defesa, a justiça, a educação, a saúde, a economia, a finanças, mar e rios, energias renováveis, isto exige mobilização de recursos quer internos quer externos. Pois que no centro estão as famílias, os Homens e Mulheres São Tomense que exigem respostas ao problemas de sustentabilidade e desenvolvimento.

    Combate a crimes fundamental

    Para termos infraestruturas

    Primeiramente a que resolver a questão segurança alimentar, da fome, d pobreza, da falta de rendimento, das pessoas

    Famílias base social, pessoas, base social institucional, devem produzir, para que o estado possa captar rendimentos, impostos, para que possa investir

    Tendo recursos enumerados atrás, seu desenvolvimento e exploração de sustentável impõe, com parcerias estratégicas, formação/qualificação, escolas, escolas profissionais, centros de investigação/formação, Universidades, saber e saber fazer, rigor e organização na governação, na justiça.

    Pois tem possibilidade de efetiva exploração de hidrocarbonetos, convém reativar estes dossiês

    Investimento fortalecimento da educação, formação de qualidade, escolas, centros de formação profissional, centro de investigação, Universidades internas

    Investimento fortalecimento do sector da saúde, Hospitais(nos distritos) com valências, centro de saúde, clinicas

    Atração, captação de investimento, interno externo, primordial, com ênfase primeiramente no mercado sul sul, e todos aqueles que assim pretender investir no País, com parcerias estratégicas 70% capital externo/20% capital nacional.

    Boa governação, estabilidade

    Cooperação internacional, cooperação regional, parceria econômica estratégica

    Diversificação Econômica, transformação de base produtiva, vários produtos de base econômica, têm que ser acrescentados valor, de produção familiar e individual, para produção industrial, organização do mercado interno(mercados abastecedores, parques/zonas de negocio ou industrial, sector de exportação.

    Neste momento existe a necessidade de aumento de produção e consumo de proteína animal e seus em São Tome e no Príncipe(ver, pesquisar a importância do consumo de proteína animal para população, sobretudo para classes- crianças, jovens e adultos)

    Investir e empreender neste sector é fundamental, com relevância, para o processamento de carnes, talhos, enlatamento, conservas, industrialização á pensar no mercado interno e exportação – de recordar o mercado do golfo da guiné, comércio eletrônico.

    Criação, Produção animal, Bois, Vacas, Porcos, Ovelhas, Cabras, Galinhas, Patos, Avestruz, Perus, processamento dos seus derivados carnes, ovos, leite, queijos, manteigas, óleos, gorduras, peles, etc.,…

    De recordar que em África algumas espécies selvagens como a gazelas, as impalas, as cabras selvagens dentre outras, búfalos, podem ser domesticados e a carne processada para o consumo, como exemplo nos países nórdicos, temos por exemplo a domesticação das renas, processamento e consumo de carne e aproveitamento de peles.

    De recordar inexistência de predadores destas espécies no nosso território que assinala vantagens em criação , produção e processamento.

    Necessidade de criar centros de monitorização de espécies endêmicas de modo a preservar a flora e fauna

    Se és de São Tomé e do Príncipe, se nascente aqui, cresceste aqui, estudaste aqui, ajuda a desenvolver o teu território, a tua população, administração, mar e rios

    O mundo está a beira de uma guerra com proporções catastrófica

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Original

      12 de Junho de 2024 at 7:24

      Se o Sr.Anca pudesse resumir um pouco a sua explanação,de certeza que daríamos um pouco mais de atenção à sua publicação.É minha opnião sem discordar com a sua contribuição.

    • ORIGINAL II

      12 de Junho de 2024 at 18:54

      O Original está ávido. Tanta avidez porque muitos membros da família dele (PDC-GR) roubou durante o primeiro governo nos anos 90 e para não esquecermos o problema que a família PCD tem com os Trovoadas.
      Original tentou nos seduzir (persuadir)” e convencer) que os gatunos roubaram STP e fugiram ao exterior. É verdade que existem pessoas que fizeram isso mas a maioria de gatunos corruptos se encontraram aqui dentro do território santomense.
      Temos de ser consistentes, dizer a verdade e não disfarçar.
      A que haver uma forma de punir os ladrões da classe política Santómas, an elite corrupta, e aqueles/as que roubaram dinheiro do povo.
      Sem correção não vai dar.
      Muitos países testemunharam guerras e violência para atingirem o nível em que se encontraram.
      Angola está num rumo melhor depois da guerra—dentro de 20 à 50 anos Angola será um bom exemplo de referência n’África se tudo der certo.
      Na China, na Europa, na Rússia houve mortes, nos Estados Unidos a guerra civil e guerra de independência não reduziu mortos, mata-se pessoas e pessoas vão a cadeia ou são condenados nos tribunais incluindo antigo presidente e filho de presidente, governadores corruptos e membros do parlamento e outras figuras importantes são aprendidas por FBI.
      Só em São Tomé que isso não acontece e o povo sofre.
      Acho que tem de haver mortes e cadeia para os corruptos em São Tomé para haver um equilíbrio sobre a consequência contra quem rouba dinheiro do povo.
      Com pacifismo não vai dar.
      Os gatunos não estão aprender
      Temos de meter medo nesses gatunos traidores da pátria e nos membros de famílias deles também.
      Têm que pagar pelo mal que fizeram ao país e ao nosso povo.
      Não há outra forma contra impunidade.

  2. Lucas

    12 de Junho de 2024 at 3:05

    Leve leve

  3. Ministro

    12 de Junho de 2024 at 6:28

    Patrice is running his game on Santómas.

  4. Celio Afonso

    12 de Junho de 2024 at 7:53

    O sr Anca é reformado?
    Se quiser realmente que as suas opiniões sejam lidas, procure ser mais sucinto!

  5. EX

    12 de Junho de 2024 at 11:50

    Sr. Anca quer ser Colunista, esta a tentar convencer o Tela Nom para lhe dar esse lobby

    Mas sobre as Obras o PM esta a reclamar de si mesmo em relação aos financiadores e parceiros, pk não esta a conseguir negociar com FMI.
    FMI foi a mesa com umas Propostas que na realidade são duras para População que já sofre. O Governo deve contrapor com uma Proposta com cabeça tronco e membro que vai de acordo com a realidade e convença o FMI.
    Ir só dizer que não aceita e não oferece nada credível. Mesmo que um cidadão comum querer ir ao BISTP pedir Milhões emprestado, nao ter fiador e nada para dar como garantia.

  6. Concordo

    12 de Junho de 2024 at 12:21

    Havia dito anteriormente em referência à ANCA
    E na minha opinião a Anca é uma senhora e não um senhor
    porque o conteúdo da mensagem dela da indicação em ser uma pessoa com senso de mulher cuja a intenção é boa de faz nutrir.
    Verifique todos os comentários que ela tem escrito. Nurturing (nutrindo) é uma das caraterísticas das mães ou mulher de família.
    Último, também concordo. Ela repete-se e o texto é muito longo. Se é o estilo dela, é preciso alguma prática no domínio da escrita da língua portuguesa. Tb não sou perito na área. Todavia, o theme (tema) das mensagens dela vem ao encontro com o título do artigo.
    Fico satisfeito em reconhecer que muitos de nós ainda temos boa vontade fazendo críticas construtivas e positivas sem ofender a pessoa.

    Nota: Aquele senhor Osvaldo Abreu deveria estar preso na cadeia como os outros corruptos São-Tomenses. Abreu vendeu uma “dúzia” de livros para mais tarde dizer (enganar) que a riqueza dele veio da venda dos livros. Bandido desgraçado.
    Quem faz mal ao povo, um dia pagará—Karma

  7. ANCA II

    12 de Junho de 2024 at 13:01

    ANCA é Feminina e não Masculina. I Bet You 1000 Euros on It

    Anca needs to make some improvements with her writing and make synthesis on content to be more interesting and engaging to the readers. Overall, she seems to have good intentions.
    Typically, women have the tendency to be more talkative, more emotional, gentle not aggressive with their language, demeanor and temperament. Men usually are more testosterone driven. If you pay attention closely and carefully you can notice some nuances and patterns between a woman’s voice and men’s vocal. Not the same. For that and other reasons, Anca is female nature. Nurturing and breastfeeding are naturally innate in most women. I am not arguing that all women are gentle, cool and collected. I am making generalization. Men often are Egotistical and territorial and they tend to be more violent and aggressive than women.
    Anecdotally, some men act violently or pretending to get women. Bullies.
    In this space, we should focus on what is best for our country and our people, and leave personal interests, personal hidden agendas behind.

    Attention: Patrice Trovoada está sendo desvendado. Patrice is busted!
    Just give him enough rope so that he can use it to hang himself.

    Google Translation from English to Portuguese (Tradução do Google para português):

    ANCA é Feminina e não Masculina. Aposto 1000 euros nisso

    Anca precisa fazer algumas melhorias em sua escrita e fazer uma síntese do conteúdo para ser mais interessante e envolvente para os leitores. No geral, ela parece ter boas intenções.
    Normalmente, as mulheres têm a tendência de serem mais falantes, mais emocionais, gentis e não agressivas com sua linguagem, comportamento e temperamento. Os homens geralmente são mais movidos pela testosterona. Se você prestar atenção e atenção, poderá notar algumas nuances e padrões entre a voz de uma mulher e o vocal de um homem. Não é o mesmo. Por esse e outros motivos, Anca é de natureza feminina. Nutrir e amamentar são naturalmente inatos na maioria das mulheres. Não estou argumentando que todas as mulheres sejam gentis, frias e controladas. Estou fazendo uma generalização. Os homens são frequentemente egoístas e territoriais e tendem a ser mais violentos e agressivos do que as mulheres.
    Curiosamente, alguns homens agem de forma violenta ou fingem conquistar mulheres. Intimidadores.
    Neste espaço, devemos concentrar-nos no que é melhor para o nosso país e para o nosso povo, e deixar para trás os interesses pessoais, as agendas pessoais ocultas.

    Atenção: Patrice Trovoada está sendo desvendado. Patrice está preso!
    Basta dar-lhe corda suficiente para que ele possa usá-la para se enforcar.

  8. Jorge Semedo

    12 de Junho de 2024 at 15:55

    Só agora? Se calhar, os financiadores já desembolsaram, o executor e o fiscalizador por serem primos (um é porco e outro é jacaré) já receberam parte da massa, e já puseram-na num Banco qualquer a render. A massa como não é pouca, passados esses 3 meses, já renderam milhões. E como tudo se desenrola entre Holanda, Banco Mundial, Portugal e Angola, tudo ficará em família. Se STP ficar estático (tipo Haide do Sangazusa), se STP não “gingar ubuê”, o tempo passará e as empresas executora e fiscalizadora da obra desaparecerão do mapa ou mudarão de nome e STP ficará a chupar o dedo. Ainda por cima, com dívida para futuras gerações. Os dirigentes andaram meio século a roubar e a desbundar, agora os europeus/ocidentais nos apanharam a pata. Dirigentes cabeça água-água.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top